Pãezinhos Caseiros



Decidi que para o aniversário do Zé Maria iria fazer bifanas. Mas que iria também fazer os pães para servir as bifanas. Fiz poucas coisas com antecedência e que congelei. Além destes pães, fiz croissants e pães de cachorro. 

Congelei tudo, no dia que fiz, assim que arrefeceu, e no dia da festa foi só tirar umas duas horas antes de servir para pães que pareciam acabados de fazer.

Os meus pães parecem integrais, porque usei farinha T80 peneirada de moagem em mó de Pedra, das Moagens Carlos Valente, apesar de partilhar na receita usando farinha T65 normal. Fiz pãezinhos pequenos, de 60 gramas, mas podem fazer pãezinhos maiores.


Ingredientes para cerca de 18 pãezinhos de 60gramas:


175ml de água

50ml de leite

20g de manteiga temperatura ambiente

1 saqueta de levedura seca (cerca de 7gramas)

500g de farinha de trigo T65

Sal q.b.


Preparação:


Aqueça a água e o leite de modo a que fiquem mornos, Junte a manteiga à temperatura ambiente.

Numa taça coloque as farinhas, a levedura seca e o sal e acrescente depois a mistura de leite, água e manteiga.

Amasse bem, sovando e apertando, até que a massa se apresente elástica e maleável. Se tiver Bimby ou semelhante, amasse 5 minutos em velocidade espiga. Se achar a massa muito mole junte um pouquinho mais de farinha e amassa mais 1 ou 2 minutos.

Tape com um pano e deixe levedar cerca de 30 minutos ou até ter dobrado de volume. 

Divida depois a massa em partes iguais (dependendo do tamanho de pãezinhos que quiser) e forme depois os pãezinhos, colocando-os num tabuleiro previamente untado com farinha. Tape com um pano de cozinha limpo e deixe levedar mais 30 minutos.

Ligue depois o forno e deixe-o aquecer até aos 180ºC. Polvilhe os pãezinhos com um pouco mais de farinha e faça-lhes um pequeno golpe com uma faca afiada.

Leve-os depois ao forno já aquecido e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Retire-os e deixe arrefecer um pouco sobre uma grelha.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir