Sopa de Cougete, Couve e Lentilhas



Em casa dos meus pais, a sopa era praticamente inegociável! Todos os dias, ao almoço e ao jantar, e só em raras ocasiões, normalmente ao fim de semana, havia folga.

Achei sempre que nunca seria assim, mas dou por mim a fazer exatamente a mesma coisa.

Há sopa todos os dias, mesmo no verão e nas férias! A sopa é nutritiva, saciante, económica e uma excelente maneira de comermos uma boa dose de legumes e até leguminosas logo no início da refeição.

Ultimamente tenho enriquecido a sopa com lentilhas coral (que já estão descascadas e não precisam de demolhar) e lhe dão uma textura cremoso e um excelente paladar.

Os miúdos às vezes reclamam um bocado de “ser sempre sopa”, mas pode ser que, tal como eu, um dia reconheçam a importância de se começar uma refeição com um prato de sopa!


Ingredientes para 2 litros de sopa:


100g de lentilhas coral

400g de courgete

400g de couve coração

100g de cenoura

100g de cebola

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Lave bem a courgete, couve e cenouras e corte-os em pedaços. (Eu não descasco estes legumes!). Descasque a cebola e corte-a também em pedaços.

Coloque todos os legumes numa panela grande, juntamente com 1 colher de sopa de azeite e as lentilhas, e tape, deixando cozinhar em lume brando e mexendo de vez em quando. (Na bimby, 20 minutos, velocidade 0,5, 100ºC).

Ao fim desse tempo cubra os legumes com água, tempere de sal e deixe cozinhar tapado e em lume brando mais 20 minutos. (Na bimby mais 20 minutos, velocidade 0,5 100ºC)

Ao fim desse tempo triture a sopa até que fique bem cremosa e se necessário acrescente mais água e sal até ficar com a textura desejada. Deixe levantar fervura e sirva de imediato!


Bom Apetite!


1 comentário :

  1. Bom dia Joana,
    Que sopinha com ar apetitoso.
    Tenho uma dúvida face ás lentilhas, pois foi leguminosa que nunca utilizei.
    É necessário demolhar previamente?

    ResponderEliminar

Imprimir