Compota de Uvas com Espumante e Alecrim



O lema cá em casa é não desperdiçar nada. Aproveitar e principalmente transformar são opções sempre presentes.

Deram-me umas uvas brancas que eram muito ácidas e pouco doces e não tiveram muitos adeptos por aqui. Umas foram sendo comidas, mas ficaram ali umas quantas e eu lembrei-me de uma compota de uvas e vinho do porto que fiz há uns tempos e achei que esta podia ter o mesmo fim. A garrafa aberta de espumante no frigorífico ditou a combinação, mas podem igualmente usar vinho branco de qualidade.

Será uma combinação perfeita para uma tábua ou folhados de queijo e lembrei-me que o aniversário dos miúdos está à porta….


Ingredientes para 1 frasco pequeno:


220g de bagos de uvas brancas

100g de açúcar

100ml de água

60ml de espumante (podem usar vinho branco)


Preparação :


Num tacho coloque os bagos de uva, o açúcar, a água e o vinho do porto.

Leve o tacho ao lume brando até levantar fervura, e depois deixe cozinhar cerca de 20 a 30 minutos em lume brando até ficar com uma consistência xaroposa.

Retire e guarde num frasco.

Ideal para tábuas de queijos, ou folhados de queijo. Ainda com patês para quem gosta do contraste.


Bom Apetite!


Conserva de Pimento Assado (com pimentos assados na Airfryer)



O que fazer com o excesso de pimentos normal nesta altura do ano, principalmente para quem produz ou quem tem a sorte de receber de familiares e amigos?

Normalmente lavo e retire os pés e sementes, corto em tiras e congelo o pimento assim para depois usar em estufados, caldeiradas e afins. Mas desta vez eram mesmo muitos pimentos, e lembrei-me de fazer algo que não fazia há muitos anos, mas que quem anda por aqui desde o início é capaz de se lembrar de encontrar pela “Economia cá de Casa”.

Fiz uma conserva de pimentos assados.

Podem optar por assar os pimentos como preferirem: na brasa, no bico do fogão, no forno ou mesmo na airfryer.

Eu optei por assar na airfryer e por pasteurizar a minha conserva depois de pronta, porque a quantidade ainda era grande. Para verem, sobre a pasteurização podem pesquisar no meu outro blogue “Economia cá de Casa”, ou ver no Instagram o post que escrevi sobre o assunto:  https://www.instagram.com/p/CwaU-ZTtqRN

Se fizerem menos quantidade, podem guardar  num frasco no frigorífico até 1 mês, devidamente cobertos em azeite.


Ingredientes:

 

Pimentos q.b.

Alecrim fresco q.b. (opcional)

Dentes de alho q.b. (opcional)

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Corte os pimentos ao meio, retire os pés e as sementes e asse as metades com a pele virada para cima 15m a 200°C na Airfryer. Depois coloque em agua fria e retire a pele aos pimentos deixando-os secar num pano limpo. (Podem assar os pimentos noutro qualquer método da vossa preferência e continuar a receita depois dos pimentos assados e peles e sementes retiradas.

Depois, em frascos com tampas metálicas tudo devidamente esterilizado durante uns 10 minutos em água a ferver, coloque os pimentos em pedaços não muito pequenos nos frascos ainda mornos. Empurre bem os pimentos para dentro do frasco com a ajuda de uma colher de pau (evite tocar no interior dos frascos) e junte 2 dentes de alho e um raminho de alecrim fresco bem lavado e seco em cada frasco (é opcional). 

Junte depois cerca de 10g de sal grosso e encha o frasco com azeite (depois este azeite pode ser usado para temperar saladas e bruchettas, não o desperdicem).

Tape o frasco.

Neste ponto aconselho a pasteurizarem a conserva para garantir que se pode guardar até um ano na despensa, Se fizerem menos quantidade e dorme consumir no imediato, basta guardar no frigorífico bem coberto de azeite até cerca de 1 mês. Mas a forma correta de conservar será sempre pasteurizando. Vejam no texto acima como fazer.

Sirvam depois em brucehttas, saladas, arroz de pimentos… e consumam o azeite em refogados ou para temperar saladas.


Bom Apetite! 


Molho de Tomate e Vegetais na Slowcooker



A generosidade de amigos e familiares que fazem chegar cá a casa “presentes de comer” não tem fim. Muito tomate maduro que tem mesmo de se aproveitar ou congelar porque já não dá para salada, pimentos e abóboras já a pensar na compota dos cabazes de natal e nos bilharacos ou sonhos de abóbora…. Entre outras coisas.

Vai daí sai molho de tomate e vegetais para preservar o verão - e para guardar como a formiguinha - e desta vez na slowcooker para dar mesmo trabalho. Ficou delicioso e muito rico e cremoso!





Ingredientes para cerca de 6 frascos (usando 1 panela de 3,5L)


2,5 kg de tomate coração de boi maduro, cortado em pedaços (estava tão maduro que só esmaguei com as mãos)

1 alho francês

300g de abóbora

4 cenouras

1 pimento verde pequeno

1 cebola

4 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite

2 colheres de sopa de oregãos

Folhas de manjericão fresco q.b.


Preparação:


Coloque todos os legumes na slowcooker. O tomate cortado ou esmagado com pele e sementes, o alho francês lavado e cortado, assim como a abóbora aos cubos e as cenouras descascadas em rodelas, a cebola em pedaços os dentes de alho. Tempere com um fio de azeite, sal, pimenta e oregãos e as folhas de manjericão. Ligue a panela em low e deixe cozinhar 8 horas. 

Ao fim desse tempo triture o molho. Como achei o meu um pouco líquido, deixe cozinhar 2 horas em high com a panela aberta.

Acondicione depois o molho em frascos e congele ou pasteurize, conforme preferir.

Use depois em massas, pizzas, arroz de tomate, lasanhas, bolonhesas, …


Bom Apetite!


Bruchettas de Pesto de Rucula e Caju e Tomate



Agosto quase no fim e aqui por casa tudo a meio gás. Apesar dos miúdos terem retomado ao ATL, ainda tenho a Benedita comigo e os dias ainda correm entre algum sabor a férias, apesar de ainda não estar 100% focada no que aí vem.

O fim de semana foi calmo e muito caseiro, e até teve direito a workshop versão “cook along” para o recomeço.

Sairam também estas bruchetas, tanto no sábado como no domingo, porque além de serem deliciosas, ajudam a gastar os tomate maravilhosos e caseiros que nos têm feiro chegar.


Ingredientes para 2 pessoas:


2 fatias de pão de fermentação lenta - ou outro pão a gosto tipo pão alentejano por exemplo

1 tomate coração de boi

Flor de sal q.b.

Azeite q.b.

Pesto de rucula e caju - receita aqui : http://paracozinhar.blogspot.com/2022/05/molho-de-rucula-e-caju-para-massas.html

Folhas de manjericão q.b.


Preparação:


Torre levemente o pão e barre-o depois com o pesto a gosto.

Corte o tomate em fatias e disponha sobre o pesto. Tempere de flor de sal, um fio de azeite e termine com algumas folhas de manjericão fresco.

Sirva de seguida como entrada ou como refeição ligeira.


Bom Apetite!


Batata Doce Recheada com Frango e Alho Francês



A ementa do regresso a casa fez-se de coisas que se tinham trazido, como as sobras de salmão e de molho de caril, mas também se fizera outras receitas.

Estas batatas doce que assei e recheei também acabaram por servir para aproveitar sobras de peito de frango assado. Planear refeições também é saber aproveitar e tirar o maior rendimento possível de todos os alimentos que compramos e temos em casa.

Acredito que saber aproveitar começa em casa, com as nossas compras e hábitos de consumo e em dar uso em primeiro lugar a sobras de refeições anteriores em vez de as deixarmos “morrer” no frigorífico.


Ingredientes para 4 pessoas:


6 batatas doce pequenas

1 alho francês

2 dentes de alho

50ml de molho ou polpa de tomate

250g de sobras de frango desfiado

100g de queijo ralado a gosto

Azeite

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Lave as batatas doce e asse-as inteiras no forno ou na Airfryer até que fiquem macias. Usei a airfryer 35minutos a 180ºC.

Corte depois o alho francês em pedaços e lave-o bem.Pique-o  com os dentes de alho e leve a alourar com o azeite aqui que fique refogado. Acrescente depois o frango desfiado e o molho ou polpa de tomate e envolva bem. Retifique de sal e pimenta e deixe ferver uns minutos. Retire e reserve.

Depois de assadas abra as batatas ao meio no sentido do comprimento com a ajuda de uma faca e recheie com a mistura de frango e alho francês. Por cima termine com o queijo ralado e leve novamente ao forno ou à airfryer apenas para derreter o queijo, mais 5 minutos a 180ºC.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Caril Rápido (de sobras de molho) com Grão de Bico e Espinafres


Não foi só o salmão que veio connosco devidamente congelado. Também trouxe as sobras de um molho de caril que ficou depois de um caril de frango. Ou seja frango já não havia, mas havia uma quantidade ainda grande de molho que estava delicioso e era uma pena estragar. Normalmente congelo e depois aproveito para fazer um caril rápido de sobras de peru assado, ou de leguminosas ou de legumes cozidos, ou de atum, ou mesmo de camarão.

Não sei se já tinha, pensado nisto, ou se o fazem, mas parece-me um enorme desperdício  deitar aquele molho fora.

Deixo aqui mais como sugestão do que como receita, mas é uma excelente ideia e um perfeito combate ao desperdício e ao reaproveitamento.


Ingredientes para 4 pessoas:


Cerca de 250/300 ml de sobras de molho de caril (neste caso que sobrou de caril de frango)

500g de grão cozido

200g de espinafres baby frescos


Preparação:


Coloque o molho de caril num tacho e leve ao lume até levantar fervura. Junte depois o grão de bico escorrido e os espinafres baby. Envolva bem e deixe cozinhar 2 minutos em lume brando. Sirva de depois com arroz branco.


Bom Apetite!


Cremoso de Peixe com Espinafres



Das férias veio connosco uma sobra congelada de salmão grelhado - quase 1 posta grande inteira. Do fim de semana sobrou 1/3 de uma dourada grelhada. Cá em casa nada se perde e tudo se transforma, e esta sobra virou o jantar de segunda feira.

Juntei queijo cottage, não só para ficar um recheio cremoso, mas também para aumentar a quantidade proteica sem adicionar muita gordura - como aconteceria se acrescentasse natas.

Ficou um “recheio” maravilhoso que servimos com massa, mas que também tinha ficado delicioso com puré!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de sobras de peixe 

200g de queijo cottage

200g de espinafres baby frescos

1 cebola pequena

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Pique finamente a cebola e leve a alourar no azeite. Quando estiver loura junte o peixe, previamente limpo de peles e espinhas e os espinafres frescos. Envolva bem e deixe cozinhar até murcharem os espinafres. Junte depois o queijo cottage e tempere a gosto de sal e pimenta.

Sirva depois com massa ou puré!


Bom Apetite!


Carbonara de Chouriço



Ainda uma receita do pré férias! 

Por agora foi tempo de mimar a casa, retomar ementas e planeamento semanal e começar as meal prep.

Gosto destas rotinas, e gosto desta calma, quando ainda estou em casa com ela - os mais velhos já voltaram aos ATL - e sei que até Setembro estou ainda em meio gás e sempre acompanhada.

Segue esta carbonara gulosa!


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de esparguete

3 ovos

1 chouriço de carne de boa qualidade

75g de queijo parmesão

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.


Preparação:


Coza o esparguete até que fique “al dente” em água abundante temperada de sal.

Entretanto corte o chouriço em pedaços e leve a alourar na frigideira com um fio de azeite. Quando estiver lourinho junte o esparguete previamente escorrido e envolva bem no chouriço e respectiva gordura. 

À parte bata os ovos com o queijo parmesão e tempere com uma pitada de pimenta movida na hora. Verta sobre a mistura de esparguete e chouriço bem quente, mas já fora do lume, e misture até os ovos ficarem cozinhados mas ainda cremosos.

Sirva de imediato com uma sala da verde.


Bom Apetite!


Wraps de Panado e Queijo



Voltar à rotina é o que mais custa depois das férias. Mas vimos sempre com outro animo e outra vontade. Foram dias muito bons de sal, sol, areia e mar. Comida e amigos. De leituras e de calma.

Agora é tempo de preparar o novo ano letivo e de recomeçar de cabeça revigorada e baterias carregadas.

Entretanto uma receita de aproveitamento do pré férias e que é uma outra forma de aproveitar panados e mesmo de preparar uma refeição descontraída ou de piquenique.


Ingredientes para 6 wraps


3 panados cortados em tirinhas

6 fatias de queijo

Molho de tomate ou ketchup

6 wraps


Preparação:


Espalhe sobre cada wraps um pouco de molho de tomate ou ketchup. Ao centro de cada um divida depois os panados em tirinhas, cubra com 1 fatia de queijo e dobre-os enrolando as pontas para dentro e apertando bem.

Coloque-os depois na tostadeira ou numa frigideira anti aderente e deixe tostar o wrap e derreter o queijo.

Sirva ainda quente com uma salada.


Bom Apetite!


“Gelados” de Banana, Manteiga de Amendoim, Amêndoa e Chocolate



Como é que uma coisa tão incrivelmente simples pode ser tão deliciosa? Foi um bocado de invenção do momento para aproveitar 2 bananas demasiado maduras que tinha em casa. Mas no final ficou uma barra de “gelado” delicioso e que dá vontade de comer logo outra a seguir.

Eu usei uma forma de barritas, mas se não tiverem usem uma forma de queques de silicone ou algo do género. Nesse caso façam umas 6 a 8 doses com os mesmos ingredientes.


Ingredientes (para 4 barritas geladas ou 6 a 8 queques)


2 bananas maduras

4 colheres de chá de manteiga de amendoim ou amêndoa

30 amêndoas

100g de chocolate negro 70% cacau

1 colher de sobremesa de óleo de coco


Preparação:


Esmague as bananas e divida pelas formas. Por cima disponha manteiga de amendoim ou de amêndoa, e por cima desta divida as amêndoas.

Derreta o chocolate com com óleo de coco e verta sobre os moldes.

Leve ao congelador algumas horas.

Deserforme e coma de imediato como se fosse uma “barrita” de gelado.


Bom Apetite!


Barritas de Frutos Secos e Aveia com Chocolate



Nos últimos anos, quando venho de férias, gosto sempre de trazer alguns “mimos” para as lancheiras dos miúdos, quer para a viagem, quer para comerem depois por aqui. Este ano preparei umas barritas que sei que eles costumam gostar e são muito praticas e saciantes. Esta receita será certamente para repetir durante o tempo de escola!





Ingredientes para 16 barritas


200g de mistura de frutos secos com passas (costumo comprar no lidl ou Aldi)

100g de manteiga de amendoim ou amêndoa

50g de flocos de aveia

100g de chocolate negro 70% cacau

1 colher de sopa de óleo de coco

Pepitas de cacau cru (opcional)


Preparação:


Numa liquidificadora ou robot de cozinha coloque a mistura de frutos secos, a aveia e a manteiga de amendoim e triture até obter uma mistura homogénea e que se consiga moldar.

Forre um tabuleiro com papel vegetal espalhe a mistura pressionando bem.

Entretanto derreta o chocolate com o óleo de coco e verta sobre a mistura de frutos secos e aveia, cobrindo toda a superfície. Polvilhe depois com as pepitas de cacau.

Leve ao frigorífico para solidificar. 

Corte depois em barritas e guarde-as num recipiente hermético no frigorifico e retire conforme as necessidades.


Bom Apetite!


Crepes de Lentilhas



Desde que vi esta receita num dos meus scrolls pelo Instagram que fiquei curiosa de experimentar. Mas só quando a minha amiga Carla AKA Freegreencook a experimentou é que decidi que tinha mesmo de fazer. O que é mais incrível nesta receita é que leva apenas e só um ingrediente, que são as lentilhas vermelhas. Portanto é uma receita sem glúten, apta para vegetarianos e ainda por cima proteica.

Podem ser usados como crepes ou wraps e recheados a gosto para um almoço, ou piquenique ou mesmo para uma versão diferente de quesadillas.


Ingredientes para cerca de 6 crepes/wraps


1 copo de lentilhas vermelhas

1 copo de água


Preparação:


Comece por demolhar as lentilhas vermelhas cerca de 1 hora em água abundante. Ao fim desse tempo escorra as lentilhas e acrescente o copo de água limpa. Coloque no liquidificador ou robot de cozinha e triture até obter uma mistura homogénea.

Aqueça bem uma frigideira anti aderente e coloque massa até cobrir a superfície da frigideira. Deixe cozinhar até começar a formar bolhas e com a ajuda de uma espátula vire para deixar cozinhar do outro lado.

Repita até esgotar toda a massa.

Sirva com recheio a gosto.


Bom Apetite!


Bolo de Courgete e Cenoura na Airfryer



As receitas continuam por aqui, apesar de estarmos de férias a sul, no Algarve. Hoje deixo-vos a receita de bolo de courgete e cenoura que fiz para deixar congelado para o regresso, e facilitar as primeiras lancheiras dos miúdos no regresso aos ATL.

Fiz o bolo na Airfryer, mas podem fazer perfeitamente no forno e mesmo usar formas de queques se preferirem um forma individual. Não se esqueçam que só precisam de ajustar tempos, num caso ou no outro.


Ingredientes:


180 g de courgette com ou sem casca

70g de cenoura

150 g açúcar

1 ovo

120ml óleo vegetal ou de coco

190 g farinha

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 de colher de chá de fermento em pó


Preparação:


Triture grosseiramente a courgete com cenoura e misture com o açúcar, o ovo e o óleo. 

Numa outra taça peneire a farinha juntamente com o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Mexa bem

Junte a mistura de farinha à mistura de courgete e cenoura e incorpore bem.

Coloque o preparado numa forma previamente untada e polvilhada e deixe cozinhar durante 30 minutos a 170ºC na Airfryer.

Deixe arrefecer dentro da forma uns minutos e depois desenforme deixando arrefecer totalmente numa grelha.


Bom Apetite!


Puré de Fruta com Baunilha



Odeio desperdiçar. E ao mesmo tempo gosto mesmo muito de aproveitar o que poderia de outra forma ser desperdiçado. Portanto é para mim o melhor dos dois mundos.

Portanto quando na minha fruteira reparei que havia umas quantas maçãs farinhentas que ninguém lhes pegava, 1 ameixa e 1 nectarina já demasiado madura e  1 pêssego tocado, não havia dúvidas nenhumas que aquilo ia acabar num puré de fruta para juntar a iogurte e papas de aveia, ou mesmo para comer à colherada.

E vai daí que o que parecia certinho para ir para o lixo acabou num frasco cheio de puré de fruta delicioso.


Ingredientes :


6 maçãs

1 ameixa

1 pêssego

1 nectarina

Pasta de baunilha q.b.


Preparação:


Corte a maçã em pedaços retirando os caroços. Corte também a ameixa, o pêssego e a nectarinas. (Eu deixei tudo com casca). Coloque num tachinho - ou na bimby - sem água e acrescente a baunilha. Se fizer na bimby cozinhe a 100ºC durante 20 minutos. Se fizer no tacho, tape e cozinhe também uns 20 minutos em lume muito brando para não agarrar.

No fim triture tudo até ficar com uma mistura homogénea.

Coloque num frasco e guarde no frigorífico. Consuma entretanto. (Também pode congelar ou usar em receitas!)


Bom Apetite!


Filetes Simples na Airfryer



Eu sei que há muitas pessoas que não gostam de cozinhar na Airfryer. Já eu, não vejo desvantagens - e sim, já li várias coisas sobre o assunto - e uso bastante pois é um excelente aliado na confecção de refeições de forma mais rápida para toda a família. Também evita muitas vezes o uso do forno. As duas coisas aliadas permitem até gastar menos energia, o que é sempre um aspeto a ter em conta.

E cada vez faço mais coisas na airfryer.


Ingredientes para 4 pessoas:


600g de filetes de peixe

Sal e pimenta q.b.

Sumo de limão

Vinho branco

3 dentes de alho

Azeite q.b.


Preparação:


Tempere os filetes de peixe com sal, pimenta, sumo de limão, vinho branco e os dentes de alho picados.

Deixe marinar de preferência de um dia para o outro. Retire depois os filetes e escorra o excesso da marinada.

Forre o cesto da airfryer com papel vegetal e coloque os filetes no cesto. Regue com um fio de azeite. Ligue a 180ºC durante 8 minutos.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Tomatada na Slowcooker



Quando te oferecem tomates maduros e pimentos o que fazes tu? Lembraste que é perfeito para fazer uma “tomatada”, que é como quem diz um molho de tomate para guardar e preservar estes sabores de verão. 

Vi uma receita na slowcooker - na página da SlowCooking Portugal, e como é que não me tinha lembrado disso! Molho de tomate ma slowcooker. E lá saiu!


Ingredientes


2kg de tomate maduro

2 pimentos verdes pequenos

1 cenoura grande

1 cebola

4 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

1 fio de azeite


Preparação:


Lave bem os tomates, corte-os em pedaços e coloque-os na slowcooker,  Junte a cebola em pedaços assim como a cenoura, os pimentos e os dentes de alho. Junte um pouco de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. (Um bocadinho apenas).

Ligue a panela em low e programe 8 horas.

Ao fim desse tempo com a varinha mágica ou o robot de cozinha, triture até ficar com uma mistura cremosa e homogénea.

Guarde em frascos esterilizados e pasteurize ou simplesmente congele para ir usando conforme as necessidades.


Bom Apetite! 


Entradinha de Pimento e Azeitonas



Quem não gosta de coisas que se preparam em poucos minutos? Pois quando o tema são petiscos a rapidez é sempre bem vinda para termos uma mesa cheia de coisas boas.

Um frasco de azeitonas já aberto e meio pimento  no frigorífico ditaram esta coisa bem simples!


Ingredientes :


100g de azeitonas descaroçadas

1/2 pimento vermelho

Azeite q.b.

2 dentes de alho

Oregãos q.b.


Preparação:


Corte o pimento em tirinhas finas e pequenas e coloque numa taça. Junte as azeitonas e tempere com os dentes de alho picadinhos. Acrescente os oregãos a gosto e regue com azeite. Misture bem e deixe amainar uns minutos antes de servir.


Bom Apetite!


Pão de Cebola Caramelizada com Alecrim e Azeite de Trufa



Ter amigos para um jantar de petiscos quando ando nas minhas manias de gastar tudo o que há em casa não podia ser mais desafiador. Restinhos de frango e umas folhas de crepes de arroz transformam-se em Spring rolls. As sobras do peixe grelhado em pataniscas. No congelador pão e broa e um “fuet” que me tinham dado. Meio frasco de azeitonas e meio pimento transformam-se numa entranha e de repente temos uma mesa composta. Mas mesmo assim ainda me lembrei de algo mais. Havia farinha e cebolas…..


Ingredientes para a massa:


180ml de água morna

7g de levedura seca

Sal q.b.

Azeite q.b.

400g de farinha


Para a cebola caramelizada:


3 cebolas

1 folha de louro

3 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Alecrim fresco ou seco 

Azeite de trufa (ou normal)


Preparação:


Numa taça coloque a água morna, o azeite e o sal. Junte também o fermento e dissolva-o.

Noutra taça coloque a farinha. Abra uma cova ao meio e junte a água com o fermento. Amasse bem até obter uma massa lisa e homogénea, ou use o robot de cozinha ou batedeira. Deixe repousar até dobrar de volume.

Entretanto prepare a cebola caramelizada. Descasque e corte as cebolas em meias luas finas. Descasque os dentes de alho e lamine-os.

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Acrescente as cebola, os dentes de alho e o louro e deixe caramelizar até a cebola ficar dourada. Tempere de sal e pimenta a gosto. Quando estiver pronta reserve.

Quando a massa estiver levedada, estique-a sobre a forma de um retângulo e coloque-a sobre uma tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima disponha a cebola caramelizada e polvilhe com o alecrim. Regue com um pouco de azeite de trufa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos ou até a massa estar cozinhada.

Retire do forno e corte em quadrados.


Bom Apetite!


Imprimir