Bolo de Laranja e Amêndoa

Eu sei que a vontade de ligar o forno com este calor não é muita, mas se alguém estiver para aí virado, aqui fica a sugestão para um lanchinho de fim de semana.
Um bolo simples e saboroso.
Bom fim de semana!

Ingredientes:

125gr de manteiga
125gr de açúcar + 1 colher
4 ovos
150g de farinha peneirada com uma colher de chá de fermento
100g de amêndoas
sumo e raspa de 1 laranja

Preparação:

Amasse a margarina com o açúcar até obter um creme. Junte as 3 gemas e 1 ovo inteiro e continue a bater. Adicione depois o sumo e raspa de laranja e mexa até tudo ficar bem incorporado.
Bata as 3 claras em castelo bem firme e no final o açúcar aos poucos. Misture as claras e a farinha aos poucos e alternadamente, mexendo devagar. Ligue tudo, junte as amêndoas e misture. Deite na forma e alise.
Vai a cozer em forno médio durante 40 minutos.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Um bolinho assim, a prometer um lanche especial, até faz ter vontade de ligar o forno e abrir as janelas...
    Beijinhos e bom Sto. António.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de bolo de laranja! Vale a pena ligar o forno =)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Bolo de laranja é delicioso, e adorei o uso das amêndoas.

    ResponderEliminar
  4. O calor nunca me impediu de comer sopa ou de ligar o forno. A gula fala sempre mais alto...! ;-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Eu ligo o forno... esteja frio ou calor e gosto sempre de um bolinho ;)

    ResponderEliminar
  6. por acaso esta tarde também vou ter que ligar o forno, pois o grupo de catequese da minha filha vai fazer um lanche amanhã e eu prometi oferecer um bolo.
    até me apetecia fazer a tua receita...

    ResponderEliminar
  7. Menina que maravilha de bolinho! gostei muito um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  8. Pois eu aceito a sugestão, obrigada pela partilha :)

    E mesmo com este calor eu adoro bolos acabadinhos de fazer, ainda morninhos! A combinação laranja com amêndoa parece-me deliciosa :)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15:33

    hummm... blolinho, bolinho, bolinho... hummm... muhmuhmuhmuh... ora deixa cá ver... botão esquerdo, seleccionar... botão direito, imprmir... escolher selecção, e.......................................print eheheheheh

    Canininho já temos outro bolinho amori :D

    tanks gaja :D

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:49

    Experience an easier way of shopping for bespoke suits & shirts at Euro Tailors

    Kenny Surtani

    ResponderEliminar
  11. mais um bolinho maravilhoso.......com um cházinho uiui..jinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. Bolo não pode faltar no meu cafezinho, seja qual for o tempo. Mais um para eu experimentar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Com calor ou sem calor nunca me importo d eligar o forno. E para provar um bolinho destes ainda menos...cheirinho a laranja, tão bom!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:11

    como este blogue se tornou um sitio de passeio quase diário, venho propor, que nos brinde com alguns pestisquinhos, bons para comer próximo do sofá, enquanto se assiste a mais um jogo da Selecção, com os amigos.
    Obrigado desde já.

    ResponderEliminar
  15. Minha linda, será que me consegues arranjar a receita do bolo de laranja da tua avó? :) Tinha-la aqui, mas não a encontro. E um dia deixei-te aqui a receita de Apple crumble num comentário a uma receita similar que tinhas... por acaso guardaste-a? É que perdi a minha :(

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  16. Ines11:40

    Trituramos as amendôas?

    ResponderEliminar
  17. Gostaria muito de fazer esse bolo!Mas tenho uma pergunta!
    Pode ser que alguem me pode dar uma ajudinha;-)
    As amendoas sao inteiras ou raladas???

    ResponderEliminar
  18. Fiz este bolo este fim de semana e realmente é muito bom... Nem tive tempo de tirar uma fotografia!!! Foi "devorado"...
    Recomendo vivamente!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo22:09

    Olá, sei que esta receita já está aqui há algum tempo mas tem um ar tão apetitoso! :)

    Tenho a mesma dúvida que algumas leitoras, as amêndoas são trituradas?

    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Sim, as amêndoas são trituradas até ficarem quase em pó e depois adicionadas à massa de bolo.
      Peço desculpa pelo lapso na receita.

      Joana

      Eliminar

Imprimir