Tarte de Atum com Legumes

Na mesa de aniversário do M., para além dos crostini de mozarella e presunto e dos cogumelos com farinheira, repeti o queijo de cabra panado com redução de frutos vermelhos, desta vez passando-o por ovo e farinha antes de fritar. Foi a entrada mais elogiada. E depois das entradas o almoço foi uma simples cataplana de carne de porco com ameijoas e camarão, da qual não há fotografia, mas cuja preparação é muito próxima de uma já publicada no blogue. Seguiram-se depois várias sobremesas, (a maioria já se encontra publicada no blogue), e outras que vos mostrarei nos próximos dias. Cantámos os parabéns com um bolo muito original e, para quem ficou pela tarde dentro houve ainda uns salgadinhos para complementar o estômago. Umas empadinhas de salsicha, uns enroladinhos folhados e ainda esta tarte de atum e legumes que desapareceu num instantinho depois de receber muitos e diversos elogios. Aqui fica a receita.

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada pronto a usar
1 lata de atum
6 cogumelos brancos
1 alho francês pequeno
1 cenoura
4 colheres de sopa de milho doce
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
2 ovos
100ml de natas
sementes de sésamo q.b.

Preparação:

Comece por desenrolar a massa e forrar uma tarteira de fundo amovível com a massa. Pique-a com um garfo, cubra-a com papel vegetal e coloque-lhe uns pesos em cima - eu uso grão de bico seco. Leve a base ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos para pré-cozinhar a massa da tarte.
Entretanto corte o alho francês em rodelas e lave-o muito bem. Descasque a cenoura e rale-a. Lave os cogumelos e corte-os em pequenos pedaços.
Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e salteie a cenoura ralada, o alho francês e os cogumelos partidos em pedaços. Junte o milho e deixe cozinhar até os legumes murcharem. Acrescente o atum escorrido, envolva bem e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Retire a base da tarte do forno, retire os pesos e o papel vegetal e encha a tarte com a mistura de atum e legumes. À parte bata os ovos inteiros com as natas e tempere com um pouco de sal e pimenta. Cubra a tarte com este preparado e polvilhe abundantemente com as sementes de sésamo.
Leve a forno quente 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até o recheio da tarte estar cozinhado e firme.
Sirva morna ou fria.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Bela execução a dessa tarte/quiche, mesmo apropriada para o tempo quente que, não tarda, nos está a bater à porta e a pedir coisas leves e despachadas, para comer frias, num instante.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um ar divinal!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. bem que quiche tao boa e tao bonita.

    esta terei de tesytar la em casa em breve de certeza
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro tartes salgadas! Dão sempre muito jeito, seja em festa, ao jantar com uma salada ou até para trazer para o almoço...mais uma sugestão!
    Obrigado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Deve estar divinal!

    Beijinhos
    bela
    bijusecondhand@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Boa e linda!!! A fotografía ficou muito bonita. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Eu fiz ontem esta tarte! É mesmo muito boa! :)

    ResponderEliminar

Imprimir