Courgete Recheada com Atum


Se há algo que faço bastantes vezes cá em casa são legumes recheados. Courgetes, beringelas, pimentos e tomates são recheados com as mais diversas combinações, desde carne picada, restinhos de frango assado, couscous, salteado de legumes, arroz ou atum.
Desta vez houve courgetes recheadas com atum. E uma refeição "especial" pois tanto as courgetes, a cebola, o tomate, a salsa e até os oregãos e o azeite, são de produção caseira. Sou realmente afortunada por poder consumir produtos que os meus avós queridos tratam e me trazem com tanto amor e carinho!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 courgetes pequenas
1 lata de atum
1 tomate maduro
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 pé de salsa
1 colher de chá de oregãos
50g de queijo ralado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Lave bem as courgetes e corte-as no sentido do comprimento. Com uma colher pequena escave o interior dos courgetes, sem as romper e guardando a polpa interior.
Coloque depois as courgetes escavadas num parto de ir ao forno e tempere-as com sal, pimenta e um fio de azeite. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos para ir cozendo a "caixa" de courgetes.
Entretanto pique a cebola e o dente de alho. Leve um tachinho ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola e o alho picado deixando refogar um pouco. Pique grosseiramente a polpa retirada da courgete e corte o tomate em cubos juntando tudo ao refogado. Envolva bem acrescente a salsa picada e tempere com um pouco de sal e pimenta, os oregãos e a polpa de tomate. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos.
Junte o atum previamente escorrido e envolva bem, deixando cozinhar mais uns minutos.
Retire agora as courgetes do forno e recheie-as com o preparado de atum. Polvilhe com o queijo ralado e leve novamente ao forno para o queijo derreter e dourar.
Sirva as courgetes com uma salada verde.

Bom Apetite!

22 comentários :

  1. Olá,
    Gosto muito de legumes recheados, torna-os mais apetitosos e é uma forma mais prática de fazê-los e saboreá-los, como estas abobrinhas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Hmm, gostei mt desta sugestão :) Vou fazer em breve, se calhar numa versão frango, p aproveitar restos de carne :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:50

    Também costumo fazer e cá em casa todos adoramos. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado, tenho uma receita quase igual e nunca me lembro de fazer.Antigamente fazia imensas vezes! Excelente lembrança, vou voltar a fazer esta semana :) beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Costumo fazer esta receita, mas com beringela. Nunca experimentei com curgete, mas hei-de fazê-lo!

    ResponderEliminar
  6. Podemos mudar o recheio? rsrs
    Não gostamos muito de atum na nossa casa!

    BEijos
    http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabi,

      Tal como digo na introdução qualquer recheio é bom para preparar esta receita: carne picada, frango desfiafo, camarão, legumes, couscous... é só escolher um que lhe agrade.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
    2. Já está! Muito fácil de preparar e o resultado é muito bom! Obrigada

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Olá Ana,

      Apesar de não ser muito esclarecedor pelas fotos, o legume é courgete e não beringela. Poderá comprovar pelo pé e, se aumrntar a foto pela cor verde da casca.
      De qualquer maneira também fica bom com beringela.
      Espero que tenah ficado esclarecida.

      Joana

      Eliminar
  8. Uma belíssima sugestão, além de parecer muito saborosa também é saudável :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Que delícia este prato!!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  10. Marta Ferreira19:29

    Olá, provávelmente irá rir á gargalhada com a minha pergunta, mas paciência, quem não pergunta fica na ignorância. Tenho visto várias receitas com legumes recheados e quero muito experimentar, mas além de ter receio que cá em casa torçam o nariz, tenho dúvida se se come tudo (casca e recheio)ou só o recheio? Porque se não se come a casca e mando a malta cá de casa comer nunca mais me deixam fazer uma coisa destas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      Ninguém nasce ensinado, e portanto o que não se sabe, pergunta-se.
      A casca é para comer. Por isso deve escolher legumes que sejam tenros e pequenos para que a casca não seja amarga e rija. Se não quiserem comer a casca - no caso das beringelas o meu marido não gosta muito - também não faz mal uma vez que a maior parte da polpa do legumes está também incluída no recheio. Mas, para lhe responder à sua pergunta a casca come-se.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Adoro legumes recheados=) Ai quem me dera ter essa sorte de ter legumes da horta, agora que estou longe sinto mesmo falta, é muito diferente!!! beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Também gosto muito deste género de preparados, ficam sempre muito bons!!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  13. Me deu vontade de adaptar esta tua idéia e aplicá-la em uns courgetes redondinhos que tenho aqui em casa. Fiquei inspirada, pois nao costumo muito fazer legumes recheados, então tenho poucas idéias. Já agradeço antecipadamente.

    ResponderEliminar
  14. Já tinha tido vontade de fazer as courgetes recheadas com carne picada, mas com o atum também deve ficar óptimo. Será algo a fazer brevemente. Boa continuação...

    ResponderEliminar
  15. Olá, fiz esta receita e recomendo fica muito bom, principalmente quando tenho todos estes ingredientes na horta!!

    ResponderEliminar
  16. Com tomates recheados ou pimentos também ficam ótimos!

    ResponderEliminar
  17. É preciso descascar?

    ResponderEliminar

Imprimir