Crepioca com Abacate, Mozarella e Ovo



Gosto quando sobra jantar, ou quando faço a mais para sobrar, e poder ser o meu almoço no dia seguinte. Mas também gosto quando não sobra e eu posso fazer uma coisa rápida com o que tenho em casa.

Foi o que aconteceu com esta “crepioca recheada” que foi almoço feito em pouco mais de 5 minutos e que me pareceu delicioso e digno de partilha.

Para a base fiz um crepioca em vez de usar pão, porque tinha acabado o pão ao pequeno almoço - mas um wrap, uma fatia de pão caseiro serviriam na perfeição como base.


Ingredientes para 1 pessoa:


crepioca:

1 colher de sopa bem cheia de polvilho azedo (ou doce)

1 ovo

1 colher de sopa de água


Recheio:

1 mão cheia de alface

cebola q.b.

5 mini mozarelas

1/2 abacate

1 tomate chucha

1 ovo

flor de sal, pimenta e sumo de limão q.b.


Preparação:


Comece por fazer a crepioca. Numa taça misture o ovo com o polvilho azedo e a agua e misture bem com um garfo. Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem. Verta a mistura para a frigideira e deixe cozinhar de um dos lados. Vire e deixe cozinhar do outro. Coloque num prato.

Aproveite depois a frigideira quente para fazer o ovo estrelado. Reserve.

Sobre a crepioca coloque a alface, o tomate em rodelas e a cebola em rodelas finas. por cima disponha as fatias de abacate, as mini mozarelas cortadas ao meio e tempere tudo com sumo de limão, flor de sal e um pouco de pimenta. 

Por cima coloque o ovo estrelado e polvilhe com um pouco mais de flor de sal e de pimenta.


Bom Apetite!

Massa com Sobras de Salmão, Tomate Cereja e Alho Francês



Agosto quase a acabar, e um sem número de coisas para organizar e planear porque entretanto entramos noutra rotina.

De qualquer maneira esta semana vai ser a meio gás, ainda meio férias em casa com miúdos e escola que entretanto começa.

Por aqui a meal prep já voltou a ser feita mais a sério, e entramos na nossa rotina habitual para que esta transição seja mais simples para todos!

E começo a semana com uma receita que serviu para aproveitar salmão ao vapor que sobrou de um jantar da semana passada e que aproveitei para congelar. Hoje deu origem a uma receita para o nosso jantar.


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de massa curta a gosto (usei fusili de alfarroba)

250g de sobras de salmão limpo de peles e espinhas

150g de tomate cereja

2 alhos franceses pequenos

2 dentes de alho

1 folha de louro

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

75g de azeitonas descaroçadas

órgãos ou manjericão q.b.


Preparação:


Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o muito bem para libertar toda a terra que possa ter. Pique o alho finamente.

Leve uma caçarola ao lume com um pouco de azeite e cozinhe o alho francês e o alho juntamente com a folha de louro e até estarem bem macios. Junte depois os tomates cereja inteiros, os órgãos ou manjericão e tempere de sal e pimenta. Tape a caçarola e deixe cozinhar uns minutos em lume brando.

Entretanto coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente. Quando estiver no ponto escorra bem , regue com um fio de azeite e reserve.

Junte depois à mistura de tomate e alho francês o salmão e envolva bem. Acrescente as azeitonas e a massa escorrida e misture tudo temperado, se necessário com um pouco mais de azeite e órgãos ou manjericão.

Sirva de imediato.


Bom Apetite!


Gaspacho de Melão e Manjericão



Para mim gaspachos tem sempre sabor a verão. Lembro-me sempre dos gaspachos que a minha avó fazia sempre que o dia se avizinhava quente. Na altura não gostava assim tanto, mas agora, ainda que não faça exatamente como ela fazia, gosto muito desta “sopa” de legumes crus e bem fresca.

O melhor é mesmo as múltiplas combinações que se podem fazer, usando até algumas frutas como melancia, morangos, cerejas, abacate….

Desta vez a minha versão foi com melão que lhe confere um toque doce, mas que é igualmente refrescante e delicioso e mesmo uma receita de verão e dias quentes!

Espero que gostem também!


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de melão cortado em pedaços

1 tomate coração de boi pequeno

100g de pepino descascado

1/2 cebola pequena

1/4 de pimento vermelho

5 folhas de manjericão

sal e pimenta q.b.

vinagre q.b.

1 fio de azeite para decorar


Preparação:


Coloque o melão, o tomate lavado e cortado em pedaços, o pepino também em pedaços, a cebola, o pimento e o manjericão no copo da liquidificadora ou robot de cozinha e triture até obter uma consistência homogénea e lisa. Acrescente depois um pouco de água gelada até ficar com a textura desejada e tempere de sal, pimenta e vinagre a gosto. Triture tudo novamente para misturar.

Divida depois a mistura por 4 taças e decore com um fio de azeite e umas folhas de manjericão. Sirva bem fresco.


Bom Apetite!


Barritas de Aveia e Fruta


Vi esta receita - ou melhor, o que deu origem a esta versão da receita - no instagram da free.greencook (https://www.instagram.com/p/CS3pMJ4C5LT/).

A ideia de umas barrinhas de aveia com fruta pareceu-me perfeita para as lancheiras dos miúdos, uma vez que estamos quase a começar a escola e decidi colocar a mão na massa.

Fiz algumas adaptações, até porque a receita original leva “whey” que nós não consumimos aqui por casa.

No final ficaram deliciosas, os miúdos adoraram, rendeu imenso, e deu para congelar uma parte!


Ingredientes para cerca de 24 barritas:


500g de flocos de aveia

100g de farinha de aveia

1 maçã

2 pêssegos

1 litro de bebida vegetal de aveia

200g de mirtilos (usei congelados)

1 colher de chá de canela

100g de amêndoas com pele

75g de chocolate 74% cacau - opcional


Preparação: 


No copo da liquidificadora ou da varinha mágica ou do robot de cozinha coloque a maçã e os pêssegos cortados em pedaços (eu usei com casca). Acrescente a farinha de aveia e a bebida vegetal e triture bem até obter uma mistura lisa e homogénea (eu triturei durante cerca de 1 minuto na velocidade máxima). Envolva depois a aveia de modo a obter uma massa grossa e espessa.

Coloque depois a mistura no tabuleiro do forno previamente forrado de papel vegetal e espalhe bem.

Por cima disponha os mirtilos, as amêndoas e polvilhe com a canela.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.  Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco no tabuleiro. (As barritas ficam densas, mas húmidas e macias.)

Corte depois em barritas - deu 24 barritas aqui. e coloque a arrefecer completamente sobre uma grelha.

Depois de frias, poderá guarnecer com o chocolate. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas e decore as barritas com a ajuda de um garfo ou colher, colocando o chocolate em fio. Deixe arrefecer completamente. 

Guarde num recipiente hermético no frigorífico ou congele e retire conforme as necessidades.


Bom Apetite!


Frango Estufado com Vinho e Mostarda



Continuamos com as receitas simples e básicas depois das férias. 

Hoje a sugestão não podia lembrar mais a cozinha das avós. Frango estufado lentamente com muito poucos temperos, mas cozinhado lentamente com vagar, como as avós faziam. Se bem que todos temos agora menos tempo  - ou melhor temos o mesmo tempo, mas vivemos mais a correr - mas esta receita não precisa de grandes cuidados da nossa parte. Apenas lume brando, tacho bem tapado e irmos à nossa vida fazer outras coisas enquanto ele vai enchendo a casa de um aroma bom que nos faz salivar…

Depois de pronto é juntar um arroz ou uma massa ou ate umas ervilhas e cenoura aos cubinhos. Ou servir com puré ou umas batatas fritas ou salteadas….

Comida vagarosa mais sem cuidados.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 frango partido em pedaços

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de mostarda

200ml de vinho branco

1 cebola

2 folhas de louro

2 dentes de alho

sal e pimenta q.b.

mistura de ervas secas a gosto


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve-a a alourar num tacho com o azeite e as folhas de louro. Acrescente depois os pedaços de frango e deixe também alourar um pouco.

Junte agora a mostarda, o vinho branco e tempere de sal, pimenta e as ervas a gosto. deixe levantar fervura, tape e diminua o lume para o mínimo.

Deixe cozinhar lentamente cerca de 1h a 1h30, até que o frango esteja bem macio e apurado. Tal como as avós faziam!


Bom Apetite!

Salmão Ao vapor com Limão, Gengibre e Molho de Soja



Neste regresso das férias na praia, e ainda em modo férias, as refeições planearam-se muito simples e ainda mais fáceis de preparar.

Ontem o nosso jantar teve direito a refeição tudo em um, preparada de uma vez só na bimby. Claro que quem não tem bimby também pode fazer este delicioso salmão ao vapor, usando um cesto de cozedura a vapor numa qualquer vulgar panela, no microondas com recipiente próprio (a microgourmet da tupperware) ou até em papelões no forno.


Ingredientes para 4 pessoas:


4 postas ou lombos de salmão 

1 dente de alho grande

1 limão

1 pedaço de raiz de gengibre fresca

sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de óleo de sésamo tostado


Preparação:


Abra uma folha de papel vegetal e coloque as postas de salmão, tempere depois com sal, pimenta, o dente de alho e o gengibre ralado, o molho de soja, o óleo de sésamo e por fim as rodelas de limão. Feche a folha com o salmão e os temperos e coloque na varoma da bimby, ou no cesto a vapor que usar (poderá achar mais prático fazer em doses individuais se não usar a varoma da bimby).

Cozinhe o peixe durante cerca de 35 minutos.

Sirva depois com arroz (eu usei arroz vermelho, e brócolos e ervilhas a vapor. Como cozinhei tudo na bimby, enchi o copo com 1500g de água que temperei de sal, e coloquei 300g de arroz vermelho no cesto. Por cima a varoma com o peixe e no tabuleiro da varoma uma mistura de brócolos e ervilhas. Fechei e cozinhei 35 minutos na velocidade 3, na temperatura varoma.)

Sirva com um pouco mais de molho de soja, se gostar!


Bom Apetite!  


Bolo de Chocolate e Laranja



Regressar a casa com tempo, e acabar as férias em família com um domingo vagaroso em casa quem meteu churrasco, piscina e também um bolo.

Eu queria bolo de laranja com as doces e sumarentas laranjas do Algarve que tinha comprado. Os miúdos a pedirem bolo de chocolate. Foi um cruzamento bem conseguido dos dois, num bolo simples e delicioso. 

E como a semana ainda é de “férias em casa” com os três - pelo menos até dia 1 de Setembro - começamos doces, porque “o que é doce, nunca amargou!”.

Semana doce para todos!


Ingredientes:


1 laranja grande

4 ovos

250g de açúcar

125ml de óleo vegetal

275g farinha

2 colheres de sopa de cacau em pó

100g de chocolate 74% cacau

1 colher de sopa de fermento em pó


Preparação:


No robot de cozinha, no liquidificador ou com a varinha mágica, coloque a laranja bem lavada, e cortada em quartos - com casca e tudo, os ovos, o açúcar, o chocolate em pedaços e o óleo. Bata tudo muito bem até obter uma mistura homogénea. Acrescente depois a farinha, o cacau em pó e o fermento e volte a bater até tudo ficar bem incorporado.

Unte e polvilhe com farinha uma forma e deite aí o preparado.

Leve a cozinhar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos ou até que o bolo esteja cozinhado.

Deixe arrefecer um pouco dentro da forma e desenforme de seguida.




Bom Apetite!


Tomate Assado Recheado com Couscous, Mozarella e Manjericão



Verão é tempo de tomate. Madurinho e delicioso. Cheio de sabor. É a altura do ano de fazer doce de tomate, molho de tomate com fartura para guardar e até congelar tomate inteiro para depois aproveitar durante o inverno em estufados, arroz e afins.

E esta é a altura de receitas para usar e abusar do tomate. Como esta versão de tomate assado e recheado com uma salada de couscous, a lembrar uma salada “caprese”.

Uma verdadeira receita de verão perfeita para experimentar no fim de semana!


Ingredientes para 2 pessoas:


2 tomates coração de boi  (ou outro) de tamanho médio

75g de couscous

125g de mozarella fresca (pode ser uma versão com menos gordura)

manjericão fresco 1.b.

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de creme de vinagre balsâmico ou vinagre balsâmico


Preparação:


Corte o tomate ao meio e cuidadosamente retire a polpa do seu interior. Reserve a polpa.

Coloque os tomates numa frigideira ou pirex  que vá ao forno e tempere de sal, pimenta e regue com o azeite. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até o tomate estar macio e ainda manter a sua forma.

Entretanto prepare os couscous, colocando-os numa taça e juntando água a ferver no mesmo volume dos couscous secos (se for 1/2 chávena de couscous, junte 1/2 chávena de água a ferver). Tempere de sal, misture, tape com um prato e deixe hidratar 5 minutos. Solte depois os couscous com um garfo..

Entretanto corte em cubinhos a polpa de tomate que reservou, descartando as sementes, e junte o queijo também cortado em cubos. Corte em juliana fina o manjericão fresco e envolva tudo juntamente com os couscous já hidratados,

Retire o tomate do forno e recheie generosamente com a mistura de couscous. Termine com um pouco mais de manjericão e com o creme ou vinagre balsâmico.


Bom Apetite!


Pão de Ló de 3 Ingredientes do Álvaro



Apercebi-me que estou há muito tempo em falta com esta receita de um pão de ló muito simples, receita do pai da minha amiga Sandra, que foi pasteleiro (agora reformado)  e que é perfeito para os aniversários, porque é um bolo que se transforma em quase tudo.

Quando há uns meses celebramos o aniversário do filho da minha amiga Sandra, ela voltou a fazer este pão de ló, que depois enriquecemos com o doce de ovos pobre, natas batidas e frutos vermelhos, e posso dizer que foi um sucesso.

Com recheio de nutella, creme de brigadeiro, creme pasteleiro e até buttercream de queijo creme e banana caramelizada são combinações que me lembro assim de repente e que sei que ficariam aqui delicoosas.

Daqueles bolos que todos devemos ter no repertório e que usamos vezes sem fim sempre com uma nova cara. Um bolo com 3 ingredientes básico e que não deixa ninguém ficar mal, é o que se quer!


Ingredientes:


6 ovos

240g de açúcar

180g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


 Coloque na taça da batedeira elétrica os ovos (gemas e claras) e o açúcar, e bata até triplicar de volume, cerca de 10 minutos.

Ao fim desse tempo envolva cuidadosamente a farinha, previamente misturada com o fermento e coloque numa forma redonda, sem buraco, previamente untada e polvilhada com farinha ou com papel vegetal, se preferir.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos até o bolo estar cozinhado e dourado.

Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha antes de rechear a gosto.

No bolo do foto, o bolo for cortado ao meio e recheado com doce de ovos pobre (encontram a receita aqui no blogue) e natas batidas em chantilly. coberto com mais doce de ovos e mais natas batidas (num total de 400ml de natas batidas) e decorado com frutos vermelhos da época e hortelã.


Bom Apetite!


Waffles de Limão e Baunilha (sem ovos)



Ainda nestas adaptações de receitas com poucos ingredientes. Mesmo em véspera de virmos de férias, os miúdos pedem-me waffles para o lanche, mas em casa já nem um ovo!

Saíram waffles sem ovos, igualmente deliciosas. Perfeitas para alérgicos a ovos ou para quem opta por não comer produtos de origem animal. Ou apenas para quem não tem ovos em casa!


Ingredientes para 8 waffles pequenas:


200g de farinha de trigo ou trigo espelta

240ml de bebida vegetal de aveia

raspa de 1 limão

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de essência de baunilha

1 colher de sopa de açúcar mascavado

1 colher de chá de fermento em pó


Preparação:


Numa taça colocar a farinha e o açúcar. Misturar o fermento e a raspa de limão. Noutro recipiente juntar a bebida vegetal, o azeite e a essência de baunilha e juntar aos poucos e mexendo com uma vara de arames à mistura anterior até obter uma massa lisa e homogénea.

Aquecer depois a máquina de waffles e colocar colheradas de massa.  Fechar a máquina de deixar cozinhar até que fiquem dourados. Repetir até esgotar a massa,

Servir com acompanhamentos a gosto. Aqui mirtilos e pêssegos do jardim, iogurte e um pouco de maple syrup.


Bom Apetite!


Pão de Banana e Alfarroba



Nas vésperas de ir de férias e com a necessidade de fazeres coisas com menos, porque quero sempre gastar o que já tenho em casa, acabo sempre a inventar algumas coisas. Umas correm muito bem, outras nem tanto, mas este pão de banana com farinha de alfarroba ficou muito bom.

Ficou no entanto um pão pequenino porque eu tinha poucas bananas, portanto para uma receita maior e um “pão” com fatias decentes, sugiro que dupliquem a receita.

Não é um bolo, porque não juntei açúcar, mas as bananas dão um travo doce. Uso como uma variante para o pequeno almoço, com um pouco de queijo ou fruta.


Ingredientes para um “pão” pequeno:


2 bananas + 1 para decorar

75g de flocos de aveia finos

25g de farinha de alfarroba

25g de farinha de trigo sarraceno

50g de amêndoas

30g de linhaça moída

125ml de água

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1 colher de sobremesa de canela em pó

2 colheres de sopa de azeite 


Preparação:


Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha ou no copo liquidificador e triture até obter uma mistura homogénea.

Coloque depois numa forma previamente untada e forrada com papel vegetal e por cima disponha a banana para decoração cortada longitudinalmente.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos até o “pão” estar cozinhado.

Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Pode congelar em fatias e ir retirando conforme as necessidades.


Bom Apetite!


Recheio de Sobras de Peixe para Rissóis



Adoro aproveitar sobras. Todo o tipo de sobras. Sou a pessoa que assim que acaba uma refeição, se sabe que não vamos comer entretanto o que sobrou, ou se é mesmo só um bocadinho, prepara tudo e congela. É o que faço muitas vezes com o peixe. Um restinho de peixe grelhado hoje que parece que não dá para nada. Amanhã um bocadinho de peixe assado, no outro dia um bocadinho de peixe estufado. Vou juntando e congelando tudo, e depois, quando a caixinha está cheia, há apenas que dar largas à imaginação.

No outro dia deixei no instagram um post sobre 9 receitas para usar sobras de peixe. Uma delas nuns rissois.

Deixe aqui a receita do recheio de rissois com sobras de peixe, e que também pode ser usado nuns crepes, por exemplo!

Ingredientes:


250g de sobras de peixe variado, já limpo de peles e espinhas

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 colher de sopa de polpa de tomate (opcional)

1folha de louro

azeite q.b.

4 colheres de sopa de farinha

200ml de leite ou bebida vegetal ou caldo de peixe 

sal, pimenta e noz moscada q.b.

1 colher de sopa de salsa picada (opcional)


Preparação:


Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve ao lume num tacho juntamente com o azeite e a folha de louro. Deixe refogar um pouco e junte depois o peixe limpo de peles e espinhas e a polpa de tomate, se usar. Envolva bem e acrescente depois a farinha e o leite ou caldo. Vá mexendo sem parar, em lume brando, até engrossar o obter um molho cremoso. Tempere depois de sal, pimenta e noz moscada e junte a salsa picada.

Antes de rechear os rissois ou crepes, deixe arrefecer bem.


Bom Apetite!


Waffles de Cenoura (sem açúcar e sem gluten)



Já sabem que antes de ir de férias, adoro fazer o exercício de gastar o que já tenho em casa, evitando imenso ir às compras e usando ao máximo os recursos que já tenho.

E uma coisa engraçada é adaptar algumas receitas que faço usando outros ingredientes. Nem sempre sai bem. Mas outras vezes fica e tornam-se receitas a repetir.

Estas wafles acabaram por ser uma invenção do género usando cenouras, que era o que tinha e aproveitando restinhos de farinha. Não são muito doces, mas fica óptimas como pequeno almoço, com fruta e um pouco de mel ou maple syrup, e para quem gosta de evasão salgada, com queijo, ou pasta de abacate e ovo!


Ingredientes para 4 waffles grandes:


3 ovos

150g de cenouras em pedaços

15g de farinha de coco

15g de farinha de arroz

1 colher de chá de fermento em pó

50ml de bebida vegetal de amêndoa ou outra


Preparação:


Coloque todos os ingredientes no copo liquidificado ou no robot de cozinha e triture até obter uma massa homogénea.

Coloque depois a mistura na máquina de waffles já quente até que fiquem prontas, ou cozinhe num molde próprio e no forno pre aquecido, cerca de 15 minutos.

Em alternativa poderá também fazer panquecas na frigideira anti aderente.

Sirva com fruta e um fio de maple syrup, ou com pasta e abacate e ovo escalfado.


Bom Apetite!


Quadrados de Anzac, Caramelo e Chocolate




Para hoje escolhi uma receita pecaminosa e que sei que os gulosos vão adorar! Uns quadrados de bolacha anzac com uma camada de caramelo e por fim chocolate. É realmente maravilhoso, mas uma receita para fazer e partilhar com a família ou os amigos, porque é uma autentica bomba!!!


Ingredientes:

(in “one tin bakes”, Edd Kimber, página 50)


Base de bolacha ANZAC:


85g de farinha

60g de flocos de aveia

40g de coco ralado

75g de manteiga

2 colheres de sopa de mel (ou golden syruo)

100g de açúcar mascavado

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio


Para o recheio de caramelo:


150g de manteiga

1 lata pequena (397g) de leite condensado

3 colheres de sopa de mel (ou golden syrup)

100g de açúcar mascavado


Cobertura:


200g de chocolate 

flor de sal


Preparação:


Para fazer a base coloque numa taça  a farinha, a aveia, o coco ralado e misture. Leve um tachinho ao lume com a manteiga, o mel e o açúcar e deixe derreter envolvendo bem e mexendo de vez em quando. Retire do lume e adicione o bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de água  e mexa um pouco até a mistura fazer uma espécie de espuma. Coloque por cima da mistura de farinha e envolva bem.

Coloque a mistura numa camada homogénea num tabuleiro forrado com papel vegetal, e leve a cozinhar em forno pre aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos até estar cozinhado e dourado. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto prepare o caramelo. Coloque todos os ingredientes do recheio do caramelo num tacho e leve ao lume a cozinhar, sem parar de mexer. Assim que começar a ferver, reduza o lume e, continuando a mexer para não agarrar ou queimar, deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos, até a mistura estar grossa e com um tom de caramelo (se tiver um termómetro de caramelo, está pronto quando atingir os 112ºC).

Retire do lume e verta sobre a base de bolacha, espalhando bem numa camada uniforme e deixe depois arrefecer cerca de 30 minutos.

Para a cobertura, derreta o chocolate no microondas durante cerca de 90 segundos, parando a cada 30 segundos para mexer o chocolate. Coloque o chocolate derretido sobre o caramelo e com a ajuda de uma espátula, alise a superfície numa camada só. Deixe o chocolate só aceitar uns minutos, e depois polvilhe com a flor de sal.

Leve algumas horas ao frigorífico para ganhar firmeza.

Para servir, retire do tabuleiro com a ajuda do papel vegetal, e corte depois em quadrados. Deixe um pouco à temperatura ambiente antes de servir!


Bom Apetite! 

Barritas de Granola



Gosto sempre de ter aqui por caso, quer seja tempo de férias quem não seja, uns snacks caseiros para os miúdos. Seja para comerem por casa, seja para levar nas lancheiras se saímos, seja mesmo para a escola.

E estou sempre a testar  novas receitas e novas ideias e perceber as que eles gostam mais.

Adorei estas barritas de granola. São mesmo deliciosas, mas tive algumas dificuldades em as cortar em barritas. Deixei-as em pedaços nada uniformes, e com os bocadinhos que de desprenderam, usei como granola mesma, sobre iogurte e gelado de fruta triturado.

Acho que o problema está mesmo no tempo de forno, e temo que não deixei o tempo que devia. Mas ficam tão mas tão boas, que vale mesmo a pena fazer! Mesmo que se desmanchem todas!


Ingredientes para 12 barritas:


50g de manteiga

200g de mel

225g de flocos de aveia

50g de sementes de girassol

50g de sementes de abóbora

100g de amêndoas

100g de passas ou outro fruto a gosto


Preparação:


Num tacho juntar o mel e a manteiga e levar ao lume até derreter.

Numa taça juntar os flocos de aveia com as sementes, as amêndoas e as passas e misturar bem. Juntar a manteiga e o mel derretidos e envolver.

Colocar depois num tabuleiro forrado com papel vegetal e pressionar bem de modo a formar uma camada uniforme.

Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 35 minutos. Depois de completamente frio cortar em barritas! Guardar depois num recipiente hermético.


Bom Apetite! 


Salada de Grão de Bico, Tomate e Pepino com Cavala de Conserva



Mais um dia e outra salada. Desta vez um clássico com grão de bico. Mas em vez do mais tradicional bacalhau ou mesmo do atum, com cavala em conserva que fica sempre bem e sempre vamos variando.

A vantagem das saladas é que nos permitem dar largas à imaginação e usar mesmo o que temos ao nosso dispor, sem grandes confusões. São aquelas comidas “de despensa”, em que se junta um pouco disto e daquilo e em que rapidamente se tem uma refeição. Em minutos, uma refeição completa e deliciosa! Como não gostar?


Ingredientes para 4 pessoas:


3 latas de Filetes de cavala em azeite

350g de grão de bico cozido

1 tomate grande

1/2 pepino

1/2 cebola roxa

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

vinagre q.b.


Preparação:


Comece por escorrer o grão de bico e colocar numa taça. Pique depois finamente a cebola e junte ao grão de bico, assim como o pepino e o tomate em cubos. Envolva também uma lata de cavala previamente escorrida. 

Tempere depois com um pouco de sal, pimenta, azeite e vinagre e envolva bem.

Por cima disponha os restantes filetes de cavala escorridos e, se tiver polvilhe com um pouco de salsa ou coentros picados.

Sirva de imediato, se gostar sobre uma cama de rúcula.


Bom Apetite!


Frango Desfiado Salteado com Cogumelos e Pimento, Massa e Queijo Feta



Sou quase uma “especialista” em usar sobras várias do frigorífico em novas refeições. Ou mesmo de cozinhar a pensar nas sobras que vão ficar e de já imaginar uma refeição para elas.

Basicamente o que aconteceu com sobras de um frango assado. Seriam para usar numa outra receita dos nossos jantares semanais, numa quase salada.

Depois juntaram-se outras coisas perdidas pelo frigorífico. E lá se fez o exercício de não se desperdiçar nada, de aproveitar ao máximo, de rentabilizar refeições, de usar o que já temos em casa, e de “poupar” tempo cozinhando quase um dois em um.

Não está aqui como receita. Mas como inspiração para que consigam dar uma nova vida aos vossos restos e sobras, que consigam pensar “fora da caixa” e organizar as vossas refeições e planearem a vossa ementa rentabilizando sempre ao máximo tudo o que têm em casa!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de sobra de frango desfiado (com um pouco de molho)

100ml de vinho branco

200g de cogumelos marron

1 pimento vermelho

1 colher de sopa de órgãos

2 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

150g de massa curta

100g de queijo feta


Preparação:


Lamine os cogumelos, corte o pimento em tirinhas e lamine os dentes de alho.

Leve ao lume uma caçarola ou frigideira larga e junte um pouco de azeite e deixe aquecer. Acrescente os dentes de alho laminados, os cogumelos e os pimentos e deixe saltear, sem queimar. Junte depois o vinho branco e deixe fervilhar um pouco.

Junte depois o frango desfiado, assim como um pouco de molho do mesmo, se tiver,  os órgãos, envolva bem e retifique  de sal e pimenta. Deixe acabar de cozinhar em lume brando, de modo a que o vinho perca o álcool, e desligue.

Entretanto coza a massa em água temperada de sal até que fique al dente. Escorra bem e envolva na massa e legumes. Junte também o queijo feta partido em pedacinhos.

Sirva com uma salada verde!


Bom Apetite! 


Gelado de Banana e Especiarias com Cobertura de Chocolate e Amêndoas



Dias de calor pedem gelados. Ainda que este seja um gelado “aldrabado”, feito com banana congelada que depois de triturada se transforma num delicioso gelado cremoso. Tem a vantagem de ser apenas fruta, nem mania nada adicionado e de se poder oferecer a crianças também!

Nesta “receita”, leva uma cobertura de chocolate e amêndoas muito popular ultimamente e que o torna ainda mais irresistível!

Vale mesmo a pena experimentar esta versão num dia quente em que “apetece algo”!



Ingredientes para 4 pessoas:


40 g de amêndoas

4 bananas da madeira previamente cortadas em pedaços e congeladas

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de gengibre me pó

1/2 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice) ou 1 pitada de noz moscada

100g de chocolate com cerca de 75% cacau


Preparação:


Coloque os pedaços de bananas congeladas no robot de cozinha ou liquidificadora e junte as especiarias. Triture cerca de 30 segundos até obter uma mistura cremosa.

Divida depois o “gelado” por 4 taças pequenas alisando a superfície e coloque novamente no congelador.

Lamine as amêndoas em pedaços e leve-as a torrar a uma frigideira até que fiquem douradas. Retire e reserve.

Parte depois o chocolate em pedacinhos e leve-o a derreter ao microondas, cerca de 90 segundos, parando a cada 30 segundos para mexer.

Assim que o chocolate esteja derretido, verta sobre o gelado de banana e rode a taça de modo a que fique toda a taça coberta. Polvilhe de imediato com as amêndoas,

Repita para as restantes 3 taças e leve ao congelador para acabar de solidificar.

Para comer basta partir o chocolate com uma colher e deliciar-se!


Bom Apetite!


Sangria Branca com Água Tónica



Com o tempo quente, os churrascos e as refeições ao ar livre, nada melhor do que as bebidas de verão! E a sangria será sempre para mim uma bebida de verão!

Faço com as mais variadas combinações de vinhos, espumantes ou frutas. Muitas vezes ao sabor do que tenho disponível no momento.

Não gosto de sangrias muito doces e gosto muito mais de juntar água com gás ou apenas muito gelo do que propriamente gasosas.

Desta vez, usei água tónica e vinho branco e fizemos uma sangria deliciosa!


Ingredientes:


1 garrafa de vinho branco bem fresco

1 pau de canela

hortelã fresca q.b.

3 colheres de sopa de açúcar amarelo (ou um pouco mais)

500ml de água tónica (já fresca)

gelo q.b.

1 laranja

1 limão

1 maçã

6 morangos

1 mão cheia de mirtilos


Preparação:


Lave bem a laranja, maçã e limão e corte-os em pedaços. Junte os morangos cortados ao meio e os mirtilos. Coloque num jarro grande ou poncheira ou em alternativa numa taça. Acrescente o açúcar, o pau de canela e a hortelã e misture bem até o açúcar se começar a dissolver. Acrescente depois o vinho branco e a água tónica e envolva bem. (Prove e se achar necessário junte um pouco mais de açúcar)

Mesmo antes de servir adicione o gelo. Sirva de imediato!


Bom Apetite!


Imprimir