Bacalhau Gratinado com Cenoura e Alho Francês



Gosto de receitas que se podem adiantar e guardar no frigorífico para depois ser só colocar no forno. Gosto de as preparar para o fim de semana, às vezes enquanto faço o jantar, adiantando assim a refeição do dia seguinte. Dá-me a ilusão que fico com o almoço pronto sem ter de cozinhar. E é também uma boa alternativa para dias que sabemos que chegamos mais tarde e que basta colocar no forno e o jantar acaba-se sozinho em minutos.

Este domingo tivemos um almoço assim. Preparado durante a tarde de sábado dando a ilusão de que o almoço se fez sozinho enquanto eu preparei bolinhos e bolachinhas com os miúdos.

A mais domingos assim e a estas receitas que se preparam de véspera com a ilusão de que se fazem sozinhas.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de migas de bacalhau previamente demolhadas (ou das congeladas)

6 batatas grandes

sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

azeite q.b.

2 alhos franceses

3 cenouras grandes

500ml de molho bechamel caseiro

3 colheres de sopa de pão ralado


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em cubos não muito grandes. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, numa só camada, e tempere com um pouco de sal e regue com um pouco de azeite (eu gosto de usar o azeite em spray).

Leve as batatas a assar em forno previamente aquecido a 180ºC ou cozinhe na airfryer por cerca de 30 minutos a 190º C e deixe-as cozinhar até que fiquem macias por dentro e crocantes por fora.

Entretanto corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem para libertar toda a areia que possam ter e rale a cenoura.

Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente os dentes de alho laminados, a cenoura e o alho francês e deixe refogar até ficar macio. Junte depois o bacalhau bem escorrido e deixe estufar juntamente com o alho francês. Retifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.

Depois de as batatas estarem cozinhadas envolva-as na mistura de bacalhau, e acrescente um pouco de molho bechamel e envolva bem.

Coloque depois a mistura num prato que possa ir ao forno e por cima coloque o restantes molho bechamel e polvilhe com um pouco de pão ralado.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos apenas para dourar a superfície.

Sirva acompanhada por feijão verde salteado.


Bom Apetite!


1 comentário :


  1. I’m glad that you simply shared this useful info with us

    ResponderEliminar

Imprimir