Uma das coisas que tenho aprendido ao longo do tempo, nas festas e jantares que vou fazendo aqui por casa é que simplificar é o melhor.
Se ao início fazia coisas muito elaboradas, imensa finger food, empratamentos.... o tempo, ou melhor a falta dele, fez-me perceber que há receitas que todos vão gostar muito e que demoram muito pouco tempo a fazer. E foi a preparar as festas dos miúdos com a família toda eos amigos e a chegarmos a cerca de 60 pessoas, que percebi como é importante simplificar e planear.
Talvez por isso, e também pela prática, passou a ser cada vez mais rápido e facil planear jantares para a nossa família mais chegada. Simplesmente porque deixei de complicar muito, e acabo a fazer as coisas de “um tacho só” que todos gostam!
É o caso do caril, que faz sempre imenso sucesso aqui por casa, e que dá tanto trabalho fazer para 6 como para 15....Desta vez, acabei por fazer um caril tipo korma, porque acabei por usar polpa de caju que me tinha sobrado do dia anterior de coar a bebida vegetal, mas pode ser preparado com outros frutos secos. e é uma excelente maneira de aproveitar este subproduto.
Este caril fica com um molho espesso e rico, como gostamos cá em casa.
Espero que gostem também!
MAIS DATAS DO WORKSHOP “Receitas Simples e Rápidas para Organizar a Semana - Meal Prep” Em LISBOA E NO PORTO
Próximos Workshops:
“Receitas para a Páscoa”
Ingredientes para 6 pessoas:
1 frango do campo, com cerca de 1,5 kg partido em pedaços peuenos
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite ou óleo de grainha de uva, ou óleo de coco
1 pedacinho de gengibre fresco com cerca de 2 cm
1 malagueta (opcional)
2 colheres de sopa de pó de caril de boa qualidade
300ml de leite de coco (de lata)
75g de coco ralado
100g de caju finamente triturado ou o resíduo de caju ou de outro fruto seco que fica após fazer bebida vegetal
1 molhinho de coentros frescos
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Pique a cebola, o gengibre, os talos dos coentros e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite ou óleo. Acrescente a malagueta partida, se usar, o pó de caril, o coco ralado e a polpa do caju. Coza bem esta mistura de especiarias durante cerca de 10 minutos. Se começar a ficar muito seca, junte golinhos de água.
Acrescente agora o frango em pedaços, envolva-o bem na mistura e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe o frango estufar em lume brando, cerca de 30 minutos, tapado. Acrescente depois metade do leite de coco e deixe cozinhar em lume brando até o frango estar macio. Acrescente depois o restante leite de coco, retifique os temperos e envolva bem.
Sirva o caril polvilhado com os coentros picados e acompanhe com arroz basmati ou thai jasmim.
Bom Apetite!