A vontade de fazer empadas surgiu depois de uma ida ao supermercado. Ali estavam elas, alinhadas, douradas e apetitosas. E eu resisti à vontade de as comprar, pensando para com os meus botões (e com alguma presunção) que conseguiria certamente fazer melhor. Ficou então destinado que o frango acabado de comprar para o jantar do dia seguinte, seria para preparar deliciosas empadinhas.
Claro que no dia seguinte as empadas já não me pareciam assim tão boa ideia. Ainda me apetecia comê-las, mas não estava com grande vontade de forrar formas e forminhas de massa. Portanto, a solução encontrada, foi fazer uma empada em tamanho familiar! Aqui está ela.
Ingredientes para 1 empada familiar ou cerca de 12 empadas pequenas:
1/2 frango
1 cenoura
1 cebola
4 cravinhos
grãos de pimenta
1 raminho de salsa
5 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de maisena
2 gemas de ovo
350g de farinha
Preparação:
Leve uma panela ao lume com água e acrescente o frango, a cenoura descascada, a cebola com os cravinhos espetados, os grãos de pimenta, a salsa, o vinagre e tempere de sal. Quando o frango estiver cozido retire, deixe arrefecer e desfie. Coe depois o caldo ca cozedura e reserve.
Leve um tacho ao lume com o azeite e junte o frango desfiado e a cenoura cozida previamente esmagada com um garfo. Desfaça a maisena e 1 gema de ovo num pouco de caldo da cozedura e acrescente ao frango. Deixe engrossar acrescentando mais caldo se necessário, de modo a ficar um bechamel grosso. Rectifique os temperos e acrescente a noz moscada. Deixe arrefecer
Prepare a massa. Numa taça coloque a farinha e acrescente, pouco a pouco, o restante caldo da cozedura do frango até obter uma massa que possa estender. Estenda a massa em dois discos e forre com um uma tarteira de fundo amovível. Espalhe sobre a massa o recheio de frango e feche com o outro disco de massa pressionando bem as pontas para fechar.
Pincele com a outra gema de ovo desfeita numa colher de sopa de água e leve a forno quente (200ºC) cerca de 40 minutos ou até a massa estar cozinhada e dourada.
Sirva com uma salada verde ou legumes cozidos.
Bom Apetite!
Às vezes também me dá a preguiça e as empadinhas saem uma maxi-empada!... Os pratos são lindos!
ResponderEliminarBabette
Está com uma aparência maravilhosa!
ResponderEliminara mim também me aborrece fazer as empadas pequeninas... e esta parece ser a solução para quem tem este problema :) ficou com muito bom aspecto :)
ResponderEliminarbjs
ana
Linda empada!
ResponderEliminarAdoro empadas... então de frango, ui!!! Já estou toda babada.
ResponderEliminarÉ melhorfazer uma destas grande, do que muitas pequeninas, que dão muito mais trabalho. Esta receita deve ser muito boa. A experimentar.
ResponderEliminarhttp://luisinha67.blogspot.com/
O facto de ter que forrar as forminhas é o que por vezes me faz desistir da ideia.
ResponderEliminarMas agora que nos deste a dica de uma empada familiar acho que vai haver mais motivação =)
Óptimo asepcto!
Beijinhos
Que deliciosa empada de frango "familiar",....
ResponderEliminarBeijinhos
Que aspecto delicioso! Beijinhos.
ResponderEliminarMuito bom aspecto.. adorei a receita!!
ResponderEliminarbeijos
eu também prefiro a versão "empada gigante".. dá menos trabalho e fica igualmente delicioso.
ResponderEliminarAté parece que conseguimos sentir o seu sabor! Que bela Empada! Fica marcada para experimentar.
ResponderEliminarhttp://editemoments.blogspot.com/
Experimente fazer a massa com manteiga, farinha de trigo e sal.
ResponderEliminarFica perfeito! A massa fica bem soltinha.
Adoro empadas, mas morro de preguiça de fazê-las. Você foi muito esperta em fazer numa forma grande, hihi.
ResponderEliminarBjs
www.entrecoposepratos.blogspot.com
Também fiz uma empadinha no blog hoje, mas essa sua tá fenomenal.
ResponderEliminarBjs
Vou sem dúvida experimentar :)
ResponderEliminarhttp://mefrancesca.blogspot.com
Adoro empada de frango!!!
ResponderEliminarE essa ficou perfeita!!!
Bjocas
Boa solução!
ResponderEliminarFazer empadas pequenas assusta sempre quando temos que forrar as forminhas, também me acontece e faço tal como tu, saí uma empada extra-large ;)
Bjns
realmente forrar as forminhas todas tira um pouco de vontade sobretudo depois de um longo dia de trabalho
ResponderEliminarmas esta uma empda de tamnanho XL bem boa
beijinhos
Fiz este fim de semana, ficou maravilhosa!
ResponderEliminarObrigada por partilhar estas magnificas receitas.
Ola, sou fã das suas receitas, e confesso k adorei essa, e tenho uma pergunta,eu tenho um tabuleiro em formas pequenas, dividido em 24 formas, se fizer aí as empadinhas posso depois congelar as empadas em massa crua? Não tenho muita experiência na cozinha. Obrigada pela ajuda.:-)
ResponderEliminarAlex:
ResponderEliminarSim, poderá congelar a massa em cru, apesar de pessoalmente achar sempre que ficam melhor congeladas depois de cozinhadas.
Para congelar em cru no tabuleiro depois de prontas basta envolver bem o tabuleiro em película aderente (algumas voltas de preferência) e depois com papel de alumínio e assim congelar.
Espero ter ajudado.
Joana
Esta receita dá para congelar e utilizar mais tarde??
ResponderEliminarobrigado
Olá bom dia
ResponderEliminarPoderei fazer com massa folhada?!
Hummm que boa ideia!!!
ResponderEliminarEu ainda me lembro, quando eu estava fazendo analítica 1 teórica, você se juntou com a Gabriela Santana Andrade para ficar me humilhando por causa de IC no grupo de analítica 1 teórica, eu estava doente nesse dia, você se aproveitou da minha condição de doença para ficar me humilhando por causa de iniciação científica, isso não se faz nem com um bicho. Você é um monstro.
ResponderEliminarEu me lembro depois na aula de analítica experimental 1, você perguntou a professora quantas aulas você poderia faltar, a professora falou que você podia ter só 4 faltas, então você faltou 4 aulas seguidas.
Eu fiquei tão surpreso quando eu descobri que você estava iniciação científica com bolsa junto com o Roberto Carlos e ainda publicou esse artigo científico:
https://www.mdpi.com/2076-3921/14/12/1403
Você não está nem aí, você só quer saber da atlética de farmácia, você aparece em todos os eventos ligados a atlética de farmácia, você fica matando aula para ir para o Cobal, você deve ter escrito esse artigo no Cobal ou na viagem para a SuperCopa em Vassouras junto a Atlética de farmácia.
Você ainda foi 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), que aconteceu em Minas Gerais e publicou esse resumo em anais científicos:
https://www.even3.com.br/anais/10bcnpxxxviresem/1274258-plakortides-and-colestane-steroids-from-the-marine-sponge-plakinastrella-microspicullifera/
Eu sei muito bem que você pagou outra pessoa para fazer a sua prova final de orgânica 2, quando você ainda era aluna do Roberto Carlos. Eu acho que o Roberto Carlos se esqueceu disso quando te chamou para fazer IC junto com ele.
Quer dizer eu passo em orgânica 2 sem prova final e não ganho nada, você passa em orgânica 2 com prova final, ainda por cima pagando outra pessoa para fazer a sua prova e você ganha uma bolsa de IC e publica um artigo científico.
Foi uma covardia o Roberto Carlos te ter chamado para fazer IC com ele, eu fui a todas as aulas dele, eu era super participativo durante as aulas dele, eu agia dessa forma porque eu queria se a maior nota da turma e provar que eu era mais inteligente que a Leticia de Sousa Albuquerque e que eu só não passei em orgânica 1 porque ela não quis me dar cola.
O Roberto Carlos nunca falou nada sobre IC quando eu fazia orgânica 2 com ele, ele só falou que ele iria ficar 6 meses em Portugal a trabalho. Depois eu descubro que ele já tinha voltado de Portugal e a ainda te chamou para você fazer IC junto com ele, você que fica matando aula para ir ao Cobal. Foi uma covardia o Roberto Carlos ter feito isso comigo.
Eu sei muito bem que é você que está cadastrando o meu número sem a minha autorização em sites de imobiliárias e de funerárias, só para o meu telefone ficar o dia inteiro tocando.
O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.
Você ainda vem me ameaçar com polícia, aqui na minha rua tem uma boca de fumo, a polícia só aparece na minha rua para buscar o arrego do traficante, aqui em frente a minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornecesse material furtado para os traficantes fazerem barricadas.
Não adianta me ameaçar, porque eu não tenho nada a perder.