Fritata de Massa na Aifryer



Ontem foi o Dia Internacional da Consciencialização para Perdas e Desperdício Alimentar. E é curioso pensar que este em 2024, em Portugal, foram desperdiçados em média 184kg de alimentos por pessoa - equivalente a 2,38kg por semana! E isto acontece em nossas casas, todos os dias, e cabe-nos a nós inverter este número. Prevenindo o desperdício e fazendo compras de forma mais consciente e planeada, mas também reciclando os restos, seja através de comportarem ou mesmo dando aos animais.

E depois ainda há as famosas reutilizações: a transformação das sobras das nossas refeições me outras refeições dando-lhes uma segunda vida, quer simplesmente aquecendo os restos, usando para as marmitas do dia seguinte, ou fazendo refeições novas.

A pensar nisto, esta semana decidi não fazer as compras da semana. A festa do fim de semana - e a falta de espaço no frigorífico levou-me a adiar as minhas compras da semana de sexta para segunda feira -  mas ontem, dei-me a mim própria o desafio de não ir às compras e de alimentar a família só com o que havia aqui em casa.

Tinha algumas sobras da festa, não muitas coisas: mas bastantes bifanas que tinham sobrado, sopa e salada de massa. E ainda algumas coisas na despensa e no congelador e lá começou o desafio.

Para o jantar de ontem acabei a fazer um molho de tomate com uns tomates bastante maduros e juntei uma parte das bifanas desfiadas fazendo uma espécie de bolonhesa que servir com massa. Com o resto das bifanas fiz croquetes que dão para mais uma refeição (e ainda uns para congelar). Tenho sobras de brócolos cozidos, de cenouras e abóbora e couve flor no congelador que darão para sopas. Há básicos de despensa como farinha, arroz, massas, leite. No congelador algumas leguminosas, 3 peixinhos de frango  e sobras de carne estufada. Com criatividade e imaginação transformarei tudo isto em refeições até sexta feira, sem desperdiçar e sem ir às compras. ( E podem seguir tudo no Instagram!)

Para o meu almoço dei uma nova vida à salada de massa. Segue a ideia!


Ingredientes para 1 pessoas:


Sobras de salada de massa à italiana (massa, tomate, mozarella, bacon, espinafres…)

100g de brócolos cozidos

2 ovos

50ml de leite

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.


Preparação:


Bata os ovos com o leite e tempere a gosto com uma pitada de sal, pimenta e noz moscada.

Num recipiente que possa ir à airfryer ou forno, coloque os brócolos picados e a salada de massa e misture bem, Por cima verta a mistura de ovos,

Coloque na airfryer e ligue para 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Sirva com uma salada.


Bom Apetite!


“Tiramisú” de Skyr com Banana e Aveia



Obviamente que não é um verdadeiro tiramisú. Mas assim de repente alguns sabores fazem lembrar. Na verdade é um excelente lanche ou pequeno almoço que podem preparar com antecedência e depois ser só agarrar e levar e comer em qualquer lado.

E assim começamos a segunda feira, depois de um fim de semana com quase 70 pessoas em casa para comemorar o aniversário conjuntos dos meus rapazes!


Ingredientes para 1 pessoa:


150g de skyr

1 banana

Adoçante a gosto (usei stevia liquida)

35g de flocos de aveia

1 colher de sobremesa de cevada solúvel

1 colher de chá de cacau em pó


Preparação:


No fundo de uma taça ou frasco coloque a aveia e a cevada e junte 1 ou 2 colheres de sopa de água e misture bem. Junte também um bocadinho de adoçante se desejar.

Entretanto misture o skyr de modo a que fique cremoso e pode também juntar um pouco de adoçante a gosto.

Coloque metade do skyr sobre a base de aveia e cubra com metade da banana em rodelas. Coloque depois o restante skyr e cubra com a restante banana polvilhando depois com o cacau em pó. Leve ao frigorífico algumas horas antes de servir.


Bom Apetite!


Bolo de Caramelo e Noz



Para comemorar os 10 anos do António fiz um bolo que não fazia há muitos anos. Quase que podia jurar que apesar de não o fazer há muitos anos que havia receita no blogue, mas afinal descobri que não.

O bolo é até bastante simples apesar de ter de se fazer caramelo - que eu sei que há quem não goste - duas vezes! Uma para a massa do bolo, e outra vez para o recheio e cobertura. Mas isso será talvez a parte mais chata.

Foi o bolo com que cantamos os parabéns ao António e fez muito sucesso aqui por casa - até porque já ninguém se lembrava bem deste bolo!


Ingredientes:


200g + 150g de açúcar

150g de manteiga

225g Farinha

4 ovos

250ml de leite

1 colher sopa de fermento em pó


Recheio e cobertura:


350g de açúcar

200g de miolo de noz

250ml de leite


Preparação:


Ligue o forno a 180ºC, unte duas formas de 16cm de diâmetro com manteiga e polvilhe-a com farinha. Leve ao lume um tacho com 200g do açúcar até obter um caramelo castanho escuro. Adicione o leite, aos poucos e com cuidado, mexa suavemente com umas varas até ficar bem envolvido e dissolvido e o caramelo derretido e retire do lume.

Bata muito bem o restante açúcar com a manteiga até ficar um creme esbranquiçado e junte as gemas, uma a uma e batendo sempre. Depois adicione o caramelo anteriormente preparado. Mexa bem e junte, a farinha peneirada com o fermento. À parte, bata as claras em castelo e envolva-as na mistura. Divida a mistura pelas formas e leve ao forno durante cerca de 1 hora, verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer.

Faça o recheio: leve o açúcar ao lume num tacho até obter um caramelo, junte de seguida o leite aos poucos e envolva bem. Pique grosseiramente as nozes com uma faca, adicione-as ao caramelo, envolva e deixe arrefecer bem.

Desenforme e deixe arrefecer os bolos. Corte-os depois ao meio de modo a obter quatro rodelas, espalhe 1/3 da mistura anterior sobre uma rodela, e siga até obter 4 camadas terminando com caramelo e nozes por cima. 


Bom Apetite!


Tarte Salgada de Aproveitamento de Carnes



No fim de semana sairam várias coisas da cozinha. Enquanto fiz umas bolachas para oferecer e porque tinha o forno ligado, acabei a preparar para o almoço uma tarte salgada para aproveitar uns restinhos de carnes variadas que tinha congelada.

Já sabem que o discurso habitual por aqui é que nada se desperdiça e tudo se aproveita em novas e deliciosas refeições.

Desta vez com muito pouco se fez um almoço. 


Ingredientes:


200g de farinha

100g de manteiga

Sal q.b.

30ml de água



220g de sobras de carnes diversas desfiada

2 ovos

75ml de leite

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada

50g de queijo ralado


Preparação:


Comece por preparar a massa. Num robot de cozinha (ou à mão), misture a farinha com o sal,  a manteiga e a água e misture até obter uma massa lisa e homogénea.

Forre com a massa uma forma de tarte de fundo amovível (ou outra que tenha disponível), não se esquecendo de forrar o fundo e os lados. Pique o fundo com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos, pré cozinhando a massa.

Retire a massa da tarte do forno e recheio com a carne desfiada espalhando bem. Por cima disponha o queijo ralado.

Bata os ovos com o leite e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta e a noz moscada. Verta sobre o recheio da tarte, e leve novamente ao forno a 180ºC e durante cerca de 30 minutos até que o recheio fique firme e dourado.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Sirva com uma salada.


Bom Apetite!


10 Anos de António



O meu filho surpresa faz 10 anos! Um safado de bom coração, que faz macacadas mil e adora ser o palhaço de serviço. Mas também um miudo amoroso e amigo do amigo, de lágrima e amuo fácil e atento a pormenores.

É desafiador mas cuidadoso. Adora jogar à bola, o que acorda sempre primeiro e provavelmente o que tem mais manhas para se escapar de tarefas que não quer fazer.

O nosso bom rebelde!

Parabéns meu amor segundo!


Ovos Rotos com Cebolada de Tomate e Queijo



Os jantares de domingo variam pouco. São pizzas caseiras ou petiscos, e os petiscos acabam sempre nas mesmas coisas: umas tapas, uns camarões, queijo e presunto ou uns ovos rotos.

Este domingo houve uma espécie de ovos rotos, com cebolada e queijo e acho que ficaram incríveis!


Ingredientes:


500g de batatas

1 cebola

2 dentes de alho

1 tomate grande

1 folha de louro

Azeite q.b.

3 ovos

100g de queijo ralado

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em palitos. Frite-as ou leve-as à airfryer até que fiquem douradas, cerca de 20 minutos a 190ºC mexendo de vez em quando.

Entretanto corte a cebola em meias luas e lamine os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e o alho e acrescente o louro. Tempere com uma pedrinha de sal e pimenta e deixe cozinhar a cebola até ficar macia. Junte depois o tomate em cubinhos e deixe cozinhar em lume brando, Retifique os temperos.

Assim que as batatas estiverem prontas, coloque-as no prato de servir e junte por cima a cebolada de tomate. Coloque depois o a quase totalidade do queijo por cima.

Num frigideira cozinhe depois os ovos, de modo a que fiquem com a gema mole, e coloque-os por cima das batatas, cebolada e queijo. Por cima dos ovos coloque umas pedrinhas de sal e o restante queijo.

Na mesa, rompa os ovos, cortanto-os e envolvendo tudo antes de servir.


Bom Apetite!



Bolachinhas de Limão da Patty



Haveria tanto para escrever sobre este fim de semana. Aconteceram tantas coisas…

Mas vamo-nos focar nas coisas boas! Uma amiga fez 51 anos e fomos celebrar com ela a vida e também de certa forma a amizade.

Como tenho falado fazem-me cada vez menos sentido os presentes “comprados” só porque sim. Comprar um presente a quem tem tudo e na verdade não precisa de nada e gastarmos dinheiro com algo que tantas vezes acaba fechado num gaveta. Ou efectivamente oferecemos uma coisa que a pessoa precisa e até sabemos que quer, ou acho que devemos procurar presentes em alternativa, presentes que tenham mais sentido do que propriamente valor.

Foi o que fiz. Ofereci um cesto com coisas com significado e valor. Uma planta para a casa em vez de um ramo de flores, uma moldura com uma foto nossa de quando nos conhecemos e que em ultima análise nos levou a estarmos juntos no dia de aniversário dela, e depois um presente de comer: um frasquinho de compota de pêssego feita com pêssegos do meu jardim, e uma latinha com umas deliciosas bolachas de limão feitas com amor e carinho.

A receita das bolachas é da Patrícia que “conheço” há muitos anos das redes sociais e que me deu esta receita! Fica aqui para todos os que quiserem fazer estas bolachas. Eu apenas adaptei para usar manteiga em vez de margarina.


Ingredientes para cerca de 40 bolachinhas


1 limão

125g de manteiga fria cortada em pedaços

125g de açúcar

250g de farinha

1 ovo

1 colher de chá de fermento


Preparação:


Numa taça coloque o açúcar, a farinha, a raspa de limão e o fermento. Misture bem e abra um cova ao centro. Junte depois o ovo e a manteiga fria em cubinhos pequenos, e amassar tudo muito bem com as mãos, até a massa de despegar da taça e ficar consistente e homogénea.

Numa bancada enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estender  e cortar com os cortadores, até esgotar toda a massa. Aconselho a trabalhar com pouca massa de cada vez e a guardar a restante no frigorífico. As bolachas depois de cortadas também devem ser colocadas no frigorífico 15 minutos antes de assar - principalmente se usar manteiga.

Coloque depois as bolachas cortadas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a assar entre 8 a 10 minutos no forno previamente aquecido a 180ºC., até ficarem ligeiramente douradas nas bordar. Só depois de arrefecerem completamente é que as bolachas ficam rijas, portanto é perfeitamente normal que quando as tiram do forno elas ainda estarem moles.

Cuidadosamente e com uma espátula transfiram as bolachas para uma rede até arrefecerem completamente.

Depois basta guardar num recipiente hermético.


Bom Apetite!


Salada Com Queijo, Abacate e Croutons Caseiros




Quando um dos miúdos faz anos, é normal pelo menos convidarmos os avós para virem jantar cá a casa nesse dia, principalmente se for um dia da semana. Costumamos depois fazer uma festa ao fim de semana para amigos e restante família, mas pelo menos, no dia de anos os parabéns são cantados com os avós!

Este ano não foi diferente e preparamos um jantar simples, porque a escola já começou assim como as actividades e já chegamos todos mesmo à hora de jantar e cansados, para grandes celebrações.

Para comemorar os 12 do Zé Maria, houve além do bolo, uma simples tábua de entradas - presunto, queijo e umas coisinhas mais, um assado no forno e para acompanhar, além de umas batatas, uma salada enriquecida que foi bastante apreciada e que sempre dá para variar das saladas mais normais.


Ingredientes:


4 fatias de pão caseiro

Azeite q.b.

1 colher de chá de alho em pó

Sal q.b.

150g de salada de folhas verdes

1/2 abacate

75g de queijo manchego ou parmesão

Vinagre q.b.


Preparação:


Comece por cortar as fatias de pão em cubinhos e tempere-as com azeite, o alho em pó e um pouco de sal. Leve depois a uma frigideira ou à airfryer para tostarem até ficarem crocantes. Retire e reserve.

Coloque a alface numa travessa. Por cima disponha os corutos já frios, o abacate em cubos e as lascas de queijo.

Imediatamente antes de servir tempere com um pouco de sal, azeite e vinagre.


Bom Apetite!


Imprimir