Caril será sempre comida de conforto para mim. E ao mesmo tempo os sabores quer “herdei” da família do meu marido. Tive a sorte de aprender com a avó Filomena e com a minha sogra enquanto estavam entre nós.
Se há um conselho que deixo a todos, é que não deixem que as receitas se percam. Tirem um momento para aprender, tirar notas e ver fazer, e agora até facilmente filmar com a tia, avó, mãe. Elas infelizmente não vivem para sempre. E aprender as receitas delas, - aquele arroz doce, aquele bolo, aquele assado que praticamente só elas sabem fazer - é uma forma de perpetuar as suas memórias e de as podermos depois também passar.
Claro que mesmo aprendendo com elas, a nossa versão nunca vai ser igual. Mas poder fazer com que seja a receita delas repetida pelos netos, sobrinhos, primos, noras e continuar a perpetuar essa memória e esse lugar à mesa, não tem igual.
Não deixem as receitas dos vossos perderem-se e caírem em esquecimento.
Ingredientes para 4 pessoas:
250g de grão de bico cozido
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 pedacinho de gengibre fresco
1 colher de curcuma em pó
1 lata de leite de coco
azeite ou óleo de coco q.b.
200g de espinafres frescos
2 colheres de sopa de pó de caril
1 molhinho de coentros
sal e pimenta q.b.
pasta de malagueta q.b. opcional
Preparação:
Pique finamente a cebola com o alho e o gengibre.. Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite ou óleo de coco e deixe aquecer. Junte a mistura de cebola, alho e gengibre e deixe fritar. Junte depois o pó de caril, a curcuma e envolva bem deixando também secar mas tendo o cuidado de não deixar agarrar. Deixe a mistura cozinhar cerca de 5 minutos sem queimar. Junte depois o leite de coco, envolva bem e tempere a gosto com sal, pimenta e a pasta de malagueta (se usar).
Deixe levantar fervura e acrescente o grão de bico cozido e os espinafres .
Deixe ferver uns minutos para apurar.
Sirva polvilhado com os coentros e acompanhe com arroz branco.
Bom Apetite!