quinta-feira, Outubro 23, 2008

Compota de Maçã e Canela

A época das compotas já começou cá em casa. Comecei com o Doce de Tomate, e agora foi a vez de dar destino a uma caixa de maçãs que vieram de Alcobaça.
Apesar de gostar muito de fazer compotas, confesso que nunca tinha feito com maçã. Fiquei convencida e ficou a ser uma das minhas preferidas.

Ingredientes:

1 kg de maçãs já limpas e descascadas
150 ml de água
1 colher de chá de canela em pó
1 pau de canela
1 kg de açúcar

Preparação:

Depois de descascadas as maçãs, coloque-as num tacho juntamente com o açúcar, a canela em pó e o pau de canela e a água.
Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente durante 1 hora.
Ao fim desse tempo retire o pau de canela e passe as maçãs com a varinha mágica.
Leve novamente a lume brando até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!).
Retire do lume, e coloque em frascos.

Bom Apetite!

25 comentários:

  1. Anónimo10:38

    Deve ser uma delicia!! Gosto muito de maça e adoro canela!! A conjugação dos dois deve ser optima!!

    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  2. Olha que bela sugestão para eu fazer agora... É o que dar estar em casa e com inspiração para a cozinha! :D Obrigada pela receita *

    ResponderEliminar
  3. Deve ser uma delícia!!! Adoro a combinação! :)

    ResponderEliminar
  4. Adorei,

    já fico imaginando as mil coisas que poderia fazer depois de prontas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu também estou com a gaveta cheia de maçãs e fiquei tentada a fazer sua receita. Estão tão lindos esses potes de compota!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Aqui também somos adeptos de compotas. Adorei a sugestão desta de maçã, acho que não ia durar um dia =P

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Bem... Como já tinha dito, fiz mesmo a compota e ficou DELICIOSA!!! Já me vieram cá roubar dois frasquinhos... E outros dois já têm destino. Algo me diz que a dose é para repetir em breve! :D

    ResponderEliminar
  8. Carolina Almeida11:41

    Olá. Sou uma frequentadora assídua do seu blog e já fiz várias receitas por sugestão sua (são sempre um sucesso!!!)

    Eu queria fazer esta compota mas fiquei com uma dúvida: qual o melhor tipo de maçã para fazê-la?

    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:04

    Hoje fiz esta compota... e foi um sucesso!!! obrigada... sigo atentamente as receitas...elsa

    ResponderEliminar
  10. jA FIZ E FICOU UMA DELICIA, E É OPTIMO COM BOLACHINHAS DE ÁGUA E SAL E UM CHAZINHO............

    ResponderEliminar
  11. Olá! Conheci seu blog hoje. Você está de parabéns, as receitas são ótimas!
    Gostaria de saber o que é "varinha mágica". Moro nos estados unidos e gostaria de saber o nome disso em inglês. 0brigada! Vanessa

    ResponderEliminar
  12. Também sou adepta a compostas. Experimente colocar na compota de maça uma raiz pequena de gengibre e depois me diga se aprovou.
    E espetacular!!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo20:23

    Querida qual o prazo de validade de uma compota de maçã? Tenho plantaçao de maças em casa e pensei em fazer compotas para vender. Ja preparei os potes e tudo...estou esperando a época da colheita. Obrigada pela receita, penso q ela deve ficar deliciosa.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:47

    será que possa fazer a receita em dobro?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11:48

    será que posso dobrar a receita?

    ResponderEliminar
  16. Olá! Estou a pensar em fazer esta compota em grandes quantidades para poder oferecer no Natal. No entanto, gostaria de saber quantos frascos mais ou menos consegue encher com esta quantidade? E também quanto tempo é que o doce tem de validade? Só para saber quanto tempo antes do Natal os devo de começar a fazer. Agradecia que me respondesse no meu blog (http://cala-te-e-come.blogspot.com/)para ter a certeza de que não me esqueço de ver a resposta :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Fiz ontem esta receita e adorei, está mais que aprovada :)

    E a publicidade à receita foi feita aqui:
    http://www.pinkbunnypaw.com/2012/04/dia-doce.html

    Beijinhos e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  18. esta receita é espectacular.
    a geleia é mesmo boa e simples de fazer :)

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16:55

    Eu fiz esta compota no fim de semana e é tãoooo boa! Confesso que não sou fã de compotas mas esta ficou optima, adorei! Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo11:44

    Bom dia,
    Estava um pouco reticente, mas ficou fantástica!! Fez-me lembrar as coisas caseiras que o meu rico pai fazia! Bom Natal e obg pela lembrança que me trouxe!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo20:17

    Boa tarde.

    Obrigado por partilhar esta maravilhosa experiencia.
    Esclareca m uma duvida, o q acobtece a agua depois de cozr as macas?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:15

    É muito bom,recomendo a toda a gente.
    Adorei o blog.
    É BOM ESPERMENTAR COISAS NOVAS!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo18:13

    Depois de estar só,nada melhor que o doce de maça

    ResponderEliminar
  24. Anónimo07:42

    CLARO QUE SE PODE DUPLICAR OU TRIPLICAR, BASTA PARA CADA KG A MESMA QUANTIDADE DE AÇUCAR: EU RETIRO SEMPRE UM POUCO DE AÇUCAR POIS NAO GOSTO DE MUITO DOCE

    ResponderEliminar

Poderá também gostar de:

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin