Papelotes Aromáticos de Salmão

Há que variar a maneira como cá em casa habitualmente comemos peixe. Ganha quase sempre a versão grelhada apenas com umas pedrinhas de sal. Porque é assim que tanto eu como o M. mais gostamos de comer peixe.
De vez em quando lá sai uma versão no forno, no tacho, ou misturado com arroz ou massa! Desta vez a solução encontrada foram os papelotes, uma versão que também me agrada bastante, e que já não fazia há algum tempo. E desta vez, não levei os  papelotes ao forno, cozinhei-os no fogão, numa frigideira anti-aderente - e resultou lindamente!

Ingredientes para duas pessoas:

2 postas ou 2 lombos de salmão (se usar congelado, deixe descongelar primeiro)
1 cebola pequena
1 raminho de alecrim
sal e pimenta q.b.
óleo de sésamo q.b.

Preparação:

Corte dois rectangulos de papel de alumínio. No centro de cada um coloque o salmão e tempere-o depois com uma pitada de sal e pimenta e um pouco de óleo de sésamo.
Corte a cebola em cubinhos e divida-a pelos dois papelotes  colocando por cima um raminho pequeno de alecrim.( A cebola ajudará a criar humidade de modo a que o peixe não seque, e, se não gostar de a comer rtire-a depois do peixe cozinhado.)
Feche os papelotes com cuidado, de modo a que o vapor criado durante a cozedura não se escape.
Coloque uma fridideira anti-aderente ao lume que deve ser muito brando e sobre esta coloque os papelotes. Deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos.(Se fizer os papelotes no forno este deverá estar a cerca de 180ºC e demorará sensivelmente o mesmo tempo a cozinhar).
Abra os papelotes já na mesa e sirva juntamente com uma salada e umas batatinhas salteadas.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Confesso que papelotes é da das minhas alternativas favoritas ao grelhar. Mas nunca me tinha ocorrido sequer fazer numa frigideira... e da próxima já vou experimentar ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito boa alternativa... deve ser uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. hum fica muito bom fica, eu tambem adoro preparar assimo peixe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Excelente ideia!!! A minha filha adora peide e é preciso variar!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece-me muito bem, visto que escapa-me sempre formas alternativas de cozinhar peixe. Pode-se substituir o óleo de alecrim por azeite? :)

    ResponderEliminar
  6. Boas ! Essa receita parece ser uma delicia parabéns. Sou luso-francesa, e penso que há um erro no nome da receita. É Papillotes, não sei se papelotes é a tradução em portugues, se for peço desculpa.

    Vou dar uma vista de olho no blog

    ResponderEliminar
  7. Salmão é um peixinho muito bem recebido na minha mesa adoramos e este ficou uma delicia amiga, gostei muito.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana. Se gostar dela, vote na minha sardinha no concurso de sardinhas das Festas de Lisboa. É só clicar um "gosto" na foto da sardinha 281 do álbum#10 das sardinhas para votação, na página do Facebook das Festas de Lisboa. Se for eleita a minha sardinha aparece nos cartazes. Muito Obrigada, beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. costumo fazer assim. fica mto bom e nao deixa cheiro. tempero c bastante limão. um bocadito de azeite, oregaos e se tenho bacon, coloco uns pedacitos. fica mesmo bom!

    ResponderEliminar
  10. engraçado pois é o meu prato amanham ao meio dia no trabalho gostei muito beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Joana

    a culinária é uma arte

    mas

    arte maior, é saber cativar as pessoas para uma cozinha simples de fazer, boa de comer

    que deixa espaço e tempo para os risos e outras paixões

    e é assim que lhe agradeço a existência deste blog e o seu "feito em casa" onde tanto me revi, pois as mulheres da minha vida também me contaram os seus segredos, da única forma possível

    deixando-me fazer, fazendo!

    é por isso que conto histórias...

    um abraço e obrigada!


    manuela

    ResponderEliminar
  12. ilda00:25

    Boa noite

    A receita parece óptima,mas eu li que o papel de alumínio não se deve utilizar para confeccionar alimentos.
    Ilda

    ResponderEliminar
  13. ilda09:53

    Bom dia
    Nas minhas pesquisas encontrei este blogue deveras doce e interessante.
    Aqui vai o endereço...
    http://www.chocolatria.com/

    ResponderEliminar
  14. Fiz ontem esta receita e ficou óptima! Em vez do óleo de girassol usei um pouco de óleo normal e em vez do alecrim, usei salsa.
    Ficou muito bom...acho que o segredo aqui é mesmo a cebola!

    ResponderEliminar
  15. Fiz essa receita, mas mudei alguns detalhes, até tirei foto!!!

    ResponderEliminar
  16. hoje foi o meu almoço :) e é qualquer coisa fantástica :) gostei muito e uma alternativa simples ao tradicional grelhado!
    ***

    ResponderEliminar

Imprimir