Hummus

Agora de Verão sabem bem uns petiscos a acompanhar uma bebida fresquinha!
E foi para variar dos petiscos mais habituais que me lembrei de fazer, finalmente, hummus, uma espécie de "patê" de grão de bico ao estilo do médio oriente.

Ingredientes:

1 lata pequena de grão de bico cozido
1 colher de sopa bem cheia de Tahini (vende-se na parte de produtos naturais dos supermercados, ou em lojas da especialidade - é pasta de sésamo)
1 dente de alho
1 colher de chá de cominhos
sumo de limão
azeite q.b
colorau

Preparação:

No robot de cozinha coloque o grão de bico bem escorrido, a dente de alho, o tahini e os cominhos. Junte tambem um pouco de azeite e deixe triturar tudo. Vá adicionando o azeite aos poucos e poucos, enquanto o robot está ligado de modo a obter uma pasta homogénea.
Retire e junte o sumo de limão mexendo bem. Rectifique de sumo de limão e cominhos e trasnfira para uma taça de servir.
Decore com colorau, cominhos e um fio de azeite, e sirva com pão pita cortado em quartos, ou tostas e pão fresco.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Gosto muito. Prefiro hummus aos habituais patês cheios de maionaise. Faço sempre, nas reuniões de família ou com amigos, a acompanhar umas caipirinhas. É também uma óptima base para variadas sandwiches.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo08:54

      Ola Soraya! Ola faca a maionese em casa, sem ovos eh mt bom.

      Eliminar
  2. Não conhecia, mas pelos ingredientes não me parece nada mal!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É uma receita diferente, mas parece bem apetitoso!

    ResponderEliminar
  4. Huuummm! Isso deve ser mesmo muito bom! Vou experimentar um dia destes, para variar! beijocas!

    ResponderEliminar
  5. Tenho que procurar tahini, tenho algumas receitas separadas que pedem tahini mas nunca vi à venda. Tenho que fuçar os supermercados :)
    Adoro grão e o hummus tem um aspecto convidativo!

    ResponderEliminar
  6. Acabei de comer duas belas fatias de pão de linhaça com hummus!!! ADORO, mesmo!!!! Nunca experimentei com colorau. Beijos

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha ouvido falar mas de certeza que ia gostar desse patê alternativo!!
    Vou tentar encontrar o Tahini e se conseguir vou experimentar.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Receita interessante!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Preciso encontrar alguém que produza hummus em grande escala para exportação.
    Vçs podem me ajudar?
    Obrigado pela atenção
    Humberto- (11) 3399 4857 ou 9228 3323

    ResponderEliminar
  10. Bem bom, já fiz e já comi, já conhecia mas não me lembro de ter feito nunca, agora já sei o que dá aquele sabor tão característico a este tipo de pratos como o indiano: cominhos!

    ResponderEliminar
  11. rose18:33

    eu sou apaixonada por hummus!!!!!!so fui conhecer hummus quando fui morar em londres.la ele e muito comum posso comprar-lo proto no mercado.estou de feria no brasil moro de vontade de comer hummus com torada!!!!huuuuuuu delicia

    ResponderEliminar
  12. Maria de Lourdes21:18

    adoro hummus e tal como Rose disse eu tb experimentei em Inglaterra aonde minha filha estudava e comiamos em casa com cenoura e pimentos de varias cores cortadas em palitos altos e magrinhos! uma delicia!
    Ninenine

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela receita. Mencionei-a como a forma autêntica de se fazer hummus num artigo sobre hummus de rebentos no blog das hortas caseiras.

    ResponderEliminar

Imprimir