Trufas de Chocolate

Andava para fazer trufas de chocolate à imenso tempo, mas adiava sempre para outra altura com receio que fossem muito complicadas de fazer.
Afinal é a coisa mais simples do mundo, e são ideais para servir juntamente com um cafezinho.
Creio que partindo desta receita base, se podem fazer as mais diversas combinações de aromas e de chocolates. É só pôr a imaginação a trabalhar.
Bom fim de semana!

Ingredientes para cerca de 20 trufas:

100ml de natas
200gr de chocolate negro da melhor qualidade que conseguirem arranjar
1 colher de sopa de licor - opcional (eu usei licor de natas e café)
cacau em pó

Preparação:

Parta o chocolate em pedacinhos e coloque-o numa taça.
Leve as natas ao lume muto brando e, asim que começarem a ferver retire-as do lume e verta-as sobre o chocolate partido em pedaços. Junte o licor, cubra com película aderente e deixe ficar 10 minutos.
Ao fim desse tempo, retire a película e e mexa bem até ficar com uma consistência cremosa. Deixe repousar mais 15 minutos.
Coloque depois a mistura de chocolate numa travessa ou prato, de modo a que fique bem espalhado e arrefeça e solidifique mais rapidamente. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico um mínimo de 30 minutos, ou até conseguir moldar as trufas.
Com uma colher, molde trufas do tamanho de pequenas bolas. Assim que estiverem moldadas coloque no frigorífico mais 10 minutos para ficarem mais firmes.
Role depois as trufas em cacau em pó.
Sirva-as de imediato, ou guarde-as no frigorífico, dentro de uma caixa fechada, tendo então o cuidado de as voltar a passar pelo cacau em pó antes de as servir.

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. que ricas trufas,adoro,jinhos amiga

    ResponderEliminar
  2. Adoro trufas, não sabia que eram assim tão 'simples'.
    :)
    Que bela sugestão.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. São tão bonitinhas :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei trufas, mas devem ser uma delícia! Só é pena ter de se aguardar uns minutos e mais outros e depois mais outros! Mas é por uma boa causa :)

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  5. Lindas....e que gulosas :P

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:58

    Não sabia que se podia fazer Trufas só com natas; usualmente fazem-se com leite condensado. Assim parecem mais suaves, não tão doces.O melhor chocolate é o da Callebaut ou Valrhona (franceses) ou Lindt 70% cacau. O de culinária da Nestlé também é bom. Os dois primeiros são difíceis de encontrar, só nas lojas gourmet.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo10:42

      As trufas feitas com leite condensado não se chamam trufas mas sim brigadeiros. Os brigadeiros são um doce tradicional do Brasil!

      Eliminar
  7. Adoro. As tuas estão maravilhosas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. até fiquei com os olhos em bico !!!

    já iam umas tantas....se pudesse claro!

    bjka

    ResponderEliminar
  9. essa foto deixou-me doida!!!

    ResponderEliminar
  10. DE DAR ÁGUA NA BOCA!
    PASSA LÁ NO MEU BLOG QUE DEIXEI UM PRESENTINHO PRA VC
    BJINHO

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:15

    Eu tambem pensava que era muitoc omplicado, talvez experimente qualquer dia.

    Não gostei nada daquilo que me escreveste amiguita...

    ResponderEliminar
  12. E se eu tira-se uma?só uma...posso?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. estas trufas parecem ser fabulosas! Parabens... definitivamente eu adoro o teu blogue!
    parabéns

    ResponderEliminar
  14. pelo visto todo mundo é fã de trufas, né? tão bommm

    sua foto tá mto bonita!
    bjos, glau

    ResponderEliminar
  15. e qual é a validade delas?
    sabem me dizer...
    fiz umas há8 dias e queria oferecer uma caixinha...
    não quero provocar dores de barriga a ninguém

    ResponderEliminar
  16. não tem uma foto do interior?

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:49

    Pode me dizer com que chocolate fez a receita? ou quais é que se devem utilizar?
    Agradeço imenso! Obrigada por a partilha das receitas!
    Parabéns pelo seu blog!
    Tita.

    ResponderEliminar
  18. eu usei o choclate preto 70% cacau da marca pingo doce...
    FICARAM OPTIMAS!!!

    ResponderEliminar
  19. Hum, que bom aspecto que têm essas trufas!! Adoro!! Eu costumo fazer umas semelhantes, mas utilizo Rum no lugar do licor e a maneira de as fazer também difere um pouco, também ficam muito boas. ;-)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17:47

    Boa tarde!

    Eu gostava de saber qual o segredo das trufas, eu já experimentei duas ou três receitas, mas no fim a massa fica tão mole que eu desisto e ponho para recheio de bombons, à algum segredo para moldar as trufas???

    Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir