Acho que já aqui referi que não gosto nada de pescada cozida. Basta cheirar o peixe a cozer e até fico mal disposta.
Quando era miúda, claro que os meus pais não queriam saber se eu gostava ou não. O que vinha para a mesa era igual para todos, e eu também tinha de comer. Só depois de adulta, deixei de ser obrigada a comer peixe cozido, e nessas alturas a minha mãe ou a minha avó costumavam fazer-me o peixe estufado.
Aqui fica esta minha recordação e a receita da pescada estufada tal como a minha mãe e avó me costumavam fazer!
Ingredientes para 2 pessoas:
4 lombinhos de pescada
1 cebola
1 tomate grande pelado
1 chávena de ervilhas
1/2 pimento verde
1 colher de sopa de polpa de tomate
salsa
sal q.b.
50ml de vinho branco
azeite q.b.
Preparação:
Pique a cebola e leve-a ao lume, num tacho, juntamente com um fio de azeite. Deixe refogar um pouco e acrescente depois o tomate pelado partido em pedaços, as ervilhas, o pimento em tirinhas, a polpa de tomate, a salsa picada grosseiramente e o vinho branco. Tempere com um pouco de sal e, se necessário acrescente um pouco de água.
Assim que levantar fervura acrescente os lombinhos de pescada e deixe estufar até o peixe e os legumes estarem cozinhados.
Sirva com batata cozida.
Bom Apetite!
Também eu detesto pescada cozida e como tal, para comê-la, tenho sempre de 'disfarçá-la'.
ResponderEliminarEsta tua versão parece-me ótima para experimentar ;)
Bem eu também pertenço ao clube dos que detestam pescada cozida... é tão sem graça, cá em casa para comer a pescada só na sopa de peixe, ou então se forem os filetes, panados vão muito bem.
ResponderEliminarAdoro ervilhas, a minha mãe costumava fazer-me ervilhas com ovos escalfados naqueles dias em que só eu almoçava em casa... que delícia!
O teu pratinho está muito bonito.
Beijinhos
Eu também fico doente só com o cheiro do peixe a cozer, mas adoro peixe e esta versão da pescada se calhar vai-me reconciliar com ela!! Vou experimentar... :)))
ResponderEliminarOlá :D
ResponderEliminarAntes de mais, e porque apesar de aqui vir todos os dias raramente deixo um comentário, quero dizer que ADOREI conhecer-te ontem no "Há Conversa" que acompanhei do principio ao fim na RTP Memória.
Estiveste fantástica e apenas reforçaste a ideia que fazia de ti, e com a qual concordo plenamente, és uma mulher doce e comunicativa que cultiva a relação intimista e familiar com que se faz o que mais gostamos!
Parabéns! ADOREI!
Beijinhos
Bom dia!
ResponderEliminarSerei a única pessoa que nunca te viu na televisão? Que só conheço pela contracapa do livro? Deixo a minha sugestão: é possível reservar um cantinho no blog a comunicar a agenda? Assim, os mais distraídos como eu, podem acompanhar-te!
Beijinho
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/
Olá, bem eu também não vou muito à bola com a pescada.... como uns filetes e tal e vá lá...
ResponderEliminarMas esta tua receitinha ficou com bom aspecto... O meu B. gosta mt deste peixinho por isso se calhar ainda vou pôr mãos à obra. Gosto especialmente destas receitas carregadas de memórias.
Beijinhos
Gostei da receita deve ser bom! Só tenho umaduvida os lombinhos de pescada parecem ter uma camada de qualquer coisa o que é? Dá a sensação que foram panados!
ResponderEliminarmai uma para o clube que detesta pescada cozida. ou melhor ate como um pouquinho qundo estou a fazer recheio de rissois mas comer assim um prato na nao gosto.
ResponderEliminarassim esta bem melhor:-)
parabéns pela entrevista de ontem:-)
beijinhos e bom fim de semana
hummmmmmm! gostei!
ResponderEliminarimpossivel sair daqui sem levar comigo està simples mas deliciosa receitinha uma optima maneira bem deliciosa de comer um peixinho.
ResponderEliminarparabens amiga amei esta receita.
beijinhos
eu gosto muito de peixe cozido, mas curiosamente também não vou à bola com pescada cozida, por isso gosto sempre destas sugestões.
ResponderEliminarnão sei se já reparaste no meu blog (nem sei se costumas passar por lá) mas de momento estou a ler o teu livro.. e estou a adorar... e ontem mesmo o nosso jantar foi uma das tuas receitas (quando publicar aviso).
neste momento estou no trabalho e o teu livro está comigo, pois trago sempre algo para ler nas horas mortas... lol
curiosamente também nunca te vi na televisão, mas deves ser um amor de pessoa, tal como eu te imagino.
obrigado pelos blogs muito úteis e pelo livro delicioso.
Olá. Tenho um passatempo a decorrer no meu blogue. Visita-me e participa!
ResponderEliminarO tema é "Entradas/Petiscos" e no fim tem prémio!!
http://cozinheiradatreta.blogspot.com
Fico à espera!
Beijinhos.
Mais uma para o clube dos que detestam pescada cozida, realmente é muito sem graça.
ResponderEliminarGrande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com
Que delicia de prato!!
ResponderEliminarAdorei a sugestao,um bom fim de semana..
bjs
Olá. Cá está mais uma receita para experimentar. Eu, ao contrário de si e da maioria dos comentadores, adoro pescada de todas as maneiras. Na casa da minha mãe, quando era peixe cozido era pescada para mim e maruca para ela. Cá em casa costumamos estufar só com tomate e cebola mas vamos experimentar esta variedade.
ResponderEliminarComida tão saborosa.. PARABÉNS
ResponderEliminarDe certo que está muito orgulhosa do seu blogue ....
Mhmmh pelo aspecto parece uma delicia!
ResponderEliminarhttp://femulher.blogspot.com/
Aprovadissímo! O meu piolho de 15 meses até aplaudiu enquanto comia, e ele não é de fazer grandes festas à refeição. Apenas retirei os pimentos e acrescentei cenouras baby. Estava maravilhoso e até teve direito a post.
ResponderEliminarContinuação de boas receitas e o maior sucesso para o livro.
http://vidasdanossavida.blogspot.com/
Engraçado, tb não suporto peixe cozido :) Obg pela receita!
ResponderEliminar*
O que eu detesto mesmo mesmo são as ervilhas:)
ResponderEliminar