Salteado de Carne com Cogumelos, Pimento e Cenoura



Aqui em casa gostamos muito de refeições de inspiração mais oriental. Alem de serem realmente deliciosas, são uma maneira de misturar mais legumes nas nossas receitas, e consequentemente de as fazer render de outra forma.

Normalmente escolho legumes que os miúdos também gostam. Mas desta vez juntei cogumelos - que eles não são fãs - mas que já sabem que basta colocar para o lado!

Os legumes que juntam podem ser o que têm em casa, e não necessariamente estes que aqui partilho.

O modo de preparação e o molho, isso sim fazem toda a diferença nesta receita e vão fazer qualquer outra combinação que usem resultar na perfeição!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de bifes da alcatra

1 cebola

1 pimento vermelho pequeno

150g de cogumelos marron

2 cenouras grandes

3 dentes de alho

1 pedacinho de gengibre fresco ralado

Óleo de sésamo q.b.

Sal e pimenta q.b.

3 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena)

1 colher de sopa de Ketchup

30ml de água


Preparação:


Corte o bife em tirinhas e reserve.

Corte o pimento em tiras, a cebola em meias luas, lamine finamente os dentes de alho, lamine os cogumelos e corte a cenoura em pedacinhos pequenos. Reserve.

Leve um wok ou frigideira grande ao lume e deixe aquecer bem. Acrescente depois um fio de óleo de sésamo e a carne em tirinhas. Tempere de sal, mexa durante dois ou 3 minutos até a carne estar cozinhada e retire para um prato juntamente com os sucos.

No mesmo wok já quente, junte mais um fio de óleo de sésamo, e acrescente todos os legumes e também um pouco de gengibre fresco ralado. Tempere com um pouco de molho de soja, e deixe saltear até que os legumes cozinhem mas se mantenham crocantes, sem parar de mexer. Acrescente a carne - guardando os sucos que entretanto se formaram, e envolva bem.

Numa taça misture 2 colheres de sopa de molho de soja, a água, o Ketchup, a maisena e os sucos que reservou da carne. Misture bem até a maisena se dissolver.

Junte tudo ao wok quente, onde está a mistura de carne e legumes e misture bem até o molho engrossar. Retifique os temperos e junte mais um pouco de sal e pimenta ou se necessário molho de soja.

Sirva com noodles cozidos, massa de arroz ou mesmo arroz basmati.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir