Geladinhos de Pêssego e Leite de Coco



Está oficialmente aberta a época dos gelados caseiros aqui por casa! E os primeiros a sair foram de pêssego, porque pêssego rima com verão e com abundância e os pêssegos não tem parado de chegar cá a casa e têm sido transformados das mais variadas formas.

Esta versão é simples e apropriada a todos, e fazem-se em 5 minutos!


Ingredientes para 8 geladinhos


250ml de leite de coco (de lata)

300g de pêssego (limpo de casca e caroço)

35ml de xarope de acer ou mel (ou adoçado a gosto)


Preparação:


No copo da  liquidificadora ou robot de cozinha, coloque os pêssegos partidos em pedaços, o leite de coco e o xarope de acer ou mel e triture bem até obter uma mistura homogénea.

Divida depois a mistura pelos moldes, não os enchendo até cima, tape e coloque os pauzinhos.

Leve ao congelador algumas horas ou de um dia para o outro.

Desenforme e refresque-se!


Bom Apetite!


Bowls de Abacate, Banana e Pera



Com o Verão vem a abundância e variedade de frutas. E com o sol e o calor acontece que parece que tudo amadurece mais depressa e ao mesmo tempo.

Durante o fim de semana tive de dar volta às fruteiras e de dar seguimento a fruta que os amigos partilharam comigo - muitos pêssegos e ameixas que acabaram em batidos, sumos, gelados e pratos de fruta coloridos. E além disso abacates mais do que no ponto que uma das minhas cunhadas partilhou comigo e que necessitavam mesmo de ser consumidos. Houve guacamole e houve também esta versão de papa de fruta, com bananas também elas super maduras e peras que estavam tocadas, numa deliciosa versão de “bowls” que eu comi com um rostinho de granosa caseira, mas que a Benedita comeu assim mesmo, com arroz puff e fruta.

Ingredientes para 4 pessoas:


2 abacates não muito grandes e no ponto

2 bananas maduras

2 pêras maduras

1/2 laranja


Toppings a gosto: granola, arroz puff, fruta, manteiga de frutos secos…..


Preparação:


Descasque os abacates, as peras e as bananas e corte em pedaços. Coloque no copo da varinha magia ou robot de cozinha e junte o sumo de meia laranja. Triture bem até obter uma mistura homogénea e cremosa.

Divida o creme por taças e coloque toppings a gosto. Sirva de imediato.

(Também poderá guardar até 24 horas no frigorífico, num frasco cheio até cima e hermético, de modo a que o abacate não oxide!)


Bom Apetite!


Saladinha de Pota



Nesta altura do ano adoro preparar “saladas” que podem ser preparadas com antecedência e estarem prontas a comer sem precisarem de mais cuidados.

Na sexta feira passada, dia de imenso calor soube mesmo bem comer no jardim uma salada de pota (que podem fazer igual usando polvo) e que demorou poucos minutos a fazer.

Se no inverno nada é mais reconfortante do que comida de forno, no verão as saladas são o conforto que precisamos para tirar o maior proveito dos dias grandes e quentes de verão!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 kg de pota (pesado em cru) previamente cozida 

1 pepino

3 batatas médias

1 tomate coração de boi grande

1 raminho de coentros

2 dentes de alho

1 cebola pequena

sal q.b.

pimenta q.b.

azeite q.b.

vinagre q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em cubos. Leve-as a cozer em água temperada de sal. Assim que estiverem cozinhadas escorra-as e deixe arrefecer um pouco.

Corte depois o pepino em cubinhos assim como o tomate e coloque numa saladeira. Junte depois a pota também cortada em pedaços pequenos, os coentros picados, assim como a cebola e os alhos também picadinhos. Envolva tudo muito bem e junte as batatas.

Tempere depois com um pouco de sal e pimenta, azeite e vinagre a gosto e mexa bem.

Sirva à temperatura ambiente.


Bom Apetite!

Crumble de Alperces



Nesta altura do ano parece que a fruta amadurece todo ao mesmo tempo. Aqui a casa, e pela mão de amigos que têm partilhado connosco, têm chegado ameixas, alperces, pêssegos, nêsperas… 

Têm saído muitos batidos, “bimbal”, geladinhos e também este crumble maravilhoso, super simples de preparar e que, acompanhado por uma bola de gelado é simplesmente delicioso!

Fica aqui esta versão mais leve de crumble!


Ingredientes para 6 pessoas:


500g de alperces frescos (podem usar outras fruta como pêssegos ou ameixas)

1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional)

150g de aveia

50g de amêndoas laminadas

50g de manteiga

30g de açúcar mascavado + 15g de açúcar

canela em pó q.b.

1 colher d sopa de farinha de espelta ( cerca de 15g)


Preparação:


Lave bem os alperces, retire o caroço e corte-os em pedaços (não precisa de descascar). Coloque.os num prato ou travessa que possa ir ao forno e à mesa. Junte depois 15g de açúcar, a farinha de espelta e o extrato de baunilha e envolva bem.

Numa taça misture a aveia com as amêndoas, o açúcar e a canela em pó. Acrescente a manteiga e com as pontas dos dedos esfarele tudo de modo a ficar com umas migalhas grossas. Coloque esta mistura sobre os alperces cobrindo bem, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos.

Sirva depois de arrefecer ou ainda morno.


Bom Apetite!

Salada de Pato com Laranja e Quinoa



Com a receita que partilhei ontem de pato à chinesa na slowcooker, e como sobrou carne que guardei desfiada, decidi usar numa salada fresca com outro ingrediente que fica lindamente com pato - a laranja.

Nesta altura do ano, as saladas são sempre bem vindas e esta estava mesmo deliciosa e será certamente para repetir!


Ingredientes para 1 pessoa:


50g de quinoa previamente cozida

1 laranja

100g de pato cozinhado e desfiado

2 mãos cheias de canónigos e alface 

1/2 tomate

1 cebolete

1 colher de chá de azeite


Preparação:


Num prato colocar a mistura de canónigos e alface. Juntar o pato desfiado, a quinoa, o tomate em cubinhos, e o cebolete previamente picado. 

Descascar a laranja, aproveitando o sumo e cortar em gomos. Juntar à salada,

Ao sumo de laranja juntar o azeite, envolver bem e verter sobre a salada.

Comer de imediato.


Bom Apetite!

Pato à Chinesa da Slowcooker




Andava a magicar esta receita, de fazer o pato à chinesa na slowcooker, há imenso tempo. E a ideia de depois o servir numa espécie de pato à Pequim começou a ganhar forma.

Cozinhar o pato na slowcooker, mesmo sem adicionar nenhum líquido, faz com que liberte na mesma liquido e muita gordura (como sabem o pato tem imensa gordura) e queria que o pato cozinhasse de forma a estar o mínimo possível em contacto com os sucos libertados. O que fiz foi colocar uma pequena taça cerâmica no fundo da slowcooker e colocar o pato sobre essa taça, criando altura para escorrerem os sucos, e o pato estar o mínimo possível em contacto com eles. E resultou bem!

Outra coisa que fiz, foi depois da slowcooker levar o pato ao forno para tostar a pele, uma vez que a queria incorporar depois na minha espécie de pato à Pequim.





Ingredientes:


1 pato

sal e pimenta q.b.

1 laranja

1 pedacinho de gengibre fresco

1 pau de canela

2 ceboletes (spring onions)

2 dentes de alho

1 colher de sopa de 5 especiarias chinesas (é uma mistura de especiarias que se compra assim, mas que é uma mistura de pimenta, estrela de anis, canela, erva doce e cravinho)

sal q.b.

1 colher de sopa de açúcar mascavado


Preparação:


Limpe o pato e seque-o bem.

Tempere-o por dentro com um pouco de sal e pimenta. Corte depois a laranja inteira e com casca em gomos e coloque-a também dentro da cavidade do pato, bem como o pau de canela, o gengibre em pedaços, os ceboletes grosseiramente picados e os dentes de alho ligeiramente esmagados.

Numa taça misture o sal, o açúcar e as 5 especiarias chinesas e esfregue-as depois sobre toda a pele do pato.

Dentro da slowcooker coloque uma taça para fazer altura, e sobre a qual vai colocar  o pato - atenção que tem de conseguir fechar a panela! 

Feche a panela, regule-a para cozinhar durante 8 horas em low.

Ao fim desse tempo, retire cuidadosamente o pato e coloque-o num tabuleiro com grelha - mais uma vez para escorrer o excesso de gordura e líquidos - e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com grill apenas para tostar a pele.

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e corte a carne em pedaços (separei o peito e as coxas) e sirva como mais gostar.

Aqui em casa servimos como se fosse pato à Pequim, com “crepes” chineses caseiros, palitos de pepino e molho Hoisin (encontram na zona de produtos asiáticos e de cozinha do mundo de alguns supermercados).


Bom Apetite!

Triffle de Aproveitamento



Farto-me de dizer e é bem verdade! Gosto muito de cozinhar e “inventar” com sobras de outras refeições. Poder transformar e fazer uma coisa nova partir de algo que já foi outra coisa é um exercício de criação que gosto imenso. E reinventar com sobras é uma óptima maneira de cozinhar coisas diferentes com ingredientes mais comuns.

Desta vez sobras de bolo. Que podem ser sobras mesmo, que já estão até um pouco secas, como aparas, restos de bolos de festas ou bolos escangalhados ( quem  nunca!)

Há várias maneiras de preparar um triffle, e deixo aqui mais esta versão.



Ingredientes:


Sobras de bolos (cerca de 400g)

500g de morangos

200g de mirtilos

3 + 3 colheres de sopa de açúcar

sumo de limão q.b.

sumo e raspa de 1 laranja

hortelã fresca q.b.

200ml de natas frescas

200g de mascarpone ou queijo creme


Preparação:


No fundo de um pirex coloque as sobras de bolo ligeiramente esfarelado. Corte depois os  morangos em quartos, junte os mirtilos) e misture 3 colheres de sopa de açúcar,  a hortelã picada, sumo de meio limão e sumo e raspa de 1 laranja grande. Misture bem e deixar a macerar 1 hora. 

Ao fim desse tempo junte a fruta e o líquido que entretanto se formou sobre o bolo, de modo a que absorva os sucos da fruta.

Bata depois as natas com as restantes 3 colheres de açúcar, em chantilly, e depois envolva com o mascarpone ou queijo creme.

Decore com raspas de laranja e mais hortelã picada e levar ao frigorífico no mínimo umas duas horas até servir.


Bom Apetite!


Bifaninhas com Molho de Cerveja e Mostarda



Nada mais simples e básico para um jantar de meio da semana do que desenrascar umas bifadas na frigideira com um arroz branco e uma salada. Básico mais básico não há, mas é difícil não ser suficiente para convencer a família e ter o jantar na mesa em pouco tempo.

É mais uma daquelas receitas que deveria estar no repertório de todos, no que toca a fazer refeições familiares em dias atarefados!

Espero que gostem! E assim começamos a semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de bifanas de porco cortadas fitinhas

sal e pimenta q.b.

3 dentes de alho laminados

sumo de limão q.b.

Azeite q.b.

200ml de cerveja

2 folhas de louro

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de molho de soja


Preparação:


Começar por temperar as bifaninhas com sal, pimenta, os dentes de alho laminados e sumo de limão. 

Coloque depois na frigideira uma colher de sopa de azeite e junte depois a carne e o alho e tudo o que houver da marinada, deixando cozinhar de ambos os lados. 

Acrescente depois a mostarda, o louro, a cerveja e o molho de soja.  Mexa bem.

Deixe ferver uns 10 minutos em lume brando, até a carne estar cozinhada e o molho apurado.

Sirva com arroz branco e se for muito guloso, ao servir-se junte um pouco de molho sobre o arroz!


Bom Apetite! 


Pastéis Crocantes de Ervilhas e Courgete



Gosto sempre destas receitas “crocantes” com legumes. Aqui em casa são sempre vencedoras na hora de escolher refeições sem carne nem peixe e todos comem sem refilar. Juntei as ervilhas que são adoradas pelos meus 3 filhos, mas podem variar com qualquer outros legumes que tenham em casa. Cenoura, alho francês, couve e até tirinhas de pimento resultam bem alem da courgete e das ervilhas.

Estas pastelinhos, como são preparados com massa filo, só têm uma coisa menos a favor. São para comer assim que estação prontos e não são uma receita muito boa para guardar para o dia seguinte! Mas espero que gostem!

Bom fim de semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 folhas de massa filo

1 cebola grande

sal e pimenta

2 colheres de sopa de azeite

300g de courgete

250g de ervilhas

caril ou curcuma em pó

Preparação:


Pique a cebola e rale a courgete.

Leve ao lume uma frigideira com 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e deixe alourar um pouco. Acrescente depois a courgete e as ervilhas, tempere de sal, pimenta e com a curcuma ou caril e deixe cozinhar. A mistura não deverá ter líquido. Deixe arrefecer completamente.

Sobre cada uma das folhas de massa filo divida o recheio de ervilhas e courgete. Dobre as pontas para dentro e enrole, como se fosse um crepe. Coloque num tabuleiro forrado e pincele com o restante azeite.

Leve a forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação cerca de 20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e crocante.

Sirva com arroz basmati soltinho. 


Bom Apetite!

Dourada Fumada Ensalsada



Foi-me dado a conhecer recentemente uma marca portuguesa que produz peixe fumado, na zona de Ílhavo - Aveiro de forma tradicional: a Sal e Mar ( https://www.instagram.com/salemar_pt/)

Além das variedades mais tradicionais como o salmão fumado, têm uma barriga de salmão fumada com especiarias maravilhosa, e outros peixes fumados inteiros como cavalas, trutas ou douradas.

Se as versões mais tradicionais acabam em massas, bruchetas, saladas ou até quiches, desta vez a dourada acabou temperada de uma maneira muito simples que deu origem a um petisco delicioso, barrada em torradas de pão caseiro.


Ingredientes:

1 dourada fumada

1 cebola pequena

1 molinho de salsa

1 dente de alho

pimenta q.b.

azeite q.b.

vinagre q.b.


Preparação:


Pique finamente a cebola, a salsa e o dente de alho e coloque numa taça. Retire a pele À dourada e limpe de espinhas, juntando os lombinhos de peixe com a mistura de cebola, alho e salsa.

Tempere bem com azeite e vinagre a gosto e ainda um pouco de pimenta. Misture bem.

Sirva como petisco, barrada em pão ou tostas, ou como complemento de uma tábua de enchidos e queijos.


Bom Apetite!


Tortilha de Aproveitamento de Batatas



A quem é que nunca sobraram batatas cozidas ou assadas? Aqui em casa, vai acontecendo, principalmente nesta altura do ano, em que fazemos mais vezes peixe na brasa e sardinhas assadas, e depois há sempre quem prefira o pão às batatas.

Das várias maneiras como as aproveito, gosto de fazer esta “tortilha”, que é uma espécie de pastelão, mas que é óptimo para um dos nossos jantares de petiscos de fim de semana e que dá sempre resposta ao não desperdiçar nada! E assim, para além de sopa ou de apenas “fritar” as batatas, há esta solução deliciosa!



Ingredientes para 1 tortilha:


350g de sobras de batatas cozinhadas (cozidas ou assadas)

1 cebola grande

2 dentes de alho

azeite q.b.

4 ovos

sal q.b.


Preparação:


Corte as batatas em cubos mais ou menos do mesmo tamanho.

Leve ao lume uma figideira (20cm de diâmetro) com cerca de 1 colher de sopa de azeite e adicione a cebola e o alho picado. Deixe refogar um pouco e junte depois as batatas aos cubos e deixe alourar um pouco. Bata depois os 4 ovos e tempere-os a gosto com sal e pimenta e verta sobre as batatas. Reduza o lume e vá "arredondando" os lados da frigideira com uma colher de pau.

Tape com uma tampa d e deixe cozinhar, tendocuidado para não queimar e até não ver ovo líquido à superfície.

Com a ajuda de um prato volte a tortilha e coza do outro lado até estar perfeitamente cozinhada e compacta.

Coloque a tortilha num prato e sirva, fria ou quente, cortada em quadrados.


Bom Apetite!

Assado de Lombinhos de Peru com Batata Doce e Beterraba



Nunca tinha comprado lombinhos de peru, mas pareceu-me uma boa opção para as refeições da semana que se pretendem sempre mais simples. Optei por assar no forno, porque eu acho que o forno é mesmo o melhor aliado em poupar e gerir tempo. Permite libertar-nos naquele final do dia em que somos solicitados para outras tarefas. Sou fã incondicional de usar o forno.

Optei por um tempero clássico e juntar batata doce e beterraba a assar juntamente com os lombinhos para uma refeição que se completou com uma salada variada e sopa!


Ingredientes para 4 pessoas:


2 lombinhos de peru

3 batatas doce médias

1 beterraba

1 cebola

2 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de oregãos secos

2 colheres de sopa de massa de pimentão caseira ou de compra


Preparação:


Numa assadeira que vá ao forno e à mesa, coloque os lombinhos de peru e tempere de sal, pimenta, os dentes de alho picados, a massa de pimentão e envolva tudo bem.

Descasque as batatas e a beterraba em cubos, E pique grosseiramente a cebola. Coloque tudo à volta dos lombinhos de peru e tempere com mais um pouco de sal e polvilhe os órgãos sobre a carne e os legumes. Regue com um fio de azeite e tape com papel de alumínio.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h20, até que tudo esteja cozinhado.

Antes de servir retire os lombinhos e corte-os em fatias antes de levar para a mesa.


Bom Apetite! 

Petisco de Chouriço com Mel




Aos fins de semana há quase sempre petiscos cá por casa. E quem diz petiscos, diz refeições de improviso, e das que se comem sem garfos. Muitas vezes são coisas que há no frigorífico e na despensa que se acabam a combinar em outras refeições. Tanto para aproveitar sobras, como para dar uma nova cara a básicos de despensa.

Este foi um petisco surpreendente e mesmo muito simples de preparar e que vale ficar aqui registado!


Ingredientes:


1 chouriço de qualidade

mel q.b.


Preparação:


Pique o chouriço e grelhe-o na brasa, num assador, no forno, ou simplesmente corte em rodelas e leve a cozinhar numa frigideira sem adicionar gordura.

Quanto estiver cozinhado, corte-o em pedaços e disponha numa taça ou travessa e regue abundantemente com mel.

Pode parecer estranho, mas é delicioso!

Sirva com pão caseiro.


Bom Apetite!

Tirinhas de Frango Panadas com Molho de iogurte e Pepino



Tenho uma amiga que diz que o frango é o outro fiel amigo. E é mesmo.Outra receita para dar nova vida ao peito de frango. Crocante, suculento, e com o molho refrescante do pepino e iogurte, fica delicioso. Feito no forno, com ventilação e que “simula” a fritura. Vale a pena experimentar e é uma técnica que uso imensas vezes para vários alimentos. Recomendo a que experimentem.

Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de frango

sal, pimenta q.b.

sumo de limão

alho em pó

1 ovo batido

50g de pão ralado para panar

1 colher de sopa de azeite



moho de iogurte:

100g de iogurte natural

100g de pepino

hortelã q.b.

sal e pimenta

sumo de limão


Preparação:


Corte o peito de frango em tiras e tempere-as com sal, pimenta, sumo de limão e alho em pó. Deixe marinar de um dia para o outro ou algumas horas. 

Numa taça coloque o pão ralado e em outra o ovo batido. Passe as tiras de frango primeiro pelo ovo e depois pelo pão ralado e disponha-as num tabuleiro forrado devidamente espaçadas. Pincele ligeiramente com o azeite.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC com ventilação durante cerca de 20 minutos ou até o frango estar dourado.

Entretanto prepare o molho de pepino e iogurte. Descasque o pepino e rale-o, espremendo bem de modo a conseguir retirar todo o excesso de água. Coloque-o numa taça e junte o iogurte e um pouco de hortelã frescas picada. Tempere a gosto com sal, pimenta e um pouco de sumo de limão.

Sirva depois as tiras de frango panadas com o molho de iogurte e pepino.


Bom Apetite!

Pot Pie de Frango e Ervilhas com Crosta de Espelta Integral



Gosto muito de variar as refeições aqui por casa, e de variar as batatas, massa ou arroz mais comuns e tradicionais e que fazemos numa base mais regular. Os miúdos saco receptivos a refeições diferentes, adoram wraps e artes salgadas. E as pot pies, em que a massa é só colocada por cima e fica sempre crocante, é também algo de que gostam e a que recorro algumas vezes.

Frango e ervilhas não tem nada que enganar.  E desta vez a crosta foi de farinha de espelta integral (mas que podem usar trigo normal integral!)


Ingredientes para 4 pessoas:


“Crosta” de Espelta Integral


200g farinha de espelta integral

80g manteiga cortada em pedaços

60 ml de água

sal q.b.


Recheio:


200g de ervilhas congeladas

1 cebola pequena

2 dentes de alho

400g de peito de frango cortado em tirinhas pequenas

sal e pimenta q.b.

50g de farinha de trigo ou espelta ou amido de milho

300ml de leite ou bebida vegetal

1 colher de sobremesa de ervas secas a gosto

1 ovo batido para pincelar


Preparação:


Pique finamente a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o frango em tirinhas e deixe cozinhar. 

Entretanto acrescente as ervilhas congeladas ao frango e envolva bem. Tempere de sal, pimenta e ervas secas a gosto e deixe cozinhar em lume brando alguns minutos. Polvilhe depois com a farinha, envolva bem e acrescente aos poucos o leite ou bebida vegetal e deixe engrossar, de modo a criar uma espécie de molho cremoso. Retifique os temperos e reserve.

Para a massa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou processador de alimentos e triture até obter uma mistura grossa Retire e una numa bola com as mãos. Se necessário amasse um pouco mais. Se não tiver um processador de alimentos misture a farinha com a manteiga e os restantes ingredientes à mão, até obter uma massa lisa e homogénea. Deixe repousar no frigorífico, envolta em película aderente, pelo menos 30 minutos antes de usar.

Para montar a pot pie, coloque o recheio de frango numa tarteira, pirex ou tabuleiro.

Estique depois, com a ajuda de um rolo da massa, a crosta de espelta integral, e cubra o recheio de frango e ervilhas, pressionando bem as bordas. Com uma faca afiada faça um pequeno orifício ao meio para sair o vapor durante a cozedura da mesma.

Pincele depois com o ovo batido e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até a massa estar bem cozinhada e dourada.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!

“Lasanha” de Frango na Frigideira



Hoje partilho uma receita que não fazia parte dos meus planos iniciais partilhar, porque foi pensada para um workshop especial a “pedido”. Mas como tinha partilhado a foto e os pedidos foram tantos que reconsiderei. Na verdade mudar de opinião, mudar de hábitos, mudar rotinas, tudo faz sentido que for isso que nos faz sentir melhor com nós próprios.E hoje, ao contrário da minha ideia original de há alguns dias atrás, faz sentido partilhar esta receita super apetitosa, rápida e simples!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de massa curta (lacinhos ou outra)

200g de queijo cheddar ralado

500g de peito de frango

sal e pimenta q.b.

sumo de limão q.b.

1 colher de chá de alho em pó

300ml de molho de tomate caseiro ou de compra

Oregãos ou manjericão q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Corte o peito de frango em cubinhos e tempere de sal, pimenta, sumo de limão , alho em pó e deixe a marinar.

Leve depois uma frigideira funda e larga ao lume e junte o azeite deixando aquecer. Junte depois os cubinhos de frango e deixe alourar e cozinhar bem. Junte o molho de tomate e deixe estufar um pouco em lume brando,

Entretanto coza a massa em água temperada de sal, Assim que estiver al dente escorra bem  e junte à mistura de frango e molho de tomate. Envolva depois o cheddar.

Se tiver tempo, leve a mistura ao forno apenas para tostar. Ou sirva de imediato, polvilhado com ervas a gosto.


Bom Apetite!

Bolachas de Laranja, Canela e Azeite



O fim de semana já passou e foi mesmo um fim de semana bom e divertido. E esta semana que começa hoje será curtinha e para nós umas mini férias a sul, para os quais todos estamos cheios de vontade.

Mesmo assim, há que começar a semana cheios de força e de vontade, e começamos  com uma receita que me pediram imenso, de umas bolachas de Laranja, canela e azeite e que descobri na cookidoo da bimby!

Partilho-a aqui, porque são muito boas e merecem ser feitas por todos: os que têm e os qe não têm bimby. Os miúdos adoraram e são perfeitas para os lanches da escola ou ara snacks quando saímos de casa.

Vamos lá iniciar esta semana!


Ingredientes para cerca de 30 bolachas:

(receita das Bolachas integrais de laranja da cookidoo da Bimby Portugal)


80g de açúcar amarelo

vidrado da casca de 1/2 laranja

250g de farinha integral (eu usei farinha integral de espelta)

30g de azeite

60g de sumo de laranja

1 colher de chá de canela em pó

1 pitada de sal


Preparação:


No robot de cozinha coloque o açúcar e a casca de laranja e triture bem.  Junte depois a farinha,  o azeite, o sumo de laranja, a canela e o sal e misture bem até obter uma mistura  que de despegue. (Se não tiver robot de cozinha, junte tudo numa taça, juntamente com a raspa de laranja e amasse até obter uma massa lisa e homogénea)

Estique depois a massa finamente - se for mais prático entre duas folhas de papel vegetal, e corte depois bolachas com a ajuda de uma faca ou carretilha (ou cortador de pizzas)

Coloque depois as bolachas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou com tapete de silicone e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos ou as bolachas começarem a ficar tosadas nas pontas.

Deixe arrefecer sobre uma grelha e guarde depois numa caixa hermética.


Bom Apetite!


Flan de Cereja



A época das cerejas chegou e elas chegaram deliciosas e docinhas, e têm sido quase a fruta de eleição das ultimas semanas!

Portanto faz todo o sentido em lhes dar o devido uso, numa sobremesa clássica: um clafoutis, a que chamei flan, só para o poderem fazer com qualquer outra fruta que tenham em casa, desde maçãs, morangos, framboesas, nectarinas, alperces, ameixas…

A receita é muito prática e rápida, suja pouca louça e é óptima para aproveitarem o forno quente que tenham de outra preparação.

Porque todos gostamos de um docinho em vésperas de fim de semana!


Ingredientes para 4 a 6 pessoas:


200gr de cerejas descaroçadas

200ml de bebida vegetal de aveia ou leite

50g de açúcar mascavado

2 ovos

1 colher de sopa de extracto de baunilha

1 pitada de sal

50gr de farinha de espelta (ou de trigo “normal”)


Preparação:


Junte os ovos com o leite,o açúcar, o extracto de baunilha, a farinha e o sal e com a varinha mágica ou o liquidificador bata tudo muito bem.

Divida as cerejas por 4 ou 6 formas de mini tarteletes de louça ou equivalente e verta depois sobre elas a mistura anterior.

Leve ao forno quente 180ºC durante cerca de 35 minutos. O flan estará pronto quando estiver inchado e dourado e quando ao introduzir um palito esta sair limpo. Sirva o ainda morno previamente polvilhado com açúcar em pó.


Bom Apetite!

Pernil Crocante com Salada de Laranja e Hortelã








Muitas vezes desvalorizamos cortes de carne mais económicos, normalmente porque são cortes menos nobres, com mais músculo e mais “rijos” e que normalmente demorar mais a cozinhar.

Uso muitas vezes a pela slowcooker exatamente para conseguir que esses cortes mais “rijos” e duros fiquem macios e se tornem maravilhosos petiscos, mas outro truque é assar no forno, lentamente.

É o caso do pernil de porco, e que tem imenso sabor, e que dá um maravilhoso assado, com a pele bem crocante quase a lembrar leitão.

Não precisa de muito mais do que sal e tempo!


Ingredientes para 4 pessoas:


2 pernis de porco

sal marinho q.b.

2 ramos de alecrim fresco (opcional)


Preparação:


De véspera, tempere abundantemente os pernis com sal marinho tradicional, e deixe em “salga” cerca de 12 horas.

Depois disso, retire os pernis do sal, lave bem e seque com rolo de cozinha ou um pano lavado.

Coloque os pernis num tabuleiro que vá ao forno, e junte, se usar, o alecrim, e tempere com um pouco mais de sal.

Leve ao forno pre aquecido a 220ºC com ventilação durante cerca de 1h30, sem tapar para a pele ficar crocante.

Ao fim desse tempo, retirar a ventilação e baixar para 180ºC e deixar cozinhar mais cerca de 2 horas.

Ao fim desse tempo, a pele deverá estar crocante e a carne macia,

Cortar e servir com acompanhamentos a gosto. Uma salada fresca com laranja é sempre uma boa ideia porque ajuda a cortar a gordura da carne.*


  • Salada de Laranja e Hortelã:

Corte 4 laranjas em rodelas e disponha num prato. Por cima coloque rodelas de cebola bem fitinhas e hortelã fresca. Tempere com um pouco de sal, azeite e vinagre.


Bom Apetite!


Imprimir