Cérebro Delicioso (Dip de Queijo creme assustador para o Haloween)



Tudo começou em 2021. Os miúdos por influencia da televisão e do YouTube e também na nossa sociedade pediram um jantar de Halloween. E eu prometi fazer. Tínhamos ido nesse fim de semana com uns amigos a Salamanca - a primeira vez que eu deixei os meus filhos com os meus pais durante uma noite -  e também eles tinham prometido ao filho fazer um jantar de haloween. No regresso vínhamos a conversar exatamente sobre isso e decidimos unir esforços. Em vez de chegarmos e ir cada um para sua casa fazer um jantar, decidimos juntarmo-nos e fazer uma surpresa aos miúdos.

Durante a viagem decidimos o que fazer, fizemos uma lista de compras e paramos num supermercado em Nelas (?) para fazer as compras.

Chegamos, fomos para a cozinha e quando estava praticamente tudo pronto fomos buscar os miúdos aos avós.

A cara deles de surpresa e admiração naquele dia foi impagável! No ano seguinte falaram no mesmo e voltamos a unir esforços e a repetir e convidamos mais amigos. E o mesmo se repete este ano.

Entre muitas ideias e sugestões da internet, reels e Pinterest, o ano passado o cérebro da Sandra, da Marmita Blogue, foi um sucesso. Este ano repetimos e fizemos umas coisas mais.


Ingredientes :


200g de queijo creme

Coentros frescos picados

1 colher de sopa de shiracha (molho picante)

1 dente de alho

100ml de natas

Ketchup q.b.


Preparação:


Misture o queijo creme com a shiracha, os coentros frescos picados e o dente de alho ralado. Misture bem. Coloque num prato, ou dentro de uma “caveira” para simular o cérebro e dê-lhe uma forma meio oval.

Bata as natas até ficarem em chantilly e coloque num saco pasteleiro, Cubra depois a mistura de queijo creme, simulando miolos.

Espete depois uma faca e termine o aspeto sangrento com uns esguichos de ketchup.

Guarde no frigorífico até servir e sirva com tostinhas ou grissinos.


Bom Apetite!


“Ramen” Preguiçoso



Ao domingo à noite é quase sempre jantar de petiscos. Ou de sobras. Ou de sopa e tostas ou pão com ovo. Este domingo foi de uma espécie de Ramen porque mudou a hora, começa a ficar mais fresco e ter alguma coisa reconfortante para jantar sabe sempre melhor.

Comemos Ramen e castanhas e fomos felizes.


Ingredientes para 4 pessoas:


4 ovos

150g de noodles de ovos (massa chinesa)

500ml de caldo de frango caseiro

25g de cogumelos secos

1 cenoura

100g de cogumelos

20ml de molho de soja

Gengibre fresco ralado

1 dente de alho ralado

Ervas secas a gosto


Preparação:


Coza os ovos durante 5 minutos para que a gema fique ainda mole. Descasque os ovos e reserve.

Entretanto leve o caldo de frango ao lume juntamente com os cogumelos secos, o gengibre e o alho ralado e o molho de soja. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.

Acrescente depois 300 ml de água, retifique de sal e junte a cenoura em cubinhos e os cogumelos laminados. Deixe cozinhar até a cenoura estar macia.

Entretanto coza os noodles conforme as instruções da embalagem e escorra.

Sirva o caldo com os legumes numa taça. Acrescente os noodles e o ovo aberto ao meio e termine com as ervas secas a gosto.


Bom Apetite!


Arroz de Corvina



Começam a sair quase diariamente da cozinha as receitas de um tacho só. Não há comida que mais saiba a conforto do que um tacho fumegante de comida. Se o dia estiver de chuva, frio e cinzento, então ainda mais. 

Este arroz de corvina - que na verdade pode ser feito com outro peixe qualquer - é uma forma simples e rápida de preparar um prato reconfortante a meio da semana. Daqueles que nos abraça a cada garfada e nos deixa um calorzinho bom.

Espero que gostem desta sugestão!



Ingredientes para 4 pessoas:


1 chávena de arroz carolino

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

Salsa picada q.b.

100ml de molho de tomate ou polpa de tomate

100ml de vinho branco

4 a 6 postas de corvina

Azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola, os dentes de alho e a salsa e leve a alourar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Acrescente depois o molho de tomate, o vinho branco e deixe levantar fervura. Acrescente 2 chávenas de água (ou caldo de peixe, de cozer a cabeça, por exemplo), retifique de sal e pimenta e acrescente o arroz. Por cima disponha as postas de peixe previamente temperadas de sal.

Tape e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos até o arroz ter absorvido toda a água e o peixe estar cozinhado. Sirva com legumes cozidos.


Bom Apetite!


Tacos Express Deliciosos



Há receitas que me lembram sempre jantares de amigos e comida de fim de semana. Receitas simples para comer com as mãos e partilhar na mesa, em que cada um monta o seu a seu gosto e com os ingredientes que mais gosta.

Estes “tacos” são deliciosos e práticos de fazer e perfeitos para partilhar com os amigos numa jantarada de fim de semana!

Fica a ideia!


Ingredientes:


8 tortilhas/wraps

250g de carne vaca picada (ou outra a gosto)

1 cebola

2 dentes de alho

200g de queijo ralado

1 lata de tomate pelado

150g de feijão preto

1 alface icebergue

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

Jalapeños (opcional)


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho. Leve-os ao lume numa frigideira com um pouco de azeite e deixe refogar. Acrescente a carne e deixe alourar bem. Junte depois o tomate pelado, tempere de sal, pimenta e envolva bem deixando estufar e apurar, Por fim junte o feijão preto.

Aqueça as torrinhas numa frigideira e recheie-as depois coma mistura de carne, queijo ralado, a alface iceberg em juliana e termine com jalapeños.


Bom Apetite!

Bolo de Côco



Aos domingos  - principalmente se ligarmos o forno, é dia de também fazer um bolo. Este domingo, depois de ter saído a maminha, entrou um bolo de coco, apenas para ser diferente.

E um daqueles bolos que todas as pessoas gostam - de misturar tudo no robot de cozinha ou liquidificado e já está, sem grande trabalho, sem claras em castelo e que até os miúdos podem e gostam de ajudar.

Fica a receita!





Ingredientes:


3 ovos

2 chávenas de chá mal cheias de açúcar

1/2 chávena de chá de óleo

1 chávena de chá de leite

100 gramas de coco ralado

2 chávenas de chá de farinha de trigo

1 colher de fermento em pó


Preparação:


No robot de cozinha ou liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o óleo e o leite. Bata até ficar homogéneo.

Depois, adicione o coco ralado, a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata mais um pouco.

Coloque depois a massa numa forma untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.

Retire e deixe arrefecer uns minutos na forma antes de desenformar. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!


Maminha Simples no Forno





Não precisa de começar o tempo mais frio para aqui em casa o domingo ser habitualmente um dia de assado no forno. Claro que no verão o assado é muitas vezes substituído por grelhados na brasa, mas agora o tradicional assado de domingo ganha fôlego! Este domingo não foi excepção e em vez da picanha no forno ao sal, que faço muitas vezes, desta vez foi mesmo com um pedaço de maminha.

O tempo de forno é sempre muito subjectivo e depende de como gostam da vossa carne, mais ou menos passada. Fiz uma peça pequena, que teria umas 700g e esteve cerca de 35 minutos no forno para ficar mal passada. Usem estes tempos como indicador para prepararem a carne ao vosso gosto pessoal.

Quanto a temperos podem ser mais criativos. Aqui foi simples mesmo, mas podem juntar outros temperos que gostem. No entanto, se a carne for boa, pouco mais precisa do que sal.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 pedaço de maminha de vaca com cerca de 700g (inteiro)

Sal q.b.

1 ramo de alecrim

Pimenta q.b.


Preparação:


Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Coloque a peça de carne numa assadeira, pondo um ramo de alecrim fresco por baixo da carne.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 35 minutos, para uma  carne mal passada. Retire do forno, cubra com alumínio e deixe repousar 10 minutos antes de cortar.

Com uma faca afiada corte fatias fitinhas e coloque numa travessa.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Caril Rápido de Peito de Frango com Maçã



Foi mais um fim de semana intenso e com workshops. Adoro workshops. Adoro conhecer pessoas novas e partilhar com elas a cozinha, ideias e dicas e as receitas.

Sou uma sortuda em fazer algo que gosto mesmo muito. Espero sempre que quem participa nos workshops goste tanto de lá estar como eu gosto de os fazer. E espero que percebam todo o trabalho que está por detrás de cada um dos workshops. Porque é muito mais que partilhar receitas!

Dos workshops do fim de semana partilho uma receita deliciosa e muito prática e rápida, perfeita para jantares semanais. 


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de Frango em Cubos

1 colher de sopa de pó de caril

2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite

1 cebola

2 dentes de alho

1 pedacinho pequeno de gengibre

1 lata pequena de leite de coco

Coentros frescos q.b.

sal q.b.

2 maçãs


Preparação:


Pique a cebola com o alho e o gengibre. Leve ao lume o azeite e assim que estiver quente junte a cebola picada com o alho e o gengibre. Adicione o pó de caril e deixe fritar formando uma pasta. (Se estiver demasiado seca, junte um golinho de água)

Adicione depois os pedaços de frango e a maçã em cubos e previamente descascada, tempere e deixe cozinhar uns 10 minutos, tapado na pasta de caril. Acrescente depois o leite de coco e deixe levantar fervura.

Sirva o frango polvilhado com coentros e com um arroz basmati soltinho.


Bom Apetite!


Pão de Banana com Aveia e Chocolate



Mais uma receita de “pão” de banana. Desta vez porque vi na Filipa Gomes (https://www.instagram.com/p/CygoSg_LadE/) tinha bananas maduras e queria experimentar esta versão. Tinha as bananas, mas não tinha nem frutos secos, nem a totalidade de flocos de aveia e vai de inventar com os restantes ingredientes.

Ficou delicioso e portanto aqui fica a minha versão aldrabada do pão de Banana e aveia da Filipa Gomes. Nota: os miúdos adoraram e nós também!


Ingredientes:


4 bananas maduras + 1 para decorar

3 ovos

4 colheres de sopa de Maple syrup (xarope de acér)

140g flocos de aveia finos

60g de farinha 

1 colher chá de canela

100g de chocolate negro


Preparação:


Esmague as bananas com um garfo, junte os ovos e o Maple syrup e e misture bem. Acrescente depois os flocos de aveia, a farinha a canela, e as 100g de chocolate negro picadinho.

Misture tudo, e coloque numa forma de bolo inglês previamente forrada com  papel vegetal e decoram com a banana por cima.

Coloque o bolo no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos an forma e desenforme deixando arrefecer completamente numa grelha, antes de fatiar.


Bom Apetite!


Perninhas de Frango Assado com Batata Doce, Abóbora, Cenoura e Laranja



Têm sido uns dias intensos com mil coisas para fazer. Às vezes perco-me no meio de tanta coisa, tantos “to do”, tantas supostas prioridades. Tenho aprendido cada vez mais a perceber que não consigo chegar a todo o lado e que nem tudo é prioritário e que apesar de tantas coisas dependerem de mim, eu não sou imensa e não vou conseguir fazer tudo. Deliberadamente não fazer coisas porque também preciso de tempo para estar com os miúdos ou fazer as minhas coisa é importante. Numa altura de tanto se fala de saúde mental, continuamos a achar que temos de fazer tudo. Dizer “não”. Deixar para amanhã o que até podíamos fazer hoje - mas num tempo “nosso” que não estamos dispostos a abdicar  - devia ser algo mais partilhado e ensinado. Às vezes, tudo o que precisamos é fazer o mínimo dos minímos. E deixar as culpas de lado!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 perninhas de frango

3 batatas doces médias

3 cenouras

300g de abóbora

1 cebola

3 dentes de alho

2 laranja

Sal e pimenta q.b.

Ervas secas a gosto

125ml de vinho branco


Preparação:


Descasque as batatas doce e as cenouras e corte-as em cubos. Coloque num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e junte a cebola cortada em meias luas grossas e a abóbora descascada e também em cubos. Tempere com sal, pimenta, os dentes de alho laminados  e as ervas secas a gosto e envolva bem.

Por cima disponha as perninhas de frango e tempere-as também com um pouco de sal e pimenta.

Regue tudo com o vinho branco, sumo de 1 laranja e disponha a outra laranja em rodelas sobre a carne e legumes.


Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até os legumes estarem cozinhados e a carne dourada.

Sirva com um salada verde.


Bom Apetite!


Sopa Courgete, Abóbora, Cenoura e Couve flor



Sabem quando vão a um restaurante e a sopa é sempre “Sopa de Legumes”? Não deixa de ser verdade, mas… que legumes? Cá em casa as sopas são feitas com 3 a 5 legumes e são sopa de cougete e alho francês, sopa de espinafres e abóbora, sopa de cenoura e batata doce…

Vou variando os legumes entre o que tenho em casa e há na época, mas mantenho sempre este rácio de legumes e tento variar nas diferentes sopas que faço durante a semana.

Quando recebo mensagens de pessoas que me dizem que as suas sopas nunca ficam boas e pergunto que legumes colocam e me dizem praticamente toda a lista de supermercado, acabo a concluir que o erro está aí! A sopa sabe “a tudo”, mas não sabe a nada em particular. E para quem me pede sugestões de sopas, aqui fica mais uma. Deliciosa e que pode ser só servida como um creme, ou com o “entulho” da vossa preferência: feijão verde, espinafres, couve… o que mais gostarem!


Ingredientes para cerca de 2 l de sopa:


1 courgete

200g de abóbora manteiga

2 cenouras

300g de couve flor

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Descasque e corte a cenoura em rodelas e a abóbora em cubos. Corte a courgete com casca em rodelas e descasque a cebola e corte-a em pedaços também.

Coloque todos os legumes na panela e junte um fio de azeite, cerca de 1 colher de sopa. Envolva bem, tape a panela e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 15 minutos (na bimby ligue para 100ºC durante 15m, velocidade 1,5)

Ao fim desse tempo junte água APENAS ATÉ COBRIR OS LEGUMES, e tempere de sal. Deixe cozinhar mais 15 minutos ou até os legumes estarem cozidos (na Bimby, igual, mais 15m a 100ºC durante 15 minutos)

Triture depois a sopa até ficar bem cremosa. Se necessário junte mais água a ferver até a sopa ter a consistência desejada.

Sirva quente.


Bom Apetite!


Jardineira de Sobras de Carne Assada



Não sei como é em vossas casas mas aqui há algumas refeições que acabam sempre a ter sobras. Normalmente propositadamente para depois conseguir desenrascar uma das refeições da semana.

É o caso de carne assada. Sobra sempre e é sempre transformada noutra refeição, porque por aqui preferimos esta sensação de que estamos a comer uma coisa diferente do que outra vez a mesma carne assada.

Desta vez a carne assada virou uma bela de uma jardineira - com o truque de usar o molho do assado para lhe dar mais sabor.


Ingredientes para 4 pessoas:


 6 batatas médias

1 chávena de ervilhas

1 cebola 

2 dentes de alho

1 folha de louro

400g de sobras de carne assada

4 colheres de sopa de molho do assado

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em cubos. Reserve.

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite juntamente com o louro. Junte depois as ervilhas e as batatas envolva no refogado assim como o molho do assado e cubra com água. Retifique de sal e pimenta e deixe cozinhar.

Quando as batatas estiverem praticamente cozidas, junte a carne previamente cortada em cubos e envolva bem, deixando acabar de cozinhar.

Sirva com legumes cozidos.


Bom Apetite!

Esparregado de Espinafres Rápido



Se há coisa que tenho sempre em casa são legumes congelados. São rápidos de preparar, permitem muitas combinações, estão sempre à mão, e não se estragam com facilidade. Estando no congelador nunca têm desculpa para faltar a nenhuma refeição, até porque a preparação é bem mais rápida em qualquer um deles, pelo menos já estão preparados e prontos a cozinhar.

Compro muitas vezes espinafres congelados para usar em recheio, misturar num arroz, numa massa, etc mas também para fazer um esparregado de espinafres.

Segue uma receita rápida de esparregado de espinafres que não tem nada que enganar.


Ingredientes:


1kg de espinafres congelados

6 dentes de alho

3 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta q.b.

4 colheres de sopa de farinha

Leite q.b.

Vinagre q.b.


Preparação:


No robot de cozinha (ou num tacho) coloque os dentes de alho picados, os espinafres congelados e o azeite e deixe cozinhar cerca de 15 minutos a 100ºC ou num tacho tapado. Ao fim desse tempo tempere de sal e pimenta, junte a farinha e o leite e misture bem deixando cozinhar mais 10 minutos a 100ºC ou no tacho me lume brando, Triture depois tudo, no tacho com a ajuda da varinha mágica e junte um pouco de vinagre envolvendo bem.

Sirva como acompanhamento. Normalmente gosto de fazer maior quantidade e congelar uma parte.


Bom Apetite!


Recheio de Frango



Quem nunca ficou com restinhos de frango assado, ou de churrasco ou até frango estufado perdidos no frigorífico? Às vezes a dificuldade é mesmo saber o que fazer a esses restinhos e saber a melhor forma de os aproveitar. E saber também como fazer um delicioso recheio de frango que sirva para quase tudo, desde recheio de empadas a crepes, uns canelones, uns rissois e até uma tarte ou mesmo umas empanadas ou pastelinhos.

Esta é uma base de receita muito útil para ter sempre à mão e transformar esses restinhos em algo delicioso.


Recheio:


1 colher de sopa de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de noz moscada

Ervas secas ou salsa picada q.b.

300g de frango cozinhado e desfiado 

40g de farinha

150ml de caldo de frango caseiro ou leite


Preparação:


Leve um tacho ou frigideira ao lume com o azeite e junte a cebola e os dentes de alho picados deixando refogar.

Junte o frango desfiado e envolva bem.

Junte depois a farinha e envolva bem e por fim o caldo ou leite. Vá mexendo até a mistura engrossar e tempere com sal, pimenta um pouco de noz moscada e ervas secas a gosto.

Retire do lume e deixe arrefecer. Reserve e use nas receitas que preferir.


Bom Apetite!


Marmelos Assados na Airfryer




Com o Outono chega o tempo dos marmelos, das castanhas, dos diospiros e das abóboras. Chega o tempo de fazer marmelada e de comer disparos como se não houvesse amanhã.

Cá a casa chegou um saco cheio de marmelos e foram muitas as tacinhas cheias de marmelada que já saíram a pensar nos cabazes de natal. E depois a minha Nina ofereceu-me os dois marmelos lindos. E esses acabaram assados na airfryer e fizeram a minha delícia ao lanche juntamente com iogurte.


Ingredientes :


2 marmelos

Vinho de porto q.b.

Canela em pó q.b.


Preparação:


Lave bem os marmelos. Corte-os em quartos e retire o caroço. Se preferir pode descascar. Coloque num recipiente de pirex ou outro que possa ir à airfryer e tempere com a canela em pó e regue com um pouco de vinho do Porto. Leve à airfryer 20 minutos a 190ºC.


Bom Apetite!



Com o Outono chega o tempo dos marmelos, das castanhas, dos diospiros e das abóboras. Chega o tempo de fazer marmelada e de comer disparos como se não houvesse amanhã.

Cá a casa chegou um saco cheio de marmelos e foram muitas as tacinhas cheias de marmelada que já saíram a pensar nos cabazes de natal. E depois a minha Nina ofereceu-me os dois marmelos lindos. E esses acabaram assados na airfryer e fizeram a minha delícia ao lanche juntamente com iogurte.


Ingredientes :


2 marmelos

Vinho de porto q.b.

Canela em pó q.b.


Preparação:


Lave bem os marmelos. Corte-os em quartos e retire o caroço. Se preferir pode descascar. Coloque num recipiente de pirex ou outro que possa ir à airfryer e tempere com a canela em pó e regue com um pouco de vinho do Porto. Leve à airfryer 20 minutos a 190ºC.


Bom Apetite!


Cachaço na Slowcooker



A minha slowcooker continua a ser uma grande aliada. Uso-a principalmente como ajudante e para cozinhar em grandes quantidades coisas que depois posso congelar e preparar de outras formas. É o caso das leguminosas que cozo sempre na slowcooker, carne em quantidade que costumo estufar, polvo e peças de carne de porco para tipo “pulled pork” que depois posso preparar de várias maneira diferentes.

Para quem gosta de fazer batchcooking ou de rentabilizar o tempo da melhor forma, acho a slowcooker uma excelente aliada mesmo!

Desta vez foi um delicioso cachaço que saiu daqui. Uma parte para comermos ao jantar, e a restante acabei por congelar e mais tarde acabou num deliciosos tacos.


Ingredientes:


1 cachaço com cerca de 1,2kg

Sal e pimenta q.b.

Ervas secas a gosto

Colorau

Alho em pó


Preparação:


Tempere o cachaço de porco com sal, pimenta, alho em pó, ervas secas a gosto e o colorau e ligue a slowcooker para 8 horas em low.

Ao fim desse tempo e com a ajuda de 2 garfos desfie a carne e use-a em receitas a seu gosto.


Bom Apetite!


Sopa de Legumes (com legumes congelados!)



Hoje não trago bem uma receita. Mas sei que há sempre muitas dúvidas em relação a usar ou não legumes congelados para a sopa. E que muitas vezes temos dúvidas de como fazer e se vai ficar bem.

Não é todos os dias que uso legumes congelados para a sopa. Normalmente até prefiro fazer a sopa e congelar, do que congelar os legumes, apenas porque acho mais pratico.

Mas ter legumes já preparados e congelados poderá ser uma opção para muitas pessoas e fica a dica de que é possível e que a sopa fica igualmente boa.


Ingredientes para cerca de 2 litros de sopa:


2 courgetes

3 cenouras

1/2 couve flor

300g de abóbora

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Lave, descasque e corte os legumes como habitualmente. Coloque-os num saco de congelação ou num recipiente próprio de congelação e congele.

Quando for fazer a sopa, proceda como habitualmente, e use os legumes sem os descongelar. 

Coloque os legumes sem descongelar numa panela (ou na bimby) e junte um fio de azeite. Envolva bem e leve ao lume para “suar” durante cerca de 15a 20 minutos. Ao fim desse tempo acrescente água até cobrir os legumes, tempere de sal e deixe cozer mais 30 minutos.

Triture a sopa e se for necessário acrescente mais água até ter a consistência desejada. Deixe voltar a ferver e sirva.


Bom Apetite!


Gnocci com Molho de Espinafres e Mozarella



Há dias assim: divertidos, sem preocupações, longe do resto do mundo, sem filtros, sem tabus, honestos, verdadeiros, sem pudores ou peneiras.

Foram dias destes que vivi. Fiz o que achei que nunca ia conseguir. Desafiei-me. Chorei, Ri muito. Superei-me. Vi-me como não me via à muito através dos olhos dos outros. Fui verdadeiramente feliz. A mais momentos destes. Mas principalmente à possibilidade de sermos todos capazes de vivermos dias assim, junto de pessoas incríveis que nos fazem apenas ser e querer fazer mais e melhor. 


Ingredientes:


250g de batata

1 ovo

sal q.b.

noz moscada q.b.

140g de farinha 

2 colheres de sopa de amido de milho (Maisena)

azeite q.b.


Para o molho de espinafres e mozarella:


50ml de azeite

1 dente de alho

75g de espinafres baby

50g de amêndoas

sal e pimenta q.b.

Sumo de limão q.b.

1 mozarella fresca


Preparação:


Descasque a batata e corte-a em cubos. Leve-a a cozer em água temperada de sal até que as batatas estejam macias. Retire do lume e deixe a escorrer muito bem até que as batatas estejam frias.

Coloque depois as batatas bem escorridas numa taça e esmague com um garfo. Junte o ovo e tempere com o sal e a noz moscada. Misture bem.

Numa outra taça coloque a farinha e o amido de milho e misture bem.

Junte cerca de 2/3 da mistura de farinha à batata e amasse até obter uma mistura húmida, mas que não se deve agarrar às mãos. Se necessário vá acrescentando mais da farinha reservada até a massa deixar de estar peganhenta.

Polvilhe depois uma superfície com farinha e divida a massa em dois, fazendo rolos com cerca de 1cm de diâmetro. Corte depois em pequenos pedaços com cerca de 2,5cm e com a ajuda de um garfo previamente passado por farinha marque cada um dos gnocchi.

Leve depois uma panela ao lume com água temperada de sal, e deixe levantar fervura.

Junte depois cerca de 15 gnocchi de cada vez e deixe-os cozinhar ate que flutuem até à superfície da água, cerca de 1 minutos. deixe-os depois ficar cerca de 30 segundos e retire-os com uma escumadeira. Repita até estarem todos cozinhados.

Entretanto prepare o molho. No copo da varinha mágica coloque todos os ingredientes - menos a mozarela e triture até obter uma pasta. Se necessário acrescente um pouco mais de azeite.

Assim que os gnocci estiverem cozinhados, vá escorrendo e misture o molho preparado e mozarela fresca esfarelada.

Envolva bem e sirva de imediato.


Bom Apetite!


Imprimir