Depois de horas sem saber o que cozinhar para o jantar de sexta-feira, acabei a fazer a coisa mais simples do mundo: carne de porco assada lentamente, que ficou macia a desfazer-se na boca. Em vez das habituais batatas, acabei a fazer um puré de pêra e maçã que liga muítíssimo bem e um molho de coentros apenas porque sim. No final todos repetiram, portanto posso concluir que até devia estar bom!
Ingredientes para 6 pessoas:
1,4kg de perna de porco
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de massa de pimentão
sal q.b.
4 maçãs
4 pêras
azeite q.b.
vinagre balsâmico q.b.
1 molho de coentros
Preparação:
Peça no talho (ou faça em casa) que lhe cortem a carne de porco como se fosse para rechear, "desenrolando-a". Deverá ficar com uma peça de carne comprida e fina.
Tempere a carne com os alhos esmagados, a massa de pimentão e um pouco de sal. Enrole-a como se fosse uma torta e prenda-a com fio de cozinha. Coloque num tabuleiro que vá ao forno, regue com um fio de azeite e tape com papel de alumínio. Leve ao forno pré-aquecido (160ºC) durante cerca de 2 horas.
Entretanto descasque as maçãs e as pêras e corte-as em pedaços. Num tacho coloque um pouco de azeite e salteie-as durante uns minutos. Acrescente depois um bocadinho de água (cerca de 50ml), tape o tacho e deixe cozinhar bem até a fruta estar macia. Triture com a varinha mágica e reserve.
Para o molho de coentros, misture cerca de 6 colheres de sopa de azeite com 3 colheres de vinagre balsâmico. Acrescente os coentros previamente picados e misture bem, Tempere com uma pitada de sal.
Quando a carne estiver cozinhada, retire e deixe repousar uns minutos antes de a cortar. Retire depois o fio de cozinha e corte-a em fatias.
Sirva a carne fatiada sobre o puré de maçã e pêra e um pouco de molho de coentros. Sirva também com tomatinhos assados a acompanhar.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Porco, puré de maçã e coentros... que combinação pode resultar melhor?!
ResponderEliminarNão há nada nesta receita que eu não goste, e tem um aspeto divinal ;)
Que refeição deliciosa! O puré a acompanhar deve ligar muito bem, tenho de experimentar :)
ResponderEliminarBeijinhos
http://inventurasnacozinha.blogspot.com/
Tem um aspecto delicioso!
ResponderEliminarMuito bom!
Vou experimentar na certa.
bjs
"Para o molho de coentros, misture cerca de 6 colheres de sopa com 3 colheres de vinagre balsâmico. "
ResponderEliminar6 colheres de sopa de que???
de azeite
EliminarUMA COMBINAÇÃO PERFEITA,DIFÍCIL DE RESISTIR!!
ResponderEliminarBEIJOS.......
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEsta receita deve dar uma bela combinação.Nunca usei peras em puré.Mais uma que aprendo contigo.Quanto ao molho de coentros,é misturar 6 colheres de? água? com o vinagre???
ResponderEliminarBeijinhos
Desculpem... As 6 colheres de sopa são de azeite. Já está rectificado na receita.
ResponderEliminarAdorámos um requinte de receita, simples fácil e com os ingredientes suficientes para podermos distinguir cada um deles.
ResponderEliminarMas... e existe sempre um mas o meu puré ficou demasiado ralo e apliquei as medidas indicadas, como poderei evitar isto no futuro visto ser uma receita a repetir obrigatóriamente.
Posso temperar o Lombo de véspera?
ResponderEliminarVocê roubou as coisas do CAFAR (Centro Acadêmico da Farmácia da UFRJ) junto com a Nátalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos, depois que o vídeo que a Luiza postou no Instagram, viralizou no X (antigo Twitter):
ResponderEliminarhttps://x.com/Anonimofarmacia/status/1999918231201677383
Você foi expulsa do CAFAR junto com a Natalie Tavares Delgado e a Luiza Moreaux Mattos:
https://www.instagram.com/cafarufrj/p/DSaUfiRkR7v/
Expulsão do CAFAR não é o suficiente, vocês deveriam ser presas pelo roubo e serem expulsas da UFRJ. Isso serviria de exemplo para ninguém nunca mais fazer nada de errado dentro da UFRJ.
Você já foi expulsa da LACFORENSE (Liga Acadêmica de Ciências Forenses) e do Laboratório de Análises Avançadas em Bioquímica e Biologia Molecular (LAABBM) porque também roubou os produtos e objetos de lá.
Você foi expulsa do seu estágio em farmácia comunitária na clínica da família Maicon Siqueira, você também foi expulsa da sua monitoria do setor de cápsulas na farmácia universitária da UFRJ depois que você furtou/roubou os produtos e objetos de lá igual você fez no CAFAR.
A Aline não deve saber que você é uma ladra para te aceitar no projeto de extensão: Tá na Hora de Tomar o Remédio, quando as coisas começarem a sumir no projeto de extensão, já sabem até quem foi.
Quando a Aline descobrir que você foi expulsa de vários lugares diferentes por ter roubado os produtos e objetos, a Aline também vai te expulsar do projeto de extensão dela, ninguém quer uma ladra por perto.
Você fica agindo como se não tivesse feito nada de errado, eu acho que ser psicopata é pré-requisito para fazer iniciação científica e para participar do projeto de extensão “Tá na Hora de Tomar o Remédio”.
Você ainda tem um namorado:
https://pt.linkedin.com/posts/livia-maria-terra-77a624360_esses-dias-fui-ao-shopping-com-meu-namorado-activity-7379568353385959424-C2vZ
Será que o seu namorado sabe que você é uma ladra?
Se vocês três morassem aqui na rua, os traficantes já teriam mandado vocês subirem até a boca de fumo, aqui na minha rua os traficantes mandam as ladras subirem para a boca de fumo, aqui na minha rua funciona um ferro velho clandestino que vende material para os traficantes fazerem barricadas. A polícia só aparece aqui na minha rua para buscar o arrego dos traficantes.
Como vocês estudam na UFRJ, a coordenação da farmácia fecha os olhos para você ter roubado as coisas do CAFAR. Assim como a coordenação da farmácia finge que não ver vários absurdos que acontecem dentro da cidade universitária, na UFRJ vale a pena roubar as coisas dos outros. Na UFRJ o crime compensa.