Croquetes de Frango


Já se sabe que cá em casa temos uma tolerância zero ao desperdício alimentar. Não percebo bem como é que se podem deixar estragar alimentos já cozinhados de outras refeições - seja apenas aquecendo e comendo as sobras, seja transformando-a numa nova refeição ou até congelando para mais tarde utilizar.
Normalmente quando fazemos frango assado (daqueles frangos grandes e caseiros) é normal sobrarem os peitos, que não somos grandes apreciadores. E normalmente são quase sempre transformados. Agora no verão fazemos muitas saladas e uso-os muitas vezes desfiados juntamente com folhas verdes, abacate, manga e frutos secos. Mas desta vez, fiz uma simpáticos croquetes de frango que foram  muito apreciados pelos miúdos e por nós também!
Deixo a receita.

Ingredientes para cerca de 20 bolinhas:

250g de sobras de peito de frango previamente desfiado
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
3 colheres de sopa de farinha 
100ml de leite (pode ser necessário um pouco mais)
1 ovo
azeite q.b.
sal, pimenta e noz moscada q.b.

ovo batido e pão ralado ou farinha de mandioca para panar
Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar juntamente com a folha de louro e um pouco de azeite. Junte depois a carne de frango desfiada e envolva bem. Deixe cozinhar uns minutos. Junte depois a farinha e envolva bem no frango. Junte depois o leite e deixe cozinhar uns minutos até ficar com uma mistura grossa e que se despega do tacho - Se necessário junte um pouco mais de leite.
Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto e junte o ovo batido envolvendo tudo muito bem. (A mistura tem que ficar grossa, para que  consiga moldar  as bolinhas).
Coloque a mistura de frango num prato e deixe arrefecer.
Molde depois os croquetes - eu fiz em forma de bolinhas mas é indiferente - e passe-os pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e leve-os a fritar em óleo quente até que fiquem dourados.
Escorra sobre papel absorvente e sirva com uma salada variada e colorida.


Bom Apetite!

Salada de Burrata com Figos e Nectarinas Grelhados


Nesta altura do ano, a sopa passa um bocado para segundo plano, e as saladas são ainda mais variadas e coloridas na nossa mesa levam legumes e frutas variadas, frutos secos e sementes e muitas vezes queijo.
Servimos como entrada, ou muitas vezes como mais um acompanhamento. Temos aprendido que um prato colorido é algo que gostamos muito.
Aproveitei os figos e as nectarinas que cá tinha, e as folhas verdes que conseguimos ter no jardim - imensa rúcula, erva azeda, folhas de mostarda (mizuna) - que juntei à alface do cabaz semanal.
E foi uma excelente maneira de experimentar uma “burrata” que tinha trazido do supermercado.
Mais simples era impossível, mas é isto que o verão também traz à nossa mesa.

Ingredientes para 2 a 4 pessoas:

1 “Burrata” (se não encontrarem usem mozarella fresca normal)
75g de mistura de folhas verdes a gosto
2 nectarinas
3 figos
azeite q.b.
1 colher de sopa de mistura de sementes trituradas (usei chia, linhaça e girassol)

Preparação:

Lave bem as necatrinas e os figos e seque-os com um pano. Corte-os em quartos e leve-os a grelhar numa chapa ou frigideira quente, de um lado e de outro, até que caramelizem naturalmente e fiquem “marcados”. Retire e reserve.
Numa travessa disponha a mistura de folhas verdes, Ao centro coloque a burrata bem escorrida e por cima da salada disponha a fruta grelhada. Regue tudo com um fio de azeite e polvilhe generosamente com a mistura de sementes.
Sirva de imediato como entrada ou como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas.


Bom Apetite!

Semifreddo de Morango e Manjericão


As pessoas fazem sempre muitas perguntas acerca dos workshops. De uma maneira geral partilho por aqui muito poucas das receitas que levo aos workshops, porque acho que quem vai (e paga) para ir a um workshop merece ter receitas “originais” e que dias depois não as veja publicadas por aqui. Claro que os workshops não são só receitas. É essencialmente partilha e convívio na cozinha e depois à volta da mesa (para quem não sabe no final temos sempre um belo almoço ou jantar com tudo aquilo que estivemos a cozinhar!) Mas as receitas é o que podem levar para casa e experimentar e prolongar esses workshops...
Agora, nestes meses das férias, os workshops estão sempre parados, mas lá para finais de Setembro/Outubro vamos retomar, e pode ser que com algumas novidades - como os worshops privados para grupos mais pequenos e em vossas casas.
Mas antes disso, deixo-vos hoje uma das receitas favoritas de um dos workshops de verão do ano passado. Um semifreddo, já que dizem que vem aí calor, vamos lá celebrá-lo da melhor maneira, ainda que seja por poucos dias!

Ingredientes:

2 embalagens de natas frescas para bater
1 ovo + 4 gemas
125g de açúcar
150g de morangos
folhas de manjericão q.b.


Preparação:
Bata as gemas e o ovo juntamente com o açúcar com a varinha mágica sobre uma taça de água a ferver (banho-maria) até ficar com uma mistura espessa e pálida.
Triture os morangos juntamente com metade do manjericão. Junte à mistura de ovos, envolvendo bem.
Bata depois as natas até que fiquem firmes, e junte depois suavemente à mistura de ovos e morango, incorporando o restante manjericão finamente picado.
Coloque depois numa forma de bolo inglês forrada com película aderente e leve ao congelador durante algumas horas - 2 ou 3.
Retire uns minutos antes de desenformar. Desenforme para o prato de servir e decore a gosto. Se gostar coloque um pouco de redução de vinagre balsâmico.


Bom Apetite!

Bolo de Chocolate e Courgete (versão sem glúten)


Se estamos na época das courgetes, há que as aproveitar em receitas diferentes! O bolo de chocolate e courgete não é novidade e há outras receitas no blogue. E até de outros bolos com courgete. A courgete mal se nota, faz o bolo levar menos ou nenhuma gordura, e fica muito macio e cremoso.
Esta versão é sem glúten, especial para intolerantes ou para quem, por um motivo ou outro o quer retirar da dieta. E depois foi feito com açúcar de coco - que é um açúcar que não é refinado - e que uso de vez em quando, principalmente quando faço bolos mais a pensar nos miúdos - mas que podem substituir se quiserem por outro que tenham disponível!
O bolo fica realmente muito rico e intenso no seu sabor a chocolate. Não sei também se por ter usado cacau cru em pó, em vez de cacau “normal”. Ideal para os verdadeiros amantes de chocolate. Eu gostei muito e o António também!


Ingredientes:
(chávena usada com 220ml de capacidade)

4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
3 ovos
1/2 chávena de açúcar de coco (podem usar açúcar de cana integral, mascavado ou outro se preferirem)
1/2 chávena de cacau em pó (uso cacau cru em pó)
1 + 1/2 chávena de farinha de amêndoa (amêndoa finamente triturada)
2 colheres de sopa de fubá de mandioca ou amido de milho (maisena)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de courgete ralada (previamente escorrida para libertar o máxima de água)
1/2 chávena de chocolate 74% cacau grosseiramente picado

Preparação:

Com a batedeira elétrica bata os ovos até que fiquem espumosos. Junte o açúcar e continue a bater até que o açúcar esteja dissolvido. Junte depois o cacau, a farinha de amêndoa, a fubá ou amido de milho, o fermento e o extrato de baunilha, e bata novamente até ficar com uma mistura homogénea. Junte depois a courgete ralada e escorrida, o chocolate partido e envolva bem.
Coloque a mistura numa forma com buraco previamente untada e polvilhada com um pouco de cacau e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!

Salada de Figos com Mozarella e Mel


Chega a esta altura e as receitas são sempre mais coloridas. Há imensas frutas e legumes - a diversidade que o verão nos dá - e é impossível não nos sentirmos inspirados a cozinhar com tanta variedade.
Cá em casa as refeições têm sido muito simples, muitas vezes no jardim - principalmente ao fim de semana  - e maioritariamente carne ou peixe grelhado. E portanto optamos por muitas e variadas saladas para complementar, acompanhar e até como entradas.
Não são portanto receitas... são combinações de ingredientes que nós gostamos bastante e que  pessoalmente eu acho que resultam. E têm feito as delicias de quem cá vem a casa.
E são por excelencia a comida de verão: fresca, leve e sem trabalho!
Faço muitas saladas com figos, e recentemente partilhei uma no instagram com figos, rucula, burrata e presunto (combinação super clássica e sempre deliciosa). No fim de semana, e como não tinha todos os ingredientes, optei por uma “variante” mais simples e igualmente saborosa que é uma excelente entrada, principalmente se servida com o maravilhoso pão da Garfa! (Andamos fãs deste pão cá em casa!!)

Ingredientes 

6 figos grandes maduros
1 embalagem de bolinhas de mozarella fresca (se não encontrarem podem usar mozarella fresca grande cortada em pedaços)
azeite q.b.
1 colher de sopa de mel
folhas de majericão fresco q.b.

Preparação:

Lave os figos e seque-os bem. Corte-os em oito partes cada um.
Disponha os figos cortados num prato ou travessa. Por cima disponha as bolinhas de mozarella fresca previamente escorridas e regue depois com um fio de azeite e o mel.
Por cima coloque as folhas de manjericão.
Sirva como entrada ou petisco com pão fresco estaladiço!


Bom Apetite!

Lasanha Verde com Molho Branco Rápido


Não há quem não saiba fazer lasanha. Durante muitos anos a lasanha foi “A” receita pela qual era conhecida pelos meus amigos, aquela que todos me pediam para fazer, e que era o meu prato assinatura! Era sempre a receita eleita em festas, fins de anos e afins...
Confesso que ainda hoje, apesar de jé não com a mesma frequência, continuo a fazer uma boa lasanha...
Agora vario imenso nos recheios e combinações, e até nas massas e nos molhos a acompanhar. Das últimas vezes que fiz lasanha, e não querendo usar o molho béchamel convencional. tenho usado uma outra combinação que eu acho que fica deliciosa, e que além disso é muito rápida de preparar e torna até a lasanha numa refeição rápida durante a semana. (Sim, eu sei que há molho bechamel à venda em pacote, que nunca comprei, e que rapidamente se faz na Bimby ou à mão...mas este ainda consegue ser mais rápido, sujar menos louça e é outra alternativa!!)
Desta vez usei também massa verde, com espinafres, mas é uma questão de gosto pessoal...

Ingredientes para 4 pessoas:

12 placas secas de lasanha verde (ou outra)
350g de carne picada à bolonhesa - usei carme que já tinha cozinhada, preparada e congelada já a pensar nestas receitas - há receita no blogue
150g de queijo ralado (mozarella, cheddar, emmental...)
200ml de leite de coco - de lata
200ml de natas ácidas (se preferirem podem usar normais)
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por montar a lasanha. No fundo de um pirex coloque um pouco de carne, cubra com 4 placas de lasanha. Por cima disponha mais carne cubra com queijo e mais 4 placas de lasanha. Repita até terminar com uma camada de placas de lasanha. 
Misture o leite de coco com as natas ácidas até obter uma mistura homogénea e tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto. Verta sobre a lasanha, tendo a certeza que cobre tudo bem, e termine com um pouco de queijo ralado.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, e bem coberto com papel de alumínio para não secar a lasanha. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe cozinhar e gratinar mais 10 a 15 minutos.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

Tostas Simples de Salmão Fumado


A cidade já começa a estar vazia. Nós ainda não estamos de férias, mas notamos que há menos pessoas e há menos confusão: no supermercado, no parque e até na escola!
Vêm mais turistas, nacionais e estrangeiros e a vida, apesar das rotinas, parece diferente.
Por aqui, os nossos fins de semana são todos passados em modo mini férias, ainda que sem sair de casa.
Passeios pelos jardins, parques e baixa da cidade, banhos na nossa “piscina” e  banhos de sol na relva. Brincar com a terra dos canteiros e jogar à bola e aos saltos no jardim. E muitas refeições mais leves e frescas na nossa sala de jantar ao ar livre...
Dessas refeições as ementas são sempre  - ou quase - de petiscos e afins ou churrascos de carne ou peixe.
Desta vez, tivemos também um jantar leve de tapas e petiscos, onde as minhas tostas de salmão fumado são sempre muito apreciadas. Talvez seja do toque de limão e pimenta que torna o salmão fumado menos enjoativo!
Fica aqui a receita deste petisco de dias de sol!

Ingredientes para 2 tostas:

2 fatias de pão caseiro (de preferência artesanal e de fermentação lenta)
75g de queijo creme
pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
100g de salmão fumado
folhas de rúcula q.b.

Preparação:

Torre ligeiramente as fatias de pão e deixe arrefecer.
Bata o queijo creme com uma pitada de pimenta apenas para o amolecer e barre generosamente nas fatias de pão numa camada uniforme.
Por cima disponha o salmão fumado e umas folhas de rúcula e termine com um pouco de sumo de limão sobre o salmão e pimenta moída na hora.
Sirva de imediato como uma entrada, como um almoço ligeiro ou como um pequeno almoço reforçado...

Bom Apetite!


Bolo de Laranja, Iogurte e Aveia


Sexta feira é dia de bolo, certo? E de bolos simples, sem claras em castelo, daqueles de misturar tudo e já está. 
Desta vez com laranja e iogurte e uma mistura de farinhas menos habitual, mas nesta coisa da cozinha, experimentar alternativas diferentes para ver se resultam é engraçado. O bolo ficou aprovado e quase não sobreviveu ao fim de semana.....
Deixo-vos a sugestão e a dica. Não tenham receio de experimentar receitas diferentes, novos ingredientes e de se aventurarem em culinárias mais desconhecidas!
Bom fim de semana.

Ingredientes para 1 bolo pequeno:

1 laranja pequena
125g de açúcar mascavado ou de coco (podem usar outros açúcares)
3 ovos
100g de farinha de aveia (aveia triturada)
100g de fubá de mandioca (ou outra farinha a gosto)
80g de óleo vegetal (usei óleo de coco)
125g de iogurte natural
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Com a ajuda de uma batedeira bata o açúcar com os ovos e com a raspa da laranja até obter um creme fofo. Junte depois as farinhas, o fermento, o iogurte e o óleo e bata mais 1 minuto ou 2 até ficar tudo bem incorporado.
Coloque a massa numa forma de bolo previamente untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer uns minutos na forma antes de desenformar.


Bom Apetite!

Flan Salgado de Brócolos e Alho Francês


Já estamos em contagem decrescente para as férias. Ainda falta um bocadinho, mas os miúdos já começam a perguntar pela praia, e a ficar cansado das rotinas que ainda mantêm, apesar de tentarmos ter sempre planos diferentes para o fim de semana que incluam locais e coisas diferentes para eles.
De resto as coisas continuam mais ou menos na mesa, aproveitanto sempre para fazer receitas novas, como este flan salgado de inspiração da Joana Moura, e tentando organizar as coisas aqui por casa, tarefa que parece nunca ter fim...

Ingredientes:

350g de brócolos
2 alhos franceses
sal e pimenta q.b.
200ml de natas (usei natas ácidas, mas podem usar natas normais)
6 ovos
noz moscada q.b

Preparação:

Separe os brócolos em raminhos e  leve-as a cozinhar a vapor mais deixando-os ficar ainda um bocadinho “al dente”.
Entretanto bata os ovos inteiros com as natas e tempere com sal, pimenta e noz moscada, colocando a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa ou um pirex.
Corte o alho francês em pedaços e lave bem, escorendo-o. Pique o alho francês grosseiramente, assim como os brócolos e junte-os à mistura de ovos e natas.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Sirva como prato principal ou acompanhamento. (Aqui acompanhamos com costeletas grelhadas) e uma salada verde.


Bom Apetite!

Courgete Patisson Recheada com Frango


Perguntam-me vezes sem conta se os miúdos comem o mesmo que nós. A resposta é quase sempre sim, tirando raras excepções. A diferença é que muitas vezes, e apesar de comerem exatamente a mesma coisa que nós, descontruímos o prato deles... Em vez de uma salada de frango, por exemplo, em que no nosso prato tudo está misturado, no prato deles os alimentos são colocados naqueles pratinhos com divisórias e estão separados. E muitas vezes ajusto os vegetais e legumes a coisas que eles gostam mais - não são, para já, grandes fãs de folhas verdes como alface e espinafres...
Mas os legumes recheados têm sido muito bem vindos cá em casa. Acham piada ao “capéuzinho”, gostam de abrir para ver o que está lá dentro e comem o recheio - apesar de muitas vezes não comerem o exterior (neste caso comeram o recheio todo da courgete, mas não a “casca”) Estas courgetes e o tomate são para já os mais bem recebidos.
E é também uma boa forma de comer legumes e despachar sobras de carne.

Ingredientes para 4 unidades:

4 courgetes patisson (se não encontrarem destas courgetes, podem usar qualquer outra variedade)
250g de peito de frango já cozinhada e desfiado
1 cebola
2 dentes de alho
200ml leite de coco (podem usar natas ou natas vegetais ou iogurte se preferirem)
ervas secas a gosto
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
queijo ralado a gosto
azeite q.b.

Preparação:

Cuidadosamente retire a tampa às courgetes (se usar courgetes normais, corte-as longitudinalmente) e cuidadosamente e, com a ajuda de uma colher de sopa, escave o interior sem rasgar a casca. Reserve.
Coloque as courgetes escavadas num tabuleiro que vá ao forno regue com um fio de azeite e tempere com uma pitada de sal.
Entretanto pique a cebola com os dentes de alho e leve ao lume num tacho ou numa frigideira juntamento com um pouco de azeite e deixe refogar um pouco. Junte depois o interior das courgetes também picado e deixe estufar. Tempere  gosto com um pouco de sal pimenta, noz moscada e as ervas aromáticas e deixe cozinhar uns 5 minutos em lume brando. Junte depois o frango desfiado e o leite de coco, envolva bem e deixe levantar fervura.
Recheie as courgetes com o preparado de frango e por cima disponha um pouco de queijo ralado e se quiser um pouco mais de ervas secas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até as courgetes estarem cozinhadas.
Sirva com uma salada verde ou outra a gosto.


Bom Apetite!

Quinoto de Tomate


Não é a primeira vez que faço uma espécie de risoto de quinoa (quinoto), mas já não fazia há muito tempo. Desta vez aproveitei meio frasco que estava aberto no frigorifico do nosso molho caseiro de tomate sete vegetais, mas podem usar qualquer outro molho de tomate ou juntar tomate fresco e maduro ao refogado de cebola, tendo apenas o cuidado de aumentar a quantidae de água.
É uma maneira diferente de fazer a quinoa, e é um acompanhamento diferente e surpreendente. Além disso fica optimo aquecido no dia seguinte, pelo que se pode fazer a mais para a marmita do dia seguinte, ou simplesmente para estar “despachado” para outra refeição.
Aqui em casa foi muito apreciado, e comemos a acompanhar uns “jaquinzinhos” fritos. Mas gostei mais no dia seguinte, simplesmente com um ovo escalfado.

Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:

150g de quinoa
250ml de água
200ml de molho de tomate pronto (usei o molho de tomate 7 vegetais caseiro)
50g de queijo parmesão ralado na hora
azeite q.b.
50ml de vinho branco
1 cebola
sal e pimenta q.b.
centro frescos q.b.

Preparação:

Pique a cebola e leve-a a alourar num pouco de azeite até que fique translúcida. Junte depois a quinoa e envolva bem. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar uns dois minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. 
Acrescente depois o molho de tomate e a água, retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Coloque no mínimo e vá mexendo de vez em quando, durante cerca de 25 minutos, até a quinoa estar cozinhada e ainda com molho, como se fosse um risotto.
Misture o queijo parmesão, envolva bem e desligue. Deixe repousar 5 minutos.
Retire do tacho e envolva os coentros.
Sirva de imediato, simples, como ovo escalfado, ou como acompanhamento de, por exemplo, carapauzinho frito.


Bom Apetite!

Salada de Massa Espiral, Rúcula e Frango com Leite de Coco


Há sempre muitas perguntas, nesta altura do ano, acerca de refeições para as férias. E também há sempre muitas perguntas acerca de rentabilizar refeições e acerca de economia doméstica. 
Cá em casa, quando assamos frango, optamos sempre por frangos grandes caseiros ou do campo. Já sabemos que sobra (os miúdos ainda comem relativamente pouca proteína) e por isso, quando parto o frango para levar para a mesa, separo quase sempre o peito - porque aqui em casa é a parte que ninguém gosta. Depois com o peito há sempre outras refeições que se fazem. Desta vez o frango desfiado juntamente com um pouco de liete de coco (que também podiam ser natas normais ou vegetais)  foi parar a uma salada de massa com rúcula aqui do jardim, numa refeição que se pode comer fria, ideal para as férias e para marmitas (e excelente para sobras de frango de churrasco também!!)
Então aqui fica uma receita simples e prática para as férias, e ao mesmo tempo perfeita para aproveitar sobras. Claro que podem complementar com outras coisas, mas com estes poucos ingredientes também fica deliciosa. Na cozinha, muitas vezes menos também é mais!
Boa semana!

Ingredientes:

200g de frango desfiado (sobras de frango assado)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
100ml de leite de coco (de lata)
200g de massa espiral (qualquer variedade - integral, normal, sem glúten.....)
2 mãos cheias de rúcula selvagem
queijo cheddar ralado q.b. (ou outra variedade a gosto)

Preparação:

Coza a massa em água a ferver temperada de sal até ficar al dente. Retire, escorra e reserve.
Entretanto pique a cebola e o alho e leve ao lume, numa frigideira com um pouco de azeite e a folha de louro. Junte depois o frango desfiado, envolva bem e acrescente o leite de coco e retifique de sal e pimenta.
Envolva o frango na massa, junte a rucula e envolva bem. Antes de servir junte o queijo ralado.


Bom Apetite!

Bolo de Banana e Sarraceno


Vi este bolo no blogue do meu querido Célio (Sweet Gula) e fiquei logo apaixonada - o que me acontece quase sempre que vou ao blogue dele, porque as fotografias são simplesmente maravilhosas! 
Achei curioso a versão “saudável” do bolo, mais pelo uso integral de farinha de trigo sarraceno, do que propriamente por não usar açúcar refinado, mas achei quer era interessante experimentar este bolo, cuja receita original é da Sara, do blogue “Nem acredito que é saudável”!
O bolo é muito fácil de fazer um bolo que na sua totalidade só tem farinha de trigo sarraceno (uma farinha sem glúten, para quem não saiba) tem um sabor muito peculiar e que pode não agradar a todos. Eu gostei, mas os meus filhos disseram que não gostaram do bolo e tenho a certeza que foi por causa do sabor forte do sarraceno, que mesmo com a banana, a amêndoa e o chocolate o tornam demasiado intenso e possível de não agradar a todos.
No entanto, se gostam do sabor mais forte do sarraceno, vale a pena experimentar estar versão. Fiquei no entanto a pensar como ficaria trocando uma parte da farinha de trigo sarraceno por farinha normal, ou até de aveia ou espelta.
Fica aqui a receita porque, miúdos à parte, eu gostei bastante do bolo.

Ingredientes:
(receita adaptada do blog da Sara "Nem Acredito Que é Saudável” )

230 g de farinha de trigo sarraceno
 1/2 c. (chá) de fermento
1/2 c. (chá) de sal
80 g açúcar de coco
2 bananas em puré
20 g de manteiga de amêndoa
50 g de óleo de coco
1 c. (chá) de essência de baunilha
50 ml de bebida de aveia
2 ovos
40 g de amêndoas, picadas
60 g de chocolate com 70% de cacau, picado
1 banana em fatias
1 c. (sopa) de açúcar de coco

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o fermento, o sal e o açúcar de coco. Noutra taça misture as bananas em puré, a manteiga de amêndoa , o óleo de coco, a essência de baunilha, a bebida de aveia e os ovos. Bata tudo até ficar bem misturado.
Junte depois as duas coisas e misture novamente. Envolva depois as amêndoas picadas e o chocolate.
Unte com óleo de coco uma forma de aro amovível com 20cm de diâmetro e forre-a com papel vegetal e volte a untar com óleo de coco. No fundo coloque as bananas fatiadas e polvilhe com açúcar de coco.
Coloque a massa do bolo sobre as fatias de banana e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante 40-45 minutos, até o bolo estar cozido no centro.
Retire do forno, deixe arrefecer alguns minutos e depois desenforme.


Bom Apetite!

Tacinhas de morango e cenoura (Receita também em video)


Aqui por casa estas tacinhas, com todas as variações possíveis e imaginárias, têm sido o pequeno almoço favoritos dos miúdos. Acham piada ajudar a fazer, escolher as frutas e por vezes os legumes e misturar tudo. E gostam também de “decorar” cada um a sua taça, a gosto, com as suas coisas favoritas, que na maioria dos casos são cajus, mirtilos e framboesas.
Deixo-vos esta sugestão, que não tem nada que saber, mas que são alternativas frescas e nutritivas, perfeitas para toda a família e que se prepara em poucos minutos. Uma variante de pequenos almoços convencionais, e um complemento delicioso para pequenos almoços demorados de férias.
A receita também está em video, para quem gosta desta versão de receitas em video.

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de morangos congelados
1 cenoura cozida  
1 colher de sopa de mel ou maple Syrup (ou nada)
50ml de leite de coco ou iogurte natural
sementes a gosto ou frutos secos
lascas de coco a gosto
frutos vermelhos q.b.

Preparação:

Ver o vídeo:


Ou:

No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque os morangos, a cenoura cozida, o iogurte ou leite de coco e adoce com o mel ou maple syrup, se necessário. Triture bem até obter uma mistura homogénea
Divida a mistura pelas taças e coloque os toppings a gosto.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

Salada de Tomate Assado, Mozarella e Azeite de Manjericão


Para quem ainda não foi de férias, como é o meu caso, é tempo de começar a pensar mais seriamente no assunto... Já não falta tudo! Os miúdos já falam muito na praia, e nas brincadeiras que fazem por lá, eu já só consigo pensar nas mil malas para fazer e na tralha toda que ainda temos de levar atrás - e também nos livros que gostaria de ler.... - e também deixo a imaginação divagar nas receitas mais frescas que gostamos de ter à nossa mesa nas férias: peixe grelhado, saladas frescas e variadas e muita fruta colorida.
E esta salada é um exemplo perfeito de uma mesa de férias! Espero que gostem!

Ingredientes:

400g de tomate cereja em rama
2 dentes de alho
azeite q.b.
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
manjericão fresco q.b.
sumo e raspa de 1 limão
90g de rucula selvagem
2 bolas de mozarella fresca 
cajus ou pinhões ou amêndoa tostados q.b.


Preparação:

Coloque o tomate e os dentes de alho picados num tabuleiro e acrescente um fio de azeite e um pouco de pimenta. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Retire do forno, regue com o vinagre balsâmico e deixe arrefecer.
No copo da varinha mágica coloque o manjericão, o sumo e raspa de limão e acrescente azeite. Tempere com sal, pimenta . Reserve.
Numa travessa coloque os tomates assados e a rúcula. Por cima disponha a mozarella fresca. Termine com  o azeite de manjericão, os cajus ou pinhões tostados e mais umas folhas frescas de manjericão.
Sirva com pão ou focaccia.


Bom Apetite!

Portobelos Recheados com Espinafres e Cheddar


Esperamos pelos dias de férias, ansiosamente. Confesso que me sinto bastante cansada e, apesar de ter sido uma decisão minha ficar em casa com os meus filhos até aos 3 anos, conto os dias para que Setembro chegue e o António vá para o Jardim de Infância com o irmão Zé! Há alturas em que sei que não chego a tudo. As obrigações de trabalho (e com ela a gestão de tudo o que isso implica), dois filhos pequenos que necessitam e exigem muito de mim, e tudo o resto que compõe a nossa vida. Tenho obrigatoriamente de deixar algumas coisas para trás. Até porque temos de reconhecer quando não conseguimos, quando temos de parar um pouco, quando precisamos de dar dois passos atrás para depois darmos três ou quatro em frente.
Estou nessa fase. Assoberbada. (Não é para terem pena, porque não se trata de pena, mas sim de constatar factos, e de tentar explicar aos meus queridos leitores algumas ausências!)
De resto há receita de cogumelos recheados. Desta vez recheados com espinafres e queijo cheddar, que gostamos muito cá me casa, e foram mais uma variante para uma das nossas refeições sem carne e sem peixe que, apesar de nem sempre irem aparecendo, continuam a fazer parte das nossas receitas da semana.

Ingredientes para 2 pessoas como prato principal, ou 4 como entrada:

4 cogumelos portobelo grandes
75g de espinafres frescos
1 cebola
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
manjericão seco q.b. (ou outra erva seca a gosto)
150g de queijo cheddar

Preparação:

Limpe bem ou lave os cogumelos e seque-os. Cuidadosamente retire os pés aos cogumelos e com a ajuda de uma colher escave o interior, de modo a que sejam mais simples de rechear. 
Pique finamente a cebola e também os pés e o interior dos cogumelos.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte a cebola deixando fritar um pouco. Acrescente depois os pés dos cogumelos e deixe refogar mais uns minutos. Finalmente acrescente as folhas de espinafres e envolva tudo muito bem. Tempere de sal e pimenta a gosto e deixe estufar um pouco até as folhas de espinafres estarem murchas. Desligue, acrescente metade do queijo cheddar previamente ralado e envolva bem.
Coloque os cogumelos escavados num prato que vá ao forno e tempere-os com um pouco de sal e um fio de azeite. Divida o recheio pelos cogumelos, e por cima disponha o restante queijo. Polvilhe com o manjericão seco e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos.
Sirva os cogumelos com uma salada verde.


Bom Apetite!

Imprimir