Folhados Mistos



Este fim de semana demos início às festas cá de casa. Vão ser duas festas em dois fins de semana seguidos.

A primeira já foi ontem,  com os 9 anos do Zé Maria.

Decidimos além de fazer duas festas separadas - normalmente juntamos tudo - que eles pudessem escolher mais ou menos o que gostavam de ter na festa, tal como o bolo de aniversário.

Ambos me pediram mini cachorros, com o pão que a mãe faz, croissants, pizzas, gelatina e mousse de chocolate. E o Zé pediu bolo de limão, e portanto voltei a fazer exatamente o mesmo bolo do ano passado.

Além das coisas que eles me pediram, decidi incluir algumas mais do agrado dos adultos, como tábuas de queijos, bifanas e caldo verde, mas também os clássicos folhadinhos de salsicha, que os miúdos adoram, e uns folhados mistos que nunca ninguém resiste.

Deixo aqui a “receita”, porque apesar de não ter nada de mais, foi muito pedida no instagram e  aqui fica para memória futura!


Ingredientes para cerca de 16 folhados:


2 placas de massa folhada retangular refrigerada

8 fatias de fiambre (das mais grossas)

8 fatias de queijo flamengo

1 gema para pincelar


Preparação:


Desenrole uma das placas de massa folhada e sobre esta coloque, espalhando sobre toda a massa o queijo e por cima deste o fiambre. Cubra depois, cuidadosamente com a outra placa de massa folhada.

Com uma faca corte depois a massa em 16 pedaços iguais. Pode fazer os folhados maiores ou mais pequenos, dando mais ou menos folhados, consoante o tamanho que os cortar.

Cuidadosamente retire cada quadrado que cortou e sele as extremidades o melhor possível e coloque cada folha num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita para todos os folhados.

Pincele-os depois com gema batida com uma colher de água e, se quiser faça pequenas linhas com uma faca - sem cortar, apenas para marcar - e dar um efeito mais bonito aos folhados.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até que a massa fique bem folhada e dourada. Se estiverem a ganhar muita cor, tape com um pouco de papel de alumínio.


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Que delícia de sugestão.
    Nunca me lembrei de fazer, é bem fácil e prático para um lanche requintado.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/09/queques-de-banana.html

    ResponderEliminar

Imprimir