Gomos Crocantes de Batata Assada



Quase sempre que faço um assado, seja de carne ou de peixe, gosto muito de acompanhar com batatinhas assadas. Acho que me lembra sempre os assados de domingo familiares, e as batatinhas assadas que as minhas avós faziam quase sempre com o frango, bacalhau ou uma peça de carne de porco.

Durante muito tempo juntava quase sempre as batatas à carne, mas cá em casa gostamos das batatinhas mais seca e crocantes e passei a fazer sempre à parte - o que é também uma vantagem se houver sobras, uma vez que as batatas não ficam a saber a carne ou a peixe e mais simplesmente podem ser transformadas em outra refeição.

Deixo por isso aqui a minha versão de batata assadas crocantes de que gostamos cá em casa!


Ingredientes para 4 pessoas:


650g de batatas miúdas

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de colorau

1 folha de louro

1 colher de sopa de pão ralado

1 fio de azeite


Preparação:


Lave bem as batatas e corte-as em quartos (se forem grandes, em gomos). Coloque-as num pirex ou tabuleiro que vá ao forno e à mesa e regue com um fio de azeite - sem exageros! Tempere depois de sal, pimenta, alho em pó, colorau, o louro e envolva-as bem na mistura. Por fim, polvilhe as batatas com pão ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, mexendo as batatas a meio de tempo. Deixe cozinhar até que fiquem douradas e crocantes.

Acompanha carne ou peixe!


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir