Creme de Legumes com Hortelã

A hortelã é uma das minhas ervas aromáticas preferidas, e das poucas que consigo ter na minha varanda, sem correr o risco de a deixar morrer ao fim de algumas semanas.
Utilizo-a para imensas coisas, desde sobremesas, bebidas, no arroz de pato, com borrego, na canja de galinha, para decorar... e desta vez lembrei-me de a colocar num simples creme de legumes e deixar que o seu aroma o perfumasse. Não me enganei. Combinou lindamente.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 courgette
1 cebola
1 cenoura grande
1 alho francês
sal q.b.
azeite
1 raminho de hortelã

Preparação:

Lave os legumes. Descasque a courgette e a cenoura e corte-a em cubinhos. Corte o alho francês em rodelas e a cebola em meias luas.
Numa panela coloque um pouco de azeite e salteie os legumes. Acrescente depois água a ferver até os cobrir completamente e tempere com um pouco de sal e com o raminho de hortelã.
Assim que os legumes estiverem macios retire a hortelã e com a varinha mágica triture os legumes de modo a a obter uma sopa cremosa. Acrescente mais água ou sal se necessário e deixe voltar a ferver.
Sirva em tacinhas decorada com hortelã fresca.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. A prova de como um pequeno detalhe pode fazer a diferença. Adorei a taça :-). Já agora parabéns pelos 4 anos de receitas! Não tenho tido muito tempo para a blogosfera e só agora vi...
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa também somos apreciadores por sopinhas deste género, ainda mais com um toque fundamental.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. Muito bom!

    às vezes faço isso, pois adoro hortelã e também tenho em casa. Uso-a para muitas coisas pois adoro o perfume que deixa!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:17

    Dicas para cultivo de ervas aromáticas em varandas:
    mangericão: ao sol e muita água.
    tomilho, cebolinho e oregãos: à sombra e muita água também.
    Salsa e coentros: nunca consegui ter em varandas pois ganham uma espécie de fungo preto.

    ResponderEliminar
  5. eu bem que ando a tentar ta,mbem cultivar ervas ams nao ta facil:-)
    esta sopa esta perfeita
    beijocas

    ResponderEliminar
  6. Tb gosto de hortelã e confesso que me esqueço de usar essa ervinha que deixa um cheiro tão agradável nos pratos!

    ResponderEliminar
  7. Deve ser de uma leveza este creme.
    Espetacular.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. adorei esta sopinha...deve ficar muito saborosa!!!
    boa semana...bj

    ResponderEliminar
  9. Olá!

    A minha mãe experimentou esta sopa hoje e fiquei fã. O sabor a hortelã é qualquer coisa de divinal!

    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir