Chesecake de Coalhada com Compota de Morango

No dia da mãe, foi também altura de fazer um docinho para levar para o almoço com a mãe, avó e a restante família.
Como o fim de semana foi muito atribulado, com almoços e jantares, tive de preparar algo muito simples e rápido. Usei pela primeira vez a coalhada (cuajada) que apesar de já ter comprado há algum tempo, ainda não tinha sido utilizada.
Acabei por fazer uma espécie de cheesecake, e o uso da coalhada revelou-se muito prático, pois solidifica bastante rápido, sem ser necessário o recurso a folhas de gelatina. Também não usei leite condensado, e tornei a receita mais leve e menso enjoativa.
E, apesar da barriga cheia do almoço, esta versão de cheesecake ficou aprovada!

Ingredientes:

200gr de bolacha maria
100gr de manteiga
1 pacote de coalhada (cuajada)
200ml de natas magras
300ml de leite
50gr de queijo creme
5 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de compota de morango

Preparação:

Comece por preparar a base de bolacha, triturando-a e juntando a manteiga derretida. Forre depois uma forma de mola com o preparado pressionando bem. Leve ao frigorífico.
Faça depois o recheio: num tachinho coloque as natas e o leite e dissolva o conteúdo da carteira de coalhada. Junte o açúcar e leve ao lume até engrossar e começar a ferver. Retire e junte o queijo creme mexendo bem até dissolver.
Coloque este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico até prender, ou de um dia para o outro.
Antes de servir o cheesecake, retire-o da forma e coloque-o no prato. Numa tacinha coloque a compota de morango e um pouco de água e leve ao microondas uns segundos para a compota ficar mais líquida. Deixe arrefecer e coloque a compota sobre o cheesecake.

Bom Apetite!

25 comentários :

  1. Anónimo09:06

    ola bom dia,sigo o seu blog com regularidade assim como o "economia cá de casa" e começo a acreditar em coincidências, o meu afilhado vai fazer a primeira comunhão e também fiquei encarregue do bolo e das bolachinhas para oferta,então quando vi o seu post TARAMMMMMM,o que lhe queria perguntar era se me dizia onde comprou os saquinhos das bolachas porque só tenho encontrado sacos demasiado grandes ,desde já agradeço e votos de felicidades.
    Maria João

    ResponderEliminar
  2. Hummm....
    Delicioso!

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosa sobremesa!!! Ficou bem apetitosa e óptima para a ocasião.
    Um beijinho***

    ResponderEliminar
  4. Hoje coloquei no meu blog a tal compota de morango que fiz a partir da dica dos morangos em promoção!....
    mais uma vez obrigada pela partilha (e obrigada pelo comentário no aniversário dos meus gémeos....
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Que bom aspecto! :)

    ResponderEliminar
  6. Tem cá um aspecto!!! Eu ta,bem ainda não experimentei cualhada, mas deve ser uma delícia. beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso desta versão de cheesecake.
    Vou experimentar!!!!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de cheesecake, hei-de experimentar esta versão com a cuajada...

    ResponderEliminar
  9. que bom que me parece.
    eu ainda nao experimentei esse ingrediente tenho que experimentar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que óptimo aspecto, bem fresco e apetitoso!
    A cuajada é mesmo excelente para este género de receitas, pois o tempo de solidificação é muito reduzido.

    ResponderEliminar
  11. Que óptimo aspecto, bem fresco e apetitoso!
    A cuajada é mesmo excelente para este género de receitas, pois o tempo de solidificação é muito reduzido.

    ResponderEliminar
  12. Também gosto da coalhada pelo facto de solidificar muito rápido. Este cheesecake ficou com um aspecto delicioso :)

    ResponderEliminar
  13. Affff, que coisa boaaaa!!!!!
    Nunca comi cheescake de coalhada...adorei, super diferente!
    Delícia!!! :)
    Beijocas,
    Thais

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde!

    Leio este blog todos os dias e só tenho a agradecer as dicas e as receitas fantásticas que tenho tirado daqui! Faço algumas e devo dizer que são realmente muito boas, cheias de imaginação e sabor!
    Já uma vez fiz um comentário onde disse que sou nova nas artes culinárias, e é verdade! Por isso não sei o que é coalhada nem como se compra.
    Se me puder esclarecer agradeço imenso.
    Parabéns pelo seu blogue!

    ResponderEliminar
  15. Hoje há aqui muitas perguntas para responder.
    Em primeiro lugar os saquinhos das bolachas: realmente os meus também eram muito compridos e tive de os cortar ao meio. Comprei no mesmo sítio onde comprei as pastas de açúcar para decorar o bolo de baptizado, na Casa de Bolos.
    Quanto à coalhada (cuajada) gostava de saber onde se vende em Portugal, pois eu cá nunca vi à venda. Comprei num Mercadona em Espanha, pois estava farta de ouvir falar e ainda não tinha experimentado. Não sei se no Hipercor ou outro supermercado espanhol em Portugal haverá.
    Coalhada é uma sobremesa láctea em pó, à qual se junta leite, leva-se ao frigorífico e solidifica bastante rápido, ficando com um sabor muito semelhante ao iogurte.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:57

    Olá,

    É verdade! Também sigo este blog e, é um blog de salivar... :)

    cuajada - há à venda no supermercado do Corte Inglês, Lisboa, custa à volta de 1,50/pacote com 3 saquetas.

    bjk

    ResponderEliminar
  17. Parece deliciosa e menos doce que a habitual cheesecake. Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Mafalda19:24

    Estou completamente viciada neste blog!! já experimentei muitas receitas daqui e saiem sempre fantasticas!! Muitos parabéns mais uma vez! tudo o que faz e mostra aqui é simplesmente maravilhoso! Obrigada pela generosidade com que partilha as suas receitas!

    ResponderEliminar
  19. Há nos supermercados Froiz, não sei se existe nessa zona.

    ResponderEliminar
  20. hum deve ser uma delicia msmu, vou fazer pra ver!!!!!!!!!
    Adorei seu blog
    bjus

    ResponderEliminar
  21. Obrigada pelos esclarecimentos! Será mais fácil ir ao El Corte Inglês!
    Vou experimentar e depois digo como ficou!

    ResponderEliminar
  22. Mais leve só usando queijo fresco (4 pequenos) e iogurtes naturais (4) pois detesto natas :-) e sumo de limão ou lima...

    ResponderEliminar
  23. Ficou com um aspecto bem apetitoso, para além de bonito. Eu ainda não me tentei com a colhada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Anónimo19:13

    Boa tarde!!!
    Foi com enorme prazer que dei uma espreitadela ao seu blogue, que por sinal muito interessante!!!
    Esta receita parece delicíosa, e eu como golosa que sou , vou tentar ter um tempinho para experimentar fazer.
    Muito obrigada por partilhar estas delicías comnosco!!!
    Eu adoro cozinhar e a parte que mais me dá gosto fazer é doçaria, por estes motivos também acabei de criar um blogue, não tive ainda oportunidade para colocar algumas coisas. Ja coloquei este blogue no meu favoritos para de vez em quando ir espreitando!!
    Até breve e obrigada..

    ResponderEliminar

Imprimir