Tarte Fresca de Morangos



A par com a receita anterior esta também estava esquecida, e aparece aqui um pouco fora de época, porque o tempo dos morangos já lá vai.

Experimentem com outras frutas como figos tardios ou ameixas que também fica bem, ou mesmo framboesas.

Apesar de ser uma sobremesa mais fresca, estes dias de inicio de outono bem quentes chama ainda a estas delícias, antes de entrarmos num registo de bolos e tartes de maçã e um chá quente.

Eu jia tenho algumas saudades do outono, mas há que aproveitar o fim do verão e esta tarte parece-me ideias para as despedidas, ainda por cima em véspera de fim de semana!


Ingredientes para 1 tarte:


Massa sablé:

100g de açúcar em pó

2 gemas

300g de farinha

125g de manteiga

4 colheres de sopa de leite


Recheio:

200g de queijo creme

100ml de natas

200g de Morangos + para decorar

150g de açúcar em pó



Preparação:


No robot de cozinha coloque o açúcar em pó, a manteiga, as gemas, a farinha e o leite e ligue-o, deixando-o a trabalhar até que se forme uma massa homogenea e uniforme. Se não tiver robot de cozinha, deverá colocar a farinha, o açúcar e as gemas numa taça, abrir uma cova ao meio e adicionar as gemas, o leite e a manteiga em cubos pequenos e ir amassando com as mãos até obter uma massa lisa e homogénea. 

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa (ou formas de tarteletes individuais). Depois da tarteira forrada com a massa, leve-a a cozinhar, cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.

Entretanto prepare o recheio de morangos. Bata os rmorangos com o açúcar em pó. Incorpore o queijo creme e as natas em chantilly e envolva. reserve.

Retire a tarte do forno e deixe arrefecer completamente.  Desenforme a tarte cuidadosamente - se conseguir - e coloque-a num prato de servir. Recheie com o creme de morangos e decore depois a gosto com morangos e hortelã ou mangericão.

Se quiser polvilhe com um pouco de açúcar em pó antes de servir.


Bom Apetite!


Nachos Carregados



Andava a organizar fotos e documentos no meu computador quando me deparei com esta fotografia. Estava plenamente convencida de que tinha partilhado esta receita maravilhosa, mas na verdade ficou esquecida por aqui desde Maio, quando a preparei pela primeira vez para um jantar de amigos.

Vale a pena voltar a ela. É perfeita para jantares de amigos ou jantares de partilha descontraídos. E será seguramente para fazer mais vezes e vocês não podem deixar de a experimentar!


Ingredientes:


2 embalagens de nachos (chips de milho)

2 cebola

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Jalapeños q.b. (opcional)

200g de feijão vermelho cozido

200g de queijo ou misturas de queijos

2 tomates

2 abacates

1 lima

Sour cream ou queijo creme

Coentros picados q.b.


Preparação:


Pique 1 cebola e os dentes de alho e leve a alourar com um pouco de azeite até ficar dourado. Junte depois o feijão, um pouco de água, tempere com um pouco de sal, pimenta (e se gostar cominhos e piri piri) e deixe o feijão cozinhar alguns minutos. Esmague-o com a ajuda de um esmagador de batatas e se necessário acrescente mais um pouco de água. Deixe cozinhar mais um pouco mexendo sempre. 

Retire do lume e tempere com um pouco de sumo de lima e de coentros picados. Reserve.

Prepare agora o guacamole. Retire a polpa ao abacate e esmague com a ajuda de um garfo. Junte a cebola e um pouco de tomate picado, assim como os alguns coentros. Tempere de sal, pimenta, sumo de lima e um pouco de tabasco se gostar.

Corte o restante tomate em cubinhos, pique cebola e misture tudo numa taça com um pouco mais de coentros. Tempere com sumo de lima e uma pitada de sal. Reserve também.

Monte depois o prato. Num recipiente que vá ao forno e à mesa coloque os nachos. Por cima disponha a mistura de feijões, em colheradas e cubra com o queijo, Leve ao forno previamente aquecido para derreter o queijo.

Retire do forno, cubra com umas colheradas de abacate e o tomate picado e termine com umas colheradas de sour Cream (natas azedas), os jalapeños e contras picados.


Bom Apetite!


Tarte Folhada de Cogumelos e Espinafres



Sinto que estamos a entrar finalmente na rotina. Aos poucos já temos a dinâmica mais ou menos estudada, de quem ela e traz. A ordem das actividades, as mochilas preparadas, os sacos de piscina, futebol, ginástica ou educação física.

O inicio do ano lectivo nunca me pareceu tão complicado como agora que eles estão mais crescidos e é preciso ajuda-los para a autonomia e para conseguirem implementar algumas rotinas.

Este inicio não foi suave. Tem sido uma aprendizagem para todos, com tantas solicitações de reuniões e organização de agendas.

Um dia de cada vez. Vamos lá esperar por um Outubro com tudo mais suave!


Ingredientes:


2 bases redondas de massa folhada refrigerada

250g de cogumelos

200g de espinafres

2 colheres de sopa

75ml de leite

2 dentes de alho

Nos moscada q.b.

sal e pimenta q,b.

Azeite q.b.

1 gema de ovo para pincelar


Preparação:


Limpe os lave os cogumelos e lamine-os. Lamine também os dentes de alho e reserve. 

Leve uma frigideira ao lume e deixe aquecer. Junte o azeite e os cogumelos e deixe saltear em lume forte. Sempre de sal e pimenta. 

Quando os cogumelos estiverem salteados, junte os espinafres e envolva bem até murcharem. Junte de pois a farinha e o leite, deixe engrossar, sem parar de mexer e ratifique os temperos. Deixe arrefecer totalmente.

Desenrole depois 1 base de massa folhada num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima disponha a mistura de cogumelos, deixando uma borda a toda a volta de 2 ou 3 cm.

Cubra depois com a outra base de massa folhada e feche depois a toda a volta com a ajuda de um garfo ou fazendo um rebordo dobrando a massa sobre si.

Pincele com gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.

Se a massa estiver a ficar muito dourada, pro causa do ovo, cubra com um pouco de papel de alumínio.

Sirva em fatias, morna ou fria.


Bom Apetite!


Pão de Queijos com Pimento e Linguiça



Foi um fim de semana de muita azáfama aqui por casa.

No domingo foi dia de um almoço que serviu para comemorar não só o aniversário do António, mas também o do Zé Maria. Recebemos os nossos amigos e a família que conseguiu estar e fomos 32 adultos e 12 crianças para almoçar. À  tarde recebemos os amigos de ambos para um lanche e foram mais 21 miúdos.

Foi uma canseira, mas foi um dia muito bom e feliz para todos!

Não fiz muita coisa nova. Mantive-me nos clássicos que todos gostam. Mas o curioso com as receitas é que há sempre adaptações e pormenores que vamos acrescentando à medida que fazemos as receitas para as melhorarmos um bocadinho.

Esta receita de pão é sempre um sucesso, mas o meu cunhado João, achou que estava ainda melhor do que o habitual… e tinha só uns pormenores um pouco diferentes que partilho por aqui.


Ingredientes:


2 pães de Rio Maior pequenos

200gr de queijo mozarella

200gr de mistura de 4 quejios

4 colheres de sopa de maionese

1 cebola pequena

1/2 pimento vermelho

2 linguiças


Preparação:


Corte uma tampa nos pães e, sem o romper escave todo o seu interior de modo a ficar apenas com a carçaca.

Retire a pele Às linguiças e corte-as em pedaços. Descasque a cebola e parta-a também, assim como o pimento. Coloque tudo no robot de cozinha e pique até ficar desfeito. Coloque numa taça e junte os queijos e a maionese.

Recheie os pães com este preparado, coloque a tampa e embrulhe em papel vegetal previamente molhado, e depois em papel de alumínio.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 40 minutos ou até o queijo estar derretido.

Sirva de imediato com tostinhas e pão.


Bom Apetite!


Bolo de Limão com Recheio e Cobertura de Curd de Limão e Maracujá para os 8 anos do António



O meu bebé surpresa fez ontem 8 anos. Fizemos uma festa conjunta, dele e do Zé Maria, onde recebemos a família e os amigos e também os amigos da escola.

Tivemos casa cheia e foi um fim de semana de muitos cozinhados. E sei que foi uma dia muito feliz para todos e que eles adoraram cada minuto.

Querido António que sejas sempre esse miúdo fixe e desafiador, amoroso e respondão e que nunca te esqueças que foste a maior surpresa da minha vida e a prova que a vida nunca é preta ou branca, e que às vezes o que pensamos ser impossível acontece.

E que seja possível fazer-vos muitas festas como estas em que a felicidade está estampada nas vossas caras e em que é um prazer receber todos aqueles que amamos.


Bolo de limão:


300g de açúcar mascavado

250g de manteiga

300g de farinha

6 ovos

raspa de 1 limão grande ou 2 médios

1 c. sobremesa de fermento em pó


Preparação:


Pré-aqueça o forno a 170C e unte e forre duas formas de 16cm,(eu usei de mola) com papel vegetal.

Bata a manteiga com o açúcar, na batedeira eléctrica, até ficar um creme macio e esbranquiçado, cerca de 10min. Vá raspando as laterais da taça, para que toda a mistura fique uniforme.

Acrescente depois os ovos um a um. Caso a mistura comece a talhar junte 2-3 colheres de sopa da farinha.

Numa taça à parte peneira a restante farinha com o fermento e de seguida junte a raspa do limão.

Envolva gentilmente os ingredientes secos à mistura da manteiga até ficar um creme homogéneo e sem grumos, e sem mexer demasiado.

Divida a mistura entre as duas formas interiormente preparadas  e leve os bolos ao forno por 40-45min ou até, fazendo o teste do palito este vir sem vestígios do bolo.

Retire do forno e deixe repousar cerca de 15min na forma,Só depois deverá transferir os bolos para uma base para arrefecerem por completo.


Curd de Limão e Maracujá:


150ml de polpa de maracujá fresco

Sumo de 1 limão pequeno

3 ovos 

200g de açúcar

90g de manteiga

Preparação:


Num tacho coloque a manteiga em cubinhos, o açúcar, os ovos inteiros, a polpa de maracujá e o sumo de limão e mexa bem até ficar tudo uma mistura mais ou menos homogénea.

Leve depois o tacho ao lume e, sem parar de mexer, deixe engrossar até obter uma textura cremosa (tipo creme pasteleiro), cerca de 10 minutos.

Retire depois do lume e reserve


Cobertura de curd de limão e maracujá:


100g de curd de maracujá

100g de açúcar em pó

200g de queijo creme tipo philadelphia


Preparação:


Misture todos os ingredientes e guarde no frigorífico 2 hora antes de cobrir o bolo.


Montagem:


Corte cada um dos bolos ao meio para fazermos um bolo de 4 camadas.

Coloque uma camada de bolo num prato e recheie com o curd de maracujá. Coloque sobre esta a segunda camada de bolo e volte a rechear com o curd cobrindo coma terceira camada de bolo, curd de maracujá e a quarta camada de bolo. Reserve.

Cubra depois o topo e as laterais do bolo com a cobertura bem fria.

Guarde o bolo no frigorífico até servir!


Bom Apetite!


Croquetes de Feijão Preto



Gosto de pelo menos 1 vez por semana ter uma receita vegetariana na nossa ementa semanal. Andava há imenso tempo para fazer uns croquetes de feijão, e eis que esta semana foi a altura disso.

Fiz logo uma quantidade maior e aproveitei para congelar e assim ter algo que rapidamente se coloca na airfryer ou se frita e há uma refeição para os dias mais complicados. 

Estes croquetes ficaram muito bons e são uma alternativa vegan (sem ovo ou laticínios) e ainda sem glúten caso seja preciso essas alternativas, qualquer que seja o motivo.


Ingredientes:


1 cebola pequena

2 cenouras

2 dentes de alho

350g de feijão preto cozido e bem escorrido

Sal e pimenta q.b.

Ervas secas a gosto

120g de flocos de aveia (pode ser necessário um pouco mais)

Farinha de mandioca para panar


Preparação:


No robot de cozinha coloque as cenouras previamente cortadas e descascadas, a cebola em quartos e os dentes de alho. Triture até obter uma espécie de migalhas grossas.

Junte depois o feijão e os flocos de aveia e volte a triturar, sem deixar tudo demasiado desfeito. 

Tempere depois com sal, pimenta e com as ervas secas e misture bem. Se a mistura ainda estiver muito húmida, junte um pouco mais de flocos de aveia de modo a que consiga formar os croquetes e estes mantenham a forma.

Passe-os depois por farinha de mandioca. Neste ponto frite-os em óleo quente até que fiquem dourados ou faça-os no forno ou na airfryer, ou coloque numa caixa própria para congelação e congele-os para depois ter croquetes sempre à mão!

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Lombo de Porco Assado no Tacho



Domingo é quase sempre aqui por casa dia de assado.

Este domimgo - ainda por cima dia de chuva e de arrumações - não foi excepção.

Um naco do lombo de porco bisaro foi o nosso almoço, juntamente com legumes assados e umas batatinhas. Tudo para rentabilizar o forno numa refeição que nos deixa tempo livre para outras coisas…. Como por exemplo fazer um bolo para o lanche da tarde!

O lombo ficou delicioso e nada seco. Talvez porque o cozinhei no forno dentro do tacho de ferro. Seguramente a repetir!


Ingredientes para 4 pessoas - com sobras


1 naco de lombo de porco bisado com cerca de 1kg

150ml de vinho branco

4 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

2 folhas de louro

2 colheres de sopa bem cheias de massa de pimentão


Preparação:


Coloque o naco do lombo numa panela de ferro e tempere com o sal e a pimenta. Junte as folhas de louro, a massa de pimentão e os dentes de alho laminados e misture bem no lombo. Regue depois com o vinho branco e tape o tacho.

Coloque o tacho de ferro fechado no forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 1h20.

Ao fim desse tempo retire o lombo e deixe repousar uns 10 minutos antes de fatiar.

Sirva com o molho onde assou e acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Salmão com Molho Teriaki Caseiro na Airfryer



A rotinas dos dias já começou e lá andamos na azáfama das horas de entrada e de saída das actividades, e de ainda nos encontrarmos neste registo de horas e de voltas.

Ontem foi um dia cheio, eu e os miúdos chegamos tarde a casa, e  o Miguel chegou ainda mais tarde. Agradeci a organização das refeições da semana, a sopa e os acompanhamentos já feitos e o salmão temperado pronto a cozinhar.

Enquanto os miúdos mais velhos subiram para o banho eu lá finalizei tudo e em menos de 15 minutos depois de chegarmos a casa já estávamos a jantar.

O salmão estava delicioso, com um molho adocicado para variar das versões mais clássicas e tradicionais. E muito simples e rápido de preparar.


Ingredientes para 4 pessoas:


4 lombos de salmão com cerca de 125g cada

4 colheres de sopa de molho de soja

1 limão

2 colheres de sobremesa de mel

2 dentes de alho 

1 pedacinho de raiz de gengibre fresca

Sal q.b.


Preparação:


Coloque os lombos de salmão num recipiente e tempere de sal,  sumo de limão, o molho de soja, o mel e os dentes de alho e o gengibre ralado. Envolva bem o salmão na matinada e deixe ficar de um dia para o outro ou algumas horas (Eu até costumo temperar o salmão ainda congelado e deixo a descongelar já na matinada!)

Coloque depois o salmão na Airfryer, escorrido da matinada e cozinhe a 175ºC durante cerca de 8 minutos. Depende da espessura dos lombos e se gosta mais ou menos passado e poderá ter de ajustar uns minutos o tempo - mais 2 ou 3 minutos.

Retire e sirva com  arroz branco e legumes ou salada.

(Se não tiver airfryer coloque cerca de 20m no forno a 160ºC)


Bom Apetite!


Bolachinhas com Passas



Uma das minhas prioridades agora que o ano letivo já começou é ao preparar e organizar as minhas refeições da semana garantir os lanches dos miúdos.

Por aqui continuam a levar as lancheiras e eu continuo a fazer várias coisas para ter sempre várias opções. Congelo a maioria ou guardo no frigorífico e vou fazendo várias coisas em alguma quantidade muitas vezes para durarem cerca de 15 dias. Vou sempre fazendo algumas coisas e assim rodando a variedade de snacks para lhes colocar na lancheira.

Este fim de semana entre pães de leite, queques de chocolate e merendas de paio e queijo, ainda saíram umas bolachinhas com passas que eles adoraram.

Deixo a receita destas cookies para amantes de passas.


Ingredientes para cerca de 16 bolachinhas:


220g de farinha de trigo ou trigo espelta

100g de açúcar

100ml de óleo vegetal (usei óleo de grainha de uva)

1 ovo

1 colher de chá de fermento em pó

150g de passas


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o ovo e o óleo e misture bem até obter uma mistura homogénea. 

Acrescente depois as passas e envolva bem.

Coloque depois colheradas de massa num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, deixando cerca de 5cm entre elas.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até as bolachas estarem douradas nas bordas.

Retire-as cuidadosamente - ainda estão um pouco moles enquanto estão quentes - e deixe arrefecer completamente antes de guardar num recipiente hermético.


Bom Apetite!


Bolo de Cenoura com Cobertura de Ganache de Chocolate para os 10 anos do Zé Maria



Hoje o meu filho mais velho completa 10 anos de vida. E como o aniversariante escolhe, ele pediu-me um bolo de cenoura com, cobertura de chocolate para cantar os parabéns!

O bolo é já uma receita que faço muitas vezes e que não tem nada que enganar.

Mas desta vez a cobertura foi mais gulosa e acabei com uma rica ganache de chocolate que torna um simples e banal bolo de cenoura num delicioso bolo de aniversário.

Mantivemos o simples, porque as coisas simples são muitas vezes as mais bonitas. Como o amor de um pai pelo seu filho!

Muitos parabéns Zé. Duas mãos cheias de anos e um amor para a vida toda.


Ingredientes para o bolo


250g de cenouras

4 ovos

100ml de óleo vegetal (usei óleo de grainha de uva prensado a frio. Também podem usar óleo de coco se preferirem)

250g de açúcar amarelo

200g de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó


Cobertura:


200ml de natas para bater 35% gordura

200g de chocolate em tablete 


Preparação:


No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a cenoura descascada e cortada em pedaços, os ovos, o óleo, o açúcar e o fermento e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois a farinha e envolva com a colher de pau.

Coloque a mistura numa forma de bolo previamente untadas e polvilhada, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.

Prepare a cobertura. Coloque as natas num tachinho e leve a lume brando até que comece a querer ferver. Desligue e junte o chocolate previamente partido, mexendo bem até que derreta com o calor das natas e forme uma mistura cremosa e homogénea. Deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

Depois do bolo e da cobertura fria coloque o bolo no prato de servir e cubra com a ganache de chocolate.


Bom Apetite!


Frango Estufado com Molho de Legumes e Massa



Que nunca existam dúvidas que os básicos resultam sempre. E que a comida de tacho é perfeita para os jantares de todos os dias.

Frango. Um molho rico de legumes. Massa. Pouco mais é preciso para uma refeição na nossa ementa semanal que dificilmente não agradará a todos. Que se for feita a mais dá para aquecer no dia seguinte nas marmitas. E que pode levar legumes escondidos e evitar reclamações.

Hoje um básico que nunca desilude: Massa com Frango.


Ingredientes para 4 pessoas com sobras


1 frango partido em pedaços e de preferência sem pele

300g de massa curta

1 folha de louro

1 cebola

2 cenouras

1/2 pimento

3 tomates maduros

1 alho francês pequeno

1/2 courgete pequena

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Ervas secas a gosto

100ml de vinho branco ou cerveja


Preparação:


No robot de cozinha ou liquidificado pique a cebola com os dentes de alho, as cenouras descascadas, os tomates, o alho francês e a courgete que pode descascar se preferir. Tudo bem até obter uma espécie de pasta.

Leve uma frigideira com um fio de azeite ao lume e deixe aquecer. Junte a mistura de legumes triturada, as ervas secas e a folha de louro e deixe cozinhar até começar a ferver. Deixe ferver uns minutos em lume brando e junte depois os pedaços de frango. Tempere de sal e pimenta, o vinho branco e envolva tudo.

Deixe cozinhar tapado até o frango estar praticamente cozinhado. Acrescente cerca de 300ml de água, ratifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura. Acrescente depois a massa e envolva bem, deixando-a cozinhar em lume brando, até a massa estar cozinhada e o molho cremoso e não aguado. (Se enquanto a massa estiver a cozinhar achar que o molho está a secar, acrescente um pouco mais de água!)

Sirva de imediato!


Bom Apetite!


Espetadas de Peru Simples



Uma refeição a que recorro em dias de pouco tempo - e com pre preparação à mistura - são as espetadas. Preparo-as e monto tudo e guardo já  temperado num recipiente hermético no frigorífico.

Assim basta depois chegar a casa, grelhar as espetadas na chapa ou colocar na airfryer e 15 minutos depois está tudo pronto para jantar.

Podemos fazer as espetadas com os ingredientes que mais gostamos. Das mais variadas  carnes ou peixe, legumes, tofu, camarão, lulas. Juntar frutas, enchidos e até legumes menos convencionas como tomate cereja ou pimentos padron… Só precisamos de ideias.

Hoje aqui umas espetadinhas de peru muito simples com um tempero que fazem a diferença!


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de peru cortado em cubos

1 pimento

1 cebola 

Sal e pimenta q.b.

Sumo de limão q.b.

100ml Vinho branco

2 colheres de sopa de massa de pimentão


Preparação:


Descasque a cebola e corte-as em pedaços não muito grandes, Corte também o pimento.

Nos espetos de metal ou bambu, coloque alternadamente pedaços de carne, cebola e pimento até esgotar todos os ingredientes.

Coloque depois as espetadas num recipiente hermético e tempere com sal, pimenta, sumo de limão, o vinho branco e a massa de pimentão. Misture bem envolvendo as espetadas e tape. Guarde no frigorífico até 24horas.

Para cozinhar, grelhe as espetadas numa chapa quente até que fiquem douradas ou coloque na airfryer 15minutos a 180ºC.

Sirva com acompanhamentos a gosto!


Bom Apetite!


Chilli cá de Casa



O início do ano escolar é sempre uma altura difícil. Coordenar escola dos 3 mais actividades, mais a vida de casa e ainda o trabalho, a vida familiar, os amigos,  a vida social e os hobbies. Será mesmo possível conseguir conjugar tudo?

Tenho sempre muitas dúvidas, mas todos os dias dou o meu melhor para tentar chegar a todo o lado e conseguir um equilíbrio. E este equilíbrio tem uma quota parte importante de saber dar prioridade ao que é realmente importante e dizer “não” a muitas coisas. Só assim consigo que o equilíbrio seja justo para todos.

Há dias em que várias tarefas não se fazem. Que o chão continua sujo, o pó continua a ver-se, e a roupa continua por dobrar. Há dias em que não se retribui um telefonema ou se deixa um email que não é assim tão urgente por responder. Se diz não a trabalho extra ou a um frete social ou familiar. Que se percebe qual é o trabalho que temos mesmo de fazer daquele que pode ser adiado….Por nosso bem. Porque ninguém é verdadeiramente imenso. Ninguém é o super homem. Ninguém consegue chegar a todo o lado e fazer tudo. Eu pelo menos não consigo e cada vez mais escolho as minhas “batalhas” diárias. E tu?


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de carne de vaca picada

350g de feijão preto

1/2 pimento verde

1/2 pimento vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

75ml de vinho tinto

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de cominhos

1 colher de sopa de mistura de ervas secas

Azeite q.b.

2 tomates grandes maduros ou pelados ou polpa de tomate


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite juntamente com o louro. Com o lume forte junte depois a carne e envolva bem deixando cozinhar. Tempere com sal, pimenta, os cominhos e as ervas secas e deixe cozinhar uns minutos mais, mexendo sempre. Acrescente depois o pimento verde e vermelho em cubinhos pequenos, os tomates triturados, o vinho tinto e deixe estufar cerca de 15 minutos. Ao fim desse tempo junte o feijão preto, retifique os temperos e deixe cozinhar mais 10 minutos em lume brando.

Sirva com arroz e abacate, nachos de milho ou outros acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


“Pasta Bake” de Atum e Alho Francês



Todos temos receitas a que recorremos quando não temos ideias, tempo de ir às compras ou sequer vontade de pensar muito no que é o jantar. Aqui em casa é massa com atum em todas as suas variantes e subvariantes.

Esta é provavelmente a que mais gosto de fazer. Pode não ser a mais simples, mas tenho um pequeno truque sempre que a faço. Preparo sempre duas receitas e congelo uma delas que num dia de imensa preguiça é só colocar diretamente do forno para o congelador. Nunca falha. E é normal haver um tabuleiro desta “pasta bake” no meu congelador. A ultima vez que preparei foi mesmo antes de ir de férias e deixei congelado uma receita porque podia sempre servir de refeição de emergência ao chegarmos ou no dia seguinte se precisasse de outro tempo para me organizar.

Acabou pro não ser preciso, mas neste início de Setembro, num dia mesmo complicada foi a salvação ter uma refeição pronta no congelador. Deixo a dica. E a receita! 


Ingredientes para 4 pessoas:


3 latas de atum em azeite

2 alhos franceses

1 cebola pequena

2 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

250g de massa fusili ou outra a gosto

500ml de molho bechamel (usei caseiro)

100g de queijo ralado


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho. Lamine os alho franceses e lave-os bem.

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente a mistura de cebola e alho e deixe refogar. Junte depois o alho francês e envolva bem. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar uns minutos.

Acrescente depois o atum previamente escorrido e envolva bem deixando estufar.

Entretanto coza a massa em água abundante com sal até ficar al dente. Escorra bem, passe por água fria, volte a escorrer e envolva na mistura de atum e alho francês. Junte também metade do molho bechamel e envolva tudo e coloque num recipiente que vá ao forno. Cubra com o restante molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe gratinar cerca de 20 minutos até ficar dourado.

Se congelar - congele antes de ir ao forno, bem tapado com película aderente. Coloque no forno frio sem descongelar, tapado com papel de alumínio e só depois ligue o forno para 180ºC durante 1h30. Retire o papel uns 15 minutos antes para dourar.


Bom Apetite!


Imprimir