Sopa de Feijão Verde com Tomate

Como habitualmente, vim de casa dos meus avós carregada de fruta e legumes. Não há duvida que verão é sinónimo de abundância! A minha avó tinha para mim, feijão verde tenrinho, tomates aromáticos e saborosos, cebolas novas, courgetes, alhos franceses, batatas, pimentos, ameixas, uvas, pêras, pepinos e ainda bróculos e couve cortada para caldo verde. Um verdadeiro cabaz orgânico! E é um privilégio poder cozinhar com estes ingredientes. Com muitos legumes para preparar, organizar e arrumar saiu logo uma sopa de feijão verde com tomate que, tanto eu como o M. gostamos muito.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 courgete média
1 alho francês
1 cebola pequena
2 cenouras pequenas
300g de feijão verde
1 tomate médio bem maduro
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave bem todos os legumes. Descasque a courgete, a cebola e as cenouras e corte-as em pedaços. Corte o alho francês em rodelas e lave-o novamente para retirar bem toda a terra. Coloque depois estes legumes numa panela e cubra-os com água a ferver. Tempere com um pouco de sal e um fio de azeite e deixe cozinhar até estarem bem macios.
Entretanto corte o feijão verde em pedacinhos não muito grossos (e para meu gosto pessoal em viés) e pele o tomate, cortando-o depois em cubos. Reserve.
Quando os legumes estiverem cozidos passe-os bem com a varinha mágica (fazendo movimentos de cima para baixo) de modo a que a sopa fique bem cremosa. Acrescente mais água se o creme estiver muito grossp e rectifique de sal. Leve a sopa novamente ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente o feijão verde cortado e deixe cozinhar. Quando o feijão verde estiver praticamente cozido acrescente o tomate em cubos e deixe cozinhar mais 2 minutos e desligue.
Sirva a sopa quente ou fria.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo09:40

    Parece-me bem boa!
    Adoro feijão verde nas sopas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:56

    Já reparei que por aqui apresenta poucas sopas. Não acha um desafio? Os doces sao mais apelativos!?

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo:

    Achei curiosa a sua observação. Realmente em cerca de 1300 receitas que existem neste blogue, apenas 33 são sopas e perto de 300 de coisas doces. No entanto, não creio que sejam os doces a tirar o lugar às sopas ou a qualquer outra coisa, como o anónimo parece querer dizer. Das cinco receitas que aparecem semanalmente, regra geral há apenas 1 doce/bolo/sobremesa por semana. As restantes 4 são para diversos pratos de carne, peixe ou acompanhamentos. E algumas vezes sopa.E não há mais receitas de sopa, não porque não goste ou não as prepare e coma com frequência, mas sim porque na maioria das vezes repito diversas vezes as mesmas sopas e cremes. Se seria um desafio fazer mais sopas? Claro que sim.

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta sopa no Verão!

    ResponderEliminar
  5. Maria C.22:17

    Até parece um pouco "dissimulado" o comentário do anónimo... Mas na minha opinião não me parece que seja muito difícil fazer sopas e que possamos fugir ao básico caldo com as mais variadas hortícolas (legumes e leguminosas), com peixes ou carnes. Mas de facto a nossa gastronomia é tão rica e variada que a Joana não deixará de nos presentear com mais receitas de boas e saborosas sopinhas! E como diziam os nossos avós - "
    ...é a tranca da barriga!"
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz, deve ficar uma delícia!

    Um abraço
    João Mario
    Picadinho de Bacana

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe e avó costumam fazer esta sopa com frequência nesta altura! A única alteração é que leva abobora em vez de courgete e leva também feijão riscado. Fica uma sopa muito consistente mas muito boa!

    ResponderEliminar
  8. Também quero uma avó dessas!!! Emprestas-me a tua?!?!?! Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  9. isabel chichipu18:20

    a minha mae metia una erva que dava muito bom gosto nesta sopa mas nao sei o nome se alguem sabe digao-me descuple por o meu português nasci na Tailandia e por ca fiquei
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:53

    Já fiz e só posso agradecer a receita. Todos adoram e a receita foi com amigos para o Brasil.

    ResponderEliminar

Imprimir