Tarte de Abóbora com Especiarias



Eu sou aquela que não liga nada ao Halloween. Mas agora, e por mais que eu não ligue, os miúdos andam entusiasmados com a ideia de se mascaram de forma assustadora, e n\ao há forma de fugir. Bem lhes explico dos “Bolinhos e Bolinhós”, mas o que eles acham mesmo piada é aos mostrou, vampiros e zombies… Enfim. Se não podes vencê-los junta-te a eles! Portanto hoje sai uma tarte de abóbora com especiarias, para aproveitar as abóboras transformadas em lanternas, à qual se tentou dar um ar mais “assustador”!

Bom fim de semana!!


Ingredientes:


Massa:


220 g farinha

100 g manteiga

20 g açúcar

1 gema de ovo

1 colher de sopa de leite


*Mistura Pumpkin Pie Spice Mix:

2 cll sopa de Canela

1 clã sopa gengibre

1/2 colher chá cravinho

1/2 colher chá allspice

1 colher sobremesa noz moscada


Recheio:


500g de abóbora assada (usei hokkaido, mas podem usar butternut)

150g de açúcar amarelo

50g de manteiga

2 ovos

metade da mistura preparada de Pumpkin Spice Mix



Preparação: 


Comece por fazer a massa. Coloque a farinha, a manteiga, o açúcar e a gema de ovo no robot de cozinha e misture até obter uma massa lisa. Se necessário junte o leite. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico alguns 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Num copo de varinha mágica ou no robot de cozinha coloque a abóbora assada, os ovos, o açúcar, a manteiga amolecida, e a mistura de especiarias e triture bem (com a varinha mágica ou no robot) até esta ter uma consistência homogénea.

Entretanto estique a massa até que esta fique fina e forre uma tarteira. Pique o fundo com um garfo e leve a massa ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos para pré cozinhar.

Retire a massa do forno, e encha com o recheio. Leve novamente ao forno, e deixe cozinhar mais 35 minutos, até a massa estar cozinhada e o recheio firme.

Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.


Bom Apetite!


Esparguete com Molho de Beringela Assada e Tomate Confit com Burrata



A nossa refeição sem carne nem peixe da última semana, estava simplesmente deliciosa, e será sem dúvida uma receita a repetir muitas vezes. 

Estava eu a levar os miúdos à escola, quando ouvi na rádio o José Avillez a dar uma receita de massa com beringela assada e tomate confitado. Aquilo ficou-me no ouvido, e decidi fazer algo semelhante nas receitas da semana. Só ouvi os pontos principais da receita e adaptei o resto. Mas não tenho dúvidas que vamos repetir mais vezes.


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de esparguete

1 beringela

4 dentes de alho

1 tomate grande 

azeite q.b.

1 raminho de tomilho fresco

sal e pimenta q.b.

1 mozarella fresca ou burrata


Preparação:


Corte a beringela ao meio e faça-lhe uns golpes. Tempere de sal e pimenta, um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até a beringela estar completamente macia. Retire e deixe arrefecer.

Entretanto corte o tomate em cubinhos. Descasque os dentes de alho e lamine-os,

Leve um tachinho ao lume com cerca de 50ml de azeite e acrescente os dentes de alho e o tomilho. Deixe aquecer sem ferver, em lume baixinho, e junte o tomate cortado. Tempere de sal e deixe cozinhar muito lentamente até o tomate estar macio.

Escave depois o interior da beringela e coloque no tachinho com o tomate envolvendo bem. Retifique os temperos.

Coza o esparguete em água abundante temperada de sal  e assim que estiver al dente, retire e escorra, envolvendo depois o molho de tomate assado e beringela.

Coloque depois num travessa e termine tudo com a mozarela ou a burrata em pedaços.

Sirva de imediato!


Bom Apetite!

Couscous com Abóbora, Frango salteado, Coentros e Romã



Gosto mesmo muito de poder usar ingredientes da época nas receitas cá de casa! Estamos no Outono. Chegam as romãs, as abóboras, a batata doce e as couve de muitas formas e os grelos e os marmelos e as castanhas. E todos os anos se dá esta mudança de cores. Porque é que a nossa alimentação não deve mudar de acordo com aquilo que está mais disponível? Parece-me cada vez mais importante. Se mudamos o guarda roup em cada estação, porque é que não devemos também alterar os legumes e a fruta que consumimos? Das melhores e mais simples formas de fazermos uma alimentação variada!

Portanto a receita de hoje é isso mesmo. Uma receita muito outonal, deliciosa e cheia de cor e de sabor.


Ingredientes para 2 pessoas:


250g de bifinhos de frango

sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho

louro

50ml de vinho branco

azeite q.b.

1 chávena de café de couscous 

água a ferver

4 colheres de sopa de bagos de romã

coentros frescos q.b.

400g de abóbora manteiga previamente assada no forno*


Preparação:


Corte os bifinhos de frango em tirinhas e tempere-os de sal, pimenta, os dentes de alho, o louro e o vinho branco. Deixe marinar.

Prepare os couscous. Coloque-os numa taça, tempere com sal e pimenta e regue depois com a mesma quantidade (1 chávena de café) de água a ferver. Mexa. tape e deixe hidratar 5 minutos. Ao fim desse tempo regue com um fio de azeite e solte os grão com um garfo. Reserve.

Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Salteie o frango até que fique macio.

Junte depois o frango aos couscous. Acrescente a abóbora cortada em pedacinhos, os coentros frescos picados e os bagos de romã e envolva bem.

Se necessário junte mais um fio de azeite e retifique de sal e pimenta.

Sirva polvilhado com mais coentros e mais romã.


Bom Apetite!



*Para assar a abóbora, abram-na ao meio , ou cortem-na em cubinhos, e levem a assar em forno quente só com um fio de azeite e umas pedras de sal até que fique macia. Poderá depois guardar no frigorifico até 5 dias.

Lombinhos de Pescada Estufados em Leite de Coco e Tomate




Nada melhor para nos reconfortar nestes dias que começam a ficar mais frios, do que receitas de tacho.

Neste caso uma ideia diferente para usarem os lombinhos de peixe, estes de pescada, que são super versáteis e  que os miúdos costumam gostar bastante. Podem usar outras variedades de peixe ou até uma mistura de vários peixes e até juntar marisco como mexilhões ou camarão, se gostarem.

Por aqui foi uma receita muito apreciada!


Ingredientes para 4 pessoas:


650g de lombinhos de pescada

1 cebola

2 tomates maduro  ou pelado q.b.

azeite q.b.

1 folha de louro

2 dentes de alho

1 lata de leite de coco

sal e pimenta q.b.

coentros frescos q.b.


Preparação:


Pique a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro. Junte depois o tomate partido aos cubinhos, ou triturado e envolva bem no refogado e deixe cozinhar mais uns minutos. Junte depois o leite de coco, e tempere de sal e pimenta. 

Assim que levantar fervura, junte os lombinhos de peixe, inteiros ou partidos ao meio, e deixe cozinhar em lume brando, cerca de 10 minutos, ou até os lombinhos estarem cozinhados.

Antes de servir polvilhe com os coentros frescos picados e acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!

 

Almôndegas no Tacho em Molho de Tomate Assado com Mozarella



O fim de semana passa sempre depressa demais! E já estamos novamente na segunda feira! As semanas sucedem-se e novembro está mesmo a chegar.

Dou por mim a pensar já no natal, e em presentes de comer a a fazer listas de tudo e mais alguma coisa!

E por falar em listas, a que nunca falha, é a minha lista de inventário do congelador. E é por isso que depois acabam por sair umas receitas bem simples que não dão grande trabalho! Tudo porque o congelador acaba a estar preparado para dias assim.

Há uns tempos comprei carne picada e preparei almôndegas para congelar, assim como bolonhesa. Na abundância do tomate preparei molho de tomate assado que também congelei. E numa ida ao supermercado, trouxe mozarela fresca de etiqueta laranja que também acabaram congelados.

Tudo junto determinou um jantar delicioso e caseiro e onde tudo saiu do congelador.

Portanto, tornem o congelador um amigo!


Ingredientes:


500g de carne de vaca picada

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de mistura de ervas secas a gosto

1 colher de sobremesa de alho em pó


400ml de molho de tomate assado (podem encontrar a receita aqui)

1 bola de mozarella fresca


Preparação:


Comece por preparar as almôndegas. Numa taça coloque a carne picada e misture-a bem com o sal, a pimenta, as ervas secas e o alho em pó. Amasse bem com as mãos para ligar bem a carne, e forme depois as almôndegas. ( Normalmente depois de formar as almôndegas congelo-as numa caixa de congelação, para depois as usar quando necessário depois de congeladas ou ainda congeladas!) Leve um pouco ao frigorífico para ganharem firmeza.

Leve depois um tacho ao lume com o molho já pronto, e deixe levantar fervura. Acrescente depois as almôndegas, e deixe estufar em lume brando cerca de 35 minutos. mexendo de vez em quando.

Entretanto corte a mozarela em fatias ou cubos.

Quando as almôndegas estiverem cozinhadas, desligue-as do lume, cubra com a mozarela fresca, tape o tacho e deixe derreter. Junte umas folhinhas de manjericão frescas e sirva com espaguete ou outra massa à sua escolha.


Bom Apetite!

 


Scones de Abóbora



A receitas destes scones não é nova, por aqui. Faço-os muitas vezes com batata doce, a receita original da Sofia, do Blog da Spice. Mas ficam igualmente deliciosos com abóbora, e eu até acho que gosto mais deles assim. Com a chuva dos últimos dias, parece que não há nada mais perfeito do que uma chávena de chá e um scone.

Gosto também de os preparar para a lancheira do Zé Maria, porque ele adora estes scones, e eles aguentam bem numa caixa hermética por alguns dias. Em opção também os pode congelar e ir retirando conforme as necessidades.

E com o fim de semana à porta, nada melhor do que porem esta receita em prática!


Ingredientes para 8 scones


300g farinha espelta

50g farinha de coco 

1 + 1/2 c.sopa fermento

4 c sopa açúcar coco ou mascavado (mais para polvilhar)

75g óleo de coco sólido  (ou manteiga)

175ml bebida vegetal

1 c. chá vinagre sidra

1/4 de chávena de abóbora cozida a vapor ou assada 


Preparação:


Numa taça misture bem a farinha de espelta com a farinha de coco, o fermento e o açúcar de coco. Junte depois o óleo de coco sólido, e esfarele com as mãos nos ingredientes secos até ficarem bem incorporado em toda a farinha. Junte depois a bebida vegetal com o vinagre e a abóbora bem cozida e escorrida amassada com as mãos, e amasse bem todos os ingredientes até obter uma massa que se descola das paredes da taça. Amasse um pouco na banca da cozinha e forme um bola que depois achata num circulo. Corte depois em 8 pedaços iguais. Coloque os scones num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhe-os com um pouco mais de açúcar de coco.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15minutos.


Bom Apetite!

Pernas de Frango com Aromáticas, Batatas e Cerveja



Receitas de domingo em minutos. Tudo numa assadeira, tempero básico e forno. E enquanto está no forno tempo para fazer outras coisas. Para mim o ideal de um almoço de domingo. Enquanto este almoço ficou no forno, eu saí de casa e fui à minha caminhada. E o almoço ficou a fazer-se sozinho.

Servem estas receitas quase automáticas para termos tempo para fazer outras coisas, Seja ajudar os miúdos nos trabalhos de casa, brincar com eles, ler, passar a ferro ou arrumar alguma coisa.

Há por aí fãs destas receitas?


Ingredientes:


6 pernas de frango inteiras (com coxa)

2 raminhos de tomilho fresco

2 pés de alecrim fresco

2 folhas de louro

1 cabeça de alho

sal e pimenta  q.b.

200ml de cerveja

800g de batatas

1 colher de sobremesa de colorau

1/2 limão


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque no fundo de um tabuleiro. Por cima disponha as pernas de frango. Tempere depois com sal, pimenta e corte a cabeça de alho ao meio, e junte-a também no tabuleiro.

Polvilhe com o colorau e junte o tomilho, o alecrim e o louro e as rodelas de limão.

Regue com a cerveja, tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas.

Ao fim desse tempo retire o papel e deixe tostar uns minutos.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Hambúrgueres de Batata Doce e Atum

Andava há imenso tempo a magicar estes hambúrgueres. Ficaram muito bons, e apesar de não o ter feito, é uma receita que dá para ter no congelador para aqueles dias mais complicados e sem horários, prontos para as emergências.



Se preferirem podem usar batata normal, ou até uma mistura de batata e cenoura, mas eu gosto muito da combinação de batata doce e peixe, principalmente atum ou bacalhau.

Estes hambúrgueres não ficam totalmente firmes - são um pouco mais moles do que o habitual, a nível de textura, mas não se desfazem e são fáceis de virar. É mesmo importante que a batata esteja bem escorrida para a consistÊncia da receita ser a certa!

Espero que gostem.


Ingredientes para 10 hambúrgueres:


 3 latas de atum em azeite

1 batata doce grande laranja

1 batata doce média amarela

sal e pimenta q.b.

1 ovo

1 cebola picada

75g de mozarella ralada

azeite q.b.


pão ralado + ovo batido para panar


Preparação:


Descasque as batatas doce, corte-as em cubos e coza a vapor ou normalmente em água, até que fique macia. Retire, escorra bem e reserve.

Pique uma cebola finamente e escorra o azeite do atum, Coloque tudo numa taça. Entretanto esmague a  batata doce com a ajuda de um garfo ou de esmagador próprio e junte à mistura de cebola e atum. Acrescente o ovo, tempere de sal e pimenta a gosto e misture bem. Acrescente depois o queijo ralado, e se sentir a mistura muito molhada, acrescente 1 colher de sopa de pão ralado.

Divida depois a massa e forme 10 hambúrgueres do mesmo tamanho. Passe -os por ovo batido e pão ralado e leve a cozinhar de ambos os lados,  numa frigideira anti aderente quente com um pouco de azeite, até que fiquem dourados.

Sirva depois com uma salada verde ou legumes cozidos ou salteadas.


Bom Apetite!


Ovos Mexicanos no Forno



Às vezes é preciso fazer um exercício mental para fazer receitas sem carne nem peixe, que agradem a todos cá em casa. Os miúdos têm dias que gostam mais, e outros que gostam menos, é normal. Mas isso não me demove de continuar a fazer receitas diferentes. de diminuir o nosso consumo de carne ou de peixe, e de planear receitas semanalmente que não incluam nem uma coisa nem outra.

Desta vez a receita foi do agrado de todos. Muito simples de preparar, económica até, e que podem adaptar com um ou outro ingrediente.


Ingredientes:

(adaptado a partir de uma receita dp Gordon Ramsay)


400g de feijão preto cozido

1 alho francês grande

2 dentes de alho

2 tomates (frescos ou pelados)

malagueta seca (opcional)

azeite q.b.

1 colher de chá de cominhos

sal e pimenta q.b.

200g de queijo ralado

5 ovos

Tortilhas de milho (Nachos) opcional


Preparação:


Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem. Pique os dentes de alho.

Leve uma frigideira ou wok ao lume com um pouco de azeite. Junte depois o alho francês e os dentes de alho picados e deixe refogar durante uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente depois os cominhos e tempere de sal.  

Corte depois os tomates em cubinhos pequenos e junte ao refogado, juntamente com un pouco de sal, a malagueta seca, se usar, e o feijão preto escorrido.  Deixe cozinhar uns minutos até o tomate e o alho francês estarem macios. 

Coloque depois esta mistura no fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa. Abra umas pequenas cavidades e abra os ovos aí para dentro. Cubra com o queijo ralado, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 20 minutos, até o queijo estar derretido e o ovos no ponto que mais gosta. (mais ou menos cozinhados)

Retire do forno e polvilhe com um pouco de coentros picados ou outra erva fresca. Junte depois os machos, espetando-os sobre a mistura. 

Sirva com arroz branco ou com mais tortilhas.


Bom Apetite!

Frango “Teriaki"

Depois de um fim de semana intenso e atarefado, com workshops adaptados a estas novas condições, mas que correram muito bem, trago-vos uma receita de frango um bocadinho diferente do habitual.

O frango é um bocadinho como o bacalhau, há 1001 receitas de como preparar, e é também muito versátil e permite imensas coisas diferentes.

Desta vez experimentei a versão “teriaki”, mas um bocadinho adaptada, porque decidi fazer o meu próprio “teriaki” em vez de usar os molhos que habitualmente encontram à venda em qualquer supermercado. 

Sendo assim esta é uma versão de “teriaki” adaptada aos ingredientes mais simples de encontrar e ter em casa.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de peito de frango

sal q.b.

3 dentes de alhos

1 pedacinho de gengibre fresco

1 colher de sobremesa de gengibre em pó

1 colher de sobremesa de alho em pó

50ml de molho de soja

50ml de vinho do porto

2 colheres de sopa de mel ou de açúcar mascavado

água q.b.

1 colher de sobremesa de amido de milho (maisena)

óleo de sésamo prensado a frio


Preparação:


Corte o frango em cubos e tempere com o alho e o gengibre em pó, e com um pouco de molho de soja e sal. Misture bem e reserve. Pode ficar assim no frigorífico de um dia para o outro.

Numa taça misture cerca de 25ml de água com a farinha maisena, deixando dissolver. Junte depois o restante molho de soja, o vinho do porto, os dentes de alho esmagados, o gengibre bem picadinho, o açúcar ou mel e misture tudo muito bem até ficar tudo bem misturado. Reserve.

Leve depois um wok ao lume com um pouco de óleo de sésamo. Deixe aquecer bem e junte o frango, deixando saltear. uns minutos. Quando o frango começar a ganhar cor, junte a mistura anterior e deixe cozinhar assim uns minutos, de molho a que o frango ganhe sabor e o molho engrosse um pouco.

Sirva com arroz basmati e com legumes salteados.


Bom Apetite!


Tarte Queijada de Requeijão


Nada melhor do que partilhar uma receita doce à sexta feira.  Desta vez de uma tarte “queijada” de requeijão, para aproveitar dois requeijões que tinha congelados.

E assim saiu uma  sobremesa para o almoço de domingo.

Para quem gosta de queijadas e de requeijão, garanto que não se vão arrepender. Aproveitem o fim de semana para fazer esta receita, ou para experimentar receitas novas e também para prepararem a vossa ementa semanal, organizarem o congelador e a despensa e fazerem a vossa lista de compras.


Ingredientes:


Massa:


220 g farinha

100 g manteiga

20 g açúcar

1 gema de ovo

1 colher de sopa de leite


Recheio:

2 requeijões de Seia (cerca de 180g cada)

2 ovos

2 gemas

200g de açúcar

1 colher de sopa de manteiga (cerca de 30 gramas)

30g de farinha

1/2 colher de chá de canela


Preparação: 


Comece por fazer a massa. Coloque a farinha, a manteiga, o açúcar e a gema de ovo no robot de cozinha e misture até obter uma massa lisa. Se necessário junte o leite. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico alguns 30 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Num copo de varinha mágica ou no robot de cozinha coloque o requeijão, os ovos inteiros, as gemas, o açucar, a manteiga derretida, a farinha e a canela e triture bem (com a varinha mágica ou no robot) a mistura até esta ter uma consistência homogénea. Coloque num jarro e reserve.

Entretanto estique a massa até que esta fique fina e forre uma tarteira. Pique o fundo com um garfo e leve a massa ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos para pré cozinhar.

Retire a massa do forno, e junte o recheio cuidadosamente. Leve novamente ao forno, e deixe cozinhar mais 35 minutos, até a massa estar cozinhada e o recheio firme e dourado.

Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.


Bom Apetite!


Bacalhau com Broa, Grão de Bico, Ovo Cozido e Azeitonas



Começam mesmo a apetecer as comidas de forno. Aquelas comidas que aquecem o corpo. Os dias já se notam cada vez mais pequenos, o tempo já arrefeceu, e faltam 72 dias para o natal!

Por isso, no fim de semana passado, saiu para o almoço de domingo um bacalhau no forno com broa. Estava de tal maneira a apetecer-me este tipo de comida de conforto, que  como não tinha broa em casa, em vez de ir comprar, acabei também a fazer a broa….

Tirando esse pormenor, a receita é muito simples de preparar e óptima para receber a família!


Ingredientes para 4 pessoas:


3 lombos grandes de bacalhau

6 dentes de alho

2 folha de louro

grão de pimenta q.b.

sal e pimenta q.b.

1/2 broa de milho

1 cebola grande

1 molinho de coentros ou salsa

350g de grão de bico cozido

4 ovos cozidos

150g de azeitonas pretas descaroçadas


Preparação:


Comece por preparar o bacalhau. Leve um tacho ao lume com água, 1 folha de louro, 2 dentes de alho e alguns grão de pimenta. Assim que a água levantar fervura, desligue e junte os lombos de bacalhau. Tape, e deixe ficar 30 minutos. Ao fim desse tempo retire os lombos e limpe-os de peles e espinhas. Reserve.

Aproveite a mesma água para cozer os ovos. Retire-os, descasque-os e corte-os em rodelas. Reserve.

Pique depois a cebola juntamente com 2 dentes de alho e leve ao lume, numa frigideira juntamente com azeite. Deixe refogar e junte o bacalhau em envolvendo bem, Retifique de sal e de pimenta.

No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque o grão de bico escorrido. Por cima disponha o bacalhau e por cima deste as rodelas de ovo cozido e as azeitonas também cortadas em rodelas.

Pique depois a broa com os restantes dentes de alho, os coentros, e junte um pouco de azeite, e coloque por cima do bacalhau cobrindo tudo.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, apenas para tostar a broa. Se necessário, regue com um pouco mais de azeite.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Tarte de Maçã e Amoras



Às vezes há receita que surgem do nada, ou do quase nada. Da receita da pot pie, sobrou massa que aproveitei para fazer uma mini tarte de maçã de amoras, e que ficou deliciosa. Tão deliciosa que é para repetir e tinha mesmo que figurar por aqui, neste livro de receitas e anotações, de forma a não cair no esquecimento. 

Uma receita mesmo Outonal, daquelas que se come com uma chávena de chá e uma mantinha pelos joelhos, coisas que eu começo a sentir vontade. Naquele conforto que e ambiente que só o Outono nos sabe dar.

Fica a receita.


Massa quebrada (usem a receita da massa da pot pie do post anterior, ou podem usar massa de compra)

1kg de maçã rijas e sumarentas como a Golden

125g de amoras 

100g de açúcar mascavado

3 colheres de sopa de farinha

1 colher de chá de canela


Preparação:


Retire a massa do frigorífico e, se usar massa feita em casa, estique-a com a ajuda de um rolo da massa. Forre uma tarteira de 22cm de diâmetro, de preferência de fundo amovível, com a massa e pique-a com um garfo. Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 minutos para pré cozinhar.

Entretanto descasque e retire os caroços às maçãs, e corte-as em meias luas finas. Coloque as maçãs numa taça, acrescente o açúcar, a canela e a farinha e misture tudo bem.

Retire a tarteita do forno e recheie com a mistura de maças e dos restantes ingredientes. Por cima disponha as amoras, e leve novamente ao forno, mais 35 minutos ou até a maçãs estar cozinhada e a tarte parecer ter uma espécie de creme.

Retire, deixe arrefecer e desenforme para o prato de servir.


Bom Apetite!


Pot Pie de Frango, Cenoura e Ervilhas



As vezes, quando andamos a dar volta à cabeça, para criar refeições apenas com o que temos em casa, parece que nos lembramos sempre de coisas diferentes. Nem me lembrava de fazer uma Pot Pie, que na verdade é uma coisa tão simples de fazer, e se torna numa refeição muito agradável e até diferente.

Eu fiz a minha própria massa, mas podem sempre usar versões de massa folhada ou massa quebrada que podem comprar em qualquer supermercado.

E sempre é uma maneira de ainda simplificarem mais todo o processo.

Cá em casa a refeição foi um sucesso, e os miúdos gostarem imenso! Espero que gostem também!


Ingredientes para 4 pessoas:


Massa quebrada


200g farinha de esperta

100g manteiga cortada em pedaços

50ml de água

sal q.b.


Recheio:


200g de ervilhas congeladas

1 cebola pequena

2 dentes de alho

400g de peito de frango cortado em tirinhas pequenas

1 cenoura grande

sal e pimenta q.b.

50g de farinha

300ml de caldo de frango caseiro

1 colher de sobremesa de ervas secas a gosto

1 ovo batido para pincelar


Preparação:


Pique finamente a cebola com os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o frango em tirinhas e deixe cozinhar. 

Entretanto corte a cenoura em cubinhos e acrescente ao frango, assim como as ervilhas ainda congeladas. Envolva bem. Tempere de sal, pimenta e ervas secas a gosto e deixe cozinhar em lume brando alguns minutos. Polvilhe depois com a farinha, envolva bem e acrescente aos poucos o caldo de frango, deixe engrossar, de modo a criar uma espécie de molho cremoso. Retifique os temperos e reserve.

Para a massa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou processador de alimentos e triture até obter uma mistura grossa Retire e una numa bola com as mãos. Se necessário amasse um pouco mais. Se não tiver um processador de alimentos misture a farinha com a manteiga e os restantes ingredientes à mão, até obter uma massa lisa e homogénea. Deixe repousar no frigorífico, envolta em película aderente, pelo menos 30 minutos antes de usar.

Para montar a pot pie, coloque o recheio de frango numa tarteira, pirex ou tabuleiro.

Estique depois, com a ajuda de um rolo da massa, a massa quebrada, e cubra o recheio de frango, cenouras e ervilhas, pressionando bem as bordas. Com uma faca afiada faça um pequeno orifício ao meio para sair o vapor durante a cozedura da mesma.

Pincele depois com o ovo batido e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, até a massa estar bem cozinhada e dourada.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!


Marmelada de Marmelo e Maçã



Este fim de semana, e depois de mais uma oferta de marmelos, aproveitei para fazer mais umas tacanhas de marmelada.

Os marmelos não eram muitos, mas mesmo assim ainda bem umas quantas tacanhas, e também decidi experimentar uma versão de marmelada com marmelo e maçã. Fica igualmente deliciosa, para mais molinha. O que é ideal para quem gosta da marmelada mais em versão de barrar do que de cortar à fatia!

Fica a sugestão! E um excelente início de semana para todos!


Ingredientes:


400g Marmelos (já lavados, cortados em pedaços com casca mas sem caroço)

400g Maçãs (já lavadas, cortadas em pedaços com casca mas sem caroço)

600g de açúcar


Preparação:


Na panela de pressão coloque todos os ingredientes e junte também 100ml de água.

Feche-a bem. Leve ao lume e assim que a válvula de pressão estiver no máximo (quando começar a deitar vapor) deixe cozinhar 10 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir.

Passe depois tudo com a varinha mágica e coloque depois a marmelada em tacinhas para secar. Ao fim de alguns dias embeba um pouco de gaze ou algodão em aguardente e passe sobre a marmelada cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco e seco até consumir.


Bom Apetite!

Arroz de Grão de Bico com Especiarias. Tomate e Queijo Feta



A semana está a acabar, e partilho aqui a receita sem carne nem peixe desta semana.Depois de uma semana a dar uso ao que havia no congelador e a apenas ter comprado alguma fruta, dou conta que nós temos quase sempre muitas mais coisas em casa do que o que pensamos inicialmente, e se colocarmos a imaginação a trabalhar, se nos inspirarmos no sítio certo, conseguimos “criar” receitas diferentes e ter refeições igualmente deliciosas.

O arroz que temos quase sempre na despensa. E o grão de bico. O último tomate e um pacote de feta quase a passar a validade. E que, com umas especiarias se transformam mesmo numa refeição cheia de sabor.

Deixo-vos a ideia para o fim de semana! Dar uma volta ao vosso congelador. Verem tudo o que anda por lá! Fazerem uma lista. E planearem a partir do que já têm em casa em vez de comprarem coisas que até podem ter congeladas! Vamos a isso?


Ingredientes para 4 pessoas:


1 chávena de arroz basmati (podem sem sobras de arroz que tenham)

350g de grão de bico cozido

200g de queijo feta

1 tomate

1 cebola pequena

1 colher de sobremesa de pó de caril ou de outras especiarias à escolha

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Comece por fazer o arroz, cozendo-o como se fosse massa. Leve um tacho ao lume com água abundante e tempere com um fio de azeite e com sal. Quando a agua levantar fervura, junte o arroz e deixe cozinhar, e lume brando e destapado até o arroz estar cozinhado, cerca de 10 minutos. Escorra depois o arroz e reserve.

Entretanto pique a cebola e leve-a a alourar numa frigideira com  um pouco de azeite. Junte depois o caril ou as especiarias e envolva bem deixando cozinhar uns minutos, Acrescente o grão escorrido e envolva deixando cozinhar uns minutos. Junte agora o arroz e envolva tudo. Reserve.

Corte o tomate em cubinhos pequenos, assim como o feta e envolva no arroz.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Barritas de Aveia e Mel



Esta semana fiz umas barritas de aveia e mel, para ir colocando na lancheira dos miúdos. Usei ingredientes muito simples porque era basicamente o que tinha em casa, mas podem fazer alterações a vosso gosto, em vez de caju usar amêndoas ou amendoins, em vez das passas, alperces secos, tâmaras, figos, bagas goji… Em vez das sementes de sésamo, sementes de abóbora ou até coco ralado…. Adaptem com o que têm em casa e de certeza que vão ficar deliciosas!


Ingredientes para cerca de 10 barritas:


80g de cajus

200g de flocos de aveia

30g de sementes de sésamo

75g de passas

100g de mel

100g de manteiga


Preparação:


Leve um tacho ao lume com a manteiga e com o mel até que estes derretam. Reserve.

Numa taça misture os flocos de aveia com as sementes de sésamo, os cajus grosseiramente picados e as passas. Envolva muito bem a mistura de mel e manteiga, e coloque num tabuleiro (30x20cm) previamente forrado com papel vegetal e pressionando bem.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos até que fiquem dourados.

Deixe arrefecer completamente antes de desenformar. Corte depois em retângulos, e guarde numa caixa hermética e num local fresco e seco, retirando as barrigas conforme as necessidades.


Bom Apetite


Queques de Batata Doce, Tangerina e Aveia



Faço regularmente estes miminhos para o Zé levar para o lanche da escola. Não era preciso, mas eu gosto, e ele gosta, e enquanto estas pequenas coisas se puderem fazer, vale tudo muito a pena! Basta ver os olhinhos delem quando vê estes mimos na lancheira. 

Normalmente aproveito uma altura em que tenho outras coisas para fazer no forno, para também fazer  pão, um bolo, bolachas ou queques… Tudo de forma a rentabilizar não só o forno, mas também o meu tempo.

Assim ontem, enquanto o jantar de fazia no forno, saíram os queques, saiu um pão e saíram ainda umas barrinhas de aveia e mel,  a pensar nestes lanches que os meus filhos tanto gostam!


Ingredientes para 6 unidades:


80g de batata doce laranja assada

1 ovo

30ml de leite ou bebida vegetal

50g de farinha de espelta ou trigo

35g de farinha de aveia 

raspa da casca de 1 tangerina

1/2 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de fermento em pó

60g de açúcar de coco ou mascavado

50g de óleo de coco


Preparação:


No robot de cozinha ou copo liquidificador coloque todos os ingredientes bata bem até ficar com um creme uniforme. 

Divida a massa por 6 forminhas de queques e leve ao forno, pre aquecido a 180ºC  durante cerca de 25 minutos.

Retire os queques do forno, desenforme e coloque numa grelha a arrefecer. Guarde num caixa hermética ou congele, e retire conforme necessitar.


Bom Apetite!


Imprimir