Tostadas de Azeite e Tomate em Pão de Azeitonas

Tenho este vício espanhol de comer "tostada de azeite e tomate". Adoro! E quem nunca provou, não sabe o que está a perder. Qual torrada com manteiga... Nada chega a uma boa fatia de pão caseiro torrado regado com um fio de bom azeite e uma pedrinha de sal. Se levar tomate melhor ainda!
Até parece que nos estou a ver - eu, o M., a C. e o T. - numa qualquer cidade espanhola a comer tostadas de azeite e tomate ao pequeno-almoço numa qualquer casa de desayunos.
E agora que descobri que o pão de azeitonas do "Tio" Jerónimo fica lindamente feito assim, não quero outra coisa.
Como era possível nunca ter partilhado. Aqui fica.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pãezinhos de azeitonas
azeite q.b.
flôr de sal
1 tomate maduro

Preparação:

Corte os pãezinhos ao meio e coloque-os na torradeira a tostar ligeiramente. Entretanto lave o tomate e corte-os em fatias.
Assium que o pão sair da torradeira regue-o com um fio de azeite, coloque as fatias de tomate por cima e polvilhe com uma pitada de flôr de sal.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. um optimo petisco!!!! delicia!! beijos

    ResponderEliminar
  2. Hum se com um pão normal já ficaria bom, imagino com um pão de azeitonas!
    Delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Mais uma que tenho de experimentar!! Ainda não conheço esse pãozinho de azeitonas e já ando com vontade de experimentar há algum tempo, mas sempre tive receio que as azeitonas ficassem com um sabor meio esquisito... Mas se dizes que é bom, então eu acredito!! Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. No Ribatejo têm a tradição de comer Torricado.

    Para se fazer Torricado: grelha-se o pão na brasa com sal e regado com azeite, mal sai da brasa esfrega-se o pão com dentes de alho (queima os dedos, mas é por uma boa causa) depois come-se e chora-se por mais!

    Espero não me ter enganado na ordem...

    ResponderEliminar
  5. Também adoro, mas costumo levar ao forno para ficar crocante.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom mesmo...adoro!

    ResponderEliminar
  7. Fernanda20:16

    Só é pena que o "Tio" Jerónimo seja um forreta nas azeitonas

    ResponderEliminar
  8. hum que belo acompanhamento para uma sopa ao meu jantar
    boa semana
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Perfeito!!!!
    Esse pãozinho deve ser sensacional!
    Beijocas!
    Thais

    ResponderEliminar
  10. a única diferença entre a tua e a minha receita é que eu espremo um tomate maduro e verto por cima da tosta em vez das fatias de tomate... ;)

    ResponderEliminar

Imprimir