Compota de Pêra

Este ano as compotas não param! Se já houve de pêssego e de ameixa, chegou a vez da pêra!
Isto porque não conseguimos dar resposta a toda a fruta que os meus avós vão trazendo... E como não se desperdiça nada cá em casa, lá saiu mais uma compota!

Ingredientes:

por cada quilo de pêra descascada e arranjada
800gr de açúcar
1 casquinha de limão

Preparação:

Num tacho grande, onde tudo caiba à vontade, junte o açúcar, a casca de limão e a fruta envolvendo bem.
Levar a lume brando e deixar cozer até atingir o ponto de estrada. (Ponto de estrada è quando, ao colocar um pouco de doce num prato e ao passar o dedo por ele, este se separa formando uma "estrada" que não se une de imediato!)
Se gostar, passe o doce com a varinha mágica e coloque-o em frascos previamente esterilizados.
Feche o doce e coloque-o virado para baixo para criar um vácuo natural que permite que o doce se conserve mais tempo.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Estamos no tempo das compotas, fazem-se com a fruta que mais abunda e ficam todas uma verdadeira delícia!

    ResponderEliminar
  2. E há altura melhor do que esta??? Sol, praia, imensa fruta e muito saborosa..
    as compotas são uma boa forma de aproveitar e utilizar o excesso de fruta.. de pêra ainda não fiz:D a tua está linda
    beijinhos (*-*)

    ResponderEliminar
  3. Adoro compota de pêra e nesta altura faço imensas vezes (também para aproveitar a fruta demasiado madura).. faz-me lembrar as compotas de bebé :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Isto das compotas também é viciante... quando se começam a fazer depois já não se gosta tanto das de compra :)

    A tua tem um excelente aspecto!!

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Também ando para fazer de pêra tenho que ir á minha sogra apanha-las.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que frasco lindo!

    Eu gosto muito de aromatizar o doce de pêra com gengibre.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Que delícia :) Adoro compotas ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do conteúdo de seu blog, você esta de parabéns.Gostaria de saber
    se existe interesse em torcar nossos links, se sim deixe seu recado em meu mural.
    Te espero por lá, ok?
    Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja
    no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e nos libertar.
    Abraços forte

    ResponderEliminar
  9. Realmente deve ter ficado deliciosa, pois o aspecto dela é tuuudo! Parabéns mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Que rica compota, está com um aspecto tão cremoso e delicioso!! Gostei muito! Bjs.

    ResponderEliminar
  11. linda peço desculpa npor nao comentar a muito os teus posts. ando a recuperar as visitas apos as ferias tava dificil chegar ca. mas ia dando uam vista d olhos mas sm tempo para comentario.
    agora ta a melhorar e ca estou.
    e verdade aqui andamso para fazer mas de tomnate. ha tanto.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. estás como eu,para a fruta não se estragar é compota e conservas de tudo. adorei a tua compota.

    ResponderEliminar
  13. Muito bom o seu blog. Várias receitas gostosas hummm.
    Estou te seguindo.

    beijos

    ResponderEliminar
  14. tenho que fazer o mesmo pois tenho montes de pêras a estragarem-se...

    ResponderEliminar
  15. Elisabete Aperta11:39

    Olá bom dia

    Obrigada pela receita de pêra. Não percebi se se descascam as pera.
    Pelo aspecto da sua foto deve ficar uma delícia

    ResponderEliminar
  16. Boas minhas senhoras.
    Simplesmente adorei as dicas. Nunca fui homem de panela mas estou adorando essa experiência de fazer coisas novas ex:compotas. Estou surpreendendo a minha dama com os meus novos dotes da culinária heheh.

    Bjx

    ResponderEliminar
  17. Rica compota ;)
    Pode sempre juntar um bocadito de vinho do porto à pêra, ficará ótimo!

    Parabéns pelas fantásticas receitas.
    Beijinhos da Bia (http://pecadoscaseiros.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  18. Estou com um monte de pêras no frigorifico, da horta do meu pai,e também me custa que se estejam a estragar. Vou aproveitar este dia de férias para fazer um docinho.
    Obg e Bjs

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:23

    Ola senhora nao ligue aquela pessoa já sabemos como as pessoas são neste tempo
    Digo-lhe que a sua compota que eu tirei da sua receita ficou maravilhosa
    bjs e pode continuar que eu vou acompanhar

    ResponderEliminar
  20. olá.....temos um pé de pera dura e esse ano, fomos presenteados com uma baita colheita. Já levamos para amigos, dividimos com vizinhos, mas ainda temos. Com essas tbém é possivel fazer compota?

    ResponderEliminar

Imprimir