Leite-Creme de Tomilho

O workshop na Quinta S. Luiz foi um sucesso. O chef Hélio Santos (chef executivo do restaurante da Quinta) deixou todos à vontade e, tanto eu como ele, tentamos dar o nosso melhor. Acho que conseguimos! Todos gostaram e estamos desejosos de repetir a experiência! A partilha foi fantástica, foi optimo conhecer novas pessoas, e todos aprendemos algo! Foi muito divertido conhecer Filipa, do Meu Docinho de Leite, e perceber que nos conhecemos há mais de 15 anos.
Este leite-creme foi umas das mini-sobremesas que fizemos no workshop. Partilho aqui a receita, que tive que preparar em casa, nessa noite, para que o M. aprovasse. E sei que não fui a única a testar as receitas assim que cheguei a casa!
Deixo-vos também umas fotos de outros "pequenos mimos para surpreender em grande", preparadas durante o workshop, para vos aguçar o apetite e, quem sabe, vos aliciar para o próximo!

Ingredientes para 6 pessoas ou 10 mini sobremesas:

500 ml de leite meio-gordo
100gr de açúcar
5 gemas
1 pernada de tomilho fresco
20gr de farinha Maisena (Amido de Milho)
açúcar demerada para queimar o leite-creme

Preparação:

Levar o leite a ferver com o tomilho e deixar depois em infusão durante 1 hora.
Numa taça, mistura o açúcar com a farinha e as 5 gemas e bater bem com uma vara de arames.
Misturar depois, pouco a pouco o leite, mexendo sempre. Coar a mistura para um tacho e levar novamente ao lume, sem parar de mexer, até engrossar.
Distribuir o leite-creme pelas tacinhas e deixar arrefecer.
Na altura de servir polvilhar as tacinhas com o açúcar demerara e queimar com o maçarico de cozinha.

Bom Apetite!




16 comentários :

  1. Ao próximo eu vou. A sério!!!
    nem que seja só para te conhecer ; )
    Babette

    ResponderEliminar
  2. tinha muito gosto em ter ido mas devido aos meus compromissos foi-me impossivel...fica para uma próxima!cumptos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:07

    Também me candidato ao próximo!
    Fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Vivo demasiado longe para ir :\ Mas esse leite creme deve ficar bem aromático! :) bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Joana, a aparência desse leite creme é fantástica! Vou guardar a receita. Cá em casa o leite creme é muito apreciado e eu estou sempre a testar maneiras diferentes de o fazer.
    Parabéns pelo workshop!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. ONTEM FIZ LEITE CREME, MAS INSTÂNTANEO!!! SEM TOMILHO!!
    QUE BOM ASPECTO.

    PASSA NO MEU BLOG http://omeupaudecanela.blogspot.com/
    TENHO PASSATEMPO A DECORRER.

    BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana. Eu comecei pelos suspiros pois realmente tornaram-se na minha sobremesa favorita mas para o próximo fim de semana já ficou prometido o leite creme pois ninguém acredita que é tão bom. Cá em casa todos adoraram os suspiros e já estão há espera que repita. Olha aproveito para te dar uma sugestão, era engraçado tu e o Hélio fazerem certificados dos workshops pois assim podia ir colecionando ;-) Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente sou de longe, não dá para me deslocar mas adorava ter assistido :) Parabéns! Adoro leite-creme e tenho um vasinho com tomilho-limão em casa, também é capaz de ficar interessante :)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo workshop! A lista de iguarias é bem sugestiva e esse leite creme deve ser uma delicia. Fico contente que tenha tido sucesso. Infelizmente estou muito longe.
    beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  10. Já copiei para testar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu também queria ir, mas é um pouco longe...

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto fantástico que têm estas receitas!!! Fiquei com uma vontade enorme de as reproduzir! Só faltam as receitas ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana é um prazer passar para ver com que novidade nos vai brindar. Já experimentei algumas receitas e são fantásticas.Gostava de dar uma sugestão que para mim era optimo, algumas receitas para crianças pois tenho dois filhotes de 5 e 3 anos.bjs

    ResponderEliminar
  14. Mais uma menina que vive longe e que adoraria ter ido :) Este leite creme deve ser qualquer coisa de fenomenal! Que combinação interessante! A experimentar!
    beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Hoje, pelo jantar, sairam umas Salsichas com Mel e Mostarda!
    Obrigada pela sugestão! Ficaram fantásticas, em pouco tempo e com tão poucos ingredientes!
    Acompanhei com puré de batata (fiz batota: usei o da Maggi). Em minutos o jantar estava na mesa!
    =P
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  16. que pena nao ter ido
    quem sabe no proximo
    avisa-nos ta?
    este bem bonita essa taça tenho que experimentar
    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir