Salada Fria de Noodles com Legumes e Molho Thai

Sexta-feira. De manhã cedo o M. liga a confirmar o jantar com o T. e a C. Decido convidar também a AM., o F.e o nosso mais recente "sobrinho", o M. para o seu primeiro jantar social. Não sei o que cozinhar, mas não me preocupo. A minha irmã liga a pedir companhia para umas compras e eu aceito com a desculpa de que também tenho passar no supermercado. Saio com ela, sem saber que receitas fazer e sem lista de compras.
Já no supermercado decido a sobremesa e vou colocando diversos ingredientes no carrinho de compras. Logo se vê. o que fazer com eles. Na caixa de pagamento liga a minha mãe a convidar-me para lá ir almoçar e eu digo que sim.
Às 14h30 chego a casa, começo a arrumar as compras e a tentar decidir de uma vez por todas o que fazer. A AM. liga-me a pedir companhia para sair com ela e o pequeno M. Continuo sem saber o que cozinhar para o jantar mas saio na mesma apenas com a mistura do gelado para a sobremesa preparada (e a acreditar que entretanto vou ter uma ideia fabulosa).
Volto a chegar às 18h30 mas continuo sem saber o que vou dar de comer, dali a pouco mais de duas horas, a 6 pessoas. Entretanto a mistura de gelado que deixei no congelador a arrefecer já quase que congelou e é preciso tentar transformar aquilo num gelado. Ligo o forno, tempero a carne que tinha comprado e deixo-a a assar (continuo sem saber o que vou servir, mas vou fazendo as coisas automáticamente). Começo a ter uma vaga ideia do que vai ser o prato principal e já estou a ponderar não fazer nenhuma entrada.
Chega o M. e são 19h. Pergunta-me o que estou a fazer para o jantar e eu digo-lhe que ainda não sei, mas que o que me está a preocupar é a entrada. Abro o frigorífico e a despensa e pego orgulhosa num pacote de noodles. De repente a entrada está decidida, o prato principal continua ainda turvo na minha cabeça e tenho a noção de que quero fazer uma sobremesa demasiado ambiciosa. Vou continuando, e entretanto mais um telefonema: os convidados só chegam para jantar às 21h30. Afinal não há motivo para tanta correria. Abrando o ritmo e acabo de resolver o jantar na minha cabeça. No fim está tudo preparado e ainda consigo arrumar a cozinha e preparar o brownie de chocolate para levar no dia seguinte à festa do T.
Um jantar de sexta-feira nada normal por estes lados, e uma salada de noodles a repetir.

Ingredientes para 6 pessoas (como entrada):

250g de noodles de ovo (massa chinesa)
200g de cogumelos
2 cenouras
1 lata de maçarocas de milho baby em conserva
1 colher de sopa de óleo de sésamo

Para o Molho Thai:
1 raminho de coentros frescos
1 lima
1 colher de chá de açúcar mascavado escuro
1 colher de sobremesa de molho de soja
1 colher de sopa de molho de peixe
1 dente de alho
1 colher de chá de tabasco (ou uma malagueta chilli picada)

Preparação:

Comece por cozer os noodles em água a ferver temperada de sal. Retire, escorra bem, passe por água fria e reserve.
Entretanto lamine os cogumelos e corte em cenoura em palitos finos.
Leve uma frigideira grande ao lume com o óleo de sésamo e salteie os cogumelos e os palitos de cenoura deixando-os ainda crocantes. Escorra as maçarocas baby e misture-as aos cogumelos e cenouras.
Entretanto prepare o molho thai: ao sumo e raspa da lima acrescente o açúcar e deixe dissolver. Junte depois o dente de alho esmagado, o molho de peixe, o molho de soja e o tabasco. Acrescente os coentros picados e misture bem. Prove o molho e veja se precisa de rectificar com mais açúcar, molho de peixe, tabasco ou sumo de lima. Os sabores devem ser equiliobrados e nenhum deve sobresair.
Numa taça misture os noodles cozidos com os legumes salteados. Tempere com o molho thai e envolva bem.
Sirva polvilhado com coentros frescos picados.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. fico contente que no fim tudo se tenha resolvido! bela saladinha como entrada. Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que delícia Joana! Gosto muito desta sugestão :)
    Beijinhos

    http://inventurasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Como diria o Herman "O verdadeiro artista" é aquele que sai sempre airosamente de qualquer situação ;-)

    Beijinhos

    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Tudo acaba bem contigo Joaninha, ficou uma rica e apetitosa salada,


    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:58

    E é assim que se percebem as verdadeiras amigas e as cozinheiras de mão-cheia! Realmente só tu para não dizeres que não a um pedido de companhia e conseguires pôr um jantar para 6 na mesa em cerca de 2 horas!!! E um jantar fabuloso! Obrigada por tudo!
    AM

    ResponderEliminar
  7. Adoro pratos coloridos como o teu. Deve ter ficado uma delícia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Adorei a receita e a história tmb!

    Aproveito para te convidar à participar do sorteio lá no meu blog, o Gourmandisme: uma cesta de chocolates da Hershey's! beijos

    ResponderEliminar
  9. Daniela Santos21:35

    Olá :)

    Aprecio muito o seu blog e acompanho todas as receitas! Gostaria de saber onde compra os noodles? tenho dificuldade em encontrar e é algo que simplesmente adoro! Só que só como quando vou ao japonês ou chinês =\ obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir