Pá de Porco Assada com Alecrim

Mais uma receita de carne de porco. Mais um assado. Mais alecrim.
Alecrim, porque é uma das minhas ervas aromáticas frescas favoritas, e que combina lindamente com carne de porco. E não há nada melhor do que um assado que nos deixa o tempo livre para podermos preparar outras coisas, com um mínimo de vigilância.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 pá de porco com osso com 2kg a 2,5Kg
sal e pimenta q.b.
4 pernadas de alecrim fresco
3 dentes de alho
1 colher de sopa de molho de piri-piri
150ml de vinho branco

Preparação:

Colocar a carne numa assadeira e temperar com o sal, a pimenta, o molho piri-piri e os dentes de alho picados. Por debaixo da carne colocar 2 pernadas de alecrim, e colocar as restantes duas por cima da carne.
Regar com o vinho e levar ao forno quente (180ºC) durante 2 horas coberto com papel de alumínio.
Ao fim desse tempo, retirar o papel e deixar a carne alourar, aumentando um pouco a temperatura do forno e deixando cozinhar mais 20 minutos, ou até a carne estra cozinhada.
Servir cortada em fatias com batatinhas assadas ou arroz de açafrão e com grelos cozidos.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. DIVINAL:)
    O Epaminondas adorou!
    Mais uma receita que fica para as melhores ocasiões !
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Acho que já expressei a minha opinião sobre o alecrim, continuo a afirmar, é uma erva que adoro usar nos meu cozinhados. Aposto que essa carne ficou uma delícia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também gosto de assar a pá de porco com alecrim, mas deito-lhe também sumo de laranja.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Eu também sou grande fã do alecrim. Se me é permitida uma sugestão, esta carne ficaria muito boa acompanhada com puré de maçã. Eu costumo fazer e fica delicioso.

    Bom apetite.

    ResponderEliminar
  5. Parece delicioso, eu adoro carne de porco com alecrim!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de condimentar as receitas com alecrim, dá um toque excelente!
    Adorei o aspecto da tua carne, bem suculenta.

    ResponderEliminar
  7. por acaso nunca experimentei essa erva aromática.
    mas agora ando numa de fazer uma horta de cheiros e vou comprar alecrim para experimentar
    esta bem agradável adoro assados deste género
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hum que aromática deve ter ficado essa carninha!!!

    ResponderEliminar
  9. Puré de maçã,, ora aí está algo que eu não sei mas gostava de fazer ,, La Pattysserie,,, dá-me uma ajudinha nisso??, por favor..
    Obrigada

    Sou uma sortuda , tenho uma hortinha mesmo á porta da cozinha, com alecrim pois claro, vou experimentar.

    ResponderEliminar
  10. Tenho alecrim na varanda aqui do apartamento,portanto é a erva que mais gosto de utilizar, sempre fresca!!!

    ResponderEliminar
  11. Rosa, tenho uma receita de puré de maçã no meu blog, é muito simples. Aqui fica o link http://lapattysserie.blogspot.com/2009/11/costeletas-no-forno-com-pure-de-maca.html

    Bom apetite!

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito da combinação carne de porco - alecrim...resulta sempre bem. Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar

Imprimir