Bolo de Ananás


Ainda do jantar de sexta-feira, e depois de uns deliciosos morangos com chocolate, tivemos como sobremesa este bolo de ananás, receita antiga da minha mãe, e que durante muitos anos fez parte de todas as mesas de festa lá por casa.
Aqui fica como sugestão para o fim-de-semana!

Ingredientes:
(usei uma chávena com 250ml de capacidade)

1 lata de ananás em calda
1,5 chávena de açúcar
3 ovos
0,5 chávena de margarina derretida
1 chávena de calda de ananás
2 chávenas de farinha peneirada com 3clh de chá de fermento
¼ chávena de açúcar
cerejas em calda
¼ chávena de margarina

Preparação:

Abra a lata de ananás. Deite dentro da forma o ¼ da chávena de margarina e barre muito bem a forma com toda ela. Depois, deite-lhe o ¼ de chávena de açúcar e espalhe muito bem no fundo da forma. Coloque-lhe no fundo rodelas de ananás, e cerejinhas nos intervalos.
Bata o restante açúcar com as gemas. Junte ao batido a margarina derretida, mexa bem, e depois, adicione-lhe a calda de ananás. Bata as claras em castelo e misture ao preparado alternando com a farinha, mexendo sem bater. Quando tudo estiver ligado, deite na forma e leve a cozer em forno médio 50 a 60 minutos.
Deixe arrefecer, descole cuidadosamente em volta e desenforme.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Tem muito bom aspecto! Acho que nunca comi nenhum bolo do género :)

    ResponderEliminar
  2. fiocu lindo!! gosto muito desse bolo!beijos

    ResponderEliminar
  3. Este bolo ficou lindissimo!! Com muito bom aspecto e deve ter ficado delicioso. E como é receita de família ainda mais importância tem. Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Adoro este bolo, a minha sogra faz um muito parecido. Mil sobremesas, assim é que eu gosto. A minha linha é que não!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. =) este bolo (ou algo com o mesmo aspecto) também é uma das receitas típicas da minha mãe... sabe-me sempre a festas de família de infância!!!

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto :D
    Ia tão bem uma fatia agora ehehe

    Beijinhos C.

    ResponderEliminar
  7. cristina.afcosta10:29

    Olá,
    este bolo lembra-me a minha infância :)
    Já agora pergunto-lhe se sabe a receita de Roti (Indiano). Comi há dias num Restaurante Vegetariano (que recomendo vivamente, em Lisboa, Restaurante Psi junto ao Hospital dos Capuchos.
    Gostei imenso e fiquei com vontade de aprender a fazer.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Ficou mesmo lindo e exótico este bolo!

    ResponderEliminar
  9. Tem um aspecto delicioso!

    ResponderEliminar
  10. Que rico, bolo, adoro este bolo, está perfeito :*

    ResponderEliminar
  11. Durante meses era o único bolo que eu fazia :) Gosto muito!

    ResponderEliminar
  12. Que bolo maravilhoso!
    =D
    Tipo do bolo que me faz feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Mãe15:22

    Não sei se referiste esta receita em "homenagem" às mães nas vésperas do seu dia...Sendo ou não,tive emoção ao lembrar-me de tantas festinhas, especialmente feitas para vós ,filhas, e por isso e pelo lindo bolo que apresentaste, quero-te dizer bem-hajas! Bjo Mãe

    ResponderEliminar
  14. Que bom!Adoro bolo de Ananas!Tao fresquinho!
    Jocas

    ResponderEliminar
  15. Bem este bolo tem um aspecto fantástico... deve ser muito bom.

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto excelente, adoro bolos de ananás...

    ResponderEliminar
  17. por acaso gosto muito
    ainda ha dias fiz mas diferente
    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir