sexta-feira, Dezembro 29, 2006

Ementa de Fim de Ano!

Depois do Natal veio a altura de pensar na ementa de fim de ano. Juntei-me a uma amiga que também gosta e sabe cozinhar e decidimos uma ementa muito engraçada para um jantar de fim de ano entre amigos!
Sendo assim começamos com duas entradas: Tarteletes Folhadas de Chévre com Mel e Nozes, e Espetadas de Camarão e Bacon com Salada com Vinagrete de Balsâmico.
Depois, o prato de peixe, introduzido pela minha amiga AM: Studel de Salmão e Espinafres, acompanhado com Puré de Cenoura e Cogumelos Salteados.
O prato de carne que será um belo Leitão à Bairrada (que já está mais que encomendado e pronto a ir buscar!) com uma Salada de Alface, Laranja e umas Batatinhas pala-pala!
Para sobremesa teremos um Carpaccio de Ananás com Romã!
Fora esta sobremesa cada um dos convivas tratá mais uma de sua autoria!
Para depois da meia-noite, esperam-nos umas Tapas Quentes (a mesma receita que fiz no Natal), uns Copos de Fruta, e para quem quiser um Chocolate Quente...e há ainda os Queijos e o resto das sobremesas.
Será assim....Depois partilharei as receitas com voçês!
Bom ano a todos!

quinta-feira, Dezembro 28, 2006

Bolos Húmidos de Chocolate com Gelado caseiro de Café

Foi já há algum tempo que preparei esta receita, mas só agora a resolvi publicar. Parece-me a sobremesa ideal para um Jantar de Fim de Ano, sendo por isso esta a altura ideal para ela.
Não dá muito trabalho, mas requer preparação prévia de cerca de 24h por causa do gelado. Acho que podem optar por gelado de compra se não quiserem ter tanto trabalho, mas devo dizer que este gelado fica muito saboroso e cremoso!
A combinação do bolo ainda morno (que deve ser assim servido para não perder o seu centro húmido característico) de sabor intenso a chocolate, com o gelado frio de sabor leve a café é divinal... Um autêntico manjar dos Deuses Gulosos!
A receita original é da Williams-Sonoma, eu fiz apenas pequenas alterações!

Ingredientes para o Gelado de Café:

1 pacote de Natas especiais para bater
1 pacote de Natas de longa duração
1 colher de sopa de Mokambo
1 colher de sobremesa de essência de Baunilha
4 gemas de ovo
120 gr de açúcar

Ingredientes para os Bolinhos:

150gr de manteiga ou margarina
150gr de chocolate de culinária
2 ovos mais 1 clara
170 gr de acúcar
120 gr de farinha

Preparação do Gelado:

Num tachinho junte os 2 pacotes de natas, o Mokambo e a essência de baunilha. Misture bem e leve a lume brando até a mistura começar a ferver. Coloque a tampa no tacho, retire do lume, e deixe repousar assim durante 15 minutos.
Numa taça misture as gemas e o açúcar durante cerca de 3 minutos, ou até a mistura ter uma cor amarela pálida. A esta mistura junte aos poucos e poucos a mistura das natas com o café. e volte a levar tudo a lume brando, mexendo constantemente até que a mistura engrosse. (Não deixe ferver!)
Retire do lume e continue a mexer durante uns momentos. Passe então a mistura por um passador de rede fino para uma taça. Deixe arrefercer, tape e leve ao frigorífico no mínimo 8 horas, mas idealmente de um dia para o outro!
Passado este tempo, faça o gelado na máquina conforme as instruções do fabricante. Coloque o gelado numa caixa plástica tapada e leve ao congelador até à hora e dia de servir!

Preparação dos Bolinhos:

Aqueça o forno a 180ºC. Unte formas de queques com margarina e polvilhe-as com farinha.
Num tachino derreta a margarina em lume brando. Retire do lume e junte o chocolate partido em pequenos pedaços. Deixe estar até o chocolate derreter e depois mexa até ficar uma mistura cremosa.
Numa taça misture os ovos inteiros mais a clara e o açúcar até ficarem bem misturados. Junte a mistura de chocolate e mexa bem. Junte cuidadosamente a farinha peneirada.
Coloque a mistura nas formas de queques, e leve ao forno até estarem crecidos e com pequenas rachas no topo, a que deve demorar cerca de 20 minutos.
Retire do forno e coloque-os, um a um, nos pratos de servir. Deixe arrefecer 2 minutos e sirva imediatamente com uma bola de gelado de café e polvilhados de açúcar em pó!

Bom Apetite!

quarta-feira, Dezembro 27, 2006

Salada de Couscous

Os couscous ( que são sêmola de trigo) são tradicionais da cozinha marroquina. Eu, pessoalmnete gosto muito do seu sabor e da sua textura, e são uma boa alternativa para variar da batata, massa ou arroz!
Costumo fazê-los segundo as indicações do pacote, que variam de marca para marca. Por vezes faço-os simples, outras vezes misturo-lhes outros ingredientes tal como aconteceu com esta salada que servi a acompanhar salgadinhos diversos.

Ingredientes:

100g de couscous
1 lata pequena de milho doce
salsa
coentros
hortelã
pimento vermelho
azeitonas pretas descaroçadas
cebola
Azeite

Preparação:

Prepare os couscous segundo as instruções do fabricante e reserve.
Corte o pimento vermelho em cubinhos e as azeitonas em rodelas. Pique a cebola, a salsa, os coentros e a hortelã. Escorra o milho.
Misture todos estes ingredientes aos cuscus preparados e misture bem. Tempere com um fio de azeite e volte a mexer.
Servir à temperatura ambiente!

Bom Apetite!

terça-feira, Dezembro 26, 2006

Quiche de Alho Francês

Espero que todos tenham tido um Natal muito feliz, junto de todos aqueles que amam e, já agora rodeados de boa comida!
Deixo aqui a sugestão de mais uma quiche! Podem aproveitar como uma refeição mais leve acompanhada por uma salada, ou como uma entrada.

Ingrediente:

2 alhos franceses grandes
6 ovos
250gr de massa de pão ou 1 rolo de massa quebrada
sal e pimenta
noz moscada
1 pacote de natas
50gr de margarina

Preparação:

Começe por forrar uma tarteira com a massa de pão, e pique-a com um garfo. Guarde-a no frigorífico.
Entretanto corte os alhos franceses em rodelas finas, lave bem, e leve-os a cozer durante cinco minutos em água temperada com sal. Escorra bem e seque-os sobre papel absorvente.
Derreta a margarina e salteie os alhos franceses. Á parte bata os 6 ovos, junte o pacote de natas e tempere de sal, pimenta e noz moscada. Junte à mistura dos alhos franceses.
Tire a tarteira do frigorífico, recheie com o preparado dos alhos franceses e leve a cozer em forno quente.

Bom Apetite!

sexta-feira, Dezembro 22, 2006

Ementa Natalícia


Estamos na recta final para o Natal!
Espero que todos tenham as cozinhas a postos, e a ementa definida!
Este ano muito se espera da minha cozinha! Da minha parte apenas vontade, calma e dedicação!
Para a consoada e para os meus 20 convidados nesta véspera de Natal eis que se vão apresentar umas entradinhas para ir acalmando o estômago dos convivas!
Começamos pelos tradicionais frutos secos que nunca podem faltar, do presunto bom fatiado fininho a acompanhar com pão e também de uns patês. Surgem depois as entradas mais elaboradas, mas mesmo assim de confecção fácil: umas tâmaras enroladas com bacon, uma bola de carnes, uns rissoisinhos, uns bolinhos de bacalhau, que, apesar de não me lembrar bem nem como, nem porquê, fazem parte da nossa tradição de Natal!
Ainda haverá tempo para uns folhadinhos de salsicha, para um arroz de polvo com panados do mesmo, e umas tapas quentes que eu ando a magicar há algum tempo! Se correrem bem, eu depois partilho a receita!
Depois chega o convidado principal da noite: o bacalhau! Haverá em postas, caras e línguas, a acompanhar com couves, batatas, cenouras, ovo e grão ensalsado!
E começa depois o desfile das sobremesas... o Arroz-Doce da minha mãe, as felhoses da minha avó, o Toucinho-do-céu da minha sogra, as rabanadas e a tarte de amêndoa dos tios! Entram, como em todos os anos o Tronco de Natal, as Felhoses de Floreta,os Sonhos, o Leite-creme, as Azevias de grão, a Tarte de Chocolate e natas que se tornou outro clássico de Natal familiar, o Bolo de chocolate e o Bolo inglês!
E este ano temos ainda a participação da Torta de laranja Merengada, do Bolo de Amêndoa e da Bebinca!
Temos também o Bolo-rei e as broinhas, que mesmo quando não são convidados acabam sempre por aparecer! São os chamados penetras!
Para desenjoar de tanto doce ainda aparece a fruta e os queijos, e aqui não pode faltar nem o queijo da Serra, nem o requeijão com Doce de Abóbora!
Depois vai-se à Missa do Galo e abrem-se os presentes!
Eis que surge, desta vez pela mão da minha sogra, outro convidado de peso: o Peru recheado!
E volta-se a comer mais qualquer coisinha que o Natal é para tirar a barriga de misérias!
Chega-se então ao Almoço de Natal! Desta vez o número de convidados eleva-se para 30!
O presunto, os frutos secos, os queijos e os patés já se encontram na mesa... A eles juntam-se mais umas entradinhas para o estômago se ir animando!
E chegam os Cogumelos gratinados, as Bolinhas de carne com especiarias, a Salada de espinafres, cogumelos, bacon e queijo feta, e ainda uns folhadinhos de camarão!
Vem depois a Sopa de abóbora com coentros que é preciso acalmar o estômago para tamanho festim gastronómico!
Surgem depois, e sem ordem aparente, o peru recheado e já bastante depenado da noite anterior, o Cabrito assado e a Pá de porco também assada. Parece-vos muito? Há que agradar a todos!
Mas estes não surgem sem as acompanhantes: o Arroz de Forno, o Arroz Árabe, as Batatinhas assadas, as couves salteados e uma saladinha também!
Seguem-se depois novo desfile de Doces, ou melhor, do que restar deles.... E nunca nos podemos esquecer dos vinhos e espumantes que estão sempre presentes e prontos para brindar ao Natal!

Um Feliz Natal para todos!

quinta-feira, Dezembro 21, 2006

Broínhas Doces de Natal

Estão fresquinhas as broinhas! Foram feitas ontem ao serão! O que significa que já começei a cozinhar para este Natal!
Partilho aqui a receita para quem as quiser fazer. Ainda vão a tempo de as colocar na vossa mesa na noite da Consoada!

Ingredientes:

1kg de farinha com fermento
700g de batata cozida em puré
1,5kg de abóbora cozida em puré
700g de açúcar
4 ovos
frutas cristalizadas cortadas aos pedaços
passas
pinhões
nozes

Preparação:

Amassam-se bem todos os ingredientes, e formam-se as broinhas.
Para formar as broinhas coloca-se um pouco de farinha numa taça plástica e rolam-se as broínhas lá dentro!
Depois é só colocar no tabuleiro e levar ao forno durante cerca de 20/30 minutos.

Nota: A massa das broinhas fica muito mole. É praticamente impossível moldar as broinhas à mão. E para cerca de 30 broinhas eu fiz 1/3 da receita!

Bom Apetite!

quarta-feira, Dezembro 20, 2006

Choux de Queijo

Tenho feito algumas vezes estes pequenos choux! São uma optima entrada sevidos ainda morninhos.
A receita é da Maria de Lurdes Modesto, portanto podem estar certos que saem mesmo bem!
Mais uma sugestão para servirem aos vossos convidados nestas épocas festivas!

Ingredientes:

2,5dl de água
175g de farinha
75g de margarina
1 tira de casca de limão
4 a 5 ovos
150g de queijo gruyère ralado em fio (ou outro da vossa preferência)
sal q.b.

Preparação:

Num tacho de fundo espesso, deite a água, a margarina, a casca de limão e um pouco de sal. Leve ao lume, deixe levantar fervura e derreter a margarina. Retire do calor e, imediatamente, de uma só vez, junte a farinha previamente peneirada. Mexa com a colher de pau e, quando à volta dela se formar uma bola, leve novamente o recipiente ao lume e, mexendo deixe a massa secar um pouco (no fundo deve ver-se uma ligeira película).
Deite a massa no robot multiusos, equipe-o com a hélice de metal ou de plástico, accione-o, deixando escapar o vapor, e assim que sentir a massa apenas morna, junte os ovos, um a um, batendo. O ovo seguinte só deve ser adicionado à massa depois do anterior ter sido absorvido. Finalmente, misture o queijo ralado sem bater.
Deite a massa num saco de pasteleiro munido de um bico liso e desenhe montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel antiaderente. Espalhe o queijo que resta sobre os montinhos e leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC.
Se os choux começarem a alourar muito, reduza o calor, mas deixe-os bem secos. Isto reconhece-se deixando cair um sobre a mesa: o som deve ser seco e não devem perder volume.
Sirva-os ainda quentes!

Nota – Podem congelar-se depois de cozidos e serem aquecidos na altura de comer, introduzindo-os em forno bem quente ainda congelados.

Bom Apetite!

terça-feira, Dezembro 19, 2006

Bolo Gelado

Este bolo é uma autêntica delícia.... tem sido o bolo que nos últimos tempos eu tenho feito como bolo de aniversário. Não dá muito trabalho, e fica com uma apresentação muito bonita.
Nesta quadra natalícia, e como é feito com massa de noz, pode aproveitar para o fazer...sempre ajuda a desenjoar dos fritos!

Ingredientes:

8 ovos
350g de açúcar + 2clh sopa
350g de miolo de noz + 50g
margarina
1 embalagem de gelado de café
açúcar em pó

Preparação:

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogéneo. Junte as nozes finamente picadas.
À parte bata as claras em castelo bem firme e incorpore o restante açúcar, batendo mais. Adicione-as ao preparado anterior.
Forre com papel vegetal e unte com margarina 2 formas do mesmo tamanho e divida a massa em partes iguais. Coloque-as num tabuleiro de forno com água bem quente e leve a cozer 30 minutos em forno médio.
Desenforme os bolos e deixe arrefecer. Corte o gelado de modo a cobrir um dos bolos. Cubra com o outro bolo e ponha num prato de servir.
Polvilhe com açúcar em pó e nozes picadas.
Sirva imediatamente.

O bolo também pode ser feito com antecedência, e colocado no congelador. No dia de servir é só retirá-lo uns 20 minutos antes e decorar.

Bom Apetite!

segunda-feira, Dezembro 18, 2006

Peito de Peru Recheado

Resolvi experimentar esta receita de peito de peru recheado, e devo dizer que fica mesmo muito boa. Até pode servir de inspiração para o recheio de peru de natal, ou mesmo como parte da ementa desse dia. Aqui fica a sugestão!

Ingredientes:

1 peito de peru
salsichas frescas
ameixas secas
miolo de amêndoa
pinhões
cebola
azeite
sal e pimenta
sumo de 2 laranjas
vinho do porto

Preparação:

Começe por fazer uma bolsa no peito do peru, de modo a poder rechear.
Pique a cebola juntamente com as ameixas secas, as amêndoas e as salsichas frescas às quasi retirou a pele. Misture os pinhões, sal e pimenta e misture bem.
Recheie a bolsa de fez no peito de peru e prenda bem com palitos ou coza com agulha e linha, de modo a ficar o mais perfeito possível.
Coloque numa assadeira e tempere com o sumo das laranjas, o vinho do porto e um pouco de sal e pimenta.
Leve ao lume até a carne estar cozida, cerca de 40 minutos. (Atenção para não deixar secar!)
Sirva com arroz branco e uns legumes salteados!

Bom Apetite!

sexta-feira, Dezembro 15, 2006

Arroz de galinha à Antiga

Volto a trazer uma receita com cheiro e sabor a inverno!
Para saborear em família.

Ingredientes:

1 galinha pequena
1 cubo de caldo de galinha
1 cenoura
1 cebola pequena
2 cravinhos
6 pimentas da Jamaica
1 ramo de salsa
1clh sopa de margarina
1cebola grande + 2 dentes de alho picados
400g de arroz
25g de chouriço de carne
1 ramo de cheiros feito com salsa e louro
150g de ervilhas cozidas
2 pimentos vermelhos
salsa e limão para decorar

Preparação:

Limpe e lave muito bem a galinha e ponha-a a cozer em cerca de 1,5l de água com o cubo de caldo, a cebolinha descascada e com os 2 cravinhos espetados, a cenoura descascada inteira, as pimentas e o ramo de salsa e deixe cozer bem. (A cenoura terá de ser retirada primeiro, pois coze mais depressa).
Depois de cozida, retire a galinha e coe o caldo. Deixe arrefecer um pouco a galinha, retire-lhe a pele e os ossos e desfie-lhe a carne limpa. Corte a cenoura aos pedacinhos e o chouriço às rodelas e reserve.
Num tacho, leve ao lume a refogar a margarina, a cebola picada, o alho e o ramo de cheiros e vá mexendo. Quando tiver alourado sem queimar, junte ½ copo de água, tape o tacho e deixe “ressuar” 1 minuto. Depois destape e junte 3 chávenas almoçadeiras do caldo onde cozeu a galinha. Deixe ferver, rectifique de sal e retire do lume.
Ligue o forno. Num tabuleiro que possa ir ao forno e onde tudo caiba à vontade, espalhe bem o arroz, a galinha desfiada, a cenoura, as ervilhas, o chouriço e 1 pimento cortado em tirinhas.
Por cima deite o caldo a ferver e mexa com um garfo para espalhar melhor. Leve cerca de 20 minutos ao forno bem quente. Verifique se está cozido.
Retire com cuidado e decore com o outro pimento cortado em tirinhas, a salsa e o limão aos gomos.
Servir imediatamente.

Bom Apetite!

quinta-feira, Dezembro 14, 2006

Rolo de Carne Recheado

Estes fins de semana maiores, o frio, a aproximação do Natal, fazem-me ter ainda mais vontade de estar a cozinhar...
Desta vez saiu um rolo de carne! Não é para me gabar, mas ficou ainda melhor do que das outras vezes!

Ingredientes:

carne picada (eu só uso porco, mas podem fazer uma mistura)
sal
pimenta
coentros em pó
pão ralado
ovo
cominhos
cravinho
noz moscada
oregãos
fiambre
queijo ralado
cenoura ralada

Preparação:

Tempere a carne picada com sal e pimenta. Junte o ovo batido, os orégãos, o pão ralado e as restantes especiarias. Misture tudo muito bem e espalhe formando um rectângulo. Cubra a carne com o fiambre, por cima deste o queijo ralado,depois a cenoura ralada e finalmente enrole como se fosse uma torta, fechando bem com a carne todas as extremidades.
Leve a assar num tabuleiro, colocando um fio de azeite por cima.
Sirva cortado em fatias, com arroz ou batatas e salada!

Bom Apetite!

quarta-feira, Dezembro 13, 2006

Bacalhau Gratinado

Mais outra maneira de preparar bacalhau das inúmeras que existem... Pode ser que vos inspire em alguma criação para o Natal!

Ingredientes:

400g de brócolos
6 batatas médias
5 postas de bacalhau crescido
2dl de azeite
3 dentes de alho
1 cebola grande
4clh sopa rasas de farinha
1clh sopa de mostarda
100g de queijo ralado em fio
noz moscada, sal, pimenta

Preparação:

Separe os bróculos em raminhos, lave-os muito bem e coza-os em água com sal. Escorra e reserve.
Descasque as batatas, deite-as num tacho, cubra-as com água temperada com sal e leve-as ao lume. Deixe ferver 10 minutos e introduza depois o bacalhau. Deixe cozer mais 10 minutos.
Retire o bacalhau e as batatas, coe a água da cozedura e reserve.
Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e faça-o em lascas.
Corte as batatas em rodelas grossas. Leve a alourar o alho bem picadinho em metade do azeite. Junte as batatas e deixe alourar dos 2 lados.
Retire as batatas e coloque-as no fundo de um tabuleiro de forno. Por cima espalhe os brócolos bem escorridos.
Deite o restante azeite no mesmo recipiente e junte a cebola descascada e cortada em rodelas finas. Deixe alourar e adicione o bacalhau.
Polvilhe com farinha, mexa e regue com 6dl de água de cozer o bacalhau. Deixe cozinhar sobre lume brando, mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e junte a mostarda. Mexa bem.
Deite este preparado no tabuleiro, sobre os brócolos e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a gratinar!

Bom Apetite!

terça-feira, Dezembro 12, 2006

Risotto com Salsicha Fresca e Alho Francês

Nunca tinha feito risotto. Mas tinha imensa vontade de experimentar.
Depois de tantas visitas ao blogue Momentos da minha vida, da Eliana, e de tantos elogios ao risotto, resolvi experimentar uma das suas receitas. Adaptei pequenas coisas, mas no geral segui a receita original.
Ficou delicioso. Vou fazer mais vezes de certeza!

Ingredientes: (para 2 pessoas)

1 colher (sopa) de azeite
2 salsichas frescas sem pele
1 alho francês grande cortado em fatias
1 chávena de chá de arroz próprio para risotto (arbório)
1 1/2 chávena (chá) de vinho branco
1/2 litro de caldo de galinha quente
1 colher (sopa) de manteiga
50g de queijo parmesão

Preparação:

Numa panela, aqueça o azeite, a salsicha e deixe refogar. Junte o alho francês e refogue até murchar. Acrescente o arroz e refogue demoradamente, adicione o vinho e cozinhe mexendo sempre até evaporar, vá acrescentando o caldo aos poucos, sempre com o lume no mínimo e mexendo sempre, até o arroz estar cozido, mas firme.
Acrescente a manteiga e o queijo ralado e misture bem, sirva de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, Dezembro 11, 2006

Doce de Abóbora com Nozes e Doce de Abóbora com Laranja

Este ano já tenho a minha conta de abóboras.... ela foi para doce, para arranjar aos bocadinhos e congelar, para sopa e fritos de Natal....
Os doces já lá estão arrumadinhos e prontos a usar!

Doce de Abóbora e Laranja

Ingredientes:

1kg de abóbora amarela limpa
800g de açúcar
3dl de água
3 laranjas grandes

Preparação:

Corte a abóbora em pedaços pequenos. Misture o açúcar com a água e leve a ferver 3 minutos. Retire do lume e misture-lhe a abóbora e o sumo das laranjas. Leve novamente ao lume e deixe ferver lentamente, mexendo de vez em quando com a colher de pau, até que o doce esteja no ponto (ponto de estrada).
Retire do lume e encha os frascos com o doce, tapando apenas quando estiver frio.

Doce de Abóbora com Nozes

Ingredientes:

1kg de abóbora amarela limpa e sem casca
1kg de açúcar
250g de miolo de noz
Pau de canela e canela em pó

Preparação:

Corte a abóbora em pedacinhos. Leve ao lume num tacho com o açúcar a canela e o pau de canela e deixe cozer sobre lume brando até a abóbora se começar a desfazer.
Reduza a puré com a varinha mágica e leve de novo ao lume.
Deixe ferver um pouco mais para apertar o ponto de açúcar e, assim, prolongar o período de conservação do doce.
Pique as nozes grosseiramente e junte-as ao doce. Ferva mais uns minutos mexendo sempre.
Sirva a acompanhar requeijão.

Bom Apetite!

sexta-feira, Dezembro 08, 2006

Felhoses de Floreta

Não posso deixar passar esta quadra natalício sem ir fazendo algumas das iguarias típicas desta altura...
No outro dia tive cá uns amigos para lanchar, e resolvi fazer estas felhoses bem simples. Só é mesmo preciso alguma paciência para ficar de plantão ao fogão e a forma própria para as fazer.
São deliciosos ainda morninhas e enchem a casa com cheiro de Natal! (ou seja a fritos e canela!

Ingredientes e Preparação:

Deite 2 ovos numa tigela funda, junte 2 colheres de sopa de açúcar e uma chávena de leite frio, mas no qual se ferveu 2 cascas de laranja. Adicione, mexendo, 1 chávena de farinha previamente peneirada com um pouco de sal.
Introduza o ferro para as filhós no óleo quente e deixe aquecer bem. Escorra o ferro e pouse-o rapidamente sobre papel absorvente.
Mergulhe o ferro no polme de modo a que este adira só aos lados do ferro. Não deixe o polme cobrir a parte superior do ferro.
Introduza o ferro imediatamente no óleo quente e assim que a roseta se soltar do ferro vire-a para alourar do outro lado.
Escorra sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela.
Sirva com um chá quente em frente à lareira!

Bom Apetite!

quinta-feira, Dezembro 07, 2006

Lombo Assado com Ananás

Mais uma receita bastante simples e apetitosa. A combinação do ananás com a carne de porco resulta muito bem, desde que gostem desta mistura agri-doce!
Foi a minha amiga MJ que me ensinou a fazer e cá em casa esta receita está aprovadíssima!

Ingredientes:

lombo de porco (também pode ser pá, que eu pessoalmente prefiro!)
massa de pimentao
alho
sal
pimenta
louro
colorau
piri-piri
Vinho branco
oregãos
1 ananás ou abacaxi fresco

Preparação:

Começe por fatiar a carne tendo o cuidado de não cortar a fatia na sua totalidade. Depois tempere- a com uma pasta feita com os alhos, colorau, pimenta, o sal, a massa de pimentão, oregãos e o piri piri. Barre bem toda a carne com esta mistura, coloque uma folha de louro partida aos pedaços e regue com um bom gole de vinho branco.
Se possível deixe ficar de um dia para o outro.
Nos espaços de cada fatia feita na carne coloque 1/2 fatia de ananás ou 1 fatia inteira, consoante a profundidade e a altura da carne.
Leve a forno moderado até a carne estar cozinhada tendo cuidado para que não fique seca!
Acompanhe com arroz árabe e bróculos cozidos!

Bom Apetite!

quarta-feira, Dezembro 06, 2006

Bolo Inglês

Como já começa a cheirar a Natal, deixo aqui a minha receita habitual de bolo Inglês, ou bolo de frutas, como lhe queiram chamar....
Este é outros daqueles clássicos que nunca falha na minha mesa de Natal!
O bolo não ficou assim muito bem.... distraí-me e queimou ligeiramente por cima... mas dá para ficar com uma ideia de como é! Pelo menos de sabor estava delicioso!

Ingredientes:

120g de margarina
130g de açúcar
3 ovos
½ cálice de brandy ou rum
raspa e sumo de ½ laranja
1 clh sobremesa de fermento em pó
200g de farinha de trigo
150g de frutas cristalizadas cortadas miúdas
50g de passas

Preparação:

Amasse bem a margarina e o açúcar até ficar creme. Junte os ovos um a um e amassando sempre vá juntando a raspa e o sumo de laranja, o rum, a farinha com o fermento e por fim as frutas.
Deite o preparado em forma própria, untada e polvilhada e leve a cozer em forno médio durante 40 a 50 minutos.

Bom Apetite!

terça-feira, Dezembro 05, 2006

Tortilha de Legumes

Isto é optimo para uma refeição ligeira, um lanche ajantarado, para aproveitamento de restos de vegetais que estejam no frigorífico... E para aqueles dias em que não apetece muito cozinhar!

Ingredientes:

1 lata de milho
1 alho francês
1 cebola
1clh sopa de azeite
1 lata de cogumelos às lâminas
2 linguiças
½ pimento verde
½ pimento vermelho
5 ovos
sal
pimenta

Preparação:

Numa frigideira anti aderente, coza o alho francês cortado em rodelas finas e a cebola picada, no azeite. Junte os cogumelos laminados bem escorridos, a linguiça cortada em rodelas finas, e os pimentos cortados em tirinhas. Deixe saltear.
Escorra o milho, e junte-o ao preparado.
Adicione os ovos bem batidos, temperados com sal e pimenta moída na ocasião e deixe cozer suavemente.
Volte o pastelão com a ajuda de um prato e deixe cozer do outro lado.
Sirva com batatas fritas ou arroz, e salada de tomate.

Bom Apetite!

segunda-feira, Dezembro 04, 2006

Calzone de Atum

Mais uma receita muito boa para este tempo chuvoso e frio. Uma pizza Calzone!
A massa fica estaladiça por fora e fofinha por dentro. E podem sempre variar o recheio.

Ingredientes para 4 pessoas:

350g de farinha
25g de fermento de padeiro
sal
1,5dl de água
2clh sopa de azeite
1 cebola
30g de margarina
100g de ogumelos
4clh sopa de polpa de tomate
1 lata de atum
50g de azeitonas verdes
sal e pimenta
orégãos
200g de queijo mozzarella

Preparação:

Numa tigela, ponha a farinha e abra uma cova ao centro. Aí, deite o fermento de padeiro previamente desfeito na água morna, e o azeite. Amasse, em círculo, até obter uma massa elástica que se despegue das paredes da tigela. Divida a massa em 4 porções e coloque sobre um tabuleiro enfarinhado. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume.
Aloure a cebola picada com a margarina. Junte os cogumelos em lâminas e deixe saltear sobre lume forte.
Adicione a polpa de tomate e deixe apurar sobre lume brando cerca de 15 minutos. Junte o atum em lascas, as azeitonas descaroçadas e aos bocadinhos, misture bem e tempere de sal, pimenta e orégãos.
Amasse cada bola de massa e estenda-as em 4 rodelas finas.
Espalhe ¼ do preparado sobre cada metade de rodela e polvilhe com ¼ do queijo. Cubra com a parte de massa livre e feche bem.
Pincele os calzones com azeite, polvilhe com um pouco de mozarela e oregãos e leve a cozer em forno moderado num tabuleiro untado com azeite, durante cerca de 20 minutos, ou até estarem dourados.
Sirva com uma salada.

Bom Apetite!

sexta-feira, Dezembro 01, 2006

Bolachinhas de Natal


Não resisto a colocar aqui esta receita de bolachinhas! Aproveitem o fim de semana grande, peguem nas crianças, no marido, na mulher, na avó, no irmão, em quem quiserem e começem a preparar a chegada do Natal!
E depois, em frente à lareira e com uma chávena de chá, aproveitem para começar a organizar a decoração da casa e as listas de compras!
Bom Feriado!

Ingredientes:

900gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200gr de margarina em temperatura ambiente
450gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de extracto de baunilha ou sumo de limão

Cobertura (Opcional):

2 claras
900Gr de açúcar em pó
corante alimentar nas cores que desejarem


Preparação:

Com a batedeira electrica, misture a margarina e o açúcar até ficar uma misture fofo. Junte então os ovos um a um.
Peneire a farinha com o sal e o fermento, e, lentamente e com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando à mistura dos ovos. Junte também o extracto de baunilha ou o sumo de limão.
Com a massa forme uma bola, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo e corte as bolachinas com as formas que quiser. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico mais 15 minutos.
Tire do frigorífico e coloque em forno pré aquecido a 170ºC, durante cerca de 10 minutos, só até as pontas começarem a ficar douradas.
Retire e deixe arrefer as bolachinhas sobre uma rede.

Para a cobertura, bata as claras mas de modo a que não fiquem muito presas. Junte o açúcar em pó e mexa. Divida em taças e junte o corante até formar as cores que quiser.
Com um saco de pasteleiro ou uma colher de café ou chá, cubra as bolachinhas com a cobertura. Antes de aplicar outra cor, deixe secar ligeiramente a primeira.
Dê largas à imaginação!

(Atenção que a cobertura demora algumas horas a secar por completo. O ideal é apenas guardar as bolachinhas num recipinete fechado depois de secarem de um dia para o outro!)

Bom Apetite!

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin