Cataplana de Raia

Foi um radiante fim-de-semana de sol e calor este que passou. Por isso nada melhor do que fazer almoços na varanda, jantares de amigos cheios que coisas frescas e refrescantes, churrascos em boa companhia e aproveitar, aproveitar muito o sol, o calor e estes bons momentos!  Até porque meus amigos, achuva está para voltar!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 asas de raia
1 cebola
1 pimento verde
1 tomate maduro (ou 1 lata pequena de tomate pelado)
1 raminho de coentros
sal
1 malagueta
100ml de vinho branco
azeite q.b.
8 batatinhas novas

Preparação:

No fundo cacataplana (na falta desta num tacho que feche bem) coloque a cebola cortada em rodelas. Coloque depois as asas de raia, o pimento em tiras e o tomate cortado em pedaços. Tempere com sal, a malagueta em pedacinhos, o ramo de coentros e regue com o vinho branco e o azeite.
Feche a cataplana e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando.
Entretanto coza as batatinhas em água temperada de sal.
Junte as batatinhas já cozidas à cataplana e sirva de imediato.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. è um peixe que adoro,raia,ficou excelente,jinhos amiga

    ResponderEliminar
  2. Que bela ideia para usar a cataplna.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que se comia raia...interessante!
    =)
    Beijso

    ResponderEliminar
  4. Acho a raia um peixe muito suave, o qual também utilizo em caldeirada, apenas com raia. A cataplana é uma sugestão similar. Uma boa sugestão para adultos e para treinar as crianças com os sabores do peixe. Uma amiga minha faz este tipo de cataplanas/caldeiradas com a própria água do mar. Ela está numa zona onde as águas são muito limpas, mas mesmo assim ainda não arrisquei tal. Se comemos os peixinhos que vivem na água, uma caldeirada ou cataplana com água do mar não deve "matar" ninguém... Pelo menos a tal minha amiga continua bem viva. E diz ela que não há caldeirada como aquela!!!
    Um abraço.
    Miguel
    http://cozinha-sem-tabus.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Adoro raia, esta é uma excelente sugestão, agora só lá para dia 15 vou conseguir ter um fds em casa, mas vou ficar de olho na receita..
    bjos
    sandra

    ResponderEliminar
  6. Uma bela cataplana, toda apetitosa... sou suspeita, adoro raia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. eu nunca comi raia, mas acho que depois destes comentarios vou procurar em são paulo, no ceasa , para fazer , adoro conhecer tudo , amo cozinhar , inventar , e por incrivel , nunca ouvi falar em cataplana o que é, um modo de fazer uma comida , ou uma panela , alguem pode me explicar , adoraria saber , por que a informação e tudo , para voces que ja sabem deve ser boba minha pergunta , mas....se puderem me responder agradeço de coração .......beijokas

    ResponderEliminar

Imprimir