Gnocchi de Batata com Molho de Queijo

Andava há que tempos para pôr mãos na massa e fazer gnocchi.
Depois de alguma pesquisa, e de ver receitas em vários sitios, decidi-me por uma receita que vinha no livro "O prazer das Massas" que a minha cunhada R. me ofereceu no Natal.
Os gnocci ficaram muito saborosos e nada pesados.

Ingredientes para 2 pessoas:

450 gr de batatas
2 colheres de sopa de manteiga
150gr de farinha
1 colher de chá de sal
1 ovo
noz moscada q.b.
Oregãos

Molho:
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
300ml de leite
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
sumo de limão
50 gr de queijo emmental ralado (ou outro)
50gr de queijo mozarella ralado (ou outro)

Preparação:

Começe por preparar o molho de queijo. Leve um tacho ao lume com a manteiga e depois de derretida junte a farinha até fazer uma bola. Vá depois juntando o leite, sem parar de mexer até engrossar e obter um creme homogéneo. Tempere depois com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão e acrescente os queijos mexendo bem. Reserve.
Entretanto coza as batatas com pele e depois de cozidas descasque-as.
Passe-as pelo passe-vite e misture a manteiga, a farinha, o sal e a noz moscada. Misture bem até ficar uma massa homogénea e se necessário junte um pouco mais de farinha.
Entretanto leve uma panela ao lume ccom água e sal e deixe levantar fervura.
Pegue num pedaço de massa e role-a entre as mãos até fazer um chouriço que depois corta em pedaços mais pequenos, vincando-os depois com um garfo.
Coloque os gnocchi na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície.
Retire-os com uma escumadeira escorrendo bem.
Coloque os gnocchi cozinhados no molho de queijo e sirva de imediato polvilhado com oregãos.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Bom dia! Pois eu já vi receitas de gnocchi em vários sítios e todas me despertaram a curiosidade, mas ainda não me atrevi a experimentar. Estes teus aguçaram-me ainda mais a vontade e acho que é desta que vou tentar fazer os meus! Os teus têm um aspecto super apetitoso! Obrigada por mais esta partilha. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Estou como diz a Vina, já vi disto, mas a tua receita está a obrigar-me a fazer.
    Bjinhos da Bela

    ResponderEliminar
  3. Já ando há uns tempos para fazer gnocchi e tem graça que ontem encontrei uma receita que decidi experimentar.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Os gnocchi são um prato surpreendente, e com este molho de queijo estão bem ao meu gosto.

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Hummm que aspecto óptimo.
    Demoram muito a fazer ou é rápido?
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:41

    Adoro gnocchi, mas só de pensar na trabalheira que dá perco logo a vontade. É verdade que já não faço há uns anos, por isso se calhar o tempo aumentou o "trauma". Tenho de voltar a tentar! :)

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  7. Nhoque é minha massa preferida e eu não fico sem um queijinho, é só unir os dois e o resultado é esta delícia.Muito bom!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  8. nossa!
    parece taaaaaaaaaaão gostoso!
    quem sabe arrisco no fds?


    beijo!

    ResponderEliminar
  9. colher de pau, colher de pau....
    se eu te apanho, quem te dá com a colher de pau sou eu... lol
    tens consciência que as tuas fotos deixam-me sempre com a cabeça a andar á roda?

    ResponderEliminar
  10. Ai que agora é que fiquei mesmo com água na boca! Tudo o que tem o aroma do queijo ou mesmo natas, eu adoro :)

    Por acaso também já tinha ouvido falar em gnocchi, mas nunca me inspirou muito fazer pois era levada a achar que fosse algo difícil de confeccionar! Mas acredita que agora fiquei mesmo rendida e não deve tardar muito a experimentar esta maravilha :)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  11. Ai o molho de queijo :o Que fome! Nunca comi gnocchi mas tenho certeza que gosto ;)

    ResponderEliminar
  12. não conhecia receita q levasse manteiga na massa...deve deixa-los mais saborosos!! bjs

    ResponderEliminar
  13. Muito bom....Parabéns pela receita.

    ResponderEliminar

Imprimir