Doce de Figo com Laranja e Vinho do Porto

 A minha sogra ofereceu-me uma cestinha cheia de figos caseiros  e madurinhos que necessitavam de ser consumidos com alguma rapidez. E nesse mesmo dia, reparo nesta receita fantástica da Moira, do Tertúlia de Sabores. Um doce de figo enriquecido com o sabor da laranja e do vinho do porto que me levou de imediato à cozinha.
Já estou a ver este doce a brilhar com esta singela receita de queijo de cabra com doce de figo...

Ingredientes para cerca de 2 frascos de 250ml:

750 g de figos
500 g de açúcar
sumo de 1 laranja grande
casca de laranja
1 cálice de Vinho do Porto

Preparação:

Lave os figos, seque-os  e corte-os aos quartos. Coloque-os depois num tacho juntamente com o açúcar, o vinho do porto, o sumo e uma casca de laranja.
Depois de levantar fervura, baixe o lume e deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando para não pegar e até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma "estrada"!).
Retire o doce do lume coloque -o, ainda quente, em frascos esterilizados. Feche os frascos e coloque-os de cabeça para baixo - isto ajuda a criar um vacuo natural e a ajuda a conservar o doce mais tempo.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Que doce fantástico.Adoro figos mas nunca os usei em doce.A experimentar,sem dúvida alguma.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Delicioso apanhar os figos meio secos na figueira e comer.
    O doce ficou muito bonito, a associação de ingredientes devem dar um paladar especial.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:11

    Não imagino o sabor mas deve ser óptimo com o Porto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Deve ser uma delicia nunca experimentei.
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Maravilha, adoro doce de figo, e o seu ficou com excelente aspecto,

    bjs,

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. os ficgos começaram a aparecer por aqui e esta vai ser uma receita a fazer de certeza.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:49

    Fiz esta semana doce de figo com pêra, frutas que a minha mãe me trouxe, mas está sugestão e óptima, vou experimentar este fim de semana.
    A combinação dos ingredientes parece agradável.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:05

    Só um aparte os figos são todos caseiros, que eu saiba ainda não se criam figos em estufa nem em produção a larga escala para revenda em supermercados. A proveniência é mesmo do campo, selvagens ou de pequenos agricultores.

    ResponderEliminar
  9. Também fiquei de olho nesse doce!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:18

    Descasca os figos ou usa com casca?

    ResponderEliminar
  11. Esta receita vem mesmo a calhar, pois tenho uma pessoa q à partida me vai dar figos p compota :)

    ResponderEliminar
  12. Espero que tenham gostado, nós por cá adorámos e já repeti a dose.
    Bom fim de semana
    Moira

    ResponderEliminar
  13. Adoro compotas e este post agora vai obrigar-me a pedir uma à minha mãe :)

    ResponderEliminar
  14. belo doce, gostei muito. um beijinho

    ResponderEliminar
  15. deve ter ficado bom em depois da uma passadinha la no meu blog
    http://prepararprovarpostar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Fantástico esse doce...continue postando essas delícias.

    Abs,

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:05

    Acabadinho de fazer, ficou uma delicia!
    Aprovei e guardei a casca da laranja, estava tão boa que era uma pena desperdiçar, agora próxima experiência é uma receita para aplicar a casca.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Inês17:20

    Olá,

    Sei que esta é uma receita antiga, mas andava á procura de algo para aproveitar uns figos maduros que me deram e deparei-me com esta delicia. Se possível gostaria que me tira-se uma dúvida, os figos vão para a panela com a "casca" ou é suposto tirar só a polpa?

    Obrigada desde já e Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo20:50

    Gosto muito de figos, mas não posso abusar, o que me deixa muita pena. Tenho duas figueiras e para não os perder faço compota. Vou experimentar a tua receita.Beijos

    ResponderEliminar
  20. É excelente! Coloco 500gr de açucar para 1Kg de figos pingo de mel.Ainda estou a consumir o doce que fiz em Agosto de 2019...Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar

Imprimir