Adeus 2022



A minha amiga Cristina diz que a palavra dela para 2022 é “comunicação”, e deixou-me a pensar.  2022 foi, para mim, um ano agridoce. Teve coisas maravilhosas. Várias concretizações pessoais e profissionais. Teve momentos menos bons que na verdade e por causa da “comunicação” que daí veio, conseguiram transformar coisas menos positivas em coisas maravilhosas. Foi também um ano de transformação e até de metamorfoses.

Na realidade 2022 foi muito generoso. Mas foi generoso porque eu também permiti que assim fosse. Porque finalmente percebi que é a nossa atitude perante a vida, perante as pessoas que nos rodeiam, perante os nossos desejos e sonhos que fazem “dos anos” anos bons ou maus.

Se queremos mudanças, temos de ser nós a fazer acontecer. Temos de ser nós a correr atrás, temos de nos libertar da nossa bolha. Não há mudanças nenhumas enquanto continuarmos a fazer tudo igual.

Sei que este ano mudei. Mudei eu, e mudei pessoas à minha volta. Inspirei e fui inspirada. Arrisquei muito. Porque queria outras coisas para mim e para a minha vida. E apesar de estar longe de ter tido um ano perfeito, tive realmente um ano com um balanço final muito positivo e feliz.

Agradeço por tudo o que 2022 me trouxe. E espero continuar de peito aberto e cabeça livre para permitir que  2023 me continue a surpreender e a ensinar todos os dias. E a levar a palavra “comunicação” na cabeça. Porque é a falar que a gente se entende. 


Picanha com Todos



Um almoço pós natal aqui em casa e preparei uma ementa que gosto muito e que é super prática para cozinhar para várias pessoas.

Costuma ser quase sempre o nosso almoço de primeiro dia de ano, mas desta vez, como vamos para outras paragens acabou por ser o almoço com que recebi a Filipa, o Pedro e o pequeno Tomás.

Pode parecer uma coisa trabalhosa, mas na verdade é bastante prático de preparar. Chamo-lhe picanha com todos. Na verdade é a minha receita de picanha ao Sal, com todos os tradicionais acompanhamentos de picanha na brasa. Faz sempre sucesso,

Acho que tenho todas as receitas espalhadas pelo blogue, mas porque me pedem imenso achei que era a altura de compilar tudo numa entrada só, para mais fácil pesquisa.

Aqui ficam para a última receita do ano, aquele que foi o nosso primeiro almoço de 2022.


Ingredientes para 6 pessoas:


Picanha ao sal:


No fundo de um tabuleiro onde a carne caiba perfeitamente, coloque uma boa camada de sal marinho (grosso). Por cima coloque 1 peça de picanha inteira com cerca de 1,5kg com a gordura virada para cima. Por cima da carne coloque um pouco de sal grosso - como se estivesse apenas a temperar - e, se desejar um pouco de pimenta ou de ervas aromáticas da sua preferência.

Leve a assar em forno quente (200ºC) durante cerca de 35 a 40 minutos até a carne estar cozinhada a gosto (este tempo foi perfeito para este pedaço de carne, mas depende muito do tamanho da peça e de como gosta da carne) e a gordura derretida e tostada.

Deixe a carne repousar cerca de 20 minutos, tapada com papel de alumínio e fora do forno. Corte em fatias o mais fino que conseguir e sirva.


Couve Mineira:


Pique 2 dentes de alho e leve ao lume a alourar com um pouco de azeite. Junte também cerca de 100g de bacon em cubinhos e deixe alourar um pouco, Acrescente depois 300g de couve de caldo verde crua envolva bem no refogado e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar bem em lume brando, mexendo de vez em quando, até a couve estar cozinhada. Se necessário acrescente 1 ou 2 colheres de sopa de água à couve para ajudar a cozinhar, principalmente se esta for muito rija.


Farofa:


Leve dois dentes de alho e um pouco de azeite ao lume numa frigideira. Quando o alho começar a alourar, junte cerca de 125g de farinha d mandioca e envolva bem no azeite. Sempre com uma pitada de sal, e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até a farinha “torrar”, ou seja ficar bem douradinha.


Vinagrete:


Corte 1 tomate em cubinhos pequenos, 1/2 cebola roxa também finamente picada, 1/2 pimento vermelho e coloque tudo numa taça. Junte depois azeite e tempere de sal, pimenta e junte o vinagre. Envolva bem.


Banana Frita:


Descasque 6 bananas e corte-as ao meio ou em 3, dependendo do tamanho. Bata 1 ovo e coloque-o numa taça. Noutra taça coloque o pão ralado.

Passe cada pedaço de banana pelo ovo batido e depois pelo pão ralado e leve depois a fritar em óleo quente. Escorra bem em papel absorvente.


Feijão preto guisado:


Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite. Junte 1 cebola picada com 2 dentes de alho e 1 folha de louro e deixe alourar. Acrescente cerca de 75g de bacon em cubinhos ou linguiça picada e deixe refogar mais um pouco. Acrescente depois 400g de feijão preto cozido e um pouco do caldo da cozedura e tempere de sal, pimenta e um pouco de picante se gostar. Deixe depois apurar, cerca de 20 minutos em lume brando.



Acompanhe depois as fatias finas de picanha com todos estes acompanhamentos e ainda arroz branco e batatas fritas!


Bom Apetite!


Massa Gratinada com Peru, Alho Francês e Cenoura



Esta semana temos estado os 5 de férias em casa. As receitas têm sido coisas simples e rápidas, também numa preceptiva de gastar o que temos em casa, porque em breve vamos passar uns dias fora. No frigorífico havia umas sobras de bifes de peru que foram transformados numa nova e simples refeição. Daqueles clássicos que nunca desiludem, como uma massa gratinada.

Pois aqui fica mais uma simples sugestão de como aproveitar sobras.


Ingredientes para 4 pessoas:


250g de massa curta

300g de sobras de bifes de peru

Azeite q.b.

1 alho francês

1 cenoura grande

Sal e pimenta q.b.

2 colheres de sopa de farinha

225ml de leite ou bebida vegetal

Noz moscada q.b.

150g de queijo da ilha ralado


Preparação:


Comece por cozer a massa em água a ferver temperada com sal até que fique al dente. Escorra e reserve.

Entretanto corte o alho francês em rodelas finas, e rale a cenoura. Leve uma  frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente o alho francês e a cenoura e deixe cozinhar até ficar macio. Acrescente depois os bifes de peru previamente desfiados e envolva bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta e polvilhe com a farinha envolvendo bem. Acrescente depois o leite ou bebida vegetal e envolva bem, mexendo sempre em lume brando, até que o molho engrosse. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e envolva a massa previamente cozida assim como metade do queijo ralado.

Coloque depois num recipiente que vá ao forno e à mesa e termine polvilhando com o restante queijo ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe gratinar, cerca de 15 minutos.

Sirva depois com uma salada verde.


Bom Apetite!


Tapas de Salmão Fumado e Queijo Creme com Coentros e Limão



Na reta final para o fim de ano. Continuam as festas e jantares de natal.

Desta vez uma coisa muito descontraída em casa de amigos. Prolongar o natal, mas desta vez com a família que escolhemos que são os amigos.

Entre várias coisas na mesa, umas tapas simples de salmão fumado e queijo creme, mas com um ligeiro twist. Simples e delicioso e que ficaria lindamente numa mesa de final de ano também!


Ingredientes para 20 tapas:


1 pão tipo pão da avó ou pão de Mafra

200g de queijo creme

pimenta q.b.

1 limão 

300g de salmão fumado

Coentro frescos q.b.


Preparação:


Corte o pão em fatias e torre-o ligeiramente

Bata o queijo creme com uma pitada de pimenta, raspa de limão e coentros picados e barre nas fatias de pão numa camada uniforme.

Por cima disponha o salmão fumado e termine com um pouco de sumo de limão sobre o salmão, pimenta moída na hora e mais umas folhas de coentros.

Sirva de imediato como uma entrada ou petisco.


Bom Apetite!

Presentes de Comer 2022: Bolachinhas Vegan de Batata Doce (e sem glúten e sem açúcar)



Ainda do Natal ficaram por partilhar algumas receitas. Uma delas foram estas bolachinhas vegan, sem glúten e sem açúcar. Tudo porque fiz um cabaz para uns amigos que têm certas intolerância e cuidados na sua alimentação, e decidi preparar umas bolachinhas que pudessem comer.

Deixo a receita porque resultaram muito bem e porque me pediram muito!


Ingredientes para cerca de 30 bolachinhas


150g de batata doce assada

30g de oleo de coco 

5 tâmaras previamente demolhadas em água quente e escorridas

50g de flocos de aveia sem gluten

50g de amêndoas com pele

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó


Preparação:


No robot de cozinha colocar todos os ingredientes e triturar bem até obter uma massa mole.

Coloque depois essa massa entre duas folhas de papel vegetal e com o rolo da massa estique bem até ficarem com aproximadamente 0,5cm de espessura. Com uma faca corte as bolachas, mas não as retire do papel vegetal.

Coloque as bolachas com o papel vegetal no tabuleiro do forno e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até começarem a querer alourar.

Retire cuidadosamente e deixe arrefecer ligeiramente separando-as de seguido e deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.

Embale depois a gosto.


Bom Apetite!


Feliz Natal 2022



Nunca como este ano me lembro de sentir tão pouco o espírito de Natal. Demorou mas chegou!

Decorei a casa a tempo e horas, ouvi muita musica de natal, fui a concertos de natal, fiz mil bolachas, workshops de natal, cabazes. Comprei presentes a pensar em quem os recebe, embrulhei presentes, vi mil filmes de natal no Fox Life enquanto cozinhava os meus presentes de natal e… o espírito que estar meio adormecido foi acordando.


Todos dizemos que o natal não são os presentes, são as pessoas e os estarmos juntos, mas será mesmo assim?


Quanto a vocês não sei. Mas eu tento. Estar presente para as pessoas que me são queridas. Tentar colocar as diferenças de lado, mesmo aquelas que fazem a diferença no meu natal e que podiam tornar o meu natal mais natal. 


Se o natal são as pessoas e estar com as pessoas, talvez tudo o resto não seja assim tão importante: as luzes, a decoração, os presentes, a ementa, a casa onde passamos a noite ou o dia. Talvez o que idealizo para o meu natal só faça sentido na minha cabeça. Ainda que não seja eu a fazer o natal em minha casa a reunir todas as pessoas que eu desejava, ainda assim, será Natal.


Por isso eu tento mesmo focar-me no importante. As pessoas que trazem quentinho ao meu coração e que me fazem sentir o Natal. Seja nesta altura do ano ou em dias que nem sequer são natal, mas sabem ao natal que eu imagino e desejo.


Feliz Natal!


Preparar o Natal: Torta de Claras com Caramelo Salgado e Chocolate




No natal é altura de fazer vários doces que levam essencialmente gemas: doce de ovos, leite creme, aletria, arroz doce…. Eu sei lá quantos mais. E depois lá ficamos com as claras. Tenho quase sempre claras congeladas, que descongelam mesmo muito bem, e se usam como se fossem claras acabadas de partir dos ovos, e este ano tenho mesmo muitas claras para usar porque fiquem com muito stock depois de vários workshops a usar muitas gemas, Fiz mil suspiros para os cabazes de natal, mas também aproveitei para testar finalmente a receita de tortas de claras que é uma espécie de pavlova enrolada e portanto é imperdível e uma adição maravilhosa à mesa de Natal.

Aqui recheei com caramelo salgado e chocolate, mas é super versátil e pode rechear e decorar como quiserem. Estou a pensar repetir para o Natal com queijo creme, Lemon curd e framboesas que é só a minha combinação favorita de todo o sempre!


Ingredientes:


200g de claras

250g de açúcar em pó

25g de amido de milho

1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre de maçã

Recheio e cobertura:


200g de caramelo salgado de compra ou caseiro (encontra a receita aqui no blogue)

50g de chocolate negro


Preparação:


Bata as claras. Quando estiverem levantadas junte o açúcar em pó e continue a bater até que fiquem duras e brilhantes. Junte depois 1 colher de chá de sumo de limão ou vinagre e o amido de milho. E continue a bater até ficar com um merengue bem firme. (No total bato cerca de 10 minutos com a batedeira eléctrica).

Forre depois um tabuleiro de forno com papel vegetal e espalhe bem o merengue numa camada uniforme e com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno previamente aquecido a 150°C durante cerca de 30 minutos.

Retire do forno e vire o merengue sobre uma folha de papel vegetal limpa e deixe arrefecer uns minutos sobre uma grelha. Barre depois por cima do merengue, e numa camada fina, cerca de 125g caramelo salgado e enrole cuidadosamente. 

Coloque no prato de servir e termine barrando com o restante caramelo e decore com lascas de chocolate.


Bom Apetite!


Preparar o Natal : Quadradinhos Folhados de Camembert, Frutos Secos e Mel



Serei só eu que ando sempre às voltas com as entradas para o Natal. São as tábuas, o pão recheado, as bolas de carnes…. Este ano depois do dip de queijo creme que vos trouxe no início de Dezembro, lembrei-me também destes folhadinhos - que também fiz para o lanche partilhado de uma festa de natal - porque queijo e massa folhada nunca desilude. São super simples de preparar e acho que ficam muito bem em qualquer mesa de natal.

Fica a sugestão!


Ingredientes:


1 rolo de massa folhada refrigerada quadrada

1 queijo camembert

Mel q.b.

50g de frutos secos grosseiramente picados

Preparação:


Desenrole a a massa folhada num tabuleiro forrado com papel vegetal e corte-a com a ajuda de uma faca ou cortado de pizzas em cerca de 16 quadrados - sem precisar de os separar. Corte o queijo e em cada um dos quadrados coloque um pedaço de queijo camembert e polvilhe depois com frutos secos grosseiramente picados.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 200°C durante cerca de 20 minutos até a massa folhar e o queijo derreter.

Retire do forno, regue generosamente com mel e serva ainda quente!


Bom Apetite!


Presentes de Comer 2022: Cookies Americanas de Dois Chocolates




Todos os anos gosto de experimentar receitas para as bolachinhas dos cabazes. Este ano decidi que ia fazer cookies. Apesar de gostar muito de fazer bolachas com cortadores, torna-se uma tarefa quase impossível quando se tem tantas pessoas para mimar, e tento fazer também bolachas que têm uma preparação mais simples,

Apesar de ter dezenas de receitas de cookies de chocolate, desta vez experimentei a receita base da La Dolce Rita, mas com combinações várias. As preferidas foram as de dois chocolates - mas com brandos e chocolate branco ou chocolate e frutos secos nas mesmas proporções ficaram deliciosas!





Ingredientes para cerca de 20 cookies:

(Receita no livro “ À Dentada” da Rita Nascimento, página 77)


140g de manteiga à temperatura ambiente

125g de açúcar

125g de açúcar amarelo

1 ovo

1 colher de chá de extrato de baunilha

250g de farinha

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de bicarbonato de sódio


75g de chocolate branco picado

75g de chocolate negro picado


(Para as de arandos e chocolate branco, juntei 100g de chocolate branco e 50g de brandos e para as de chocolate e frutos secos, 75g de chocolate picada e 75g de amêndoas e nozes picadas)


Preparação:


Com a batedeira bata os açúcares com a manteiga até obter um creme. Junte o ovo e a baunilha e continue a bater até incorporar. Adicione a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e envolva a farinha até obter uma massa uniforme (até amassei à mão).

Depois disse incorpore os chocolates picados  - ou a combinação de outros ingredientes) e misture bem.

Faça depois bolinhas com a massa - do tamanho de nozes -  e coloque-as bem espaçadas num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 12 minutos ou até que fiquem douradas nas bordas. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de as tirar cuidadosamente do tabuleiro e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!


Preparar o Natal: Coroa de Caramelo Salgado, Chocolate e Banana



Chegamos à semana que antecede o natal. São festas e jantares, cabazes para terminar, receitas para testar!

Esta semana  só vai dar natal também por aqui. E começo com uma sugestão doce de uma coroa folhada de natal que pode ser uma sobremesa muito gulosa para um jantar mais também para lanches partilhados, A ideia é gira (há video no meu Instagram!) e podem usar as combinações doces ou salgadas que quiserem, No workshop de natal fiz numa versão salgada com queijo de cabra, abóbora, mel, nozes e tomilho!



Ingredientes:


1 rolo massa folhada redonda refrigerada

100g de caramelo salgado caseiro ou de compra

100g de chocolate

1 banana grande

Gema de ovo q.b.


Preparação:


Coloque uma taça ao centro da massa folhada e marque o diâmetro. À volta desse centro, e deixando uma borda de massa a toda a volta, barre com o caramelo salgado. Corte depois a banana em rodelas e coloque as rodelas de banana sobre o caramelo. Parta o chocolate em pedaços mais pequenos e coloque-o nos espaços da banana. 

Corte o centro em triângulos e vire-o para dentro da massa, e vire a borda para dentro, de modo a formar uma coroa.

Pincele a massa com gema de ovo e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozinhada e o chocolate derretido.


Bom Apetite!


Presentes de Comer 2022: Bolachinhas Simples de Especiarias



A azáfama aqui em casa para os presentes de comer já começou! E há coisas que nunca falham… as mil bolachinhas para oferecer aos amigos e família e também às professoras!

Há sempre os clássicos que nunca falham, como os torcidos de azeite, os biscoitos de canela, e as bolachinhas de manteiga! Desta vez umas bolachas com sabor a natal que as especiarias tão bem sabem trazer!


Ingredientes para cerca de 40 bolachas:


300g de farinha

100g de açúcar

200g de manteiga fria 

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de noz moscada

1 colher de chá de caramono


Preparação: 


No robot de cozinha coloque a farinha, o açúcar e as especiarias e acrescente a manteiga fria cortada em cubinhos. Triture cerca de 20s a uma velocidade média (4,5) até que a massa se assemelhe a umas migalhas grossas. Retire e junte a massa com as mãos até formar uma bola. 

Com a ajuda do rolo da massa e numa superfície enfarinhada estique a massa até ficar com cerca de 4mm de espessura, e corte-a com os cortadores. Repita até esgotar a massa. (Se a massa estiver a ficar muito mole, coloque-a no frigorífico até ganhar firmes e ser possível esticar e cortar!)

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180°C durante cerca de 10 minutos ou até ficarem ligeiramente douradas nas pontas.

Retire e deixe arrefecer sobre una grelha. Depois se frias embale a gosto.


Bom Apetite!


Cozinhar com Sobras






E eis que a 10 dias no Natal vos trago um mimo. A partir de hoje podem encontrar em PRÉ VENDA em sites como a Fnac, Wook ou Bertrand o meu oitavo livro “Cozinhar com Sobras”.

Há muito que queria trazer esta temática para um livro. Como fazer mais com aqueles restinhos do frigorífico. Como os tornar apetecíveis e uma verdadeira refeição sem a sensação de comer o mesmo ou de comer comida “requentada”.

A ideia surgiu ainda em 2020. Muito antes deste período difícil de subida de preços, inflação, guerra e dificuldades que agora enfrentamos. Portanto é um livro que chegou na hora certa para poder inspirar e ajudar as famílias a fazerem uma gestão diferente das suas refeições.

Fisicamente o livro poderá ser encontrado em todas as livrarias e hipermercados a partir de dia 5 de Janeiro de 2023.

Espero que gostem!

Presentes de Comer 2022: Geleia de Pimento Vermelho da Fernanda




Digo sempre que os workshops são uma altura de aprendizagem mútua. Aprendo também muito com quem vai, partilhamos também receitas e dicas. E foi exatamente isso que aconteceu, e foi num workshop privado de natal que provei esta geleia e tive a certeza que a tinha de incluir nos meus cabazes deste ano.

A receita foi partilhada pela Fernanda que fez um frasquinho de propósito para todas provarmos. São estes gestos de amor que estão sempre atrás de um presente de comer.

Portanto assim ficou apelidada esta receita e este ano há geleia de pimento em alguns cabazes!


Ingredientes:


1 pimento vermelho

1 chávena de açúcar

1 chávena de vinagre de sidra

1 chávena de água


Preparação:


Corte o pimento em cubinhos pequenos (pequeninos mesmo). Coloque num tacho juntamente com os restantes ingredientes e envolva tudo.

Leve ao lume brando até levantar fervura e deixe depois ferver até atingir uma consistência xaroposa de geleia - deve testar a geleia para ver se está no ponto como fazemos com as compotas.

Assim que esteja no ponto coloque em frascos esterilizados e tape de imediato, virando de cabeça para baixo para criarem vácuo natural.

Sirva como acompanhamento de queijos. É deliciosa a cobrir um queijo camembert ou queijo creme e acompanha com umas tostinhas.


Bom Apetite!

 

Presentes de Comer 2022: Essência de Baunilha Caseira



Mais uma sugestão de presentes de comer para os cabazes de natal, e algo que eu tenho sempre em casa.

Também é uma coisa que só ofereço aquelas amigas que gostam muito de cozinhar e que  usam efectivamente. Prepara-se em minutos e é um mimo muito querido para fazer.

Cá em casa, vou apenas enchendo a garrafa com as vagens de baunilha antigas e usadas. Mas para oferecer uso mesmo vagens novas. Este ano lembrei-me tarde de oferecer e a essência ainda vai demorar umas semanas a ficar pronta, mas tenho a certeza que será bem recebida!


Ingredientes:


1 vagem de baunilha

300ml de vodka 


Preparação:


Abra a vagem de baunilha ao meio e coloque-a num frasco ou garrafinha. Encha depois com a vodka. (Usa-se a vodka por causa do sabor mais neutro).

Deixe a macerar cerca de um mês até usar. Nesse tempo a essência vai deixar de ser transparente e ficará numa linda cor de caramelo dourado.

Decore a garrafinha a gosto.


Bom Apetite!


Presentes de Comer 2022: Doce de Abóbora Menina e Laranja



O Natal está mesmo à porta, e depois dos muitos workshops de Natal, é altura de passar à tarefa seguinte que é uma das coisas que mais gosto!

Dar inicio aos presentes de comer.

Acho que foi em 2004 que comecei com os presentes de comer. Na altura oferecia apenas compotas feitas por mim aos tios do Miguel… Só em 2006 passaram a ser pequenos cabazes com biscoitos e compotas, duas coisas que continuam sempre a fazer parte dos meus mimos de natal.

A compota de abóbora é já um clássico. E vou variando as receitas, até porque depende  do tipo de abóboras que arranjo e que também influenciam o resultado final.

Este ano tive uma oferta de 2 lindas abóboras meninas e a compota foi simples mas está mesmo deliciosa.

Não estava para colocar a receita, porque não difere assim tanto de outras aqui partilhadas em outros anos, mas deixo na mesma porque os pedidos foram muitos!


Ingredientes:


1kg de abóbora menina sem casca e partida em cubos pequenos

650g de açúcar

1 pau de canela

Casca de 1 laranja


Preparação:


Coloque a abóbora num tacho largo. Junte o pau de canela, a casa de laranja e o açúcar e envolva bem. Leve a lume brando, até o açúcar derreter. Evite colocar o lume forte nesta fase - o açúcar deve derreter de forma lenta para não cristalizar no final. 

Deixe depois ferver em lume baixo, mexendo de vez em quando, cerca de 1 hora ou até o doce estar apurado. Retire o pau de canela e a casca de laranja e triture com a ajuda da varinha mágica. 

Retifique o ponto (o doce, quando colocado num pires e se passar o dedo, deve “abrir uma estrada” e não se juntar de imediato. Se necessário deixe ferver em lume brando mais um pouco) e coloque o doce ainda quente em frascos previamente esterilizados, Tape e coloque.os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos, até que ganhem vácuo natural.

Decore depois os frascos a gosto.


Bom Apetite!


Mac And Cheese



Aqui por casa continuam as refeições simples e rápidas de todos os dias.

Esta semana também saiu na ementa uma versão simplificada e com menos gordura de Mac and cheese que os miúdos adoraram e que é perfeita para dias preguiçosos.



Ingredientes para 4 pessoas:


250g de massa cotovelinhos

200g de mozarella  light ralado

250g de queijo quark 0% gordura

200ml de leite ou bebida vegetal de amendoa

Sal e pimenta q.b.

Noz moscada q.b.


Preparação:


Comece por cozer a massa em agua a ferver temperatura de sal até ficar al dente.

Entretanto misture o queijo quark com o leite e metade do  queijo mozarella e tempere de sal, pimenta e noz moscada.

Assim que a massa estiver cozida, escorra bem e envolva-a no preparado de queijo.

Coloque numa travessa que vá ao forno e cubra com.o restante queijo.

Leve ao forno pre aquecido em grill a 180°C para gratinar, durante 10 minutos.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!


Filetes de Pescada na Airfryer



Resisti muito tempo à ideia de ter uma Airfryer. Sempre fiz um uso total do forno e sempre usei a função da ventilação para simular os fritos - que é basicamente o mesmo que uma Airfryer faz!

No entanto rapidamente percebi todo o potencial da Airfryer: a rapidez de preparar refeições durante a semana em pequena quantidade e sem ter de ligar o forno. Porque sempre que ligava o forno aproveitava para o rentabilizar ao máximo por causa dos gasto de energia, e assim simplesmente ligo 7 minutos para fazer lombos de salmão, e não 35 a contar com o pre aquecimento. E aqui além da rapidez justifica-se muito a poupança de energia.

Rapidamente me rendi e agora uso-a numa base regular. Foi difícil convencerem-me mas rendi-me. 

Tenho feito as mais variadas coisas, até já fiz bolos, descongelar e aquecer comida, hambúrgueres e até partes salgadas.

Experimentei pela primeira vez filetes de pescada e ficaram muito bem!


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de filetes de pescada

Limão q.b.

Sal e pimenta q.b.

2 dentes de alho


1 ovo batido

Farinha q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Tempere os filetes com sal e pimenta, o sumo de limão e o alho picado e deixe a marinar de preferência de um dia para o outro. 

Escorra bem e passe por farinha e depois por ovo batido.

Forre o fundo da Airfryer com papel vegetal e coloque os filetes, sem sobrepor, sobre o papel. Com um spray de azeite dê umas borrifadas sobre os filetes (ou pincele com azeite) e leve a cozinha a 195ºC durante 10 minutos - pode precisar de mais ou menos tempo consoante a espessura dos filetes. Se preferir também pode virar a meio do tempo e borrifar com um pouco mais de azeite.

Retire da Airfryer e sirva com arroz de tomate ou salada russa.


Bom Apetite!


Cookies de Manteiga de Amendoim e Chocolate



Não foi a pensar em presentes de comer que estas bolachinhas saíram da minha cozinha, mas sim para colocar nas lancheiras dos miúdos!

No entanto numa embalagem bonita, sozinhas ou num sortido de bolachas, são um presente de comer delicioso e maravilhoso.

Se há item que nunca falha nos meus “cabazes” são bolachas e biscoitinhos. E apesar de estas não terem sido pensadas para esse feito, seguramente que também ficam por lá bem. Ou simplesmente com uma chávena de chá em dias preguiçosos!


Ingredientes para cerca de 15 bolachinhas


50g de manteiga fria do frigorífico

50g de manteiga de amendoim 

6 colheres de sopa de açúcar mascavado

1 ovo

1 colher de chá de fermento em pó

12 colheres de sopa de farinha

100g de chocolate 70% cacau partido em pequenos pedaços


Preparação:


No robot de cozinha ou no copo da liquidificadora coloque a manteiga fria cortada em cubos, o açúcar, a manteiga de amendoim e o ovo e triture até estar tudo uniforme.

Junte depois a farinha, o fermento e o chocolate e envolva bem.

Se a mistura lhe parecer muito mole, leve ao frigorifico cerca de 20 minutos antes de moldar as bolachas, para que estas fiquem firmes ao cozinhar (caso contrário poderão transformar-se num bolacha única!)

Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque as bolachinhas ligeiramente espaçadas. (molde bolinhas que depois espalma).

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha. Guarde em recipientes herméticos depois de frias!


Bom Apetite!


Imprimir