Esparguete com Atum e Molho Pronto



Nestes dias por Estocolmo, continuamos a optar por fazer alguns piqueniques ao almoço e jantares em casa.

Eu lá vou inventando coisas simples e rápidas - recorrendo quase sempre a coisas pré feitas para facilitar. Não tenho nem muitos utensílios por aqui, nem muita disponibilidade de tempo ou vontade de passar muito tempo na cozinha do nosso alojamento.

Ir ao supermercado continua a ser uma aventura: leio os rótulos com a ajuda do google translator e na hora lá decido o que comprar e combinar para uma refeição aceitável.

Desta vez esparguete e atum com o toque de um frasco de molho de tomate pronto. Fica a ideia para fazerem numa situação semelhante.


Ingredientes para 4 pessoas:


2 latas grandes de atum

300g de espaguete

350ml de molho de tomate com ricota e pecorino


Preparação:


Coza o esparguete em água a ferver temperada de sal até ficar al dente. Escorra bem mas guarde um pouco da água da cozedura. Junte o atum e o molho de tomate ao esparguete e envolva bem. Junte um pouco da água da cozedura para soltar o molho e sirva de imediato com uma salada.


Bom Apetite! 


Pernas de Frango com Tempero de Tacos e Couscous de Grão de Bico



Desde que chegamos a Estocolmo, e desde a primeira ida ao supermercado, percebi logo que as opções são muito diferentes das que temos em Portugal mas principalmente os preços são bastante diferentes. A alimentação aqui é cara. Não só os restaurantes, mas até na ida ao supermercado.

Neste tipo de viagem que fazemos com os miúdos, optamos sempre por alojamento em apartamento com cozinha, e optamos por jantar quase sempre em cada depois de uma ida ao supermercado. O mote é desenrasque: pizzas e lasanha congelada fazem quase sempre parte do menu, e depois depende muito do que existe. Tento ser o mais pratica e cozinhar o menos possível, portanto, ao contrário do que acontece em casa, recorro muito a coisas pré feitas mesmo para desenrasque.

Num país em que a língua é taco diferente é ainda mais uma aventura perceber o que são os ingredientes.

Já houve uma refeição de panados congelados com noodles com molho de tomate. Outra com kebab de frango, pão sueco e tomate e a clássica lasanha congelada.

Desta vez inventei com ingredientes mais a sério, mas mesmo assim tive de inventar temperos porque só tinha sal….



Ingredientes para 4 pessoas:


1kg de perninhas de frango

1 saqueta de tempero para tacos

1 chávena de couscous

200g de grão de bico cozido

Sal q.b.


Preparação:

Tempere as pernas de frango com um pouco de sal e depois junte a saqueta de tempero para tacos envolvendo bem no frango. Coloque assim mesmo no forno previamente aquecido a 180ºC - sem mais gordura ou líquido - cerca de 35 minutos ou até as perfilhas estarem douradas e cozinhadas. Pode ir virando ao longo da cozedura.

Entretanto prepare os couscus: a 1 chávena de couscous junte 1 chávena de água a ferver e junte um pouco de sal. Mexa e tape com um prato deixando hidratar 5 minutos. Ao fim desse tempo separe os couscous com um garfo e acrescente o grão de bico cozido. Se tiver salsa ou um pouco de rúcula também pode juntar.

Sirva o frango com ou cosucous e uma salada verde.


Bom Apetite!


Wraps de Mozarella e Presunto



Nesta casa não há desperdício alimentar em quase nenhuma circunstancia. É das coisas que mais detesto. Véspera de irmos embora. Um resto de presunto que tinha vindo ainda do Algarve. Portanto além dos wraps de atum ainda houve de presunto e mozarela para não desperdiçar nada.


Ingredientes:


4 wraps

4 fatias de presunto

1 bola de mozarella fresca

Folhas verdes a gosto


Preparação:


Corte a mozarella em fatias.

Sobre cada wrap coloque 1 fatia de presunto, fatias de mozarella fresca e folhas verdes. Dobre as bordas do wrap para dentro e enrole depois cuidadosamente. Embrulhe em papel de alumínio e guarde no frigorífico.


Bom Apetite!

 

Wraps de Atum, Ovo cozido e Folhas Verdes



Perguntam-me muitas vezes acerca de sugestões para almoços rápidos ou de piqueniques para os miúdos. Não foi esse o motivo, mas esta sugestão de wraps é super prática para levar para a praia, para piquenique, para almoços mais ligeiros, e foi também uma das soluções para levar para comer no avião, porque é super prático.


Ingredientes:


8 wraps

2 latas de atum

4 ovos cozidos

Maionese q.b.

Folhas verdes a gosto


Preparação:


Numa taça coloque o atum previamente escorrido. Junte os ovos cozidos partidos e maionese a gosto e esmague tudo bem de modo a obter uma pasta - eu gosto que tenha alguma textura, mas deixe como gostar mais.

Coloque depois sobre cada wrap 1/8 desta mistura e junte também umas folhas verdes. Dobre as bordas do wrap para dentro e enrole depois cuidadosamente. Embrulhe em papel de alumínio e guarde no frigorífico.


Bom Apetite!


Panquecas de Banana e Aveia



Na data de hoje andamos os 5 a explorar Estocolmo. Depois de muitos dia a sul, foi tempo de algo completamente diferente para as férias.

Nesta nova era das viagens aéreas, já se sabe que os voos dificilmente têm comida incluída, e o que há é a pagar e de qualidade duvidosa. Democratizam-se as viagens e democratiza-se levar comida de casa para comer no avião e/ou aeroporto.

O nosso voo era de 4 horas, saímos ainda de madrugada de Coimbra para estar na Aeroporto às 6h a.m. e portanto pensar em soluções para pequeno almoço e almoço foi preciso. E claro que eu sou uma mulher prevenida e lá preparei algo para levarmos.

As bananas super maduras e que tinham mesmo de ser gastas acabaram em panquecas perfeitas para comer no avião!


Ingredientes para 10 panquecas pequenas


2 banana maduras

60g de farinha de aveia ou flocos de aveia

2 ovos

Canela q.b.


Preparação:


No copo da varinha mágica coloque as bananas, a farinha de aveia, os ovos inteiros e a canela e triture tudo até obter uma massa homogénea.

Leve uma frigideira ou chapa ao lume e deixe aquecer. Coloque depois colheradas de massa para formar as panquecas. Quando começarem a vir bolinhas à superfície, vire as panquecas e deixe cozinhar do outro lado.

Repita até esgotar a massa.

Pode guardar num recipiente hermético no frigorífico alguns dias.


Bom Apetite!


Pad Krapow Moo Kai Dao (Prato Coreano de arroz, carne picada e ovo)



Andava há imenso tempo para preparar esta receita e o facto d ter um pouco de carne picada e necessitar de ser gasta (antes e irmos de viagem) foi a desculpa perfeita para finalmente fazer.

É um prato coreano, com arroz, carne picada de frango ou porco, e ovo estrelado e com manjericão tailandês - que falhou) e é uma excelente alternativa para variar as refeições e os miúdos adoraram.

Sera seguramente para repetir!


Ingredientes:


300g de carne picada de porco

3 dentes de alho

Malagueta q.b. (a gosto e opcional)

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de molho de peixe

1 colher de chá de açúcar

1 colher de sopa de óleo de sésamo

20g de manjericão normal ou idealmente tailandês

2 ovos

Arroz thai cozido para servir


Preparação:


Numa frigideira coloque o óleo e junte o alho ralado e a malagueta cortada fina. Junte depois a carne picada e deixe saltear e envolver nos aromas do alho e da malagueta. Junte depois o molho de soja, o molho de peixe e o açúcar e deixe apurar. Junte depois o manjericão e envolve bem. Retifique de sal e reserve.

Entretanto faço os ovos estrelados.

Numa taça coloque o arroz e por cima a carne com o manjericão e termine com o ovo estrelado.


Bom Apetite!


Massa com Milho, Parmesão e Frango



Esta foi uma refeição desenrascada em cima do joelho, com coisas que trouxe do Algarve a precisarem de ser gastas, não só para nada se estragar, mas também porque tínhamos de jantar!

Foi inventado ao sabor do momento e com o que havia, mas não há nada melhor do que uma massa onde se pode juntar praticamente tudo, e tudo fica delicioso!


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de peito de frango em pedaços

1/2 lata de milho

90g de queijo parmesão 

300g de massa fusili

Sal e pimenta q.b.

Alho em pó q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Coza a massa em água a ferver temperada de sal até ficar al dente.

Entretanto tempere o frango com sal, pimenta e alho em pó. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Salteie o frango até estar macio e depois reserve.

Assim que a massa estiver cozida, escorra-a aguardando um pouco da água da cozedura e devolva-a à panela. Junte o frango, o milho e o queijo ralado na hora envolvendo bem e juntando um pouco da água da cozedura para dar cremosidade.

Sirva de imediato com um pouco mais de queijo pro cima.


Bom Apetite!


Salada Fresca de Farfale, Atum e Milho



Nos dias a sul abusamos de refeições simples e rápidas ao almoço. Muitas saladas com leguminosas, massa e atum os básicos da despensa de férias.

Esta foi uma das favoritas: fresca e deliciosa e perfeita para piqueniques e marmitas.


Ingredientes para 6 pessoas:


350g de massa

4 latas de atum

2 cenouras

50g de rucula

1/2 lata de milho

1 abacate

125g Tomate cereja 

100g de queijo ralado

Sal q.b.

Azeite q.b.

Maionese para servir


Preparação:


Coza a massa em água a ferver temperada de sal até ficar al dente. Escorra, passe por água fria, regue com um fio de azeite e reserve.

Numa saladeira coloque o atum escorrido, o milho, a rúcula, as cenouras raladas, o abacate em cubinhos, o queijo ralado e o tomate cereja partido ao meio. Misture bem e acrescente a massa já fria envolvendo tudo.

Sirva com maionese para que cada um se sirva a gosto.


Bom Apetite!


Esparguete em 3 Tempos



Raramente ou quase nunca mesmo, faço comida à parte ou diferente para os meus filhos. Claro que há coisas que não gostam, e também há coisas que até evito fazer muitas vezes porque sei que eles não gostam. Mas o normal é mesmo que não seja a comida preferida, eles se habituem a comer sem ter comidas feitas à parte.

Mas desta vez houve comida diferente para os miúdos - não que eles não gostassem do almoço - mas porque não chegava para todos e porque eu sei que se pudessem escolher preferiam comer outra coisas. E mais uma vez os básicos resolveram. De foi uma refeição espetacular? Não foi. Mas eles disseram que estava óptimo. O meu pai quis provar e disse que estava bom. E portanto para desenrascar em 3 tempos aqui fica. Porque nem sempre nem nunca.


Ingredientes para 3 pessoas:


250g de esparguete

200g de fiambre

150g de queijo ralado

oregãos q.b.

150ml de polpa de tomate

Sal q.b.


Preparação:


Coza a massa em água a ferver temperada de sal até ficar al dente. 

Corte o fiambre e reserve.

Assim que a massa estiver cozida, escorra-a, reservando um pouco da água da cozedura e devolva a massa à panela. Junte o fiambre, o queijo ralado, a polpa de tomate e os oregãos e envolva bem juntando um pouco de água da cozedura da massa para soltar o molho. Sirva de imediato.


Bom Apetite!


Salada de Presunto, Pêssego e Uvas com Burrata



No verão não nos faltem as saladas. Esta foi para comer os primeiros pêssegos do nosso pessegueiro no jardim e brindar ao calor, ao verão, aos amigos, ao convívio, ao descomplicar, ao tempo que passa mais devagar, aos livros e aos banhos de mar.

Este tipo de salada nunca desilude.


Ingredientes:


1 burrata ou mozarella

3 pêssegos

3 tomates 

100g de uvas brancas

150g de presunto

Azeite q.b.

Vinagre balsâmico q.b.


Preparação:


Lave os pêssegos e os tomates e corte-os em fatias colocando numa saladeira. Acrescente as uvas cortadas ao meio, as fatias de presunto e por cima a mozarela o burrata partida em pedaços. Tempere com um fio de azeite e um pouco de vinagre balsâmico e sirva de imediato.


Bom Apetite!


Imprimir