Tigelada

Quando vou almoçar a casa dos meus pais ou dos meus sogros, gosto sempre de levar qualquer coisa, normalmente uma sobremesa. Desta vez a eleita foi a tigelada, pois sei que é uma sobremesa que o meu sogro gosta bastante. E ao que parece ficou aprovada!

Ingredientes:

casca de 1 limão
1 pau de canela
6 ovos
250gr de açúcar
500ml de leite
canela em pó

Preparação:

Começe por levar o leite a ferver com o pau de canela e a casca de limão.
Misture bem os ovos com o açúcar e um pouco de canela em pó.
Adicione depois o leite quente em fio e incorpore bem na mistura de ovos.
Coloque a mistura numa taça de barro vidrada e leve a forno quente (200ºC) cerca de 45 minutos, ou até estar cozinhado.
Sirva depois de fria.

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. Amo, amei, adorei, só tenho pena de não poder comer...
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uau eu tb adoro mt tigelada e este fim de semana tb vou fazer

      Eliminar
  2. Também adoro tigelada. Aprendi a fazê-la em Arganil quando em tempos lá trabalhei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola ex de onde entao, eu tb sou de arganil

      Eliminar
  3. Nunca fiz mas gosto muito =)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro esta sobremesa :-), mas sempre tive uma dúvida; têm de ser feitas nas tigelas de barro ou pode-se usar outro tipo de recipiente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:56

      Fica melhor se for feita em barro

      Eliminar
  5. é uma maravilha ,nós aqui em casa adoramos...beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. eh eh eh... hoje estamos em sintonia uma vez mais.
    na minha cozinha hoje também foram apresentadas umas tigeladas, só que em versão light.

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz porque me falta o recipiente próprio, mas sempre que passo por Ponte de Sôr, "morrem" algumas, seja a que hora for!

    LPontes

    ResponderEliminar
  8. Nunca experimentaei.....deve ser delicioso! Vou anotar para fazer!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. E como é que uma sobremesa assim não seria aprovada? Pois claro que é aprovadíssima :)

    ResponderEliminar
  10. Eu também gosto imenso, mas já nem me lembro quando foi a última vez que comi...! Nunca fiz, mas para comê-la nunca me faço rogada!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Tal como tu, também eu gosto de levar qualquer coisa quando vou a casa de alguém! E por norma os doces são sempre os elegidos :)

    Tigelada nunca experimentei a fazer! A tua ficou muito douradinha, e parece tão simples :)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo13:27

    Gostava apenas de lhe deixar aqui uma sugestão (segredo) para uma boa tijelada. Enquanto se faz o preparado, poe-se o tacho de barro na porta do fogão que entretanto ja se ligou. Quando estiver pronto deita-se o preparado no tacho sem o tirar da porta do fogão. a seguir é so empurrá-lo lá para dentro. a minha vó e bisavó já a faziam assim...
    Patricia

    ResponderEliminar
  13. Anónimo13:29

    Peço desculpa, mas esqueci-me de referir que é um exclusivo de Santo António do Alva, concelho de Oliveira do Hospital. E o tacho tem sempre, mas sempre que ser de barro vidrado (vermelho)
    Patricia

    ResponderEliminar
  14. Anónimo09:31

    sim ja fiz e optimo ... rapido sai sempre bem jinho

    ResponderEliminar
  15. Faço muitas vezes, é uma das delicias alentejanas.
    Também gosto muito de cozinhar, e por essa razão ando sempre tentando descobrir coisas novas.
    Bom fim de semana, e muitas coisas doces

    ResponderEliminar
  16. Anónimo11:25

    Não precisa de farinha ? Como solidifica ?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12:13

    Também gosto muito. Era um dos doces preferidos da minha esposa que trouxe a receita que aprendeu quando começou a trabalhar em Coja . Agora, que Deus a chamou, também quero aprender a fazer.

    ResponderEliminar

Imprimir