Açorda de Camarão e Espargos Verdes

Cá em casa não se deita comida fora. Os "restos" são sempre reciclados em novas receitas, ou simplesmente reaquecidos. Outras vezes há, em que se congelam, e se espera novo dia para os comer.
Lembram-se destas migas? Estavam deliciosas, mas sobrou imenso. Longe de mim deitar fora tal coisa, além disso os espargos frescos não são propriamente baratos para irem parar ao lixo. O destino destas sobras, foi então o congelador.
Mas o tempo foi passando, e eu nunca mais me lembrei delas. Até ao dia da arrumação ao congelador. Ora bem! As migas de espargos verdes passaram então a Açorda de camarão com espargos verdes que nos proporcionaram um excelente almoço!

Ingredientes para 2 pessoas:

350gr de sobras de migas de espargos verdes (receita aqui)
250gr de miolo de camarão
1 malagueta seca
sal e pimenta q.b.
1/2 raminho de coentros frescos
azeite
4 dentes de alho
1 ovo

Preparação:

Comece por cozer o miolo de camarão em água temperada de sal e malagueta.
Assim que o camarão estiver cozinhado, escorra-o bem, reservando a água da sua cozedura.
Leve um tacho ao lume com um fundo de azeite e junte-lhe uma mistura previamente preparada no almofariz com sal (pouco), os alhos e os coentros.
Deixe fritar um pouco e junte as sobras das migas de espargos previamente descongeladas. Envolva bem com o azeite e acrescente o miolo de camarão, e um pouco da água reservada da sua cozedura até a açorda ter a consistência desejada.
Misture à açorda o ovo batido e misture bem.
Retire do lume e sirva de imediato polvilhado de coentros.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo12:05

    Isto é preciso é haver imaginação! Aposto que ficou delícioso!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia, deitar fora comida é um luxo. E podem fazer-se refeições dignas de Rei com as sobras :)

    ResponderEliminar
  3. cá em casa também não se joga nada fora...
    ainda ontem, com um peixe cozido que sobrou, também fiz uma fantástica açorda.

    ResponderEliminar
  4. Bem, ultimamente acho que estou destinada a ver pelos vários blogues comidinhas que eu nunca provei, e açorda é uma delas! Devo ser das únicas, bem sei, mas algo me diz que deve ser deliciosa :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. bela sugestão e acima de tudo bela imaginação...

    Lindinha, feliz 2009.... porque é que nunca respondes aos meus mails?????

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:45

    Adoro Açorda,sempre que vou a Portugal tenho que ir ao restaurante para apreciar esta gostosura

    ResponderEliminar
  7. yum yum I must try to make this one .

    Yum yum eu tenho de experimentar fazer esta.

    ResponderEliminar
  8. parece muito bem... ;-) beijocas

    ResponderEliminar

Imprimir