Courguete recheada com Couscous

Comi estas courguetes recheadas a pensar na Anette, e nas suas inúmeras e deliciosas receitas vegetarianas.
Andava à imenso tempo para fazer isto, baseada numa receita que vi num dos últimos números da revista Blue Cooking (Setembro ou Outubro), mas, de cada vez que encontrava courguetes à venda a sua forma e tamanho não se prestavam a tal preparação culinária. Eis que um dia, andava eu nas compras, e, umas courguetes perfeitinhas, direitinhas e pequeninas captaram a minha atenção. Tinha encontrado a courguete perfeita para a receita.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 courguetes
1 chávena de café de couscous
2 colheres de sopa de salsa picada
1/2 pimento laranja
2 dentes de alho
1 cebolinha pequena
azeite
sal
cominhos
pimenta

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água temperada de sal. Assim que levantar fervura introduza as courguetes inteiras e bem lavadas e deixe cozer por 5 minutos.
Retire e coloque-as em água gelada. Corte-as depois ao meio no sentido do comprimento e cuidadosamente escave a polpa. Reserve.
Hidrate os couscous com água fervente temperada de sal.
Num tacho leve ao lume a cebola e o alho picados juntamente com o azeite. Junte o pimento em cubinhos e a polpa das courguetes picada e deixe cozinhar. Tempere de sal, pimenta e cominhos.
Junte os couscous já hidratados e mexidos com um garfo para soltar os grãos. Adicione também a salsa picada. Mexa bem, rectifique os temperos e recheie as metades das courguetes com este preparado.
Leve ao forno quente apenas para dourar a superfície e sirva regado com um fio de azeite.
Pode servir como prato principal vegetariano acompanhado de legumes ou salada verde, como acompanhamento de carnes assadas ou como entrada.

Bom apetite!

11 comentários :

  1. Eu também vi esta receita na revista e fui a correr fazer, é uma delicia.
    Fez bem em esperar pelas courgete perfeita, pois ficaram lindas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. eu já copiei a receita. vocês sabem bem que eu adoro legumes recheados: curgettes, beringelas, pimentos, etc... vou fazer esta receita com toda a certeza.

    ResponderEliminar
  3. ADOREEEEEEEEEEEI!!!
    Ainda sobrou alguma???
    Vou fazer, vou fazer!!!!!
    Muito obrigada pela lembrança, minha Querida! Tenho sido má amiga, porque não tenho aparecido na cozinha de ninguém, ou melhor aparecer, eu apareço, não tenho é tido tempo para comentar nada...
    Gostei muito, muito mesmo!
    Beijoca veggie enooooooooooooooooorme

    ResponderEliminar
  4. Vem mesmo a calhar esta receitinha, pois descobri a versatilidade das curgetes há muito pouco tempo (antigamente só as usava em lasanha e ratatouille).

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Deixei um presentinho para si no meu blog...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. pois bem... o couscous ta no seu pico alto! parece que tamos em sintonia em relação ao couscous :D já ouviu falar em bulgur? falaram-me mas desconheço! é muito parecido com o couscous que eu tanto adoro!!!

    ResponderEliminar
  7. Bem, essa receita deve ser uma delícia, mas com um marido extremamente carnívoro acho que vou ter de acrescentar carne...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa adoramos cuscuz vou experimentar com toda a certeza. Um dia destes vou postar uma salada de cuscuz que eles adoram.
    Parabéns pela tua cozinha. Vou voltar.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  9. Que legal!! Adorei, e fica linda a apresentação né?! Achei o máximo!

    ResponderEliminar
  10. Até apetece comer a foto.
    Aqui por casa andamos a tentar não comer tanta carne, pelo que, usamos e abusamos dos vegetais. Este prato é uma boa alternativa.
    Gostei

    ResponderEliminar
  11. Fiz tal qual a receita, mas juntei salmão desfiado ao recheio ficou uma delicia,como prato principal! obrigada:Maria Gui

    ResponderEliminar

Imprimir