Tortilha de Pimento e Chouriço



Foi mais um fim de semana que passou e entre churrasco, sardinha e vida de jardim, houve tempo para umas leituras e cozinhados

Da cozinha sairam torradas com ovo estrelado, tostas mistas, panquecas, e petiscos para o jantar de domingo. Saiu também esta tortilha para o jantar de sábado que merece aqui um lugar.

Cozi propositadamente batatas a mais ao almoço para usar as sobras a fazer esta tortilha.   Serve assim também como aproveitamento de batatas e para usar outras sobras de carnes ou fumados que andem pelo frigorífico.


Ingredientes:


2 cebolas

4 batats grandes cozidas

1 pimento vermelho pequeno

4 dentes de alho

1/2 chouriço


Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

5 ovos


Preparação:


Leve uma frigideira de 20 ou 22cm anti aderente ao lume com um pouco de azeite. Acrescente as cebolas em meias luas, o pimento em tirinhas e os dentes de alho laminados. Tempere com um pouco de sal e deixe refogar até a cebola estar lourinha e macia. Acrescente depois o chouriço em rodelas finas e as batatas cortadas em rodelas finas. Envolva tudo muito bem na cebolada.

Bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta e verta sobre a mistura de batatas, de maneira a que preencha toda a frigideira. Tape a frigideira e reduza para um lume médio baixo até que os ovos estejam coagulados.

Com a ajuda de um prato vire a tortilha e deixe cozinhar do outro lado.

Corte em quadrados e sirva com uma salada.


Bom Apetite!


Geladinhos de Ananás e Manjericão



Este ano tardei em fazer gelados, mas eis que saem os primeiros deste ano. Uns popsicles de ananás e manjericão que ficaram realmente deliciosos e são muito refrescantes. Uns gelados de pauzinho e com fruta, super rápidos de preparar e que não precisam de nenhum equipamento especial.


Ingredientes para 8 geladinhos:


60g de açúcar

150ml de água

300g de ananás

1 pernada de manjericão fresco


Preparação:


Num tacho misture o açúcar com a água  e leve ao lume, mexendo até dissolver o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, aumente a temperatura do fogão e deixe ferver cerca de 1 minuto. Retire do lume e deixe arrefecer.

Corte depois o ananás em pedaços e triture-os juntamente com o manjericão com a ajuda de uma varinha mágica até estar bem triturado. Acrescente depois a calda de açúcar e limão e envolva bem.

Verta depois a mistura nas formas de gelado (se não tiver formas de gelado utilize pequenos copos de plástico) tape e coloque o pauzinho.

Leve ao congelador cerca de 5 horas antes de servir.

Para servir desenforme os gelados (se necessário passe o molde por água quente) e sirva de imediato!


Bom Apetite!


Aveia Adormecida com Leite, Skyr e Banana



Por aqui os pequenos almoços e lanches  vão variando consoante a estação do ano e também consoante as necessidades nutricionais. Ultimamente o Miguel  tem tido sua aveia adormecida mais proteica como pequeno almoço, e deixo aqui a receita, porque é outra forma de preparar a aveia adormecida.


Ingredientes para 1 dose:


30g de flocos de aveia

Canela q.b.

100ml de leite

150g d skyr natural

1 banana pequena


Preparação:


Numa taça misture a aveia com o leite a canela e o skry e misture bem até obter uma mistura homogénea. Acrescente depois as rodelas de banana e polvilhe com mais canela. Guarde num recipiente hermético e leve ao frigorífico umas 8 a 12h antes de comer.


Bom Apetite!


Lasanha de Frango e Cottage



No outro dia fiz uma lasanha “normal” com carne picada à bolonhesa e como tinha sobras de frango assado e já que ia ter o trabalho a fazer a lasanha, decidi fazer duas lasanhas. A tradicional e uma de frango com queijo cottage.

Acabamos a comer a tradicional nesse dia e congelei a de frango que acabamos a comer esta semana.

Congelei a lasanha montada e ainda “crua”. No dia em que a fiz não descongelei. Coloquei direta do congelador para o forno - com o forno ainda frio - e tapada com papel de alumínio e depois liguei o forno e deixei cozinhar cerca de 1h30 a 180ºC. Destapei no fim para ganhar cor.

Acho que algumas receitas são muito simples de dobrar e assim ter uma refeiç\ao congeladas para quando esse conforto de não cozinhar vale ouro! (Para perceberem melhor como congelar e cozinhar a lasanha, vejam o post que escrevi aqui no Instagram, e se não me seguem por lá ainda acho que está mais do que na hora de o fazerem: https://www.instagram.com/p/Cu2PZ-Yte9x/)


Ingredientes para 4 pessoas:


300g de sobras de frango desfiado limpo de peles e ossos

400ml de molho bechamel caseiro

200g de queijo cottage

Cerca de 9 placas de lasanha seca


Preparação:


Numa taça coloque o frango desfiado, junte o queijo cottage e o bechamel e misture bem. Se necessário acerte os temperos.

No fundo d num. Pirex ou prato que vá ao forno coloque um pouco da mistura de bechamel. Cubra com as placas de lasanha. Coloque mais bechamel, cubra com mais placas de lasanha e repita até esgotar com os ingredientes terminando com a mistura de bechamel.  Deve dar umas 3 camadas de lasanha seca.

Tape bem com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante ser a de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, ligue o grilo. Deixe tostar um pouco. (Se resolver congelar em cru, siga as indicações explicadas acima!)

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Caçarola de Feijão com Tomate e Ovos



Nas ultimas semanas que antecedem a nossa ida para férias, gosto de fazer o exercício que é planear as refeições com o que tenho em casa - comprando apenas o essencial - de modo a esvaziar a arca frigorífica. Gosto de a deixar vazia, descongelada e desligada.

Além de um excelente exercício de poupança e de evitar desperdício e dar utilidade a coisas que por vezes temos há muito por casa e não sabemos o que fazer.

Como tinha feijão preto cozido congelado, e tomate maduro, a receita sem carne nem peixe na semana foi uma caçarola de feijão com ovos que acompanhei com arroz. Refeições de leguminosas são habitualmente bem vindas aqui por casa. E esta não foi excepção.


Ingredientes para 4 pessoas:


500g de feijão preto cozido

300g de tomate maduro 

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

oregãos q.b.

Cominhos q.b.

Tabasco q.b. opcional

Azeite q.b.

6 ovos


Preparação:


Numa caçarola coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte depois a cebola grande picada e os dentes de alho. Junte também o louro e deixe refogar. Acrescente depois o tomate cortados em cubinhos e envolva bem. Acrescente sal, pimenta, oregãos, cominhos e um pouco de tabasco e deixe estufar uns minutos.

Acrescente depois o feijão preto com o respectivo liquido e envolva bem. Retifique temperos, deixe ferver uns minutos e abra depois espaços e acrescente 4 a 6 ovos. Deixe cozinhar os ovos com a caçarola tapada durante uns 5 minutos ou até que estejam a seu gosto. Antes de servir polvilhe com salsa picada. Acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite!


Sopa de Cougete, Abóbora e Cenoura



Começo a semana já cansada. Anseio pelos dias em que vamos rumar a sul. E pela mudança de ares e de rotinas.

Entretanto por aqui pouca coisa muda apesar de termos tido um fim de semana diferente e maravilhoso fora de casa e onde podemos recarregar um bocadinho as baterias para termos forças para continuar pelos dias que faltam até às férias. 

Mas é segunda feira e há bocas para alimentar e para começar bem, uma sozinha cremosa para abrir as refeições.


Ingredientes:


2 courgetes

400g de abóbora

3 cenouras

1 cebola

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Descasque e corte a cenoura em rodelas e a abóbora em cubos. Corte a courgete com casca em rodelas e descasque a cebola e corte-a em pedaços também.

Coloque todos os legumes na panela e junte um fio de azeite, cerca de 1 colher de sopa. Envolva bem, tape a panela e deixe cozinhar em lume muito brando cerca de 15 minutos (na bimby ligue para 100ºC durante 15m, velocidade 1,5)

Ao fim desse tempo junte água APENAS ATÉ COBRIR OS LEGUMES, e tempere de sal. Deixe cozinhar mais 15 minutos ou até os legumes estarem cozidos (na Bimby, igual, mais 15m a 100ºC durante 15 minutos)

Triture depois a sopa até ficar bem cremosa. Se necessário junte mais água a ferver até a sopa ter a consistência desejada.

Sirva quente.


Bom Apetite!


Bolo Vegan de Limão e Sementes de Papoila da Luisa



Aparentemente não tinha nenhum motivo para fazer um bolo vegan. Na verdade não estava para fazer um bolo vegan, não sendo o motivo ter deixado acabar os ovos e querer fazer um bolo. Claro que podia ir comprar ovos. Mas também podia - e foi o que fiz - procurar uma receita de um bolo sem ovos.

E em vez de andar ao desconhecido, nada melhor do que procurar uma receita “como deve ser” de pessoas que habitualmente cozinham sem ovos.

Lembrei-me logo da Luisa, do Blogue Sardinha fora da Lata. Descobri vários, mas o de limão e de sementes de papoila, que é uma combinação que adoro, saltou-me à vista, e como tinha todos os ingredientes, foi o que saiu.

E pronto. Podemos não fazer omeletes sem ovos, mas bolos sem ovos é “piece of cake”!


Ingredientes:

(Receita original aqui: https://www.sardinhaforadalata.pt/receitas/2019/3/18/bolo-de-limo-e-tomilho)


200g de farinha de trigo

100g de amido de milho (Maisena)

150g de açúcar

30g de sementes de papoila

80g de gordura vegetal (usei óleo  - de grainha de uva)

40g de sumo de limão

30g de raspas de limão

250g de água

20g de fermento em pó


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o amido de milho, o fermento, o açúcar, as sementes de papoila e a raspa de limão. Misture bem. Junte depois o óleo, o sumo de limão e a água e bata bem com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.

Unte depois uma forma com um pouco de óleo e forre com papel vegetal. Coloque om preparado na forma e leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 175ºC durante cerca de 50 minutos, ou depois de fazer o teste do palito e este sair limpo.

Retire do forno e desenforme passado uns minutos. Deixe arrefecer sobre uma grelha.


Bom Apetite!


Pernas de Frango no Forno à moda da Avó



Os temperos mais simples são sempre os que fazem a diferença. Não é preciso muita coisa, nem tantas vezes fugir aos básicos para que uma refeição seja deliciosa.

As minhas avó faziam quase sempre coisas muito simples e quase sempre as mesmas coisas. A minha avó Celeste tinha um repertório de receitas que repetia até à exaustão, mas nada se comparava ao frango assado caseiro que fazia em forno de lenha, à aletria, aos bilharacos, às “padas” e aos folares, aos rojões. Não m lembro de muitas coisas, mas estes sabores estarão sempre comigo. A minha avó Cila gostava mais de arriscar e de fazer coisas diferentes e com ela lembro-me de ver programas de culinária. Tinha cadernos de receitas, e livros e fazia várias receitas diferentes, umas que gostávamos mais do que as outras… Mas das receitas que fazia vezes e vezes sem conta, o que lembro é sempre da simplicidade e dos ingredientes muito simples e muito básicos, como as filhoses de água que tantas e tantas vezes me fez para o lanche e que nada mais eram do que farinha, ovo e água, frita às colheradas e polvilhada com açúcar e canela…

Também de ambas vinha sempre a simplicidade de um assado que nunca variava muito destes ingredientes: alho, louro, azeite, vinho branco ou limão, sal e colorau. E nada mais era preciso para ficar sempre bem.


Ingredientes para 4 pessoas:


6 pernas de frango com coxa

Sal e pimenta q.b.

1 folha de louro

Azeite q.b.

1 colar de sopa de colorau

4 dentes de alho

Sumo de 1 limão


Preparação:


Coloque as pernas de frango num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e tempere de sal, pimenta, o sumo de limão, a folha de louro partida em pedaços, os dentes de alho picados, o colorau e um fio de azeite.

Com as mãos envolva tudo muito bem de modo a que o frango fique bem coberto com esta mistura.

Leve depois a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante ser a de 1hora.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


Bolo de Limão com Iogurte e Mirtilos



Um bolo fica sempre bem. Em todas as ocasiões. Até para levar como sobremesa para casa de amigos para servir com o café. Desta vez, em vez de uma sobremesa houve um bolinho simples e um belo prato de frutas. Para variar.


Ingredientes:


1 limão

250g açúcar

5 ovos

120g iogurte natural

100g óleo (uso óleo de girassol ou de grainha de uva)

150g farinha

125g de mirtilos

1 c. chá de fermento p/ bolos


Preparação:


Numa taça misture o açúcar e a raspa de limão. Junte depois os ovos inteiros e o óleo e com a ajuda da batedeira bata cerca de 5 minutos até obter uma mistura fofa o homogénea.

Junte depois a farinha e o fermento e envolva cuidadosamente. Junte os mirtilos.

Coloque depois a mistura numa forma com buraco previamente untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 50 minutos ou até o bolo estar cozinhado.

Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar sobre uma grelha, deixando arrefecer completamente!


Bom Apetite!


Manteiga de Alho e Alecrim



E por falar em petiscos, haverá alguma coisa mais deliciosa que pão bom com uma deliciosa manteiga?

Ora deu-me para isto. Fazer uma simples manteiga caseira que é simplesmente juntar ingredientes e temperos a uma manteiga de qualidade.

Faz toda a diferença e é uma agradável adição a uma mesa de um almoço de família ou jantar de amigos, ou mesmo nuns belo petiscos.


Ingredientes:


75g de manteiga fria (usei manteiga dos açores)

2 dentes de alho

1 pernada de alecrim fresco


Preparação:


Retire a manteiga do frigorífico e coloque numa taça misturando e amassando a manteiga com uma colher ou garfo de modo a que amoleça. Não deve derreter a manteiga no fogão ou microondas.

Junte à manteiga os dentes de alho ralados ou espremidos e o alecrim muito bem picadinho. Misture bem.

Pode voltar a guardar no frigorífico ou sirva de imediato com pão ou tostas.


Bom Apetite!


Ovos Rotos com Chouriço



Há quem já tenha ido de férias, quem esteja de férias e quem ainda aguarda ansiosamente as suas. Insiro-me neste último grupo de quem quer mudar de ares mas principalmente mudar a rotina diária de todos os dias.

Ainda sinto que mantenho o mesmo ritmo! Os miúdos estão nos ATL - menos a Benedita - e continua a haver levar e buscar, lancheiras e almoços piqueniques e ainda algumas actividades. Não há horários tão rígidos, mas continua a haver um ritmo semelhante ao do período escolar. Sinto mesmo necessidade de estar com eles a outro ritmo e estamos ansiosos de praia na nossa Altura!

Até lá há feira popular, piscina, almoços com amigos, sol, jardim, brincadeiras e petiscos!


Ingredientes para 4 pessoas:


1,2kg batatas

Azeite q.b.

2 cebolas

4 dentes de alho

1 folha de louro

Sal q.b.

1 chouriço

6 ovos

Salsa picada q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em palitos. Frite-as, leve ao forno ou à airfryer (eu fiz na airfryer 30m a 195°C e temperadas com um fio de azeite e sal).

Entretanto descasque as cebolas e corte-as em meias luas. Leve uma caçarola ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola, o louro e os dentes de alho laminados e deixe caramelizar a cebola, mexendo sempre. Junte depois o chouriço em rodelas e envolva bem, deixando cozinhar até a cebola estar acastanhada e bem cozinhada. Junte depois as batatas já fritas e envolva bem. Retifique de sal.

Entretanto cozinhe os ovos na chapa até que a clara solidifique mas não fiquem muito cozinhados. Junte-os à mistura de batatas e chouriço e com a ajuda de uma faca e garfo corte os ovos, rompendo a gema e cortando a clara em pedaços. Envolva tudo muito bem e se gostar polvilhe com salsa picada. 


Bom Apetite!


Sangria Leve e Rápida de Espumante, Pêssego e Ameixa



O Verão convida sempre a bebidas frescas, e eu sou uma apreciadora de sangria por esta altura. Faço varias recitas e com os mais diferentes ingredientes.

A tradicional com vinho tinto, mas também com vinho branco, com fruto vermelhos e espumante. Com ou sem hortelã. Com laranja ou com outras frutas da época. Mas ou menos forte. Com água com gás e gelo ou com gasosa… Há inúmeras combinações para todos os gostos. Deixo uma versão de uma sangria bem leve, para quem gosta de bebidas com menor teor alcoólico e que quase parece sumo!


Ingredientes:


3 pêssegos

4 ameixas

2 laranjas

1 limão

1 mão cheia de amoras ou framboesas

Hortelã

1 pau de canela

750ml de espumante branco

1,5l de gasosa

Gelo q.b.


Preparação:


Lave bem a fruta e corte-a em pedaços, colocando num recipiente grande ou numa poncheira. Junte depois a canela, a hortelã e junte o espumante e a gasosa que devem estar frescos. Mexa bem, acrescente o gelo e sirva de imediato.


Bom Apetite!


Guacamole para o Verão


Adoro guacamole e andei a ler recentemente um livro - que adorei - e  que me deixou ainda com mais vontade de experimentar sabores mexicanos. 

Desde que os abacates estejam no ponto, não há nada que enganar com o guacamole e ´o perfeito petisco para o verão, para partilhar numa mesa cheia de petiscos! Aqui em casa nunca falha.


Ingredientes:


2 abacates no ponto

1 cebola roxa pequena

1 tomate maduro pequeno

1 molhinho de coentros frescos

Sal e pimenta q.b.

Sumo de limão ou de lima

Tabasco q.b. (opcional)


Preparação:


Descasque e amasse bem com a ajuda de um garfo os abacates maduros. Acrescente a cebola e o tomate picado, e também os coentros e misture tudo muito bem. 

Tempere de sal, pimenta, sumo de limão ou lima e um pouco de tabasco se gostar. Sirva de com nachos de milho, barrem em wraps ou sirvam com tacos, fajitas ou burritos.


Bom Apetite!


Salteado de Atum e Espinafres



Gosto de ingredientes e de combinações versáteis que sejam simples de preparar e permitam outras combinações. Fiz este salteado de atum para simplesmente servir com massa, mas podia servir para rechear legumes, para um empadão de arroz, para wraps ou até uma lasanha. A imaginação é o limite.

Fica a sugestão da minha ementa desta semana!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 latas de atum

200g de espinafres baby

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num fio de azeite juntamente com uma folha de louro. Junte depois os espinafres e deixe saltear. Acrescente o atum previamente escorrido e envolva bem. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar 5 minutos.

Sirva com massa ou use noutra receita à sua escolha.


Bom Apetite!


Barritas de Bolachas de Arroz e Chocolate da Gapo



Andava para fazer estas barritas há já algum tempo, desde que a minha Gapinho as levou para partilhar na nossa box de Crossfit, no dia do seu aniversário. Apesar do chocolate  se derreter com facilidade com este calor, é sempre uma boa opção para colocar nas lancheiras dos miúdos e ter outras alternativas para estes dias.

Deixo-vos a sugestão!


Ingredientes:

(Receita original aqui: https://www.instagram.com/p/Ci8PY63Imig/?img_index=1)


10 bolachas de arroz

1 chávena de manteiga de amendoim

60ml de xarope de acer + 20ml

Canela em pó q.b.

100g de chocolate 70% cacau

1 colher de sopa de óleo de coco


Preparação:


Coloque as bolachas de arroz no robot de cozinha e triture. Junte depois o xarope de acer com a manteiga de amendoim e envolva bem com as bolachas.

Coloque depois esta mistura num tabuleiro pequeno forrado com papel vegetal, espalhe e pressione bem.

Misture depois os 20ml de xarope de acer com 1 colher de chá de canela e verta sobre as bolachas.

Derreta depois, no microondas, o chocolate com o oléo de coco e quando estiver derretido cubra bem todo a mistura. Leve ao frigorífico para solidificar.

Quando estiver rijo, parta em barritas e guarde no frigorífico.


Bom Apetite!


Batido de Pêssego e Ameixa



Mais um fim de semana que passou a correr entre mil tarefas, dar um jeito à casa e ao jardim, uma sardinha, um “sunset” na casa de amigos com direito a mergulhos, sangria e muitas risadas.

No meio de tanta coisa, um carregamento que chegou cá a casa de fruta de casa dos sogros. Laranjas, pêssegos e ameixas. Alguns tão maduros que foi logo preciso “inventar2 maneiras de gastar.

E logo as preferidas dos miúdos! Batidos de leite e fruta que fazem as delícias deles nos pequenos almoços e lanches de verão.


Ingredientes para 6 batidos:


500ml de leite magro (ou bebida vegetal)

250g de ameixas partidas em pedaços - com casca

350g de pêssegos partidos em pedaços - com casca


Preparação:


Coloque tudo no copo da liquidificadora ou robot de cozinha e triture até obter uma mistura bem cremosa e homogénea.

Consuma de imediato ou guarde no frigorífico em garrafinhas bem cheias e fechadas - herméticas - até 24 horas .


Bom Apetite!


Aveia Adormecida com Skyr e Manteiga de Amendoim



Agora que os dias estão quentes  são tantas vezes corridos, sabe-me sempre bem ter no frigorífico pronto a comer, seja ao lanche ou ao pequeno almoço, umas tacinhas de aveia adormecida (overnight oats). Ultimamente tenho feito com skyr, Ficam mais grossas, mas eu até prefiro assim.

Deixo-vos esta ideia que na realidade podem preparar com iogurte normal ou grego natural em vez de skyr, ou mesmo queijo cottage ou quark.

Faço duas ou três doses e vou comendo durante a semana, Guardo até 3/4 dias no frio. Se preferirem podem só colocar a fita na hora de comer, mas eu confesso que as deixo prontas no frigorífico e é só agarrar e comer!


Ingredientes para 1 dose:


40g de aveia (uso flocos finos)

150g de skyr

120g de fruta a gosto

10g de manteiga de amendoim

Canela ou raspa de limão ou baunilha q.b.


Preparação:


No fundo de um frasco ou recipiente com tampa coloque a aveia, e por cima desta o skyr. Polvilhe com canela, raspa de limão ou baunilha a gosto e por cima coloque a fruta cortada em pequenos pedaços e a manteiga de amendoim. Polvilhe com mais canela e tape.

Coloque no frigorífico pelos menos umas 8 horas antes de consumir.


Bom Apetite!


Tarte de Frango Cremosa



O frango na brasa de domingo tinha propositadamente sido feito a mais para aproveitar as sobras numa outra refeição durante a semana.

Acabei a fazer uma tarte de frango um bocadinho diferente do habitual, sem natas, ovos ou leite e que ficou igualmente deliciosa.

Apenas estufei o frango, com tomate e juntei farinha e mais líquido. Acho que vou repetir mais vezes, mas para já deixo-vos também a receita!


Ingredientes para 1 tarte:


Massa quebrada:


200g de farinha

100g de manteiga

Sal q.b.

30ml de água


Recheio:


400g de sobras de frango desfiado

100ml de tomate pelado ou polpa de tomate

2 colheres de sopa de mistura de ervas secas

4 colheres de sopa de farinha

70ml de leite ou caldo de frango caseiro

1 cebola

Azeite q.b.

1 folha de louro

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.

75g de queijo ralado na hora


Preparação:


Comece por preparar a massa quebrada. Coloque todos os ingredientes no robot de cozinha ou liquidificadora e triture cerca de 20 segundos  até obter uma massa homogénea. Se fizer à mão, coloque a farinha numa taça juntamente com o sal. Ao meio abra uma cova e acrescenta a manteiga fria do frigorífico  e ralada ou cortada em cubos muito pequenos e a água. Trabalhe a massa com as pontas dos dedos, esfarelando até obter uma massa lisa e homogénea.

Forre depois uma tarteira de fundo amovível com a massa e leve ao frigorífico cerca de 15 minutos.

Ao fim desse tempo pique a massa com um garfo e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.

Entretanto prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com o azeite e acrescente a cebola, os dentes de alho picados e o louro. Deixo refogar um pouco e acrescente o tomate pelado e deixe voltar a ferver. Acrescente agora o frango e envolva bem na mistura e deixe estufar uns 2 minutos. Polvilhe com as ervas secas e com a farinha e envolva bem. Acrescente depois o leite e deixe engrossar até obter uma mistura grossa e cremosa. Se achar demasiado grossa, acrescente um pouco mais de liquido, se achar muito líquida acrescente mais farinha. Retifique de sal, pimenta e noz moscada deixe cozinhar uns 5 minutos em lume brando.

Retire entretanto a tarte do forno e recheie com a mistura cremosa de frango. Por cima coloque o queijo.

Volte a colocar novamente no forno para acabar de cozer a massa e o recheio engrossar - cerca de 20 minutos.

Retire, deixe arrefer uns minutos e desenforme cuidadosamente.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Imprimir