Chilli cá de Casa



Um dos ingredientes que raramente falha na minha lista de compras é carne picada, de preferência de vaca.

Tudo o que podemos fazer com ela é versátil e é para mim uma das melhores formas de pre preparar refeições que depois desenrascam refeições durante a semana. Cozinham em bulk e fazer meal prep que realmente funciona para a maioria das famílias.

Aproveito a carne picada para fazer almôndegas e hambúrgueres caseiros, que depois congelo, mas também para bolonhesas que rapidamente se transformam em lasanhas, canelares, carne picada com massa gratinada ou não, empadão, recheio de pasteis e empadas diversas, com couve, rechear legumes……

Desta vez a carne picada deu para muita coisa entre elas um dos favoritos cá de casa. Chilli. Ideal também para fazer em quantidade e congelar para um dia atribulado


Ingredientes:


500g de carne de vaca picada (gosto de perdi para picar uma peça de carne de estufar)

1 cebola

2 dentes de alho

Vinho branco q.b.

1 pimento vermelho

1 colher de sopa bem cheia de cominhos

500g de feijão preto

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Piri. Piri ou tabasco (optional)

1 lata pequena de tomate pelado ou equivalete em tomate bem maduro

1 colher de sopa de ervas secas q.b. ou coentros picados


Preparação:


Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Acrescente a acarne picada e deixe envolver bem no azeite refogando com o lume alto até ganhar cor. Junte depois sal, pimenta e os cominhos e o piri piri de usar e mexa bem. Acrescente depois a cebola e os dentes de alho picados e o pimento em cubinhos e envolva tudo muito bem. 

Junte também o tomate pelado, o feijão, as ervas secas e um pouco de vinho branco envolvendo tudo.

Deixe apurar e cozinhar em lume brando, cerca de 20 minutos.

Sirva com arroz e guacamole.


Bom Apetite!  


Bruchetas de Domingo



Outro fim de semana que parece que passou a correr. No sábado com um workshop, e um domingo mais caseiro.

E por falar em domingo, não sei como é por vossas casas, mas por aqui o domingo é sempre mais preguiçoso, apesar de ser sempre dia de preparar e orientar as refeições e lanches da semana. Como esta semana tem um feriado a meio, a nossa preparação também foi muito mais simples o que permitiu a este domingo ser bastante mais preguiçosos que o habitual.

Tivemos um almoço de forno e um jantar muito simples com um dos favoritos: bruchetas com toppings do que cá havia. E ficaram bem boas.

Digam lá se umas bruchettas não são uma boa opção de domingo?


Ingredientes para 4 bruchettas:


4 fatias grandes de pão tipo saloio (ou alentejano, Rio Maior, massa mãe…)

1 dentes de alho

Azeite q.b.

2 fatias de presunto

1 colher de sopa de pesto

1 mão cheia de rúcula

4 fatias de paio

1 ovo cozido

4 fatias de queijo


Preparação:


Com a costeira bem quente, toste bem as fatias de pão e modo a que fiquem torradas e crocantes. Assim que saiam da tosteira, esfregue em todas as fatias o dente de alho e regue com um fio de azeite.

Em duas das fatias de pão espalhe o pesto e cubra depois com a rúcula e o presunto. Nas outras duas junte o queijo, por cima disponha o paio e finalize com fatias de ovo.

Sirva cortadas em pedaços.


Bom Apetite!


Gelado Rápido de Cookies&Cream



O tempo tem andado intermitente. Calor, depois frio, chuva e dias de sol ou dias de muito vento.

Talvez seja precoce falar em gelados, o que é certo é que aqui em casa já sairam os primeiros, e achei que devia partilhar porque são simples e rápidos de preparar e não precisam de máquina de gelados. Além disso podem variar as combinações de sabores e em vez das bolachas juntar por exemplo o vosso puré de fruta preferido.


Ingredientes:


500ml de natas

1 lata de leite condensado

1 pacote de oreo ou outras bolachas a gosto


Preparação:


Na batedeira bata as natas frias com o leite condensado e se gostar misture baunilha ou outro aroma a gosto. Quando estiver bem firmes, misture as bolachas esmigalhadas e envolva bem.

Coloque depois numa forma de bolo inglês - e espalhe um pouco mais de bolacha por cima - e leve ao congelador algumas horas antes de servir em bolas.


Bom Apetite!


Molho Delicioso para Bowls, Gyosas ou Spring Rolls



Às vezes ainda fico surpreendida com as coisas que os meus filhos comem, que sei que a maioria dos miúdos não gosta ou não come.

Acho sempre que tem muito a ver com o que lhes vamos apresentando na mesa diariamente. Educar também é tentar diversificar-lhes ao máximo alimentos e combinações de sabores diferentes.

Aos bowls, são sempre bem vindas cá em casa. Se ao início havia alguns ingredientes que nunca queriam como por exemplo o abacate, é com gosto que os vejo agora a pedir para também juntar no prato deles e vê-los comer e repetir com satisfação uma mistura de arroz e quinoa, com manga, abacate, ovo, feijão e tomate regado com este molho que fez também sucesso.


Ingredientes:


4 colheres de sopa de óleo de sésamo tostado

2 colheres de sopa de molho teriaki

2 dentes de alho

Gengibre fresco

Sumo de lima q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o óleo de sésamo e o molho teriaki e misture bem. Acrescente depois os dentes de alho ralados e o gengibre fresco ralado (cerca de 1 colher de chá). Misture bem e acrescente o sumo de lima a gosto.

Sirva com as suas bowls, grossas ou Spring rolls.


Bom Apetite!


Smothie Gelada de Banana e Morango com Manteiga de Amêndoas



Estes dias que têm estado quentes e solarengos já pedem lanches mais fresquinhos. Uma banana que tinha sido congelada para não se estragar, acabou por ditar este meu lanche ou snack, quase numa versão de “gelado”.

Uma excelente alternativa principalmente quando há bananas muito maduras que não se comem de outra forma e que podemos aproveitar desta maneira deliciosa.


Ingredientes para 1 pessoas:


1 banana congelada cortada em rodelas

8 morangos

1 colher de chá de manteiga de amêndoas

Pepitas de cacau para servir


Preparação:


No robot de cozinha ou liquidificado coloque a banana congelada, os morangos e a manteiga de amêndoas e triture até ficar uma mistura cremosa e homogénea.

Sirva de imediato polvilhado com pepitas de cacau.


Bom Apetite! 


Carne de Porco na Frigideira



A vida dá sempre muitas voltas, não é? Aqui em casa por razões profissionais do Miguel a nossa vida precisou de se alterar um bocadinho. Tivemos de nos adaptar, ou melhor temos de nos ir adaptando, às novas circunstâncias. Temos agora algumas rotinas diferentes. E é incrível como somos mesmo capazes de nos adaptar e se seguir em frente.

Talvez por estas mudanças e adaptações a minha cozinha tem andado mais parada e a recorrer a receitas mais básicas e que são sucesso garantido com os miúdos.

Do fim de semana saiu uma carne de porco na frigideira que nunca falha.


Ingredientes para 4 pessoas:


600g de cubinhos de porco (apartir de  um pedaço de perna de porco)

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de colorau

1 colher de sopa de massa de pimentão

Azeite q.b.

2 folhas de louro

4 dentes de alho

Vinho branco q.b.

Pickles q.b.


Preparação:


Tempere a carne de porco com sal.

Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite e aloure a carne de todos os lados. Junte depois os dentes de alho laminados, o colorau, a pimenta, a massa de pimentão e o louro e envolva bem deixando cozinhar mais uns minutos, Acrescente o vinho branco, envolva bem, reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 30 minutos até a carne estar macia. No fim envolva os pickles picados grosseiramente.

Sirva depois com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Papas de Quinoa com Maçã



Não sei se sabem, mas a quinoa é nativa do Peru e da região dos Andes. Fui recentemente numa viagem ao Peru, e em conversa com o nosso guia Joel, sobre comidas típicas e sobre o que consiste o pequeno almoço tradicional, ele falou.e das papas de quinoa com maçã, que se vendem até em carrinhos de pequeno almoço na rua e nos mercados.

Na verdade as papas de quinoa são uma espécie de papas de aveia, com o sabor característico da quinoa, mas não resisti a experimentar assim que cheguei a casa.


Ingredientes para 2 doses:


80g de quinoa (preferencialmente a branca, mas eu usei a mistura das 3 variedades)

2 maçãs

Água q.b.


Preparação:


Lave a quinoa e coloque-a a cozer em água até que fique bem macia. Não precisa de calcular a quantidade de água, mas cerca de 3x a quantidade de quinoa. Se necessário pode escorrer no final ou acrescentar mais água,. Deixe cozinhar em lume brando até a quinoa estar macia e “aberta” e junte depois as duas maçãs raladas ou cortadas em cubinhos e deixe cozinhar até a maçã estar macia também.

Triture tudo depois com a ajuda da varinha mágica e sirva.

Se gostar poderá adoçar com um pouco de mel e de acrescentar canela e outros toppings a gosto.


Bom Apetite!


Frango Corado no Forno, com Limão e Colorau



Uma semana que se sabe complicada e portanto com uma ementa muito simples e que quase se faz sozinha. Frango que me esqueci de descongelar a tempo, mas  que acabou numa versão à moda antiga de frango assado, ou seja primeiro cozido e depois a tostar/corar no forno.

E com o caldo da cozedura fez-se um arroz delicioso para acompanhar o frango. Fica a dica!


Ingredientes para 4 pessoas:


6 coxas de frango

Sal e pimenta q.b.

1 limão

3 dentes de alho

1 colher de sopa de colorau

Azeite q.b.


Preparação:


Coza cerca de 35 minutos o frango em água temperada de sal.

Ao fim desse tempo retire o frango e coloque numa assadeira. Tempere com mais uma pitada de sal, pimenta, raspa de limão, os dentes de alho esmagados, colorau e um fio de azeite. Esfregue bem por todo o frango e regue com um pouco de água da cozedura. 

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até o frango ficar tostadinho.

Sirva com arroz feito com o caldo da cozedura do frango e legumes.


Bom Apetite!


Salada de Couve Massajada



Regressar de férias tem sempre um sabor agridoce. Os dias foras são sempre bons e temos pena de voltar, mas por outro lado é sempre maravilhoso regressar a nossa casa e às nossas coisas.

Chegamos ontem a casa depois de 10 dias pelo maravilhoso Peru. Foi uma viagem inesquecível e surpreendente e nunca irei esquecer tudo o que vi, as pessoas que conheci e as comidas que provei. Que país e destino incrível!

Chegamos a casa e agora é tempo de retomar rotinas. De dar muitos beijos aos miúdos, de tratar das roupas, de ir às compras e de voltar à vida real.

Deixo uma surpreendente receita que fez parte dos workshops da Páscoa, mas que pelas cores e ter sido uma incrível surpresa para todos os participantes acaba por me fazer lembrar o Peru: colorido e surpreendente!


Ingredientes:


1 couve branca pequena

1/4 couve roxa
1 c.chá rasa de sal marinho
1 maçã, fatiada finamente
1/4 chávena de nozes partidas
Sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa azeite
1 colher de sobremesa  de mostarda Dijon
Pimenta q.b.


Preparação:


Comece por cortar as couves em juliana fininha, descartando o centro mais rijo da couve.

Tempera depois a couve com sal e massaje vigorosamente com as mãos até a couve diminuir de volume, cerca de 3 minutos, de modo a que fique com um ar mais hidratado, como se tivesse sido salteada.

Junte depois a maçã e as nozes. Tempere com o sumo de limão, azeite, mostarda e pimenta e envolva tudo.


Bom Apetite!


Tarte de Amêndoa com Sementes de Girassol



Mais um doce à sexta feira e mais uma receita que nunca desilude. Melhor que tarte de amêndoa, só mesmo se juntarmos umas sementes. Pessoalmente acho que ainda fica melhor!

A receita é um clássico, mas a adição das sementes torna-a ainda mais irresistível. No jantar de amigos aqui em casa se precedeu a Páscoa, foi um sucesso e a favorita de todos!


Ingredientes:


Massa

50g de manteiga amolecida

130g de farinha

50g de açúcar

1 ovo

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal q.b.


Cobertura

200g de amêndoa inteira com pele

100g de sementes de girassol

100g de açúcar

100g de manteiga

50ml de leite


Preparação:


Numa taça coloque a manteiga, a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e o sal e amasse bem até obter uma massa homogénea e lisa. Forre com ela o fundo de uma tarteira de fundo amovível com cerca de 24cm de diametro, pique com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Entretanto coloque num tachinho a amêndoa, as sementes de girassol, a manteiga, o açúcar e o leite, e leve a lume brando, cerca de 10 minutos, mexendo sempre até estar tudo bem derretido e homogéneo.

Verta depois esta mistura sobre a massa previamente cozinhada e leve novamente ao forno, mais 25 minutos, até a parte de cima estar dourada e caramelizada.

Desenforme e sirva fria.


Bom Apetite!

Pão de Iogurte na Airfryer



Andava para testar esta receita há muito tempo. Foi preciso ter de fazer um almoço piquenique para o Zé Maria e não ter pão em casa para finalmente colocar a receita em prática.

É realmente muito simples de preparar e uma óptima solução para uma emergência.


Ingredientes:


2 iogurtes naturais (125g + 125g)

250g de farinha sem fermento

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Flor de sal q.b.


Preparação:


Numa taça misture todos os ingredientes com a ajuda de uma colher de pau até que a massa fique homogénea. Forme depois 6 pãezinhos e coloque-os na airfryer. Se achar a massa muito peganhenta polvilhe com um pouco mais de farinha.

Cozinhe durante 20 minutos a 180ºC. 

Deixe arrefecer um pouco antes de abrir e rechear a gosto.


Bom Apetite!


Gratinado de Grão de Bico com Broa



Gosto muito de ter refeições prontas, que é só colocar no forno, disponíveis no congelador. São perfeitas para dias em que estamos em casa e temos outras afazeres fora da cozinha e mesmo quando não temos muito tempo ou disponibilidade para compras mas que facilmente podemos colocar o jantar no forno ou fogão e já está.

Ainda na saga de não deixar nada a estragar e ao mesmo tempo deixar uma refeição feita saiu o que havia com os últimos legumes do frigorífico.


Ingredientes:


350g de grão de bico cozido

1 cebola roxa

3 cenouras pequenas

1 pimento vermelho

3 dentes de alho

4 batatas pequenas

2 colheres de sopa de ervas secas

Azeite q.b.

Sal e pimenta

400ml de Molho bechamel caseiro

200g de broa de milho esfarelada


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em cubos. Tempere-as de sal e um fio de azeite e coloque na airftyer ou forno cerca de 20m a 195ºC até que fiquem douradas. Em alternativa, frite-as. 

Entretanto descasque as cenouras e corte-as em cubinhos. Corte também o pimento em cubinhos e pique grosseiramente a cebola e os dentes de alho.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente  os legumes deixando saltear. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.

Acrescente depois o grão de bico cozido e as ervas secas e deixe cozinhar mais uns minutos.

Coloque tudo num recipiente que vá ao forno e à mesa e acrescente as batatas envolvendo tudo muito bem. Cubra com o bechamel e por cima coloque a broa de milho esfarelada.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos até gratinar e a broa ficar tostadinha. Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Empadão de Borrego com Puré de Legumes



Uma das minhas preocupações quando estou para passar alguns dias fora de casa, é não deixar nada a estragar-se no frigorífico e aproveitar toda a comida. Ora a nossa viagem ao Peru, foi logo uns dias depois da Páscoa. No frigorífico ainda havia borrego, batatas assadas e uns talos de brócolos cozidos que como eram muito grandes retirei  e guardei para eventualmente colocar num puré de sopa.

Ora o borrego, esses legumes e mais umas coisas acabaram a transformar-se num belo empadão.

Uma forma de aproveitar as sobras, mas de mentir-mos que estamos a comer uma refeição nova e não apenas a aquecer restos.


Ingredientes:


400g de sobras de borrego limpo de peles e desfiado grosseiramente + molho do assado

300g de batatas assadas

150g de talos de brócolos cozidos

200g de puré de abóbora assado

200g de couve flor cozida

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.


Preparação:


Num robot de cozinha ou taça coloque a couve flor cozida, o puré de abóbora assado, as batatas e os talos de brócolos e triture tudo muito bem. Leve ao lume e deixe levantar fervura, mexendo sempre e retifique de sal, pimenta e tempere de noz moscada a gosto.

Numa assadeira ou pirex de forno coloque no fundo o borrego desfiado e um pouco do molho, e cubra depois com o puré.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 35 minutos até o puré ficar tostado.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Bolinhos de Massa e Arroz (aproveitamento)



Nada se perde. Tudo se transforma. 

Nas vésperas de virmos de férias tive os padrinhos do António a irem jantar lá a casa. Entre várias coisas que preparei, dei por mim a também querer acabar com sobras que tinha pelo frigorífico: arroz e massa. Normalmente faço uns bolinhos de arroz e fritata de massa com as sobras, mas desta vez juntei ambas e tudo acabou em bolinhos fritos. Um sucesso entre os miúdos. E nada se desperdiçou!


Ingredientes para cerca de 12 bolinhos:


150g de sobras de arroz

200g de sobras de massa

2 ovos

4 colheres de sopa bem cheias de farinha

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de ervas secas - mas podiam ser frescas

4 colheres de sopa de água


Preparação:


Numa taça coloque o arroz e a massa cortada e misture. Junte os ovos, a farinha, tempere de sal e pimenta e acrescente as ervas secas. Misture e junte depois as colheres de sopa de água até ficar com uma polme nem muito grossa, nem muito líquida.

Leve a fritar em colheradas em óleo quente até que fiquem dourados.

Sirva como acompanhamento, com uma salada ou legumes ou com um molho a gosto.


Bom Apetite!


Brownie de Chocolate com Amêndoas



Sexta feira será sempre o dia ideal para partilhar receitas de bolos.

Desta vez um brownie com amêndoas que acabei a preparar para um jantar de amigos na véspera da Páscoa.

Uma receita muito prática de preparar e que nunca falha. Se forem muito gulosos experimentem servir ainda morno com uma bola de gelado de baunilha ou nata.

Fica a dica.


Ingredientes: 


140g de farinha 

30g de cacau em pó 

250g de açúcar 

140g de pepitas de chocolate ou chocolate grosseiramente partido

100g de amêndoas grosseiramente picadas

3 ovos

150g de manteiga



Preparação:


Coloque a farinha o cacau e o açúcar numa taça e misture. Junte depois as capitãs de chocolate, as amêndoas os ovos e a manteiga derretida e envolva bem até obter uma mistura homogénea.

Coloque a mistura  num tabuleiro pequeno forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 170°C durante 30 minutos.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e partir em pedaços.


Bom Apetite!


Patê de Ovo



Há receitas que são feitas apenas porque temos ingredientes a necessitar de ser usados. Basicamente o que aconteceu com este patê de ovo. Porque tinha os ovos dos folares da páscoa para comermos, e um jantar de ultima hora com uns amigos aqui por casa, determinou usar os mesmo numa espécie de patê.

Acabei por usar e misturar o que tinha por aqui e resultou muito bem.


Ingredientes :


3 ovos cozidos

4 colheres de sopa de maionese

1 pernada de Salsa

1/2 Cebola

70g de Pickles


Preparação:


Com a ajuda de num garfo esmague os ovos cozidos. Coloque depois numa taça e acrescente a maionese, a cebola, a salsa e os pickles finamente picados e envolva tudo muito bem. Se achar necessário tempere com uma pitada de sal e pimenta.

Guarde no frigorífico até servir.

Use para rechear sandes ou wraps ou como patê para servir com tostinhas.


Bom Apetite!


Camembert com Tomilho, Alho e Azeite



Outra das receitas que fica sempre bem num jantar ou numa refeição de petiscos é um camembert temperado e derretido ara comer com pão caseiro ou tostinhas.

Desta vez a simplicidade voltou a ser a palavra de ordem, até porque não tinha muitos ingredientes em casa.

Mas mesmo com os ingredientes simples e em verão salgado, calha sempre bem!


Ingredientes:


1 camembert

3 dentes de alho

4 raminho de tomilho fresco

Azeite q.b.

Piri-piri moído (opcional)


Preparação:


Retire o camembert da embalagem e corte uns quadrados por cima, sem chegar até ao fundo. Coloque o queijo numa assadeira pequena e onde o queijo caiba.

Por cima coloque os dentes de alho picados, os raminhos de tomilho, polvilhe com o piri piri e regue com o azeite.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos ou até o queijo estar derretido e cremoso.

Sirva com tostinhas.


Bom Apetite!


Trança Folhada de Queijo e Fiambre



Quando os nossos compadres de Inglaterra vêm a Portugal há sempre jantar por aqui e com  discos pedidos. Desta vez o jantar foram petiscos, porque o pedido que eu tive foram ossos cozidos. Então juntei outras coisas na mesa para além dos ossos, como este simples folhado de queijo e fiambre que os miúdos gostam bastante.





Ingredientes:


1 rolo de massa folhada refrigerada

150g de queijo mozarella ralado

150g de fiambre

Oregãos q.b.


Preparação:


Abra a massa folhada e ao centro coloque a mozarela ralada e por cima o fiambre cortado em pedaços. Polvilhe com os oregãos e com uma faca corte as tiras da massa das laterais de  modo a conseguir formar a trança (em alternativa pode apenas dobrar a massa sobre o queijo e fiambre.

Dobre depois alternadamente as tiras de massa sobre o queijo e fiambre de modo a formar a trança, e pincele depois com clara de ovo.

Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos até a massa estar bem folhada e dourada.

Sirva frio ou ainda morno.


Bom Apetite!


Esparregado de Espinafres (Com farinha de arroz e bebida vegetal)



Há sempre um stock de legumes congelados aqui por casa. Brócolos, couve flor, jardineira, ervilha, legumes para saltear e espinafres raramente faltam.

Uso a couve flor essencialmente para sopas e purés, brócolos para cozer a vapor como acompanhamentos. A jardineira porque faz uma refeição rápida assim como os legumes prontos a saltear um acompanhamento em minutos. Já os espinafres acabam essencialmente na sopa, em gratinados e outras receitas depois de descongelados e em esparregado.

No entanto quando te dão um molho de espinafres caseiros, estes também podem acabar num delicioso esparregado, desta vez com farinha de arroz e bebida vegetal.


Ingredientes para 2 pessoas:


Cerca de 300g de folhas de espinafres

2 dentes de alho

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

4 colheres de sopa de farinha de arroz

150ml de bebida vegetal sem açúcar (usei amêndoa)

1 colher de sopa de Vinagre de vinho


Preparação:


Leve bem os espinafres e pique-os grosseiramente.

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e junte os dentes de alho picadinhos. Quando começarem a querer alourar, junte as folhas de espinafres picadas e peixe saltear até murcharem. Acrescente depois a farinha de arroz e envolva bem. Tempere de sal e pimenta a gosto e envolva a bebida vegetal. Misture sempre até engrossar e ratifique de temperos. Se quiser triture um pouco com a varinha mágica.

Por fim junte o vinagre e envolva bem.

Sirva como acompanhamento.


Bom Apetite!


Imprimir