Adoro massas levedas. É por isso que amor fazer pão, brioches e pães doces, folares e tudo aquilo que peça tempo e carinho e paciência enquanto a magia da cozinha acontece.
Parece estranho que eu, que não sou assim muito paciente adore massas que demoram… mas acho que é mesmo um exercício à minha calma. Porque as massas levedas são temperamentais, dependem de vários factores externos, podem nem sempre ficar bem. Mas, de uma maneira geral, se as deixarmos terem o seu tempo, sem estarmos a olhar para o relógio, elas crescem e surpreendem-nos.
Nunca podem confiar no tempo de uma receita para a massa levedar. Para uma massa levedar bem é preciso temperatura certa quer dos ingredientes quer do ambiente externo. Estar afastada de correntes de ar e principalmente perceber que, ao dizer “2 horas ou até dobrar de volume”, a massa tem mesmo de dobrar de volume mesmo que isso não ocorra ao fim de duas horas….
Segue então a receita destes pãezinhos amorosos de cenoura!
Ingredientes:
350g de cenoura cozida
10g de açúcar
Sal q.b.
10g de fermento de padeiro seco
2 colheres de sopa de azeite
160ml de leite ou bebida vegetal aveia
750g de farinha de trigo ou espelta
Preparação:
No copo da liquidificadora coloque as cenouras, o azeite, o sal e o açúcar e o leite ou bebida vegetal. Triture até obter um puré homogéneo.
Coloque depois numa taca, acrescente a farinha e o fermento e amasse durante cerca de 15 minutos até obter uma massa lisa e elástica.
Deixe levedar num local ameno até a massa duplicar de volume. (Poderá amassar também durante uns 5 minutos num robot de cozinha)
Molde depois pãezinhos ou 1 pão grande e deixe levedar novamente até duplicar o volume.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 200°C durante cerca de 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.
Bom Apetite!