Bolo de Iogurte, Limão e Tomilho Limão com Calda de Mel


Em véspera de mini férias para nós, mas com o tempo ainda tão esquisito, (vamos lá ver se apanhamos um bocadinho de sol!!) deixo-vos uma receita de um bolo, que tanto serve para um feriado chuvoso, e para comer em casa enquanto se assiste a um filme no sofá, como para levar para um piquenique se o tempo ficar mais simpático.
A combinação de iogurte e limão e de tomilho e limão é vencedora em qualquer lugar. 
Enquanto as nossas ervas aromáticas crescem a olhos vistos no jardim, vou aproveitnado-as assim, em bolos, sobremesas, saladas, bebidas e afins...
Desta vez um bolo para comemorar o feriado, o dia da criança, e até as mini férias, a quem, como eu vai aproveitar para mudar de ares!!

Bom feriado a todos!!

Ingredientes para o bolo:

125g de iogurte grego natural (1 copo de iogurte)
3x a medida do copo de iogurte de farinha sem fermento
3x a medida do copo de iogurte de açúcar  (mal cheio)
200g de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos 
1 colher de chá de fermento
1 limão
4 pés de tomilho limão

Ingredientes para a calda:

4 colheres de sopa de mel
2 limões grandes
4 pés de tomilho limão
100ml de água

Preparação:

Comece por fazer o bolo.
Numa taça coloque a manteiga, os ovos, o açúcar, a farinha, o fermento e o iogurte e bata bem, com a ajuda de um robot de cozinha ou batedeira até obter uma massa lisa e uniforme.
Acrescente depois a raspa do limão e as folhinhas de tomilho bem picadinhas e envolva bem.
Coloque a massa numa forma de chaminé previamente untada e polvilhada com farinha, e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 a 45 minutos.
Entretanto prepare a calda do bolo. Num tacho coloque o sumo e a casca do limão, os pés de tomilho limão, a água e o mel e acrescente  misture bem, levando ao lume até ficar com um aspeto xaroposo. Retire, coe e deixe arrefecer um pouco.
Retire o bolo do forno e ainda quente, pique-o com um garfo e regue-o com 2/3 da calda preparada. Deixe-o depois arrefecer um pouco e desenforme-o para o prato de servir.
Regue depois com a restante calda, deixando embeber - ajuda ir picando com um palito para a calda se entranhar bem - e decore depois com raspa de limão e mais uma folhinhas de tomilho limão.


Bom Apetite!

Bolachas de Banana, Aveia e Amêndoa (Receita também em video)


Esta semana a receita em video chega mais cedo. Uma receita das novas bolachinhas favoritas cá de casa. Os miúdos não as deixam ficar muito tempo por aqui, porque são mesmo viciantes e crocantes e são perfeitas para um snack ou lanchinhos, na escola, praia, parque ou num piquenique.
Além disso, como são tão simples de preparar, eles adoram ajudar a fazê-las, e quase que as conseguem fazer sozinhos. A pior parte é sempre quando têm de esperar para que fiquem prontas...
Aqui fica mais esta seguestão!

Ingredientes para 15 bolachas:

2 bananas maduras
100gr de flocos de aveia
2 colheres de sopa de cacau cru em pó
1 colher de sopa de manteiga de amêndoa

Preparação:

Para fazer as bolachas, baste seguir o video:




(Esmague as bananas com um garfo, Acrescente depois os restantes ingredientes e envolva tudo muito bem.
Forre o tabuleiro com papel vegetal e disponha colheradas de massa, espalmando-a num acmada fina, para que fiquem estaladiças. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire e deixe arrefecer - à medida que arrefecem é que ficam crocantes - e guarde depois num recipiente hermético.


Bom Apetite!

Frango com Limão e Gengibre com Esparguete com Pesto de Abacate e Manjericão


Foi um fim de semana cheio. Talvez a melhor forma de comemorar os 12 anos de blogue, com workshops no sábado e domingo. Casa cheia nos dois e horas muito divertidas como os workshops devem sem, e em locais que já são casa, com pessoas que já são familia. Gosto mesmo muito disto que faço, apesar de começar esta segunda feira um bocadinho cansada. E quando para a maioria é um dia de regressar ao trabalho depois do fim de semana, para mim é assim uma espécie de dia de folga - apesar de estar em casa com os dois mais novos...
De qualquer maneira é uma semana mais pequena, que há um feriado, e para nós vai ter direito a mini férias, as primeiras a 5. Esperemos que o tempo ajude, que me parecia bem dar o primeiro mergulho do ano e apanhar um bocadinho de sol e dar passeios à beira mar...
Até lá fica mais uma receita para chamar o bom tempo!

Ingredientes para 2 pessoas:

120g de esparguete (usei de trigo sarraceno, mas serve qualquer um)
1/2 abacate maduro
10 cajus
5 folhas de manjericão fresco
sal e pimenta q.b.
sumo de limão q.b.
1 dente de alho
1 pedacinho de raíz de gengibre fresco
2 peitos de frango pequenos
azeite q.b.

Preparação:

Corte o frango em tiras não muito finas e tempere com sal, pimenta, sumo e raspa de limão, alho picado e gengibre ralado. Acrescente um pouco de azeite, misture bem e deixe marinar um pouco.
Leve uma frigideira ao lume e deixe aquecer bem. Cozinhe os pedaços de peito de frango até que fiquem dourados, sem os deixar secar. Reserve.
Entretanto cozinhe depois o esparguete em água temperada de sal, até que fique al dente. Escorra, passe por agua fria, guardando um pouco da água da cozedura.
No copo da varinha mágica coloque o abacate, o caju e as folhas de manjericão. Tempere com uma pitada de sal e triture até obter uma mistura homogéna.
Coloque o esparguete numa saladeira, junte o pesto de abacate e envolva tudo, juntando um pouco da água da cozedura da massa para ajudar a soltar a massa. Por cima do esparguete coloque as tiras de frango e decore com mais manjericão fresco.


Bom Apetite!

12 Anos de As Minhas Receitas


Parar para pensar que escrevo aqui há 12 anos. Há 12 anos que partilho as receitas que se fazem cá me casa. Há 12 anos que partilho aqui um pouco da minha vida.
Curiosamente com uma diferença de poucos meses, este blogue acompanha também toda a minha vida de casada, e consigo através de “post” mais antigos fazer uma retrospecção da minha vida, e de todo o caminho que segui para chegar até onde estou hoje.

Tanto mudou em 12 anos. Eu mudei e certamente os meus leitores também mudaram. As receitas mudaram, os blogues mudaram, quem escreve blogues mudou, as redes sociais mudaram, os alimentos que usamos mudaram, a sociedade no geral mudou e as nossas preocupação mudaram. Nestes 12 anos temos evoluído em conjunto, com os pedidos e preocupações de quem me segue, e também com as minhas próprias preocupações e cuidados, e crescente desenvolvimento de capacidades. E é bom poder olhar para trás e ver que evoluímos. Que crescemos de alguma forma, que chegamos a mais pessoas de outra forma - não só no blogue, mas através de todas as outras redes que estão ao nosso dispor.

Em 12 anos já não queremos o anonimato das redes sociais. Queremos que se saiba quem somos, queremos ser reconhecidos pelo nosso trabalho - e assumimos os blogue, Facebook e Intagram - como um trabalho, que nos permite pagar contas e colocar comida na mesa e comprar coisas.

Em 12 anos exigimos coisas diferentes. Assumimo-nos como “influenciadores” porque o mercado e as pessoas assim nos exigiram, e acabamos a ter uma responsabilidade e um respeito muito maior. E é muito mais difícil de gerir por causa disso mesmo. Não podemos enganar quem nos segue e temos de ser coerentes com as nossas decisões e opções, porque facilmente nos desligamos de um “blogger” para outro, porque há mais por quem escolher e há outros com os quais nos identificamos mais. Não tem mal. Mas há que mantermo-nos sempre fieis a nós. E a quem nos segue há muito tempo. Evoluir sim, mas sem  nos desvirtuarmos. 
Em 12 anos os bloguers lançam livros, aparecem na tv, fazem workshops, representam marcas.
Tanto mudou nestes 12 anos. Há coisas muito melhores e coisas muito piores.

Mas há coisas que não mudam. Apesar do cansaço que por vezes tenho porque agora tenho 3 filhos pequenos e os dias parecem que têm menos horas, continuo com o mesmo entusiasmo a cozinhar e a gostar de estar na cozinha, mas principalmente com o mesmo entusiasmo a partilhar as receitas que se fazem cá em casa. Tenho às vezes menos tempo para responder a todos, tenho mais redes sociais para gerir, tenho marcas com quem trabalho, mas não muda o meu carinho e o respeito por todos os que me seguem, que têm sempre palavras carinhosas, que fazem as receitas que partilho, que me colocam dúvidas, que me dão sugestões, que têm sempre um comentário a fazer mesmo que eu nem sempre responda.

Continuo a gostar muito de estar deste lado. A fazer este papel, de partilhar receitas, dicas, sugestões e ingredientes. Porque apesar de todas as mudanças nos blogues, nas redes sociais, na sociedade e na maneira como agora olhamos para o “digital”, no dia em que a essência mudar, e deixar de haver partilha de conteúdos verdadeiros, que realmente tragam algo com sentido às pessoas que os lêem e procuram, estamos apenas a só a enganar os nossos leitores. E se estamos aqui é porque temos leitores e seguidores e pessoas que acreditam no que fazemos, dizemos e partilhamos.

Já muitas vezes o disse, e continuo a achar exatamente a mesma coisa. Enquanto me der prazer partilhar receitas. Enquanto me der prazer partilhar tudo isto com vocês e enquanto tudo isto fizer sentido para nós, eu estarei deste lado.

Agradeço estes 12 anos a todos os que me seguem. A todos os que gostam de cozinhar. e aqui vêm todos os dias em busca de inspiração, ideias ou só para ver a receita do dia. Agradeço a todos os que têm os meus livros, vão aos workshops, me seguem nas redes socias e indiretamente me obrigam a evoluir, a crescer e a tentar ser melhor.
Agradeço também ao meu marido, aos meus filhos e à restante familia e amigos, por comerem o que cozinho - as coisas boas e as menos boas - por esperarem pelas fotografias, por terem paciência para me ajudarem nesta tarefa que é criar conteúdos e receitas para um blogue que faz hoje 12 anos.

Muito, muito obrigada por estarem comigo desse lado.

Parabéns para nós!

Rosti de Batata Doce (Receita também em video)


Gosto de fazer acompanhamentos diferentes, para não sentir que estamos sempre a comer a mesma coisa. Tentamos comer mais legumes, e legumes diferentes, e tento cozinhar as coisas de forma diferente. Sejam legumes assados, salteados e em saladas. Beringelas e courgetes grelhadas e depois bem temperadinhas. A salada de couve crua com maçã e cenoura, e andei agora a experimentar chucrute (depois logo vos conto!)
A batata doce, continua a ser um preferido cá de casa, e entre assar, fazer suadas na frigideira e os rosti, não sei como gostamos mais..
Como me têm perguntado imensas vezes como fazemos o rosti - e não há nada mais simples - deixo-vos o video, para ser ainda mais fácil de perceber todo o processo.
Espero que gostem deste acompanhamento que também pode ser feito - exatamente da mesma maneira - com batata normal.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doce raladas
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Nada como ver o vídeo para que tudo fique mais claro.



(Mas resumidamente é ralar as batatas, temperar com sal, pimenta e azeite, misturar bem, e levar em montinhos a uma frigideira anti aderente até que fiquem cozinhados.)


Bom Apetite

Panqueca de Manteiga de Frutos Secos (Low Carb)


Esta receita não estava para ser publicada, mas os vossos pedidos são ordens, e eu compreendo que nesta fase do ano, com as férias a chegar, estamos todos (vá, uma maioria!) numa operação de caber no bikini sem parecermos muito mal. Ora desde que descobri estas panquecas pobres em hidratos de carbono (e daí low carb) e ainda por cima sem banana - porque todos sabemos que a banana em excesso não é o melhor amigo de quem quer perder massa gorda - tenho feito algumas vezes. São simples, saborosas e deixam-me saciada seja ao pequeno almoço seja até num lanche. 
Portanto deixo-vos aqui a receita  que só leva mesmo estes ingredientes - e que ontem gerou uma onda de pedidos e de comentários no stories do instagram.

(Em relação aos workshops, informo que estão ambos esgotados! Obrigada a todos!)

Ingredientes  para 1 pessoa:

1 ovo
1 colher de sobremesa cheia de manteiga de frutos secos ou de sementes (esta foi feita com tahini, mas habitualmente faço com manteiga de amêndoa ou de amêndoim)
1 colher de chá rasa de fermento em pó

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque o ovo, o fermento e o tahini ou a manteiga de amêndoa. Triture tudo até obter uma mistura homogéna.
Leve depois a uma frigideira anti aderente bem quente. Reduza depois o lume, deixe ganhar bolhas e cozinhar de um lado, vire, e cozinhe do outro.
Sirva com fruta, ou numa versão salgada, com ovo e presunto, ou qualquer outra combinação a seu gosto. (Se for para comer numa versão doce, os mais gulosos podem juntar compota, mel ou maple syrup, uma vez que a panqueca não é doce!)


Bom Apetite!

Salada de Quinoa com Bacon, Cenoura e Couve


Perguntam-me muitas vezes porque é que só preparo os jantares na minha ementa semanal. Principalmente porque os almoços são quase sempre solitários. Ora normalmente os almoços acabam por ser as sobras do dia anterior, que são muitas vezes e propositadamente preparada em maior quantidade, ou um aproveitamento de sobras de alguma outra coisa que exista no frigorífico lá de casa, ou algo de desenrasque de última hora, como um hamburguer grelhado, ou uma salada de atum ou frango... Até porque o Zé está na escola e almoça por lá, o Miguel nunca almoça em casa, e tanto eu como o António temos dias em que não almoçamos em casa.
Além disso a hora crítica - e quem tem filhos pequenos sabe isso de certeza - acontece ao final do dia. E é aí que eu sinto necessidade de ter esta preparação feita, para poder estar mais à vontade e em poucos minutos preparar o jantar, porque estou sozinha com 3 crianças pequenas e o pai só chega - quase sempre - à hora de jantar.
E num destes almoço solitários, de aproveitar o que está no frigorífico, aproveitou-se a quinoa cozida para uma salada rápida em 5 minutos!

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ESGOTADO!!!


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt - SÓ DUAS VAGAS!!!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de quinoa cozida (pode ser arroz, por exemplo)
100g de bacon em fios ou cortado em cubinhos
1 cenoura pequena ralada
1 mão cheia de couve em juliana fina
1/2 cebola pequena
75g de queijo da ilha ralado
2 ovos
azeitonas q.b.
manjericão q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois a cebola picada e em seguida o bacon em fios. Deixe saltear um pouco até a cebola ficar translúcida. Junte depois a quinoa e envolva bem. Acrescente a cenoura e a couve e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar alguns minutos, em lume brando.
Junte depois o queijo da ilha e um pouco manjericão picado e envolva.
Coloque nas taça e termine com um ovo estrelado e umas azeitonas.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

Sopa de Pescada com Batata Doce e Ervilhas Tortas


Foi um fim de semana muito preenchido! O primeiro aniversário de um dos primos mais novos, e um domingo de volta do jardim, para aproveitar o bom tempo, com direito a churrasco ao almoço e petiscos para o jantar. Os miúdos aproveitaram para correr e brincar e mexer na terra e ajudar a mãe na jardinagem e o pai na bricolage. O António está finalmente melhor, e parece que a outite que nos atormentou na última semana já nos está a deixar. 
Começamos assim uma nova semana!!!

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com - ÚLTIMAS VAGAS!!!

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt - SÓ DUAS VAGAS!!!

Ingredientes para 4 pessoas

1 pescada com cerca de 600g cortada em postas.
1 cenoura
2 cebolas pequenos
sal e pimenta q.b.
1  rama de alho francês
2 tomates pelados
1 molhinho de coentros frescos
2 batatas doce médias laranja 
300g de ervilhas de quebrar
azeite q.b.

Preparação:

Num tacho coloque sal, uma cenoura cortada ao meio, um pouco de coentros, 1 cebola, a rama do alho francês e tempere com um pouco de pimenta e a cabeça da pescada. Assim que a levantar fervura, junte as restantes postas, deixe-as cozinhar cerca de 10 minutos. Retire as postas e deixe tudo o resto cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos.
Escorra e reserve o caldo de cozedura do peixe - descarte o resto, aproveitando o que puder do peixe que está na cabeça da pescada. Limpe também as postas de pescada de peles e espinhas e reserve o peixe.
Descasque as batatas e corte-as em cubinhos. Leve a cozer em água temperada de sal até que fiquem macias. Escorra e reserve.
Entretanto pique a outra cebola e leve-a a refogar com um pouco de azeite. Junte depois o tomate pelado picado e deixe estufar. Tempere de sal e pimenta. Com a varinha mágica triture tudo até obter uma mistura homogénea. Junte depois o caldo de peixe coado e retifique de sal e pimenta. Deixe voltar a levantar fervura e acrescente as ervilhas tortas cortadas em pedaços. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Ao fim desse tempo acrescente as batatas e o peixe e deixe levantar fervura.
Sirva quente polvilhada com coentros frescos picados.


Bom Apetite!

Tostas de Pão de Centeio com Pasta de Abacate e Ovo Quente


O pequeno almoço. Sempre o pequeno almoço. Aquela refeição do dia que me enche as medidas e que às vezes é meu único momento calmo do dia, enquanto os miúdos ainda dormem - principalmente durante a semana.
E sim, gosto de variar! Há muito que os pequenos almoços mais convencionais de torradas e café com leite, ou cereais, já não fazem (habitualmente) parte dos meus inícios do dia. A minha paixão são os ovos - que são o meu ingrediente favorito - e abacate uma paixão dos 4 ou 5 anos. E aos fins de semana as panquecas e waffles...
E portanto é sexta feira e vale a pena começar o dia com cor, e um ovo muito fotogénico. Será talvez o meu pequeno almoço favorito....

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 1 pessoa:

2 fatias pequenas de pão de centeio e trigo integral (usei pão feito em casa, mas podem usar outro pão da vossa preferência)
1/2 abacate maduro
sumo de limão q.b.
flor de sal q.b.
1 ovo de tamanho médio
biovivos (rebentos) de Girassol (completamente opcional, é só porque fica giro na foto!)

Preparação:

Coloque o ovo numa panela pequena e cubra de água. Leve ao lume. Assim que começar a ferver conte exatamente 4 minutos. Desligue e retire de imediato o ovo da água quente e coloque-o numa taça com água fria. Deixe arrefecer e descasque cuidadosamente. Reserve.
Esmague depois o abacate com uma pitada de flor de sal e umas gotas de sumo de limão. 
Torre o pão. Barre cada fatia, generosamente, com a pasta de abacate e coloque num prato. Cuidadosamente - e sobre as tostas - corte o ovo ao meio e coloque uma metade sobre cada tosta e termine com uns rebentos de girassol.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

Costeletas de Porco Panadas com Sementes de Sésamo


Quando o tempo começa a aquecer, os panados vêm sempre à cabeça. Piqueniques e sandes de panado é algo que para mim está sempre ligado vá-se lá saber porquê. 
Foi por isso que não resisti a trazer umas costeletas - que pedi para em cortarem fininhas - com a ideia de as panar numa mistura com sementes de sésamo. Apesar de não serem para nenhum piquenique estava a pensar num almoço no jardim, com uma salada de couve a acompanhar, e não me desiludi.
São daquelas receitas simples e básicas. Que fazemos vezes e vezes sem conta e que às vezes até nos esquecemos que as podemos fazer porque estamos mais preocupados em complicar do que em simplificar. E o simples pode ser tão bom...

Ingredientes: 

6 costeletas 
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
100g pão ralado\
50g de sementes de sésamo
1 ovo batido

Preparação:

Nada mais simples, mas há video a explicar:



(Basicamente temperar as costeletas com sal e pimenta e sumo de limão.
Num prato colocar o ovo batido e noutro uma mistura de sementes de sésamo e o pão ralado.
Panar as costeletas, primeiro pelo ovo, e depois pela mistura de pão ralado e sésamo,  e fritar em óleo quente - em opção pode levar-se ao forno, depois de pincelar com um pouco de azeite e com a ventilação ligada!)


Bom Apetite!

Taça de Quinoa com Peito de Frango com Mostarda e Salada de Couve, Maçã e Cenoura


Têm-me perguntado acerca da quinoa. Uso algumas vezes, mas não é uma coisa que adoro. Acho um bocadinho sem graça por si só, mas gosto bem temperadinha e com ingredientes que a complementem. Uso-a essencialmente em saladas quentes ou frias. Cozo uma quantidade maior que guardo no frigorífico e que rapidamente me permitem uma das minhas fast food habituais ao almoço. Também já vi usarem para misturar em almôndegas e hamburgueres, para além de papas como as de aveia, granolas e até bolachas.
Desta vez uma espécie de salada. Muito variada e colorida, com muitos alimentos bem posto numa tacinha, mas cujo objetivo é juntar tudo no prato. Esta leva também a minha salada de couve favorita que repito várias vezes, peito de frango com mostarda e a quinoa.
Espero que gostem! 

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango pequenos
1 dente de alho
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de mostarda em grão
sumo de limão
sal e pimenta q.b.

100g de couve coração
1 cenoura
1 maçã 
50g de caju
10 tomate cereja 
rebentos de ervilha (opcional)

1 chávena de quinoa cozida*

Preparação:

Coloque o peito de frango numa assadeira e tempere de sal, pimenta, o dente de alho picadinho, o sumo de limão e com a mostarda. Leve a assar em forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 30 minutos e com cuidado para não ficar seco. Retire e deixe repousar. Corte depois em fatias fininhas e envolva no molho que se formou.
Entretanto corte a couve, com a ajuda de uma mandolina ou faca afiada em juliana fina. Rale a cenoura e a maçã e junte à couve envolvendo bem e regando com um pouco de sumo de limão. 
Pique grosseiramente os cajus e corte ao meio o tomate cereja.
Divida depois a salada de couve pelas taças ou pratos. Junte o peito de frango, a quinoa, os tomate cereja os rebentos de ervilha e os cajus picados.
Sirva envolvendo tudo.


Bom Apetite!

Salada Fast Food de atum, feijão verde e Batata doce


Os almoços durante a semana são rápidos. Muitas vezes - a maioria das vezes - as sobras do jantar do dia anterior - outras vezes algum aproveitamento rápido, e ainda outras vezes refeições deste tipo, que se prepararam em uns minutos. Chamo-lhe os meus almoços de fasta food, e são sempre coisas demasiado simples. 
No entanto, tantas vezes, me pedem a preparação destas minhas receitas fast food, que costumo ir partilhando pelo instagram, que, desta vez, aparece por aqui, apesar de não etr nada de especial.

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 pessoas:

1 lata de atum em azeite
1 batata doce laranja pequena
200g de feijão verde congelado
2 ovos
10 tomates cereja
azeitonas q.b.

molho:
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de café de mostarda de Dijon

Preparação:

Descasque a batata e corte-a em cubinhos. Coloque numa panela com água temperada de sal, acrescente os ovos par cozer e deixe levantar fervura. Junte depois o feijão verde e deixe cozinhar até estar tudo cozido. Retire e escorra, deixando os ovos a arrefecer numa taça com água fria.
Coloque as batatas e o feijão verde numa saladeira e acrescente o tomate cereja em pedaços, os ovos depois de descascados e também cortados em pedaços, o atum escorrido e esfarelado com um garfo e as azeitonas. Envolva.
À parte misture o azeite com o sumo de limão, a mostarda e uma pitada de sal e pimenta e verta sobre a salada , envolvendo bem.


Bom Apetite!

Queijadinhas de Requeijão e Amêndoa


Há semanas que começam doces. Esta semana começa com umas queijadinhas que já fiz há algum tempo mas cuja receita andava esquecida, até que uma fiel leitora em questionou... Há dias em que no meio de toda a azáfama que às vezes há cá por casa, algumas receitas começam a ficar perdidas. Mas aqui está ela, simples e rápida de preparar para uma doce segunda feira. E que o resto da semana seja também doce e sem amargos de boca!

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com

27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

1 requeijão de Seia - cerca de 180g
150g de açúcar mascavado ou amarelo
2 ovos
75g de amêndoa finamente triturada com pele
1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Misture bem o requeijão com o açúcar e os ovos até obter uma mistura homogénea. e sem grumos. Junte depois a manteiga derretida e a amêndoa triturada e envolva bem.
Unte e polvilhe com farinha um tabuleiro de queques e divida a massa pelas forminhas.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até estarem cozinhadas.
Retire do forno e coloque em forminhas de papel frisado. Se gostar pode ainda polilhar com canela.


Bom Apetite!

Pão Bio de Centeio e Trigo Integral com Sementes (receita também em video)


Há sempre muitas dúvidas quando faço o Pão da Titá, ou agora as variantes que vou fazendo tendo sempre como ponto de partida essa receita e fazendo sempre por esse método. Perguntam-me muitas vezes se dá para a máquina de pão, por exemplo! Não é uma receita de amassar. é apenas uma receita de misturar/envolver ingrediente e deixar levedar. Por isso não se justifica a máquina de pão ou algum robot de cozinha, que amassam a massa. Outra coisa muito importante e imprescindível nesta receita é usarem uma forma de barro ou pirex ou até as ultrapro da tupperware, mas têm de ter tampa, pois o pão coze tapado. E não é a mesma coisa cobrirem com papel de alumínio... 
Bem, as dúvidas eram sempre tantas que achei importante mostrar em video como pode ser tão fácil fazer pão. Nesta receita usei farinha de trigo e centeio e depois as sementes. Mas podem ir fazendo experiências com farinhas várias, usando o rácio de 500g de farinha e pelo menos 500g de água  para 7g de levedura seca. Eu vou variando nas farinhas usadas, mas nunca usei menos de 250g de farinha de trigo. Mas todas as semanas vou fazendo pães diferentes...
Outra coisa a ter em atenção é o tempo de levedar: o mínimo de 1 hora e máximo que já deixei foram umas 18, mas acho que podem deixar perfeitamente a levedar até 24 horas. Habitualmente  deixo levedar o meu pão cerca de 8 horas.
Prefiro também usar farinhas de origem biológica, mas deixo isso ao critério de cada um. Fica bom na mesma com farinhas convencionais à venda em qualquer supermercado.
Espero que agora, quem tinha dúvidas em relação a este pão tão simples de fazer, fique mais esclarecido com o vídeo. 


Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes para 1 pão de 500g aproximadamente:

250g de farinha de trigo integral biológica 
250g de centeio biológica
100g de sementes a gosto
1 saqueta de 7g de levedura seca
sal q.b.
600ml de água tépida

Preparação:

Ver o vídeo e em caso de dúvidas seguir o mesmo processo explicado na receita de Pão da Titá já publicado aqui no blogue.




Bom Apetite!

Bolo Mármore de Cenoura e Cacau


Há uns tempos, depois de uma publicação no instagram acerca e óleo de coco, houve leitores que ficaram com algumas dúvidas acerca de para quê e como é que eu utilizava o óleo de coco. Expliquei na altura que uso principalmente para fazer bolos, substituindo o óleo de girassol refinado que usava habitualmente e que faz parte das receitas de alguns bolos, numa tentativa de evitar usar gorduras não tão boas, e uma vez que usar azeite em bolos raramente resulta, e nem sempre a manteiga resulta tão bem como o óleo. Basicamente substituo a mesma quantidade que seria de óleo vegetal refinado, por óleo de coco ( prensado a frio e de preferência biológico -  atenção à qualidade dos óleos de coco!!)
E deixo-vos esta versão de bolo de cenoura e cacau, preparada com óleo de coco em substituição e outro óleo vegetal e que fica maravilhoso.
Espero que gostem!

Workshops Agendados:

26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema "Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor" Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro - Ovar, às 10h com o tema "Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim". Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt

Ingredientes:

350g de cenouras cruas
300g de açúcar amarelo
200ml de óleo de coco (se estiver sólido pesem 180g)
4 ovos
240g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa bem cheia de cacau cru em pó

Preparação:

No liquidificador ou robot de cozinha coloque as cenouras cruas cortadas em pedaços, o açúcar, os ovos, o óleo de coco e triture bem até obter uma mistura homogénea e sem grumos. Junte depois a farinha e o fermento e envolva bem até tudo estar misturado.
Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha e coloque metade da massa na forma. À restante massa junte o cacau e misture bem. Coloque a massa com o cacau sobre a outra e envolva grosseiramente já na forma de modo a criar o marmoreado.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Retire depois do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme.


Bom Apetite!

Imprimir