Compota de Pera com Baunilha e Chocolate

Como já vos contei anteriormente, este ano os avós tiveram menos legumes e muito menos fruta. Este ano, não vai haver compota de pêssegos vermelhos, porque o pessegueiro praticamente não deu nada… Uma pena a julgar pelos quilos de fruta que tínhamos nos outros anos e que me levavam a fazer compota para os cabazes de natal umas duas ou três vezes…
Portanto apesar de não haver compota de pêssego, no armário da cozinha há já um pequeno stock de Doce de Laranja à Inglesa, preparado no início do ano, e de doce de morango preparado na primavera. Uma coisa é certa: há compotas para oferecer no natal, agora cabazes ainda é algo que estou para descobrir depois da chegada do Zé Maria. A ver vamos como nos orientamos os dois!
Mas apesar de pouco fruta, os avós ainda vão tendo alguma coisa. É o caso das peras que pessoalmente não acho particularmente saborosas, para além de estarem muito “bichadas” e tocadas. Aproveitei então para fazer uma compota, usando para isso a ideia de uma amiga que recentemente preparou uma compota de pêra, chocolate e baunilha. Fiquei com curiosidade e não descansei enquanto não lhe copiei a ideia.
Esta é a minha versão (até porque não lhe pedi a receita…)!

Ingredientes para 4 frasquinhos:

1kg de pêra (já descascada e cortada em pequenos pedaços)
650g de açúcar
2 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (usei chocolate em pó para culinária)
1 vagem de baunilha

Preparação:

Num tacho suficientemente grande coloque as peras, o chocolate e o açúcar e mexa bem para incorporar. Abra depois a vagem de baunilha ao meio e raspe a sementinhas, Junte-as ao preparado anterior bem como a restante vagem.
Leve depois ao lume mexendo de vez em quando. Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo de deixe cozinhar até a fruta estar macia. Vá testando o ponto do doce até ter atingido o “ponto de estrada” – que é quando colocando um pouco nukm prato e passando o dedo este “abre uma estrada” ou seja quando ambos os lados não se unem de imediato.
Retire depois a vagem de baunilha e triture o doce, se gostar, com a varinha mágica.
Coloque-o depois em frasquinhos previamente esterilizados, tape-os de imediato e coloque-os voltados de cabeça para baixo pelo menos durante 30 minutos.
Esta compota parece-me perfeita para servir com panquecas, ou como acompanhamento de crepes com gelado de baunilha.

Bom Apetite!

Gratinado de Curgete, Tomate e Pimento com Queijo de Serpa

Este ano não há a fartura de outros anos. Primeiro porque foi um ano que choveu muito, depois porque o avô ficou doente e não pode tratar da terra, e depois veio tanto calor que “deu cabo de tudo”! Pois as razões não interessam. Apesar de não termos as quantidades de outros anos – só é pena porque temos menos para partilhar! – ainda cá vem parar a casa muitas coisas. Da ultima vez os avós trouxeram curgetes (as últimas disse-me a avó), pimentos e ainda tomates, feijão verde, batatas novas, salsa, peras, ameixas, alguns pêssegos amarelos e limões.
Por isso nada melhor do que fazer uma receita que desse destaque a estes fantásticos legumes de verão. Até porque me pedem muitas vezes para colocar mais receitas vegetarianas…. Aqui fica então um gratinado que pode ou não ser uma refeição vegetariana, mas que é certamente muito saboroso.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tomates maduros e grandes
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 curgete (cerca de 500g)
2 pimentos verdes
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de orégãos
75g de queijo de Serpa

Preparação:

Lave bem todos os legumes. Unte depois os pimentos com um pouco de azeite e coloque-os numa assadeira. Leve ao forno bem quente (220ºC) durante cerca de 20 minutos, até que a pele fique quase preta, virando-os de vez em quando. (Se quiser poderá aproveitar umas brasas e assar os pimentos como habitualmente!) Quando os pimentos estiverem assados e a pele preta coloque-os num saco ou numa taça com água, Limpe bem os pimentos assados de peles e sementes e reserve.
Entretanto prepare o molho de tomate simples, Corte o tomate em cubinhos e pique a cebola e o alho. Num tacho coloque uma colher de sopa de azeite e refogue a mistura de cebola e alho. Junte depois o tomate em cubos, os orégãos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe cozinhar até que o molho esteja espesso.
Corte também a curgete em fatias e tempere-a com um pouco de sal e azeite. Grelhe-a numa frigideira ou numa chapa anti aderente até que fique dourada de ambos os lados.
Depois, numa assadeira coloque uma camada de ,olho de tomate, e por cima desta uma camada de curgete e de pimentos assados partidos em tirinhas. Cubra com um pouco mais de molho de tomate, curgete e pimento e termine com uma camada generosa de queijo de Serpa ralado na hora.
Leve ao forno apenas para gratinar o queijo.
Sirva como prato principal vegetariano, com pão fresco, ou como acompanhamento de carne grelhada.

Bom Apetite!

Granizado Rápido de Melancia e Hortelã

Tinha já experimentado um sumo de melancia e hortelã que ficou delicioso, bastando para isso triturar a polpa do fruta com um pouco de hortelã, sem ser preciso adicionar água ou açúcar. Super refrescante e muito saboroso. Mas o Miguel logo se lembrou de fazer um granizado utilizando os mesmos sabores. O processo é muito simples e só precisa de preparação prévia a congelar a melancia.
Depois é saborear, seja a meio da tarde, para combater o calor, seja no final de uma refeição como sobremesa.
Mais simples era impossível!

Ingredientes para 2 pessoas:

250g de melancia (peso sem casca)
1 pernada de hortelã fresca
Açúcar ou adoçante se necessário

Preparação:

Corte em cubos a melancia e, se esta tiver caroços retire-os. Coloque a melancia num saco ou caixa de congelação e congele durante algumas horas ou de um dia para o outro.
Quando quiser fazer o granizado basta colocar no robot de cozinha, no copo liquidificador ou até com a varinha mágica, os cubos de melancia congelados, a hortelã e, se necessário o açúcar ou adoçante. Triture até obter uma textura de cristais de gelo fina que, à medida que vão derretendo podem ser bebidos por uma palhinha, ou facilmente saboreados à colherada.

Bom Apetite!

Noodles Asiáticos com Salmão e Feijão Verde

A comida asiática é uma das minhas fraquezas. Adoro. Cá em casa, vou recriando, ou melhor, tentando recriar, estes sabores de que tanto gosto. Desta vez uns noodles com salmão e feijão verde. Não creio que os asiáticos usem muito o feijão verde, mas tenho-o aqui, e foi uma maneira de os incluir na receita que assim foi “aportuguesada”, usando-os em substituição de verdes asiáticos. A combinação ficou boa o suficiente para partilhar. E é daquelas receitas rápidas que tantos gostam.
Fico apenas a pensar se o meu pequeno rebento será tão boa boca – e tão aventureiro em paladares – como o pai e a mãe…. Espero que sim ou acho que terei um pequeno “desgosto”!

Ingredientes para duas pessoas:

100g de noodles com ovo (massa chinesa)
2 postas de salmão
4 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de óleo de sésamo (tostado)
1 colher de sopa de óleo vegetal
75g de feijão verde
1 malagueta fresca
1 pedacinho de gengibre fresco com 2 cm
1 dente de alho
Sal q.b.

Preparação:

Leve um tacho ao lume com água temperada de sal e coza os noodles.
Entretanto leve uma frigideira ou uma chapa antiaderente ao lume e deixe aquecer bem. Grelhe depois as postas de salmão previamente temperadas de sal e reserve. Depois de arrefecidas limpe-as de peles e espinhas e parta-as em pedaços não muito pequenos. Reserve.
Corte o feijão verde numa juliana fininha. Pique o gengibre, o dente de alho e corte a malagueta em lâminas.
Numa frigideira ou wok coloque o óleo vegetal e deixe aquecer. Junte depois o gengibre, o alho e a malagueta e deixe fritar. Acrescente depois o feijão verde e deixe saltear cerca de 5 minutos até estar cozinhado. Junte o molho de soja, os noodles previamente escorridos e o salmão desfiado e envolva bem. Tempere com o óleo de sésamo e, se necessário tempere com um pouco mais de molho de soja.
Sirva ainda quente.

Bom Apetite!

"Tacos" de Frango com Feijão

Depois de mais um fim de semana, estamos de volta à rotina. Para a maioria as férias já terminaram, ou estão prestes a terminar, e a escola dos miúdos assim como os preparativos são agora “preocupação”. É a altura de começar a entrar novamente nas rotinas. De estabelecer planos, de recomeçar a preparar as ementas semanais. De procurar novas ideias para cozinhar todos os dias, de preferência que sejam rápidas, saborosas, nutritivas e de custo moderado.
Portanto hoje há uma receita rápida para um jantar durante a semana que, para além de ser económica é outra maneira de aproveitar as sobras de frango – quem sabe de um assado ou churrasco de fim de semana. Como sabem o desperdício de comida e de bens alimentares é uma das minhas preocupações na cozinha.
Mais uma sugestão para iniciar mais uma semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tortilhas grandes de milho ou trigo
½ chávena de frango cozinhado e desfiado
½ chávena de feijão vermelho cozido
1 tomate
½ pimento verde
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal q.b.
½ limão
2 colheres de sopa de natas ou creme fraiche
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominhos
Piri-piri moído a gosto
Couve roxa ralada para servir

Preparação:

Leve uma frigideira antiaderente ao lume juntamente com o azeite e deixe aquecer um pouco. Junte depois a cebola picada grosseiramente assim como o dente de alho e deixe saltear até a cebola começar a querer dourar.
Acrescente depois o tomate e o pimento verde partidos em cubinhos, mexa bem e deixe cozinhar cerca de 5 minutos em lume brando. Junte agora o feijão cozido e o frango desfiado e tempere com um pouco de sal, se necessário, e com os cominhos e o piri-piri moído a gosto, consoante gosto de mais ou menos picante. Deixe cozinhar um pouco em lume brando, regue com um pouco de sumo de limão e retire do lume.
Numa tacinha junte as natas ou creme fraiche com mais umas gotinhas de limão e tempere com uma pitada de sal. Mexa bem e reserve.
No bico do fogão, ou no micro-ondas, aqueça as tortilhas e coloque-as num prato. Divida a mistura de frango e feijão sobre as tortilhas e termine com um pouco de couve roxa para um toque crocante e um pouco da mistura de natas com limão.
Sirva de imediato!

Bom Apetite!

Tarteletes de Chocolate e Caramelo Salgado

Estão a ser uns dias com receitas gulosas de chocolate. No entanto estas pequenas e deliciosas tarteletes já foram preparadas há algum tempo, como sobremesa num dos nossos muitos jantares que são umas das principais componentes da nossa “vida social”.
Estas tarteletes são muito simples de fazer, e se preferirem podem fazer uma tarte grande exatamente com os mesmo ingredientes e método. Eu pessoalmente gosto mais desta versão pequenina, mas numa festa, ou com mais convidados será mais fácil preparar uma tarte grande. Como estamos no verão, os mais gulosos poderão ainda servir esta tarte com uma bola de gelado…. Bom fim de semana!

Ingredientes para 12 mini tartes ou uma tarte grande:

Massa doce para tartes:
50g de açúcar em pó
150g de farinha
75g de manteiga
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite

Recheio de Chocolate:
150g de natas
200g de chocolate de leite de boa qualidade
40g de manteiga

Caramelo Salgado:
90g de açúcar amarelo
60ml de natas
½ colher de chá de flor de sal
60g de manteiga

Preparação:

Numa taça coloque o açúcar em pó, a manteiga e a gema e bata com a batedeira eléctrica (ou à mão) até obter uma mistura lisa. Aos poucos e poucos vá acrescentando a farinha, sem deixar de bater com a batedeira. Junte depois o leite (que poderá não juntar se achar que a massa está no ponto, ou juntar um pouco mais se a achar demasiado seca.)
Retire a massa da tigela e amasse um pouco mais com as mãos na bancada enfarinhada.
Forre depois as forminhas de queques com a massa (ou uma forma grande) e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as a massa estar cozinhada e ligeiramente dourada nas pontas. Deixe arrefecer completamente.
Entretanto prepare o recheio. Aqueça as natas e assim que começarem a querer ferver, desligue-as e junte o chocolate partido em pedacinhos assim como a manteiga. Mexa bem até o chocolate e a manteiga estarem derretidos e a cobertura estar brilhante. Deixe arrefecer no frigorífico completamente, e engrossar um pouco, antes de usar.
Prepare então o caramelo salgado. Coloque o açúcar num tachinho juntamente com duas colheres de sopa de água e leve ao lume até formar um caramelo, cerca de 8 minutos a ferver em lume brando. Depois, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem e deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear o bolo.
Para finalizar as mini tartes ou a tarte grande basta começar por colocar o recheio de chocolate já frio sobre a massa de tarte também arrefecida, alisando bem. Cubra com o caramelo salgado também frio e, se gostar termine com mais uma pitadinha de flor de sal.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite!

Quadrados de Chocolate e Laranja

Há dias em que fazemos um bolo porque é uma ocasião especial que queremos celebrar. Outras vezes fazemos um bolo só porque somos gulosos e nos está a apetecer. Outras ainda fazemos um bolo para oferecer a alguém, para fazer uma surpresa, para juntar os amigos e a família para um cafezinho, outras apenas porque sim.
Há bolos que são de celebração. Outros que têm história. Outros que são passados de avó para mãe, de mãe para filha. Outros são aqueles que nos chamam a atenção quando folheamos um livro ou uma revista. Há bolos para festas, para o inverno, para o verão, para piqueniques.
Hoje há bolo. Porque sim e para fazer um miminho ao Miguel que há muito tempo suspirava por um bolinho….

Ingredientes:
(adaptado de revista "Easy Food", Setembro de 2013, pág. 56)

200g de chocolate de culinária
200g de açúcar
150g de manteiga
3 ovos
140g de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 laranja
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Num tacho coloque o açúcar, a manteiga em pedacinhos e o chocolate partido. Leve a lume brando e vá mexendo até que o chocolate e a manteiga estejam bem derretidos. Retire e reserve.
Numa taça coloque a farinha, as 3 gemas, a raspa da laranja e o extrato de baunilha. Junte depois a mistura de chocolate e mexa bem.
Bata depois as claras em castelos e envolva-as suavemente no preparado anterior.
Coloque depois a mistura de chocolate num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante cerca de 25 minutos ou até o bolo estar cozinhado. (O bolo fica uma espécie de brownie!)
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Corte depois em quadrados do mesmo tamanho e polvilhe com o açúcar em pó e um pouco mais de raspa de laranja, se desejar.

Bom Apetite!

Bacalhau no Forno com Broa e Pimento

Há muitas coisas que não consigo compreender. Não é assim que penso, não é assim que escrevo, e não é assim que vejo o mundo.Sou demasiado “ingénua” para acreditar que há quem faça determinadas coisas com vista a mostrar-se, a ser “conhecido”, a ter presentes e a mostrá-los a todos. Provavelmente sou eu que fico a perder… Mas não tenho pena nenhuma disso. Sou eu que vivo com a minha consciência, com os meus gestos, com as minhas crenças e sinto-me perfeitamente descansada com as atitudes e com as decisões que tomo. E isso é que me interessa e me preocupa.
Entretanto a minha mobilidade vai-se reduzindo, e eu vou, aos poucos, sentindo-me mais cansada e já sem a “genica” inicial. O pequeno Zé está a crescer, eu já nem vejo além desta barriga.
Mesmo assim ainda há vontade de cozinhar e receitas para fazer. Bacalhau com broa e pimento foi a ementa mais recente!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau não muito finas
2 fatias de broa
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 pimento verde
8 batatinhas novas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Piri-piri moído

Preparação:

No robot de cozinha coloque a broa em pedaços, uma cebola também em pedaços, os dentes de alho e metade do pimento verde limpo de sementes. Pique tudo grosseiramente. Acrescente depois um pouco de azeite e tempere com um pouco de sal, pimenta e piri-piri moído.
Pique grosseiramente a outra cebola e coloque-a no fundo de uma assadeira de barro. Acrescente a folha de louro partida, regue com o azeite e coloque as postas de bacalhau. Cubra depois o bacalhau com a mistura de broa.
Tempere as batatinhas com azeite, sal e um bocadinho de piri-piri e coloque também na assadeira.
Corte o restante pimento em tirinhas finas e coloque-as sobre a mistura de broa.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Sirva com feijão verde cozido ou uma salada verde.

Bom Apetite!

Pesto de Rucula

Depois de ontem aqui ter trazido uma receita para utilizar as curgetes, hoje trago uma receita para fazer um fantástico pesto de rúcula.
Desta vez a receita não veio do mercadinho biológico, mas sim de um livro de que gosto bastante, “Da Horta para a Mesa”, da Cláudia S. Villax, que tem diversas receitas e alternativas para cozinhar com as frutas e legumes que nesta altura abundam em quantidades e variedades.
Para além de poderem usar este pesto da maneira tradicional, com massa, fica igualmente deliciosos barrado em sandes, em bruchetas e como “molho” de acompanhamento com frango grelhado, por exemplo.

Ingredientes para 1 frasco:
(adaptado de “Da Horta para a Mesa” – Cláudia S. Villax – página 84)

1 molho de rúcula
1 molho de salsa
1 dente de alho
80g de avelãs
100ml de azeite
60g de queijo parmesão
Sal e pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.

Preparação:

Numa frigideira anti-aderente torre as avelãs sem adicionar nenhuma gordura, até que comecem a ficar louras. Retire e deixe arrefecer.
No copo da varinha mágica coloque as avelãs, a rúcula e a salsa partida grosseiramente, o queijo cortado em pedaços pequenos., o dente de alho e o azeite. Triture bem até ficar com uma pasta não muito fina. Tempere depois com o sal e a pimenta a gosto e regue com um pouco de sumo de limão. Mexa bem e guarde num frasco no frigorífico e use consoante as suas necessidades.

Bom Apetite!

Arroz de Curgete

Não devo ser só eu que chego a esta altura do ano e tenho sempre várias curgetes em casa. Acontece o mesmo com a maioria das pessoas que tem familiares e amigos com “produção” de frutas e legumes. E quem diz curgete diz pimentos, ou tomate ou qualquer outro legume que temos em maior quantidade e já não sabemos bem o que lhe fazer.
Este ano, com as curgetes já se fez um caril muito saboroso, já se grelharam e usaram em saladas, já se fez bolonhesa fingida e também já se usaram em sopas, cuscus, e estufados.
Mas quando, no mercadinho biológico, entre as bancas de aromáticas, frutas e legumes, vamos dando dois dedos de conversa, falando sobre o que fazer com os legumes da época, eis que a simpática vendedora, enquanto me pesa a rúcula e ma vai compondo os molhos de coentros e de manjericão, me ensina esta simples, mas muito saborosa receita.
Ideal para usar de forma diferente as curgetes que os avós continuam a trazer.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 chávena de arroz carolino
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
2 chávenas de água a ferver
Sal q.b.
1 curgete pequena

Preparação:

Leve um tacho ao lume com o azeite e o dente de alho picado. Junte depois o arroz e envolva bem no azeite quente até que este fique translúcido.
Acrescente depois a água a ferver, tempere com um pouco de sal. Tape o tacho e reduza o lume para o mínimo, deixando cozinhar até que toda a água tenha evaporado, cerca de 15 minutos.
Entretanto lave bem a curgete e sem lhe retirar a casca rale-a no ralador. Esprema bem, para retirar o excesso de água e junte a curgete ao arroz. Mexa bem, tape novamente o tacho, e deixe que o calor do arroz cozinhe a curgete, cerca de 1 ou 2 minutos.
Sirva como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas.

Bom Apetite!

Mini-Tartes de Limão Merengadas

O fim de semana está à porta, ou então, para alguns mais afortunados, que puderam fazer “ponte”, vai ainda a meio. Seja como for é verão, está bom tempo, e nada melhor do que uma sobremesa para nos deixar mais bem dispostos.
Uma sobremesa de limão, refrescante e doce que é, na verdade uma junção de várias receitas diferentes e que, combinadas, tiveram este surpreendente resultado que fez as delícias de quem a comeu.
Fica a sugestão para estes fim de semana!

Ingredientes para 12 mini-tarteletes:

½ receita de massa de tarteletes (receita aqui)
½ receita de curd de limão receita aqui) ou podem usar de compra
½ receita de merengue (receita aqui)

Preparação:

Prepare a massa doce para as tarteletes e forre depois 12 forminhas de queques com a massa. Leve-as a cozinhar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até começarem a ficar douradas nas bordas. Retire e reserve.
Depois das bases de massa completamente arrefecida encha-as até ¾ com o curd de limão.
Prepare depois o merengue e com a ajuda do saco de pasteleiro ou apenas com uma colher de sopa cubra as tarteletes com uma camada generosa.
Leve novamente as tarletes ao forno já aquecido a 180ºC até o merengue ficar dourado. Retire e deixe arrefecer antes de comer.

Bom Apetite!

Salada de Massa com Almôndegas, Tomate Cereja e Parmesão

De tempos a tempos, a Milaneza tem a gentileza de me enviar os seus novos produtos. Eu, como não podia deixar de ser, adoro experimentar os novos produtos, principalmente as massas que eu tanto gosto.
Da ultima vez, recebi por aqui as novas massas especiais para saladas. Há uma versão de búzios integrais, e outra de laços bicolores.
Resolvi experimentar os lacinhos coloridos numa receita cheia de cor e sabor e que resultou muito bem. Ideal para um almoço num dia de sol e calor, para fazer durante as férias ou num dia feriado, como hoje

Ingredientes para 2 pessoas:

140g de massa laços bicolores (usei as novas massas especiais para saladas da Milaneza)
250g de carne de porco picada
1 ovo
1 dente de alho ralado
Manjericão fresco q.b.
3 ou 4 colheres de sopa de pão ralado
Sal e pimenta q.b.
1 cebola roxa pequena
100g de tomate cereja
Azeite q.b.
Parmesão q.b.

Preparação:

Comece por preparar as almondegas. Numa taça coloque a carne picada e junte o dente de alho ralado, a cebola picada e algumas folhas de manjericão fresco também picadas. Tempere com um pouco de sal e pimenta, acrescente o ovo e o pão ralado e amasse bem. (Se necessário junte um pouco mais de pão ralado!)
Forme depois pequenas almondegas, do tamanho de nozes e coloque durante alguns minutos no frigorífico para ganharem alguma firmeza.
Leve depois uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem, juntando depois as almondegas até que fiquem douradas. Acrescente também os tomates cereja e deixe cozinhar até que estes comecem a abrir. Retifique os temperos.
Entretanto coza a massa até ficar al dente. Retire do lume e escorra bem, passando-a por um pouco de água fria e temperando-a em seguida com um fio de azeite.
Sirva a massa com as almondegas e os tomates cereja, algumas folhas de manjericão fresco e umas lascas de parmesão.

Bom Apetite!

Porco com Amendoim e Legumes

Tenho dias em que sou um pouco mais criativa na cozinha. Em que não sei bem o que vou cozinhar, mas que abro o frigorífico e cozinho apenas ao sabor do que lá está dentro. Desta vez encontro muitos legumes: o pimento, a cenoura, o alho francês, a curgete, a cebola, os cogumelos e os coentros. Olho e reparo também no molho de ostra e numa taça de arroz branco. Vem tudo cá para fora e eu, naquele momento sei que vou cozinhar com aqueles ingredientes.
Do congelador saem umas bifanas de porco porque ficam bem, e corro a ir buscar os amendoins porque naquela altura fazem todo o sentido na minha cabeça.
Depois começo a cozinhar ao sabor dos ingredientes. Vou avançando sem saber muito bem onde é que tudo me vai levar. Às vezes a receitas desastrosas que comemos, mas que jamais de atreveria a repetir. Outras vezes a coisas boas. Como hoje.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifanas de porco
1 colher de sopa de molho de ostra
Piri-piri moído q.b.
1 colher de chá de farinha maisena
Sal q.b.
Óleo vegetal q.b.
½ curgete pequena
½ pimento verde
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
6 cogumelos
1 alho francês pequeno
1 dente de alho
1 pedacinho de gengibre
Amendoins sem sal q.b.
Arroz branco para servir
Coentros frescos

Preparação:

Comece por preparar a carne de porco. Corte as bifanas em tiras finas e coloque-as numa tacinha temperando-as com um pouco de sal, a maisena, o molho de ostra e o piri-piri a gosto. Envolva bem e reserve.
Entretanto corte em pedacinhos pequenos todos os legumes, reservando um pouco de alho francês em rodelas para polvilhar no final.
Leve uma frigideira antiaderente ao lume e torre cuidadosamente os amendoins até ficarem dourados. Retire e reserve.
Junte uma colher de sopa de óleo vegetal à frigideira e cozinhe a carne e a marinada até que estas esteja bem cozinhada e macia. Tenha o cuidado de estar a mexer constantemente. Retire a carne e reserve.
Se necessário, e sem lavar a frigideira acrescente um pouco mais de óleo, não mais de uma colher de sopa e acrescente os legumes previamente cortados em cubinhos, deixando-os saltear. Tempere com um pouco de sal, com o dente de alho ralado, assim como o gengibre e vá mexendo de vez em quando de forma a obter legumes cozinhados mas ainda firmes e crocantes.
No fundo de uma taça coloque um pouco de arroz branco. Sobre o arroz coloque os legumes salteados e por cima destes as tirinhas de carne de porco. Salpique com os amendoins torrados e partidos grosseiramente, os coentros frescos picados e o alho francês reservado.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

Salmão com Creme de Coco e Limão



São os ingredientes de todos os dias que mais me surpreendem, quando usados  em receitas simples mas diferentes. Basta mesmo mudar pequenas coisas na nossa culinária de todos os dias e, com o mesmo tempo, o mesmo trabalho e a mesma disponibilidade somos surpreendidos à mesa.
Gosto de sabores diferentes, de contrates, de não comer todos os dias as mesmas coisas. Gosto de arriscar em tachos e panelas e de não me lamentar quando as coisas não correm bem. Paciência!
Mas quando as coisas ficam boas é bom poder partilhar, dar a experimentar aos outros e continuar a diversificar.
Hoje há salmão com creme de coco e limão!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombinhos de salmão
1 cebola
1 limão
1 dl de leite de coco
50ml de leite
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Arroz thai jasmim para servir
Coentros frescos q.b.

Preparação:

Comece por cozinhar cuidadosamente o salmão a vapor durante 5 minutos depois de o temperar com umas pedrinhas de sal.
Pique depois a cebola e rale a casca do limão. Leve uma caçarola ao lume com um pouco de azeite e adicione a cebola e o limão e deixe refogar um pouco., mexendo de vez em quando. Acrescente o leite de coco, o leite e tempere de sal, levando a ferver. Triture depois o preparado com a varinha mágica até obter um creme aveludado e junte o sumo de limão (se não gosto do sabor demasiado ácido do limão, vá juntando até ficar a seu gosto).
Sirva o salmão regado com o creme de coco e limão e polvilhado com coentros frescos picados, raspa de limão e acompanhe com arroz thai jasmim bem soltinho.

Bom Apetite!

Cogumelos Pleurotos Assados no Forno com Alho, Tomilho e Queijo de Cabra

O fim de semana teve muito calor. Por aqui ficamos por casa, numa cidade quase sem ninguém. Parece que foi tudo de férias, ou para a praia, e não se via quase ninguém em lado nenhum, nem carros, nem vizinhos e muitos lugares para estacionar em todo o lado… A mim apeteceu-me cozinhar, e ligar o forno para ajudar a ficar ainda mais calor na minha cozinha já quente por natureza… Fez-se pão caseiro, entremeada assada, mini-tartes de limão merengadas e ainda uns cogumelos com queijo de cabra para levar de entrada para o jantar que tivemos com uns amigos no sábado à noite. E assim se passou o sábado de calor.

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de cogumelos pleurotos
1 rolinho de queijo de cabra
4 dentes de alho
1 raminho de tomilho fresco
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Pão caseiro para servir

Preparação:

Lave ou limpe os cogumelos e corte-os em pedaços grandes. Coloque-os depois numa assadeira e tempere com sal, pimenta e azeite. Descasque os dentes de alho e pique-os, juntando-os também aos cogumelos. Junte também as folhinhas de tomilho e envolva bem.
Leve os cogumelos ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Ao fim desse tempo corte o rolo de queijo de cabra em rodelas e coloque-as sobre os cogumelos. Leve novamente ao forno para derreterem e dourarem um pouco.
Sirva os cogumelos sobre fatias de pão caseiro tostado e com uma salada verde.

Bom Apetite!

"Cup Cake" Cremoso de Chocolate no Micro-Ondas

Não sou muito de usar o micro-ondas para cozinhar, mas de vez em quando lá aparece uma receita que me dá uma imensa vontade de experimentar. Quem não gosta de um “fondant” de chocolate? Aquele bolinho quente de chocolate com o seu interior ainda mal cozido que, assim que se abre espalha uma mousse de chocolate quente pelo prato? É quase irresistível. É por isso que, mal vi uma versão de micro-ondas para essa receita não resisti a experimentar assim que tive um jantar cá em casa. Rápido e aprovado. Fez as delícias de todos!

Ingredientes para 6 a 8 pessoas:
(receita Mike Simmons)

200g de chocolate de culinária
200g de manteiga
1 chávena (220ml de capacidade) de açúcar
1 chávena (220ml de capacidade) de farinha
4 ovos
Gelado de baunilha para servir

Preparação:

Parta o chocolate em pequenos pedaços assim como a manteiga e derreta-os no micro-ondas durante 1,30 minutos, mexendo a cada 30 segundos. R
etire e reserve.
Noutra taça misture a farinha com o açúcar e os 4 ovos misturando bem. Acrescente agora o chocolate derretido com a manteiga e envolva bem.Divida a mistura por chávenas de chá (6 a 8 chávenas, conforme a gulodice!) e leve ao micro-ondas, na potência máxima durante 1 minuto (ou um pouco mais, depende do micro-ondas, O bolinho deverá estar alto nas bordas e ainda líquido no meio).
Poderá preparar a mistura com antecedência e levar ao micro-ondas mesmo antes de levar para a mesa. Se colocar no frigorífico o tempo no micro-ondas aumenta um pouco. Há que ir experimentando até acertar com o tempo de cozedura!
Sirva quente com uma bola de gelado por cima.

Bom Apetite!

Muffins de Banana com Farinha Integral, Amêndoas e Mel

Estão a ver aquele anuncio, em que um adepto do Benfica “faz desaparecer” o seu comando da televisão para estar sempre a ver Benfica TV? Pois por aqui é quase a mesma coisa, com a diferença que não é o canal do Benfica TV que está sempre “on”, mas sim um dos canais de culinária. Ora Food Network, ora 24 Kitchen, há sempre muitas coisas para descobrir, receitas novas e programas deliciosos (tudo bem, uns melhores do que os outros!)
Dos meus programas favoritos é o “Doce Diário” (Cake Diaries) da Rachel Allen. Desde bolos simples, a bolos complicados, mas sempre receitas relativamente simples e com muito bom aspeto. Mesmo o que eu gosto.
Há uns tempos vi-a fazer estes muffins de banana com farinha integral, amêndoas e mel. E não descansei enquanto não os preparei. São perfeitos para o pequeno almoço ou lanche, e para colocar rapidamente na marmita antes de sair de casa.

Ingredientes para 12 muffins:
(Cake Diaries - Rachel Allen)

175g de amêndoas com casca
150g de mel
125g de farinha de trigo
175g de farinha integral
350g de bananas
2 ovos
75ml de óleo
2 colheres de chá de fermento

Preparação:

Pique grosseiramente as amêndoas – de preferência com uma faca – e coloque-as numa taça. Acrescente as farinhas, uma pitada de sal e o fermento. Misture bem.
Noutra taça junte as bananas previamente esmagadas, o mel, o óleo e os dois ovos batidos. Envolva bem e incorpore esta mistura com os restantes ingredientes.
Forre depois um tabuleiro de queques com forminhas de papel frisado e encha-as depois com a mistura.
Leve a cozinhar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de guardar numa caixa hermética.

Bom Apetite!

Salada de Massa com Rucula, Tomate e Cogumelos

Cá em casa a manhã de sábado serve, entre outras coisas para uma ida ao mercadinho biológico do botânico. É um mercadinho mesmo. Pequeno, poucos vendedores, mas mesmo assim chego sempre a casa com produtos maravilhosos. Depende dos dias!
A rúcula vem quase sempre – e a senhora que a vende já sabe bem o que eu procuro – assim como as cenouras que têm um sabor inconfundível, e os coentros. Agora há quase sempre uns pleurotos deliciosos que também costumo trazer e esta semana uns tomatinhos cereja deliciosos. Às vezes há fruta, outras não, depende da hora, dos vendedores e da estação do ano. Entre os meus avós e o que compro no mercado, já quase que não compro legumes em grandes superfícies. E a diferença no sabor é significativa.
A ida ao mercadinho fez-me chegar a casa com muitas coisas boas. E nesse dia, que havia um jantar por aqui, era uma excelente oportunidade de utilizar algumas das coisas fresquinhas e acabadas de chegar. A ementa era bem simples, e teve como acompanhamento esta salada de massa com tantos legumes bio. Estava deliciosa e não sobrou nadinha.

Ingredientes para 6 pessoas:

350g de massa curta
150g de tomate cereja
100 g de rúcula
Folhas de manjericão fresco q.b.
150g de cogumelos
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto lave bem a rúcula, os tomatinhos e o manjericão e reserve. Corte os cogumelos em pedaços não muito pequenos e pique os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite, junte o alho e os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe saltear um pouco até que fiquem cozinhados.
Assim que a massa estiver cozinhada escorra-a bem e tempere com azeite para não colar. Coloque a massa numa saladeira, junte os cogumelos cozinhados, o tomate cereja, a rúcula e mexa bem. Tempere com um pouco mais de azeite se necessário. Com as mãos rasgue as folhas de manjericão e salpique pela salada. Envolva bem e sirva como acompanhamento de um churrasco, panados ou num piquenique, ou até como prato principal.

Bom Apetite!

Robalinhos com Limão e Oregãos

Para além das saladas, o peixe fresco grelhado, ou preparado de outras maneiras simples é sinónimo de verão. Por cá gostamos muito de peixe, e quer seja grelhado na brasa ou preparado de qualquer outra maneira bem simples, nunca falta na mesa de verão,
Desta vez, e para variar da grelha e do carvão, o peixe foi assado ao vapor com temperos muito simples, que não mascaram o peixe, apenas o fazem sobressair muito mais.
Limão e orégãos também sabem a verão. A este verão em que o tempo passa vagarosamente depressa, e em que de repente já passaram 31 semanas desta “barriga de amor”. E ainda falta tanto…

Ingredientes para 2 pessoas:

1 limão grande
2 colheres de sopa de oregãos
2 robalos amanhados e escamados
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Tempere bem os robalos com sal e pimenta. Reserve.
Entretanto corte o limão em fatias e disponha metade no fundo de um tabuleiro previamente untado com um pouco de azeite. Polvilhe com um pouco de orégãos e disponha o peixe por cima das rodelas de limão. Cubra com o restante limão, polvilhe com os orégãos e regue com um fio de azeite.
Tape bem o tabuleiro com papel de alumínio de modo a que cozam nos seus próprios sucos, a vapor. Leve a forno já aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.
Sirva o peixe com batatinhas novas cozidas ou assadas e uma salada verde.

Bom Apetite!

Salada de Feijão Frade com Sardinhas

As combinações para as saladas frias podem ser as mais variadas. Arroz, batata e massas são talvez as mais usadas, mas as leguminosas como o feijão e grão são também excelentes e nutritivas alternativas.
Uma salada de feijão frade, não tem nada que saber, e é bastante portuguesa! As variantes podem ser as que quiserem! A esta juntou-se tomate, cenoura e azeitonas e para além do atum comeu-se com sardinhas em tomate (portuguesas, claro!)
Uma refeição muito simples, muito rápida e económica. Ideal para dias de praia, dias de férias, piqueniques e sol! Como se quer em Agosto.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lata pequena de feijão frade cozido
1 lata de atum em azeite
1 lata de sardinha em molho de tomate
Azeitonas q.b.
1 cebola pequena
1 raminho de salsa
1 tomate
1 cenoura
Azeite q.b.
Vinagre q.b.

Preparação:

Abra a lata de feijão e escorra-o bem. Coloque-o depois numa saladeira.
Corte depois o tomate em cubinhos e junte ao feijão. Descasque a cenoura e rale-a e junte-a também na saladeira.
Pique a cebola finamente, assim como a salsa e coloque também na saladeira. Acrescente depois o atum previamente escorrido e tempere bem com azeite e vinagre a gosto e envolva bem.
Por cima coloque as sardinhas inteiras e as azeitonas descaroçadas e salpique com um pouco mais de salsa picada.

Bom Apetite!

Bolo Simples com Cobertura Rica de Chocolate

O meu afilhado fez 4 anos, e é da praxe a madrinha fazer o bolo de aniversário. Este anos, em vez de uma festa em casa, quis uma festa especial, num sítio especial com os amigos da escola. E assim foi. Mas à noite houve jantar para os avós, os tios os primos e os padrinhos. É aí que entra o meu bolo. Simples e sem bonecada mas com uma bonita e deliciosa cobertura.
Mais um bolo e mais um aniversário do Tiago. Para o ano há mais!

Ingredientes:

125g de farinha
4 ovos
125g de açúcar
1 colher e meia de chá de fermento
50g de chocolate negro picado grosseiramente

Cobertura:
150g de natas
200g de chocolate de leite de boa qualidade
40g de manteiga
Canudos de chocolate (feitos com 200g de chocolate negro ) ou outro enfeite a gosto

Preparação:

Comece pela cobertura. Aqueça as natas e assim que começarem a querer ferver, desligue-as e junte o chocolate partido em pedacinhos assim como a manteiga. Mexa bem até o chocolate e a manteiga estarem derretidos e a cobertura estar brilhante. Deixe arrefecer no frigrífico completamente, e engrossar um pouco, antes de usar.
Entretanto bata os 4 ovos na batedeira juntamente com o açúcar cerca de 3 minutos ou até terem mais que duplicado de volume e terem uma aparência fofa e pálida. Envolva bem a farinha previamente peneirada com o fermente e o chocolate picado.
Coloque numa forma sem buraco (com cerca de 18 cm de diâmetro) e previamente forrada com papel vegetal e bem untada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante cerca de 25 minutos. Atenção para não deixar secar o bolo, pois como não leva gordura é mais fácil que isso aconteça
Deixe arrefecer bem o bolo e coloque-o depois no prato de servir. Cubra com a cobertura de chocolate de leite e decore a gosto quer seja com canudos de chocolate ou com outro “enfeite” a seu gosto.

Bom Apetite!

Caril de Curgete

Sentei-me no sofá e abri a revista que tinha acabado de chegar pelo correio. Fui folheando, vendo as receitas sem grande atenção, apenas para me inteirar das novidades. De repente para numa página onde está um caril de curgete (ou melhor de “marrow” que é uma curgete grande, quando já parece mais abóbora do que curgete!) e decido que é isso mesmo que vou preparar para o jantar, como acompanhamento da carne que tinha tirado.
Para quem está habituado a comida indiana, é uma espécie de baji de batata, mas em versão legume. Perfeita para quem quer ou tem de cortar nos hidratos de carbono e necessita na mesma de se sentir satisfeito com uma refeição.
Eu gostei muito e acho que descobri uma receita perfeita para ir usando as curgetes de maneira diferente.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Good Food”, Setembro de 2013, pág. 48)

1 curgete média
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de sementes de cominhos
2 dentes de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
1 colher de chá de piri-piri moído
1 colher de chá de coentros em pó
½ limão
Sal q.b.
Coentros frescos picados

Preparação:

Lave a curgete e descasque-a. Corte-a depois em cubos e leve-a a cozer, até ficar macia, em água temperada de sal.
Entretanto aqueça o óleo numa frigideira ou tacho baixo e largo e acrescente as sementes de mostarda e os cominhos em grão. Assi que começarem e fritar e a estalar, acrescente a cebola cortada fininha e os dentes de alho bem esmagados. Mexa bem e acrescente as restantes especiarias deixando fritar cerca de 10 minutos ou até a cebola estar mole e começar a caramelizar.
Junte depois a curgete previamente escorrida e envolva-a bem na mistura das especiarias. Deixe cozinhar mais alguns minutos até a curgete ficar mesmo muito cozida e ser possível esmaga-la grosseiramente com a colher de pau.
Retifique de sal e regue com um pouco de sumo de limão.
Sirva como acompanhamento ou prato principal vegetariano, polvilhada com os coentros frescos picados.

Bom Apetite!

Imprimir