Figos com Queijo de Cabra e Mel

Dos dias que passei no Alentejo, mais concretamente em Beja em casa dos amigos C. e TS. , ficaram para memória futura os mimos deliciosos do meu afilhado G., os sitios saborosos onde almocei com o M., e as entradas preparadas com queijo de cabra que eu e a C, preparamos para os jantares. Como não posso partilhar os mimos do G., nem os meus almoços com o M., deixo a receita de uma das entradas com queijo de cabra, a favorita da C. E já agora, obrigada por estes dias!

Ingredientes para 4 pessoas:

12 figos
3 colheres de sopa de açúcar
2 colher de sobremesa de mel
200g de queijo de cabra  (chévre)

Preparação:

Lave bem os figos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Leve uma frigideira anti aderente ao lume com o açúcar e junte os figos com a parte cortada virada para baixo. Deixe caramelizar até os figos ficarem com uma cor dourada.
Retire os figos e coloque-os nos pratos de servir. Cubra cada meio figo com queijo de cabra - o calor do figo quente deverá ser suficiente para que o queijo derreta; se isso não acontecer coloque uns segundos no microondas.
Aos sucos que ficaram na frigideira junte o mel deixando levantar fervura. Regue depois os figos com este molho.
Sirva de imediato como entrada.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. ai eu quero tanto experimentar isto!!! utiliza-se um qualquer queijo de cabra ou o chèvre? bjs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:10

    Tem um aspecto delicioso.:)

    ResponderEliminar
  3. adoro essa sua sugestão, nunca provei. E o doce de figo é delicioso.

    bjs

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Patrícia11:38

    Eu sabia! :) Pareceu-me tê-la visto um dia destes no Continente de Beja, mas depois pensei que talvez fosse apenas alguem parecido, mas afinal pensei mal. Gostava de a ter cumprimentado pessoalmente e de lhe ter dado os parabéns pelo empenho de todos os dias. :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:41

    É uma simples ideia e tão bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tem um aspecto delicioso Joana, optima ideia para usar os figos,

    beijinhos e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  7. Indiscutivelmente bons, é difícil no Brasil conseguir figos de qualidade e aos do Algarve.
    Muito boa receita.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo01:07

    Combinação deliciosa.
    bjus*--*
    http://silvinharamires.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Olá, tem sorteio lá no blog!
    abraço
    Lara

    ResponderEliminar
  10. Esta entrada deixou-me quase sem palavras.
    Simples mas deliciosa.Vou certamente experimenta-la.

    Mariana

    ResponderEliminar
  11. Descobri o seu livro nas ferias em Portugal (nasci e vivo em França). Gostei e comprei! Agora visito com regularidade os 2 blogues! Acho que vou fazer esta receita! Tenho figos e bûche de chèvre no frigorico e jà começa a estregar! Obrigado para todos os conselhos que nos ajudam no dia a dia!

    ResponderEliminar
  12. Eu não acredito que veio a Beja e não nos visitou em Serpa! Somos grandes fãs e passeamos no seu blog semanalmente! Ai ai. Quando cá voltar, diga, que gostaríamos de conhecê-la!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:06

    Posso fazer com outra fruta?

    ResponderEliminar

Imprimir